ProntLab
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Restaurante Império Gourmet SJE
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Dr. Roberto Calumbí
Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Deixe Seu Like

AS NOVAS…..

Coluna Fogo Cruzado – 14 de fevereiro de 2019

O presidente reeleito da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, virá nesta quinta-feira a Pernambuco para uma visita de agradecimento. Às 17h ele estará no Palácio do Campo das Princesas para agradecer ao governador Paulo Câmara o apoio recebido à sua reeleição. Câmara é vice-presidente nacional do PSB, que oficialmente se negou a dar apoio ao deputado do DEM. Lançou “para marcar posição” a candidatura do deputado João Henrique Caldas (AL), que obteve apenas 30 votos. O PSB alegou que Maia estava aliado ao presidente Jair Bolsonaro pelo fato de ter recebido o apoio do PSL, partido do presidente, o que foi um argumento idiota porque a eleição para as mesas do Congresso não tem nada a ver com governo e oposição, nem com esquerda versus direita. O governador se contrapôs dentro do PSB ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, mas perdeu a parada. Siqueira bateu o pé e decretou que em “hipótese nenhuma” o partido apoiaria a reeleição de Maia. Seu decreto foi cumprido mas não impediu que Maia tivesse o apoio de 16 partidos, entre eles o PDT e o PCdoB que estão no campo da oposição a Bolsonaro.

Os 85 anos do fundador do FIG

O deputado Sivaldo Albino (PSB) registrou ontem na Assembleia Legislativa os 85 anos do ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral (MDB), que continua lúcido e esbanjando saúde na “Suíça pernambucana”. Amaral foi também vice-prefeito e deputado estadual e fundador do “Festival de Inverno” que já completou bodas de prata.

Bacia leiteira – Por proposição do deputado Claudiano Filho (PP), a Assembleia Legislativa instalou anteontem a “Frente Parlamentar da Bacia Leiteira”. O deputado afirma que há laticínios no Agreste transformando leite em pó em leite líquido, prejudicando fortemente os pequenos produtores de leite daquela região.

Boa de briga – A deputada Bia Kicis (PSL-DF) estreou na Câmara Federal disposta a comprar briga com os servidores públicos. Vai apresentar uma PEC para excluir da Constituição a emenda que elevou de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de servidores públicos. A emenda ficou conhecida como “PEC da bengala”.

A desarrumação – O senador Tasso Jereisssati (PSDB-CE) tem razão quando diz que o governo Bolsonaro está “desarrumado”. Prova disto ocorreu ontem quando o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, chamou o ministro Gustavo Bebiano de “mentiroso”. Bebiano foi o responsável pela ida de Bolsonaro para o PSL e no período da campanha substituiu o pernambucano Luciano Bivar na presidência do partido.

A palestra – O pernambucano Paulo Moura, fundador da Exatta Inteligência Política, proferiu ontem a aula inaugural da turma de mestrado em Comunicação Política e Estratégia Eleitoral da Universidade George Washington (EUA). O tema da palestra foi a eleição presidencial de 2018 no Brasil.

Não, obrigado! – O governador de Minas, Gustavo Zema (NOVO), que é dono de uma rede de lojas de eletrodomésticos, abriu mão de morar de graça no aristocrático Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Alugou uma casa e vai pagar o aluguel do próprio bolso.

O forasteiro – Aécio Neves (PSDB) também se negou a morar no Palácio das Mangabeiras quando era governador de Minas, mas por outro motivo. Só passada três dias da semana em Belo Horizonte (de terça a quinta). Os outros eram no RJ.

PSB cria novo embaraço com o segmento evangélico

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Isaltino Nascimento, tomou a decisão de trocar o deputado Presbítero Adalto da Comissão de Direitos Humanos por ele próprio no sentido de facilitar a indicação das Juntas para a presidência da comissão na Alepe.

A troca de Adalto, que de acordo com o regimento interno da Casa tem que ter um ofício assinado pela maioria da bancada do PSB, é uma verdadeira afronta à Assembleia de Deus, que é um braço do segmento evangélico que dá uma firme sustentação ao PSB em diversas eleições desde os tempos de Eduardo Campos e Miguel Arraes.

O episódio de agora, que teve uma interferência direta do governo no sentido de viabilizar as Juntas na comissão, remete ao ocorrido em Garanhuns quando o governo financiou uma peça que relacionava Jesus a figura de um travesti, que permitiu um grande embaraço ao governo na época.

Caso a manobra feita pelo governo garanta as Juntas na presidência da Comissão de Direitos Humanos, isso terá um desgaste muito grande do governo junto à comunidade evangélica, uma vez que a disputa não se restringe a governo e oposição, mas sim a evangélicos e setores do segmento LGBT, que poderá cair no colo do PSB. O desfecho tende a ser devastador para o governo junto ao segmento evangélico, que vem ganhando cada vez mais protagonismo político e formando opinião contundente e que repercute na sociedade.

Investimentos – O prefeito Geraldo Julio realiza, na manhã desta quinta-feira (14), a entrega de um conjunto de equipamentos que incluem a ampliação da frota de ônibus do Transporte Escolar Inclusivo, com sete novos veículos adaptados, beneficiando 330 estudantes, 150 teclados inclusivos TiX e 5 mil licenças do software Livox. Os veículos, softwares e teclados vão contemplar alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social.

Reforma – O governador Paulo Câmara receberá nesta quinta-feira no Palácio do Campo das Princesas o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Na ocasião eles tratarão da reforma da previdência, que por sinal tem se tornado um grande problema para o estado de Pernambuco e que precisa ser solucionado o quanto antes.

Aprovação – A Câmara Federal aprovou, por unanimidade na noite de ontem, a MP 852 que garante a regularização de 2.100 moradias no Córrego da Batalha e 211 no Córrego do Balaio, em Jaboatão. Era uma luta antiga dos moradores e que foi encampada pelo prefeito Anderson Ferreira. A MP segue para o Senado, que deve colocar em votação neste primeiro semestre. Por se tratar de uma questão social, a aprovação na Casa Alta é certa.

Irrigação – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) esteve com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para discutir propostas para a diminuição do desperdício de água. Eles debateram sobre tecnologias que aumentem a produção agrícola no Sertão e, especialmente, sobre sistemas de irrigação, já que Israel é considerado referência em agricultura irrigada.

Marco Aurélio – O principal nome para representar Jair Bolsonaro no Recife em 2020 é o deputado estadual Marco Aurélio, que foi um dos poucos que tocaram a campanha do presidente na capital pernambucana desde quando quase ninguém acreditava que ele poderia ser eleito.

RÁPIDAS

Representatividade – Após ser empossada no início do mês como deputada estreante na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Fabíola Cabral (PP) fez seu primeiro discurso oficial no plenário, na tarde desta quarta-feira. Com base eleitoral no Cabo de Santo Agostinho, a parlamentar fez questão de agradecer os mais de 41 mil votos conquistados no estado.

Indicação – A Comissão de Justiça aprovou a indicação do Poder Executivo para a presidência da Agência Pernambucana de Águas e Clima. A engenheira civil Suzana Maria Gico Lima Montenegro foi sabatinada pelo colegiado, que teceu elogios à formação dela, dando aval ao nome. Ela ficará à frente da entidade pelos próximos quatro anos.

Inocente quer saber – Como ficará a situação da comissão de direitos humanos na Alepe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *