1-banner1500x363

PSB recusa convite de Bolsonaro para debater a reforma previdenciária

Coluna Fogo Cruzado – 27 de fevereiro de 2019

O PSB foi um dos partidos da oposição que receberam convite do presidente Bolsonaro para tomar um café da manhã, ontem, em Brasília, para debater com os líderes de bancada a PEC da reforma previdenciária. O líder Tadeu Alencar (PE), acertadamente, tem dito que não se nega a conversar com o governo sobre esta reforma, que interessa a todos os brasileiros. Mas estranhou o fato de só terem sido chamados para este café os líderes do PSB e do PDT. Deixaram de fora os líderes do PT, PCdoB e PSOL, que têm posições mais críticas em relação ao projeto. Sendo assim, recusou o convite do governo e espera um debate mais amplo no Congresso Nacional. Até agora, pelas contas do ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a base do governo na Câmara Federal varia de 350 a 350 deputados, o que evidentemente é uma informação truncada. O governo ainda não organizou a sua base e por isso está sendo criticado até por aliados que estão dispostos a ajudá-lo como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Daí querer garantir a aprovação da PEC com os votos de parte da oposição.

Os sem convite

Não foram convidados para o café da manhã com Bolsonaro os líderes do PT, deputado Paulo Pimenta (RS); do PSOL, Ivan Valente (SP) e do PCdoB, Orlando Silva (SP). Convidado, o líder do PSB, Tadeu Alencar (PE), teve a prudência de consultar a bancada e, por unanimidade, ela decidiu recusar. 

Por que não pra todos? 

Do líder Tadeu Alencar (PSB-PE) sobre o fato de o PT, o PCdoB e o PSOL não terem sido convidados para o café da manhã com Bolsonaro onde se discutiria a reforma previdenciária: “Mas, se é para explicar, por que não é para todo mundo?”. O ministro Onix Lorenzini (Casa Civil) não convidou os partidos de esquerda temendo uma reprimenda do próprio Bolsonaro.

Sem interesse

Do líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), sobre não ter sido chamado para o café da manhã com o presidente da República: “Não recebemos convite e, se tivéssemos recebido, não compareceríamos”. O líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), complementou: “Achei muito bom não ter sido convidado porque também não iria”.

Na contramão do governo

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) reuniu-se ontem (26) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sua ex-colega de partido, para reclamar incentivos à produção leiteira no país. Pleito justo, não resta dúvida, mas na contramão do pensamento do governo, que é a favor da livre concorrência.

Marcha a Brasília

De 8 a 11 de abril será realizada a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ela terá a participação de pelo menos 100 prefeitos de Pernambuco, à frente o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira. Até agora, o Estado com o maior número de inscritos é o Pará com 55% de seus prefeitos.

Protesto justo

Alunos do curso de Medicina do Grupo Universitário Tiradentes, unidade de Jaboatão dos Guararapes (PE), divulgaram uma nota ontem externando o seu “repúdio” à “postura discriminatória” com que a direção da instituição os trata no que diz respeito ao pagamento das mensalidades.

Sem desconto

Os alunos da Faculdade Tiradentes reivindicam desconto de 10% no valor da mensalidade que for paga antecipadamente. Eles alegam que esse mesmo benefício é oferecido por outros cursos de Medicina de Pernambuco e também pelas faculdades que o mesmo grupo mantém em outros estados.

Medicina como sacerdócio

Entre os cinco dermatologistas que trabalham na UPAE de Garanhuns, pelo menos um se destaca por exercer a medicina como sacerdócio: Silvino Duarte (que já foi prefeito do município três vezes). Ele e mais Sandra Kelm, Grace Kelly, Danyelly Barros e  Dialla Santos atendem diariamente pacientes de 21 municípios do Agreste Meridional.

Juntos pela segurança

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), presidiu ontem a primeira reunião de 2019 do Comitê Permanente Municipal “Juntos pela segurança”. Na ocasião, os membros do comitê enfatizaram a redução dos índices de criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã. Eles foram responsáveis pela redução de 35% no número de assassinatos em 2018 em relação ao ano anterior.

Centenário de José

Nesta quarta-feira (26), às 17h, o secretário estadual de Turismo, deputado Rodrigo Novaes (PSD), estará na Praça do Marco Zero para esperar o primeiro boneco gigante do Brasil, Zé Pereira e sua esposa Vitalina, que estarão chegando de Belém do São Francisco. “José” saiu às ruas pela primeira vez em 1919, portanto, há 100 anos.

Só pelos aplausos o prefeito fica

Demóstenes Meira (PTB), prefeito de Camaragibe, expôs seu município ao ridículo ao obrigar ocupantes de cargos em comissão a irem às ruas para aplaudir um show de sua noiva, Tatty Dantas, que se apresentaria numa prévia de carnaval, Mas isso não é motivo de impeachment como querem os vereadores da oposição. Para tirar da cadeira um prefeito legitimamente eleito pelo povo, é preciso mais.

Ministro medíocre 

Fez bem a Secretaria de Educação de Pernambuco ao decidir não cumprir recomendações do ministro Ricardo Velez Rodriguez para filmar os alunos da rede pública cantando o Hino Nacional e enviar o filme para o MEC. Bolsonaro, até agora acertou,  ao levar Sérgio Muro para o seu governo e arranhou a imagem do ministério com esse colombiano Velez, que não conhece nada sobre o Brasil, e a pastora fundamentalista Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos).

Oposição consegue pautar as discussões na Alepe

Prestes a completar o primeiro mês da atual legislatura, a bancada oposicionista na Assembleia Legislativa de Pernambuco, composta por onze parlamentares, está conseguindo imprimir um ritmo de trabalho que tem sido vista em reserva pela própria bancada governista como bastante efetiva ao apontar as falhas do governo Paulo Câmara.

Liderada pelo deputado Marco Aurélio, a oposição teve não só as suas blitzs bastante repercutidas como também em alguns posicionamentos que renderam elogios, como o do deputado Antonio Coelho que questionou o não pagamento das emendas impositivas pelo governo, e ressaltou que isso pode configurar crime de responsabilidade.

Para um governo que acostumou-se com apoio expressivo na Alepe sem grandes questionamentos, é importante salientar que o Palácio precisa fazer ajustes na estratégia, munido de informações que não só contraponham os ataques da oposição como também convençam os pernambucanos de que efetivamente está entregando resultados.

Pelo ritmo atual, é fundamental uma mudança de postura do governo, já que ele está perdendo a batalha da comunicação no enfrentamento ao pequeno, mas barulhento e efetivo grupo oposicionista na Casa Joaquim Nabuco.

Ilegalidade – O pedido de impeachment do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, tem um vício de origem pelo fato de o autor do pedido, vereador Toninho, ter votado para desempatar. Pelo regimento interno da Casa, isso não poderia ter ocorrido. Portanto, o pedido aprovado pela Câmara tem tudo para ser anulado.

Retaliação – Durante entrevista ao programa Roda Viva Pernambuco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira afirmou que durante o período em que assumiu a prefeitura não recebeu nenhum apoio do governo de Pernambuco para qualquer ação em seu município. Questionado se estava sendo retaliado, Anderson confirmou.

Agricultura – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) reuniu-se com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na ocasião, foi debatido sobre o antidumping do alho e do leite e entregue um documento com sugestões de medidas ao Poder Executivo para o incentivo à produção leiteira no país, garantindo a permanência e ampliação do número de agricultores na atividade e a segurança alimentar.

Caravana – O governador Paulo Câmara segue comandando as atividades da Caravana da Educação 2019 pelo Estado. Nesta quarta-feira (27), a comitiva da Secretaria de Educação e Esportes chega ao Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa promove um circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas e, ainda, a reunião de Pactuação de Metas, encontro que envolverá os gestores escolares da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, que contempla 95 unidades de ensino.

Prorrogado – A Comissão de Justiça da Alepe concedeu parecer favorável a duas proposições do Poder Executivo. Uma delas (Projeto de Lei nº 15/2019) tem o objetivo de viabilizar a obra do Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), prorrogando, em 24 meses, o tempo para a construção da unidade de saúde.

Desrespeito – A deputada Jô Cavalcanti (PSOL) foi ao município de Goiana para defender os feirantes num diálogo com a prefeitura. Ao ser recebida pelo prefeito Oswaldo Rabelo Filho, foi surpreendida com palavras de baixo calão do gestor, que foi extremamente desrespeitoso com a parlamentar.

Inocente quer saber – Após a decisão do ministro Lewandowski sobre o MDB, como ficou em PE ?