1-banner1500x363

PCdoB escolhe Pernambuco para comemorar seus 97 anos de fundação

Coluna Fogo Cruzado – 25 de março de 2019

Mais antigo partido político do Brasil em atividade, o PCdoB escolheu Pernambuco para comemorar hoje com um ato público os seus 97 anos de fundação. A escolha deve-se ao fato de o partido já ter tido em Pernambuco uma consistente base eleitoral, elegendo vários deputados, entre eles Gregório Bezerra, para a Assembleia Nacional Constituinte de 1946 e metade dos vereadores do Recife nas eleições municipais de 1947. Hoje, o partido conta em seus quadros com a vice-governadora Luciana Santos, o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira e o deputado federal Renildo Calheiros. Mas não conseguiu eleger ninguém para a Assembleia Legislativa a exemplo do que já tinha ocorrido nas eleições de 2014. O ato de hoje terá início às 18h no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções, com presenças confirmadas do ex-presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, dos deputados federais Jandira Feghali (RJ) e Daniel Almeida (BA), do vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e da presidente da UNE Marianna Dias. O partido foi oficialmente fundado em 1922 e de lá para cá marcou presença em todos os acontecimentos políticos do país. Foi o mentor da Guerrilha do Araguaia, no início da década de 70, para combater o regime militar, pelo que pagou um alto preço. Quase todos os guerrilheiros foram assassinados pelo Exército, alguns deles, inclusive, com requintes de crueldade. O PCdoB se declara defensor da democracia, malgrado a simpatia que nutre pelos governos de Venezuela, Albânia, Cuba e Coreia do Norte, todos com características ditatoriais.

INTERLIGAÇÃO DE BACIAS

Na última sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, o deputado Gonzaga Patriota (PSB) voltou a fazer um apelo a seus colegas parlamentares para que aprovem ainda este ano o Projeto de Lei de sua autoria (PL nº 6.569/2013) que propõe a interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. Ele diz que essa interligação melhorará o volume de água do Lago do Sobradinho, aumentará a disponibilidade de água no semiárido e possibilitará a construção de uma usina hidrelétrica na divisa de Tocantins com a Bahia. Segundo Patriota, a situação do rio São Francisco, hoje, é catastrófica, e tende a ficar pior ainda depois que as águas da barragem de Brumadinho (MG) chegaram às suas nascentes.

PÉ NA ESTRADA


Dos novos integrantes da bancada federal pernambucana, nenhum andou mais até agora pelo interior do Estado que Fernando Monteiro (PP). Só no último final de semana ele visitou os municípios de João Alfredo, Pedra, Sanharó, Gravatá, Lajedo e Buíque, além de ter recebido, em Brasília, diversos prefeitos do seu grupo, entre eles Dannilo Godoy (Bom Conselho).

PRÊMIO INTERNACIONAL

Por sua atuação, no Brasil, nas eleições presidenciais de 2018, vencida pelo então deputado Jair Bolsonaro (PSL), a empresa IDEIA BIG DATA ganhou o prêmio de “Instituto de Pesquisa do Ano” oferecido pela “Napolitan Victory Awards”. O prêmio será entregue no dia 6 de abril próximo na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Esta foi a primeira vez que uma empresa brasileira conquistou este prêmio, sendo o reconhecimento, segundo o presidente Maurício Moura, “de muitos anos de dedicação”. Além de conquistar a premiação na categoria “Instituto de Pesquisa do Ano”, o IDEIA Big Data está entre as finalistas no quesito “Inovação Política do Ano”. Este ano, a disputa contemplou 47 categorias e contou com inscrições de mais de 30 países.

GOVERNO SEM PROJETO

Atacado pelo ministro Sérgio Moro (Justiça), pelo vereador Carlos Bolsonaro (RJ) e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro por causa de um suposto atraso na tramitação da reforma previdenciária, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao jornal “O Estado de São Paulo” deste domingo (24) que o governo não tem projeto para o Brasil, além da reforma da Previdência. “É um deserto de ideias e se tem propostas, eu não as conheço. Qual é o projeto do governo Bolsonaro além da reforma da Previdência? Não se sabe”.

A SURPRESA DO PRESIDENTE

Em viagem oficial ao Chile na última sexta-feira (22), Bolsonaro tomou um susto ao ser informado das declarações de Rodrigo Maia de que ele precisa fazer política se quiser aprovar a reforma da previdência. Ao lado do presidente Sebastian Piñera, disse que iria procurar o deputado para conversar assim que voltasse (sábado) ao Brasil. “Eu não dei motivo para ele sair (da articulação política). Mas vamos conversar. Você (dirigindo-se ao repórter) nunca teve uma namorada? Quando ela quis ir embora, você fez o quê? Não a chamou para conversar?”.

PPS AGORA É “CIDADANIA

Reunido neste final de semana, em Brasília, o diretório nacional do PPS decidiu trocar de nome. Agora se chama “Cidadania” segundo tomada pelo congresso extraordinário do partido. Segundo o deputado Rubens Bueno (PR), “hoje os partidos políticos têm um desgaste natural aqui e no mundo. Então é normal que haja uma mudança, até para atender aos movimentos que vieram para dentro do partido, como o ‘Renova Brasil’ e o ‘Agora’”, disse o parlamentar. Um dos principais defensores da mudança foi o líder da bancada na Câmara, deputado Daniel Coelho (PE).

A LOGOMARCA

Presidente do PPS há 23 anos, o ex-deputado Roberto Freire declarou que o próximo passo do partido será a escolha da sua logomarca, “ouvindo o máximo de especialistas, com o mínimo de recursos possível”, para depois enviá-la para conhecimento dos diretórios regionais.

PELO ESTILO MACIEL!

 

O ex-prefeito de Olinda, José Arnaldo Amaral (PSL), gostaria de ver o vice-presidente Hamilton Mourão seguindo o estilo do pernambucano Marco Maciel, que foi o vice mais discreto da República em todos os tempos. “Assuntando a maçaranduba do tempo, como diz o espirituoso Joaquim Francisco, tenho como recomendável que o nosso vice-presidente conheça a vida e obra de Marco Maciel, o mais eficiente vice-presidente desde o advento da violentada República brasileira, seguindo o exemplar procedimento do ilibado político pernambucano quanto à imperiosa discrição no exercício desse cargo estratégico”, disse o ex-prefeito.

O favoritismo de Anderson Ferreira em Jaboatão

Eleito em 2016 enfrentando duas máquinas, Anderson Ferreira assumiu a segunda maior prefeitura de Pernambuco com o desafio de demonstrar capacidade de gestão e realizar entregas aos jaboatonenses. Passados dois anos da sua gestão, Anderson coleciona resultados positivos, tanto na prefeitura quanto na política.

Na gestão, vem imprimindo um ritmo de trabalho que tem sido bem-avaliado pela população com obras e ações efetivas que mudaram para melhor a vida na cidade, enquanto na política, o prefeito teve dupla vitória, primeiro com a expressiva votação obtida por André Ferreira para deputado federal e Manoel Ferreira para deputado estadual, depois viu seus dois principais adversários serem fragorosamente derrotados. Elias Gomes, seu antecessor, teve apenas 12 mil votos, enquanto Neco, seu adversário no segundo turno, ficou com 14 mil votos, ambos tentaram sem sucesso mandato de deputado estadual.

Atualmente não há um nome natural para enfrentá-lo em 2020, os nomes lembrados ainda não passam de balões de ensaio. A delegada Gleide Ângelo, que foi bem votada em 2018 ainda não conseguiu dar uma marca ao seu mandato na Alepe, o que já tem frustrado seus próprios eleitores. O segundo nome, Joel da Harpa, foi reeleito com uma expressiva votação, quase 50 mil votos, porém em Jaboatão, ficou com pouco mais de 5 mil votos, votação semelhante às obtidas por Elias Gomes e Neco. A construção da candidatura de Joel da Harpa ainda passaria por um entendimento no PP, uma vez que o deputado Cleiton Collins ainda tem a prioridade no partido se quiser entrar no páreo.

Faltando pouco mais de um ano para o início da eleição, Anderson Ferreira possui significativo favoritismo, ora pelos seus próprios méritos, ora pela dispersão dos seus adversários que ainda não encontraram um caminho para enfrentá-lo em 2020.

Camaragibe – Possível nome para a disputa pela prefeitura de Camaragibe em 2020, Gustavo Matos participou do bloco do vereador Leo Família, sendo bastante cumprimentado pela população que o reconhecia nas ruas. Gustavo tem mantido uma intensa agenda de visitas a lideranças políticas para construir um novo projeto para a cidade de Camaragibe.

UVP – Será neste final de semana entre 28 e 31 de março o congresso da União dos Vereadores de Pernambuco. O evento ocorrerá no Hotel Canarius de Gravatá e terá palestras do presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro, e do jornalista Edmar Lyra. O atual presidente Josinaldo Barbosa será reconduzido ao cargo.

Geraldo Julio – O prefeito Geraldo Julio estará nesta segunda-feira em Brasília para participar do encontro da Frente Nacional de Prefeitos. Por governar uma das principais capitais brasileiras, Geraldo é sempre tido como uma grande referência para os demais prefeitos.

Resposta – A prefeitura de Lagoa Grande negou que estivesse transportando crianças em carroças. Os vídeos e fotos divulgados seriam de um pai que quis isoladamente levar seus filhos para a escola em sua carroça, porém a prefeitura já acionou o conselho tutelar para evitar que isto se repita.

Holiday – A discussão sobre a utilização do Holiday deveria ser colocada no sentido de indenizar as famílias e garantir uma nova finalidade para o edifício, cujos ex-moradores não possuem a menor condição de reformar o edifício e garantir uma manutenção efetiva.

Paulista – O prefeito Junior Matuto já começou a preparar a sua sucessão. Bem-avaliado e sem adversários, Matuto tem capital político para viabilizar um candidato da sua confiança para as eleições do ano que vem.

Inocente quer saber – Por que Romero Jucá ainda está solto?