ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Giro pelos Blog’S(o9.o8.2019)

PEC paralela já nasce natimorta

Os governadores, especialmente os nordestinos, fizeram de tudo para atrapalhar a reforma da Previdência, aprovada em segundo turno da madrugada de ontem pela Câmara dos Deputados. A consequência foi a exclusão dos Estados e Municípios do texto base que chega para apreciação e votação no Senado.

O relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) já tem uma alternativa para incluir Estados e Municípios: a apresentação de uma PEC paralela, que só entra em discussão no Congresso depois de promulgada a reforma da Previdência. Na prática, para evitar atraso na promulgação das mudanças nas regras de aposentadoria, o Senado não deve fazer alterações no texto enviado pela Câmara.

Mais adiante, entretanto, a nova Previdência, já promulgada, voltaria ao parlamento para ser emendada. Governadores e prefeitos podem ter uma grande surpresa: o arquivamento da PEC paralela antes de ser discutida.

Sudeste na frente – Líder do SD na Câmara, o pernambucano Augusto Coutinho afirma que a má vontade dos governadores se restringiu aos nordestinos. Ressaltou que participou de vários encontros com governadores nos quais os do Sul, Sudeste e Centro Oeste não criaram nenhum tipo de embaraço para a tramitação da matéria na Câmara com os Estados e Municípios inclusos.

Linha de crédito – O líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, recebeu, ontem, uma boa notícia do presidente da CEF, Pedro Guimarães. Nos próximos dias, segundo ele, a instituição vai anunciar medidas de ampliação das operações de credito no Nordeste. O deputado Sílvio Costa Filho (PRB) também esteve com Guimarães e comemorou a medida.

Festejado – A informação de que o presidente da Compesa, Roberto Tavares, iria permanecer no cargo chegou, ontem à noite, em Brasília, durante uma boca livre da bancada federal no apartamento do deputado Sebastião Oliveira, do PR a caminho do Avante. Muita gente comemorou, porque a estatal só colheu avanços nos 12 anos sob o comando de Tavares.

Pânico – Depois que postei, ontem, no blog e nas redes sociais, o método pelo qual escapei do pânico, muita gente ficou interessada em conhecer o médico. Seu nome é Dennison Monteiro, do Instituto Monteiro de Neuromodulação, na Domingos Ferreira, 636, sala 12. Fone: 9.9771-6551.

Degola – O tempo fechou para a prefeita de Itaíba, a trabalhista Maria Regina da Cunha. O Ministério Público, através do promotor Jeferson Romaniuc, entrou, ontem, com pedido de afastamento da gestora acusada de desviar recursos da ordem de R$ 500 mil. O processo já chegou ao juiz.

GARANHUNS – A disputa pelo comando do diretório municipal do PT em Garanhuns está sendo travada entre Eraldo Ferreira, José Leôncio e Lucimar Oliveira, esta apoiada pelo deputado estadual Doriel Barros. A eleição está marcada para 8 de setembro. Lucimar pode ser a grande surpresa.

Perguntar não ofende: Quem sai perdendo com a manutenção de Roberto Tavares na Compesa?

INALDO SAMPAIO BLOG

O governo Paulo Câmara obteve duas boas notícias no decorrer desta semana, dignas de comemoração. A primeira na área de segurança e a segunda na área de educação. No tocante a primeira, Pernambuco registrou no último mês de julho uma redução de 28% no número de crimes letais intencionais contra a vida (assassinatos) em relação à igual período de 2018. Foram 245 homicídios este ano, ante 341 do ano anterior. Foi o 20º mês consecutivo em que se registra queda no número de assassinatos e o 23º no número de crimes contra o patrimônio. Isto não significa dizer que estamos no melhor dos mundos porque Pernambuco ainda continua sendo um dos estados mais violentos do Brasil, com taxa de 45 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes. E sim que o programa “Pacto pela vida” voltou paulatinamente a dar resultados. A outra boa notícia veio da área de educação. O Estado continua avançando na avaliação do Idepe (Índice de Desenvolvimento do Ensino), saindo de 4,5 em 2017 para 4,7 em 2018, ante um índice nacional de 3,5. Também não significa dizer que temos uma educação de boa qualidade sim que o programa de interiorização das escolas de tempo integral foi muito bem vindo e que está dando os resultados que a população espera dele.

Sorriso no rosto

E educação de Brejinho (Pajeú) obteve o 2º lugar geral, em Pernambuco, na avaliação feita pelo Idepe. Juntou-se a outros municípios sertanejos como Triunfo, Tuparetama, Flores e Quixaba, onde a educação também avançou. Para receber o prêmio, a prefeita Tânia Maria (PSB) trouxe em sua companhia a secretária Silvana Teles (educação).

Vitória dupla

O prefeito afastado do Cabo, Lula Cabral (PSB), teve duas boas notícias esta semana. Primeira, a adesão ao seu grupo político do professor Gleydson Goes, que foi candidato a prefeito em 2016 pelo PSOL e obteve 9.608 votos. A segunda foi o arquivamento, pela Câmara Municipal (8 x 3), do processo que pedia o seu afastamento do cargo.

Novo escritório

Pré-candidato a prefeito de Garanhuns no próximo ano, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) vai inaugurar hoje às 19h, no bairro Heliópolis, o seu novo escritório político. É de lá que pretende comandar as articulações para construção do seu palanque com firme e decidido apoio do governador Paulo Câmara e partidos da Frente Popular.

Dissidente de coragem 

O deputado Felipe Carreras (PSB) não se mostra nenhum pouco preocupado com a indignação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, por ter votado em segundo turno a favor da reforma da previdência. Agora é aguardar para ver se o Conselho de Ética terá coragem para expulsar os 10 parlamentares que votaram a favor da PEC.

Ofensas continuam

O presidente Jair Bolsonaro, além de ter determinado à Petrobrás o cancelamento de contratos que tinha com o escritório de advocacia de Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB e filho do desaparecido político Fernando Santa Cruz, fustigou a entidade dizendo que ela arrecada “bilhões” e não é auditada por ninguém.

De difícil aprovação

Após a aprovação da reforma da previdência, o debate no Congresso será tomado pela reforma tributária, que é desejada por cidadãos, trabalhadores e empresários, porém de difícil aprovação. Os secretários de Fazenda dos 27 estados elaboraram uma proposta para discussão, mas resta ainda saber de ela é do agrado da União e dos municípios.

Em defesa dos jornais

O conceito de Rodrigo Maia cresceu muito na imprensa escrita após as críticas dele à Medida Provisória de Bolsonaro desobrigando as empresas a publicarem seus balanços nos jornais. Poderão fazê-lo, sem custos, no site da CVM ou no Diário Oficial da União. Maia disse que os jornais não estão preparados para perder essa receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *