ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Giro pelos Blog’S(o9.o9.2019)

INALDO SAMPAIO BLOG

O governador Paulo Câmara viajou sábado para Singapura (Ásia) e por imperativo constitucional passou o cargo para a vice, Luciana Santos. Teremos assim, pelos próximos 10 dias, esta esdrúxula situação: o governador fora do Brasil, praticando os atos que a função lhe confere e podendo comunicar-se a qualquer hora do dia ou da noite com qualquer um dos seus subordinados. Na capital pernambucana, teremos a vice respondendo interinamente pelo governo estadual, podendo igualmente assinar decretos, portarias, nomeações, exonerações, sancionar leis e representar o Estado nos eventos que achar necessário. Será que não é chegada a hora de pôr fim a essa anomalia institucional, o Estado com dois governadores, um fora do país e outro dentro? Isso se justificaria se não tivéssemos a sofisticação que temos hoje na área das comunicações. A observação vale também para a esfera federal. O presidente Bolsonaro internou-se anteontem em São Paulo para submeter-se a uma pequena cirurgia e passou o cargo por cinco dias para o vice Hamilton Mourão. Era necessário? Absolutamente, não. Pois do quarto do hospital onde está internado o presidente pode exercer todas as prerrogativas do seu cargo e se comunicar com os brasileiros, como faz todos os dias, através das redes sociais.

Pedido ignorado

Na condição de presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Pedro Eurico (PE) enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, que administra no STF os recursos recuperados pela Lava Jato, pedindo que uma parte deles fosse destinada ao sistema prisional brasileiro, que está caótico, mas não foi atendido.

Destinação nobre

Uma semana após receber a carta de Pedro Eurico, o ministro reuniu-se com os presidentes da Câmara (Rodrigo Maia) e do Senado (Davi Alcolumbre) e decidiram, coletivamente, que o dinheiro roubado da Petrobrás não deveria ficar mofando numa conta na CEF. Liberaram R$ 1 bi para a Amazônia e 400 milhões para a educação.

Futuro do “Future-se”

A Alepe fará hoje audiência pública para debater o programa “Future-se”, apresentado pelo ministro Abraham Weintraub no sentido de ampliar a autonomia administrativa e financeira das universidades federais. O debate foi sugerido pelo deputado Paulo Dutra (PSB) porque nem mesmo os reitores entenderam o que quer este programa.

Entradas vergonhosas

Mais um prefeito do Recife (Geraldo Júlio) está encerrando o seu mandato sem nada ter feito para melhorar as entradas da capital Pernambuco. Por qualquer lugar que se chegue ao Recife (BR-232, BR-101, Olinda, Camaragibe ou Jaboatão dos Guararapes), as entradas são uma vergonha: escuras, esburacadas e sem sinalização.

Chapa progressista

Depois do PSB, o partido que mais lançará candidatos a prefeito na área metropolitana do Recife é o PP que tem como dirigente regional o deputado federal Eduardo da Fonte. Em Paulista, o partido aposta suas fichas no vereador Alemão; no Cabo, no delegado Antonio Resende e, em Jaboatão, em Cleiton Collins ou Joel da Harpa.

Transporte alternativo

O transporte complementar de passageiros será tema de debate, nesta segunda-feira, em Serra Talhada, com participação do presidente da Amupe (José Patriota) e da Empresa Metropolitana de Transporte Intermunicipal (Marília Bezerra). É uma boa oportunidade para que os sertanejos sejam informados sobre o que faz essa tal de EPTI.

Entra ou não entra?

Governadores e prefeitos ainda não sabem se estados e municípios terão as mesmas regras previdenciárias dos servidores da União porque a “PEC paralela” que tramitaria no Senado ainda não foi devidamente esclarecida pelo relator Tasso Jereissati (PSDB-CE). Se essa tal PEC não for aprovada, a quebradeira será generalizada.

As lições de Moura Cavalcanti

Alçado ao poder pelas mãos do ex-presidente Médici, a quem serviu como ministro da Agricultura, sendo depois nomeado governador de Pernambuco pelo ex-presidente Ernesto Geisel, Moura Cavalcanti, se estivesse vivo, completaria 40 anos do seu afastamento da vida pública.
Sua passagem pelo poder deixou muitas lições.

Além de ser fomentador de quadros políticos, como Gustavo Krause, José Jorge e Joaquim Francisco, dentre outros, exerceu o poder na sua plenitude. Governou com excesso de tinta no tinteiro. Para exibir o poder, andava de batedores.

Quando Joaquim, seu sobrinho xodó, assumiu o Governo dando muitos poderes ao então secretário Roberto Viana (Casa Civil), Moura mandou um recado inusitado da sua insatisfação: por um portador, chegou às mãos de Joaquim uma caixa de caneta Bic.

O recado foi assimilado e por pouco tempo Viana foi perdendo espaços para Joaquim governar de fato. Moura governava sem ser tutelado. Era assim que queria ver o sobrinho-governador.

O mais exitoso – De todos os seminários “Todos por Pernambuco” no Governo Paulo Câmara, a versão deste ano é a mais elogiada. Teve a coordenação direta do secretário Antônio Figueira, que cuida, pessoalmente, da comunicação, infraestrutura e mobilização do evento. O conteúdo foi definido em conjunto com Alexandre Rebêlo (Seplan). Já atraiu 15 mil pessoas. Falta a Zona da Mata.

Vá entender! – Bolsonaro escolheu Augusto Aras Procurador Geral da República para esmagar Sérgio Moro, comprometer a Lava Jato e proteger o filho Flávio. Vai depender da PGR o andamento das falcatruas do herdeiro. Aras chamava Dilma de “minha presidenta”, elogiava o MST e era fiel aos sonhos de Che Guevara. Isso sem falar da sua postura crítica à Lava Jato.

Horror – A violência está tirando o sono da população de Caruaru. E até os políticos sofrem na pele. No último fim de semana, o ex-presidente da Câmara Vereadores, Leonardo Chaves (PDT), do grupo do deputado José Queiroz, teve sua casa arrombada no bairro de Indianópolis, um dos mais chics da cidade. Os bandidos renderam seu filho com a namorada e levaram vários pertences.

Desaguadouro – O gabinete do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), tem sido o refúgio de muitos prefeitos à cata de ver a cor do dinheiro de Bolsonaro. Até socialistas fiéis, como Ana Célia, de Surubim, já foram vistos apertando a mão de FBC e provando do seu doce café.

Lá vem ele – O ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), deu o seu grito de candidato a prefeito numa longa entrevista ao companheiro João Ferreira, da Itapuama FM. Esclareceu todas as acusações que pesam contra ele, disse que nunca foi condenado e que seu direito é seguro.

Soltou – Sobre a imagem de conservador impregnada em Moura Cavalcanti, o jornalista Aldo Paes Barreto, seu ex-secretário de Imprensa, desmistifica. Lembra que ele mandou soltar o jornalista Carlos Garcia, torturado na prisão, interferindo junto ao então todo-poderoso General Milton Tavares.

Perguntar não ofende: Com Aras na PGR, Bolsonaro engessou a Lava Jato para proteger o filho Flávio, senador da República?

Coluna do Finfa

Reunião – Acontece às 9 horas desta segunda-feira (09), no Centro Tecnológico – Avenida Custódio Conrado (em frente à Escola Técnica Estadual), próximo ao INSS em Serra Talhada, uma reunião com prefeitos e secretários municipais de 35 municípios que compõem a região sertaneja do Estado de Pernambuco, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe. Na pauta a regulamentação do Sistema de Atendimento Médico de Urgência – SAMU e a atual situação do transporte alternativo nas cidades. Estarão participando dos debates, Gerentes da Regionais de Saúde (VI, X e XI GERES), às 9 horas, a tarde a Diretora Presidente da EPTI, Marília Bezerra, vai explicar para os prefeitos e para quem trabalha com transporte complementar, como será conduzido o processo de regulamentação.Segundo o Presidente da Amupe José Patriota, confirmou a este blogueiro, que foram convidados os municípios: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Santa Terezinha, Solidão, Tabira, Itapetim, Tuparetama, São José do Egito, Brejinho, Betânia, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte e Itacuruba.

Não abalou – A saída do vice-prefeito Manoel da Carne, do grupo do ex-prefeito José Vanderley, e da prefeita de Brejinho Tânia Maria, e do PSB, não abalou em nada o referido grupo. Este blogueiro foi informado, que o vice-prefeito saiu alegando que estava sem espaço e que iria procurar outro partido, para deixar de ser comandado e sim para comandar. Só que o vice-prefeito, nos primeiros contatos se deu mal, tentou levar vereadores, secretários municipais e lideranças, não obtendo êxito. Segundo a fonte, Manoel da Carne, disse a prefeita, que lá na frente decidiria seu rumo, se continuava apoiando o grupo de José Vanderlei e Tânia Maria , ou iria para oposição, mais no momento não estava decidido.

Contrato não cumprido – Informações chegadas ao blog, confirmam, que há 1 ano e 9 meses, foi iniciada as obras de reforma da Escola Onze de Setembro, na cidade de Flores, pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Na última quinta-feira (05), a Diretora da referida Escola, quando chegou para trabalhar, ficou estarrecida, que a empresa que executava os trabalhos retirou todo material e equipamentos, alegando que não continuaria a obra, em virtude do não repasse de verbas, através do Secretaria Estadual de Educação.

Paga hoje e amanhã – Em contato com este blogueiro, o prefeito da Ingazeira-PE, Lino Morais, confirmou que o pagamento dos contratados da Prefeitura, será efetuado nesta segunda-feira (09), na terça-feira (10), será dos contratados da Ação Social e Saúde.

Disse – “Vou continuar sendo um soldado, sempre a disposição das pessoas e de nossas forças políticas, para qualquer tipo de encaminhamento que o Governador Paulo Câmara nos solicite”.(Nilton Mota, Presidente da PERPART (Empresa Pernambuco Participações e Investimentos, em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, questionado se pretende disputar o comando de alguma prefeitura na região do Agreste)

Você sabia –

Que o ex-prefeito de Brejinho-PE, José Vanderlei, já teve conversa com o ex-prefeito Chico Dudu, e que as conversas estão bem adiantadas, para Chico, ingressar no grupo do ex-prefeito, inclusive sua filha poderá ser candidata a vereadora no grupo de Vanderley e da prefeita Tânia Maria, Chico disse que não vota em Gilsomar, seu antigo aliado , foi seu vice na chapa da eleição passada.

Resultado – Saiu o resultado dos aprovados nos cursos que a Universidade de Pernambuco – UPE, realizou na cidade de São José do Egito, com 5 cursos superiores no Polo de Educação à Distância.
Ao todo foram 150 vagas oferecidas para o polo egipciense, nos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. As matriculas serão feitas em Janeiro de 2020, e a lista completa pode ser acessada pelo seguinte link http://processodeingresso.upe.pe.gov.br/ead_mobilidade.html.
“Universidade gratuita em São José do Egito é uma realidade, foi uma promessa de campanha e estamos cumprindo graças a Deus e a muito esforço da nossa equipe de governo”, comemora o prefeito Evandro Valadares.

Prestigio – O prefeito socialista da cidade de Itapetim-PE, Adelmo Moura, mostra seu prestígio, recebeu a visita durante o desfile de 7 de Setembro, do deputado federal Gonzaga Patriota, Gonzaga também visitou Brejinho na sexta-feira(o6) ao lado de Tania e Vanderlei  nas Comemorações Cívicas.

Perguntar não ofende – Todos os prefeitos convidados estarão na reunião que a Amupe promove hoje em Serra Talhada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *