ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Giro pelos Blog’S(13.o9.2019)

José Neto já deu certo

Um Governo que se preze deve primar, inicialmente e primordialmente, pela articulação política. Neste campo, o governador Paulo Câmara (PSB) só conseguiu afinar a viola agora, nos primeiros nove meses da segunda gestão, ao convocar o seu curinga José Neto para assumir a Casa Civil.

Sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco, Neto pegou um tremendo abacaxi para descascar, com reclamações na base governista na Assembleia Legislativa e nos municípios. Mal sentou na cadeira, trouxe ao Palácio para uma audiência a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), enviesada com o governador. Ela saiu de lá radiante pela forma calorosa como foi tratada.

Deputados que, há mais de um ano, não pisavam os gramados dos jardins palacianos voltaram a provar do cafezinho na Casa Civil. Ninguém sai de lá de cara fechada. Neto os trata com distinção, como deveriam ter recebidos desde o início. Afinal, deputado é parceiro do Governo.

Bom companheiro – Com perfil antagônico ao de Guilherme Uchoa, seu antecessor, o novo presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), tem tido, também, um papel preponderante para ajustar os ponteiros da base governista com o Palácio. É um trator para trabalhar e tem couro de elefante para suportar a batida dos chorões. Faz uma dobradinha perfeita com José Neto.

O favorito – Em Abreu e Lima, o prefeito Pastor Marcos José (PSB) bate a casa dos 90% de rejeição e seu candidato deve levar uma baita surra do ex-prefeito Flávio Gadelha (MDB). Já Katiana Gadelha, filha do ex-prefeito Gerônimo Gadelha, tio de Flávio, sofre na pele a antipatia do pai. Corre por fora o vereador Murilo do Povo (PSB), para bater chapa na convenção com Flávio.

Jogada – Já em Afogados da Ingazeira, o ex-prefeito Totonho Valadares (PSDB) já botou o bloco na rua em dissonância com o grupo do prefeito José Patriota (PSB), aliado histórico. O que diz por lá é que Totonho quer se valorizar para, no último minuto da prorrogação, emplacar o filho Daniel, (MDB), vereador de primeiro mandato, na vice do candidato de Patriota.

Pauleira sertaneja – A pré-campanha em Petrolina começou polarizada entre o prefeito Miguel Coelho (sem partido), candidato à reeleição, com o deputado Odacy Amorim, pré-candidato do PT. Trocaram insultos pesados em vídeos que virilizaram pelas redes sociais no município e na região.

Craque – O presidente da Fundaj, Antônio Campos, fez um gol de placa, ontem, ao nomear o jornalista Mário Hélio diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte, que engloba o Museu do Homem do Nordeste, o Cinema e a Editora Massangana. Entre memoráveis obras de sua autoria, a biografia do ex-ministro Armando Monteiro Filho.

BALA – O jornal O Globo saiu bem atrasado com a informação, ontem, de que o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, foi barrado no aeroporto do Recife ao passar pelo detector de metais. Identificaram uma bala de pistola em sua bagagem. Mas isso se deu há três semanas.

Perguntar não ofende: É do tronco dos Ferraz de Floresta o pernambucano José de Assis Ferraz Neto, que assumiu, interinamente, a chefia da Receita Federal?

Blog Inaldo Sampaio\Coluna

Coluna Fogo Cruzado – 13 de setembro de 2019

Embora não tenha se lançado candidata à sucessão do prefeito Geraldo Júlio, a deputada Marília Arraes alimentava esse sonho se o PT tivesse decidido em seu processo de eleição direta (PED) apresentar candidato próprio à prefeitura do Recife. Ela representa o “novo” dentro do PT, cujos quadros envelheceram nos últimos 30 anos, não apenas do ponto de vista geracional, mas também doutrinário. No entanto, na eleição do último domingo, os petistas do Recife, por maioria acachapante (65% dos votos), decidiram manter o partido na Frente Popular, que os acolheu muito bem em cargos oferecidos pelo governo estadual. O argumento dos petistas é que o partido não deve se isolar e sim aliar-se a outras legendas de esquerda que fazem oposição ao governo de Bolsonaro. E assim foi feito. Queimaram Marília em 2018, impedindo-a de concorrer ao Governo do Estado em troca do apoio do PSB à reeleição de Humberto Costa. E agora enterraram a tese da candidatura própria à prefeitura da capital porque acham que ser “sublegenda” do PSB já está de bom tamanho para um partido cuja única bandeira se resume ao “Lula livre”. Como a neta de Arraes ainda é muito jovem, pode ser que tenha uma terceira chance para disputar uma majoritária pelo PT, mas os caminhos estão se estreitando.

Com todo respeito

O vereador recifense Jayme Asfora (sem partido) bate palmas para o prefeito Geraldo Júlio pela reforma que fez na área externa do Mercado de São José, mas reserva uma nota baixa para o sanitário que serve aos operadores dos boxes e também aos turistas: “É uma verdadeira pocilga, com todo respeito aos porcos do Recife”.

Escolha difícil

Jayme Asfora, que presidiu a OAB-PE, sempre foi ligado ao MDB, mas saiu do partido em 2017 para disputar uma vaga na Alepe pelo PROS. Saiu no dia seguinte à eleição e agora está em busca de um partido de centro-esquerda, que faça oposição a Bolsonaro, Paulo Câmara e Geraldo Júlio, e onde não reine o “caciquismo”. Tá difícil.

Pernambucano na cadeira

Mesmo interinamente, o pernambucano José de Assis Ferraz Neto está sentado na cadeira de Secretário da Receita. Entrou no lugar de Marcos Cintra, que botou na cabeça há 40 anos a tese do “imposto único” e insistia em implantá-lo no Brasil apesar de Bolsonaro ter tido que no governo dele não haverá aumento da carga tributária.

Parabéns para todos

Gonzaga Patriota (PSB) homenageou na Câmara Federal três municípios do interior que comemoraram sua emancipação política no último dia 11: Arcoverde, Custódia e Cabrobó. Arcoverde, disse ele, tem o cinema mais antigo do Brasil (Rio Branco) e Cabrobó é o ponto de partida do eixo norte da transposição do São Francisco.

Processo legislativo

Começou ontem em Caruaru um curso sobre processo legislativo coordenado pelo advogado Bruno Martins. O procurador de contas, Cristiano Pimentel, que é um carioca “pernambucanizado”, será um dos instrutores. Falará sobre o tema para o qual foi convidado e sobre o papel do Ministério Público no contexto político nacional.

Espaço dos evangélicos

Itapissuma, no litoral norte, é a cidade de Pernambuco que tem o maior número de evangélicos. Daí não constituir surpresa o favoritismo do prefeito “Zé de Irmã Teca” (PSD) para renovar o mandato em 2020. Sua mãe, conhecida na cidade como “Irmã Teca”, foi vice do ex-prefeito Clóvis Cavalcanti (PDT).

Sem arestas 

O secretário Rodrigo Novaes (Turismo) irá à Assembleia Legislativa na próxima semana conversar com os deputados que o criticaram por supostamente não dar atenção aos pleitos da Casa. Quer aparar as arestas com todos eles, especialmente com Antonio Moraes (PP) e os sertanejos Rogério Leão (PL) e Fabrízio Ferraz (PSC).

Coluna do Finfa

Recebida – A prefeita de Brejinho, Tânia Maria, foi recebida pelo Defensor Público Geral do Estado de Pernambuco, Dr. José Fabrício Silva de Lima, na pauta a nomeação de um Defensor Público para o município. “Como Brejinho não tem Defensor Público, não podemos deixar o povo pobre sem assistência jurídica, daí termos contratado um escritório de advocacia para prestar esse tipo de serviço ao nosso município, o Defensor Público José Fabrício ficou de analisar para responder nossa solicitação”, disse a prefeita.

Providências – Moradores da Rua Aparício Veras e Dr. Roberto Nogueira, em Afogados da Ingazeira, enviaram ao blog, fotos desta residência, que antigamente morava o Promotor de Justiça. Segundo uma moradora, a casa encontra-se há anos abandonada, o mato tomando de conta, e agora servindo de encontro de viciados em drogas. “Pelo que sei a responsabilidade é do Ministério Público, mas não temos mais sossego, as noites são comandadas por viciados e marginais que fazem uma baderna sem fim”, disse a moradora.

Agenda – O governador em exercício Eriberto Medeiros, tem uma grande agenda nesta sexta-feira (13): Às 9 horas, assina Ordem de Serviço para Reforma da Escola Barros de Carvalho, no Bairro Cordeiro, Recife; 10:30 horas, participa de entrega de 16 novos leitos integrais, destinados a cuidar dos usuários que têm como doença de base a psiquiatria no Hospital Tricentenário em Olinda; 14 horas, recebe Comissão de candidatos ao concurso de soldado da PMPE, no Palácio do Campo das Princesas; 15 horas, recebe Comissão de candidatos ao concurso de delegado da PCPE, no Palácio do Campo das Princesas; às 16 horas, recebe representantes de Associação de Comissário da Polícia Civil de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas; 17 horas, recebe Prefeito de São José da Coroa Grande – Pel Lages e Vereadores do município, no Palácio do Campo das Princesas.

Falta de água – As reclamações contra a Compesa em Afogados da Ingazeira, é uma coisa sem limites. Rádios, Blogs, recebem reclamações da população afogadense, constantemente, existem locais que se encontram sem o líquido precioso, há mais de 20 dias. Com todo respeito aos funcionários da Compesa, mas não podemos deixar de dizer que é uma falta de respeito com a população. “A Barragem de Brotas está com sua capacidade quase 100%, e esta empresa deixa a gente com uma falta de água sem limites, não aguento mais funcionários da Compesa, irem para as emissoras de rádios, dizerem inverdades, deixando nós sem água, isso é um absurdo, até quando vamos suportar”, disse uma moradora do Bairro São Francisco.

Você sabia – Que os alunos da escola João Santos Pereira, de Serra Talhada, queriam conhecer pessoalmente o prefeito Luciano Duque e tirar uma foto. O pedido foi atendido pela professora, o prefeito postou na sua rede social e escreveu: “A alegria foi toda minha, pelo carinho que recebi dessas crianças que são a semente para o futuro que estamos construindo agora”.

Posse – O Partido Verde de Pernambuco (PV-PE) realiza nesta sexta-feira (13) cerimônia de posse da nova diretoria executiva, às 16h, no plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife. O engenheiro civil e vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro (foto), foi eleito para a presidência e passa a trabalhar ao lado de dois vice-presidentes, e secretários de Organização, Finanças, Administração, Formação, Assuntos do Executivo, Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade, de Relações Institucionais, de assuntos parlamentares, de Assuntos Jurídicos, de Mobilização, da Mulher e da Juventude.

Hoje – A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediará hoje (13) reunião do coletivo parlamentar em defesa do assentamento Normandia e Centro de Formação Paulo Freire de Caruaru. Será às 10 horas, no auditório Sérgio Guerra. O evento reunirá vários parlamentares estaduais que repudiam a tentativa de despejo solicitado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre eles Isaltino Nascimento, Juntas, Teresa Leitão, João Paulo e Doriel Barros. “Vamos prestar nossa solidariedade e nos unir para impedir que essa reintegração de posse aconteça. Destruir o que foi construído até agora pelo Centro de Formação Paulo Freire significa um retrocesso gigante para toda a população de Pernambuco”, ressalta Isaltino.

Audiência Pública – A Câmara de Vereadores de Carnaíba-PE, através da comissão de Justiça e redação, convida toda a população para participar de uma Audiência Pública com o tema: ”Eleição para o Conselho Tutelar”. O evento acontecerá nesta sexta-feira (13), das 9 horas às 12 horas, na Casa Major Saturnino Bezerra, na Rua Vereador Enéas Pereira Bispo, 30, no Centro da cidade.

Disse – “Falamos da realidade do interior de Pernambuco, onde muitas pessoas dependem dos serviços de vans e mototáxi, por exemplo, para estudar e trabalhar. A lei 13.855 aumentou as penas sobre quem realiza transporte remunerado sem autorização prévia, mas a frota regular ainda não dá conta da demanda”. (Deputado Federal, Augusto Coutinho, em reunião ontem (12), na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT).

Assinou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, assinou ontem (12), o Projeto de Lei, em parceria com o Banco do Brasi, onde isenta taxas sobre novas consignações e reduzir os custos operacionais sobre as mesmas na rede bancária do município. “O Banco do Brasil também se comprometeu em melhorar a assistência financeira com os clientes. A partir de hoje, nosso comércio de consignação com o Banco do Brasil está novamente firmado”, disse Adelmo.

Leilão – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realiza nesta sexta-feira (13), às 9h, no pátio da empresa Coliseum, localizada na Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, Km 41, Vitória de Santo Antão, o 17º Leilão de veículos apreendidos pelo do Órgão. Serão disponibilizados 374 veículos para leilão, conservados ou em estado de sucata, entre carros e motos, os lances mínimos devem girar em torno de R$ 100,00.

Perguntar não ofende – Todos vereadores comparecerão a inauguração do anexo administrativo da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, que vai acontecer daqui a pouco?

BLOG EDMAR LYRA \ COLUNA 

Fernando Bezerra Coelho consolida força em Brasília 

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o líder do seu governo no Senado, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho foi aos poucos conquistando a confiança do presidente e de seus ministros, mesmo sem tradicionalmente ser um bolsonarista.

A opção de Bolsonaro por Fernando fez dele um senador ainda mais relevante em Brasília, e hoje nada passa pelo país se não tiver a digital do pernambucano, que é procurado diariamente por lideranças empresariais e políticas de todo o país.

Com a experiência de quem já foi deputado, prefeito, secretário, ministro e senador, Fernando afinou o tom político que o governo Bolsonaro precisava no Senado, o que ajudou a todas as matérias extremamente relevantes para o governo serem aprovadas sem maiores problemas. Isso é possível porque Fernando é um artífice do diálogo.

O seu desempenho em Brasília traz consequências para Pernambuco, onde todos os políticos do estado o reconhecem como o principal antagonista do PSB no estado, isso fará com que ele seja um importante ator nas eleições de 2020, onde terá a missão de cadenciar o jogo da oposição em Pernambuco alinhada com o presidente da República.

Posse – O Partido Verde de Pernambuco realiza nesta sexta-feira (13) cerimônia de posse da nova diretoria executiva, às 16h, no plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife. O engenheiro civil e vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, foi eleito para a presidência e passa a trabalhar ao lado de dois vice-presidentes, e secretários de Organização, Finanças, Administração, Formação, Assuntos do Executivo, Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade, de Relações Institucionais, de assuntos parlamentares, de Assuntos Jurídicos, de Mobilização, da Mulher e da Juventude.

Homenagem – Os 16 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) serão comemorados em uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na próxima segunda-feira, 16, a partir das 18h. A propositura é do deputado estadual Delegado Erick Lessa. Criado em 2003 pelo médico Luiz Henrique Soares, o Icia já atendeu a mais de 60 mil crianças, oferecendo tratamento e apoio gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.

Acompanhando – A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, estará nesta sexta-feira (13), em visita ao estado de Pernambuco. A agenda prevista engloba visita ao Centro de Referência e Acolhimento às Mulheres Clarice Lispector e a participação em um evento de mulheres onde falará sobre os Desafios no Combate e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos/PE), terá a honra de acompanhá-la nesse itinerário.

Conferência – O Recife será sede de um evento nacional sobre Mudanças Climáticas entre os dias 6 e 8 de novembro. O prefeito Geraldo Julio, presidente para a América do Sul da Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI, organização ligada à ONU, será o anfitrião do evento que vai reunir autoridades, estudiosos e líderes ligados ao tema das Mudanças Climáticas de todo o país na capital pernambucana. Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito se reúne com a equipe do ICLEI América do Sul, na sede da organização, em São Paulo, para traçar as principais diretrizes para o evento. A Conferência Nacional do Clima do Recife será um evento preparatório para a para a Conferência do Clima da ONU, a COP 25, que acontece em Santiago, no Chile.

Fundaj – O jornalista Mário Hélio assumiu nesta quinta-feira a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco. Sua posse foi assinada no gabinete do presidente da Fundaj, Antônio Campos. A Dimeca reúne o Museu do Homem do Nordeste, o Cinema da Fundação, a Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade e a Editora Massangana. Mário Hélio já trabalhou na Fundaj, coordenando a Massangana, no período mais produtivo da editora.

Antonio Fernando – Recebido pelo coordenador da bancada em Brasília, Augusto Coutinho, o deputado estadual Antonio Fernando cumpriu intensa agenda na capital federal para destravar ações importantes para o Nordeste, dentre elas a transposição do São Francisco.

Prestígio – Diretor da Fundação Lemann, Mendonça Filho goza de muito prestígio na capital federal. O ex-ministro da Educação faz um trabalho diferenciado no órgão, permitindo que ele estabeleça um diálogo permanente com importantes atores do nosso país.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *