Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

. . . . . . . Giro pelos Blog’S . . . . . (31.10.2019)

Bolsonaro: “Globo é canalha”

Nunca na história republicana um presidente abriu uma frente tão beligerante ante a Rede Globo, o canal mais poderoso da mídia nacional. Contrariado com reportagem no JN, na qual um porteiro revela que o assassino da ex-vereadora Marielle Franco (PSol) contatou com o apartamento da sua família no mesmo dia em que matou a parlamentar, o presidente Bolsonaro gravou um vídeo bombardeando a Globo.

Chamou seus dirigentes de canalhas e classificou a linha editorial da emissora de “jornalismo podre”. Bolsonaro disse, ainda, que a Globo “mamava” bilhões das estatais nos governos de plantões e garantiu que, como presidente, não “tem dinheiro público para à emissora”.

Afirmou, ainda, que a Globo quer arrebentar com o País e concluiu: “Estava muito bom com o Governo do PT, porque vocês mamavam nas estatais. Acabou a teta, aguento a porrada. Eu sei o que vocês são – são canalhas”.

Reação global – O destempero verbal do presidente foi o fato mais comentado nas redes sociais de ontem. Imediatamente, a Globo se manifestou. Em nota, afirmou que não faz jornalismo com canalhice. “A Globo não fez patifaria nem canalhice. Fez, como sempre, jornalismo com seriedade e responsabilidade”, afirmou. Acrescentou que faz jornalismo com qualidade.

Defesa – Bolsonaro expôs, ainda, o governador do Rio, Wilson Witzel, acusando-o de ter vazado para a TV-Globo detalhes do processo de investigação da ex-vereadora Marielle, que corre em segredo de justiça. Witzel se sentiu injustiçado e afirmou: “Em meu governo, as instituições funcionam plenamente e temos como preceito básico o respeito às leis”.

Milícias – Já em depoimento, ontem, na CPI das Fake News da Câmara, o deputado Alexandre Frota (PSDB-RJ) reforçou a denúncia da ex-líder do Governo no Congresso, Joice Hasselamann (PSL-SP), de que assessores do presidente da República comandam milícias digitais e controlam perfis falsos em excesso. Acabou em bate-boca com Eduardo, filho de Bolsonaro.

Na liderança – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), está ancho da vida. Pesquisa da consultoria nacional Macroplan apontou o município em primeiro lugar entre os 20 centros urbanos nordestinos, com população acima de 266 mil moradores, de melhor qualidade de vida.

Rabo da gata – A mesma pesquisa destaca Recife em 10º lugar, abaixo de outras cidades nordestinas como João Pessoa, Campina Grande, Natal, Mossoró (RN) e Vitória da Conquista (BA). De Pernambuco estão incluídas, ainda, no ranking, Jaboatão, Paulista, Olinda e Caruaru.

O PIOR – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), bateu sem piedade no prefeito Raimundo Pimentel. “Foi o pior que Araripina já teve”, afirmou. Em seguida declarou que apoiará a candidatura do tucano Emanuel Bringel.

Perguntar não ofende: Quem vai ganhar, a Globo ou Bolsonaro?

    Coluna do Blog Junior Finfa

X Geres realiza oficina – Ontem (30) a nova Composição de Integração Ensino Serviço na Política de Educação Permanente em Saúde – CIES Regional da X GERES, participou no auditório gerência em Afogados da Ingazeira, da oficina ministrada por Gustavo Dantas.

A CIES regional, é uma instância intersetorial e interinstitucional permanente, que participa da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde previstos no Artigo 14 de lei 8080/90 e na NOB/RH SUS.

“Nesse intuito, a X GERES vêm buscando através de parceiros, capacitações para comissões e profissionais de saúde da X região, assim, fortalecendo e qualificando, ainda mais, esses profissionais”, disse a gerente Mary Delanea.

Contemplado – A cidade de Serra Talhada, é um dos doze municípios contemplados no Edital Cidade+Recicleiros 2019. Com essa conquista, o município receberá todo o apoio para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva, que visa qualificar as práticas de gestão de resíduos em nosso território e fortalecer a base da política pública de coleta seletiva e reciclagem. Desta forma, será ampliado as alternativas de acesso a recursos financeiros para execução das ações previstas no plano, bem como a eficiência da operação de resíduos gerando economia de recurso e ampliação dos benefícios ambientais e sociais para toda a sociedade.

Firme com o prefeito – Uma fonte da cidade de São José do Egito, disse a este blogueiro, que o vereador Doido de Zé Vicente, acompanhando o prefeito Evandro Valadares, na visita das obras da UPA, confirmou seu apoio total ao gestor: “Num abro nem para um trem, estou firme com o prefeito Evandro e seu grupo, quero mostrar que tenho compromisso”.

Agenda – O governador Paulo Câmara, tem agenda nesta quinta-feira (31), em Brasília: Às 10 horas, reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na Esplanada dos Ministérios, às 18 horas, reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Entregou a chave – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado da secretária municipal de saúde, Joaudeni Cavalcante, Juliany Rabêlo (Assistência Social), Edilene Resende (Coordenadora da educação infantil), entregou ontem (30), simbólicamente, a chave da cidade, para a mais nova iguaraciense, o “Bebê Prefeito Ana Clara”, filha do casal, Simone Patrícia e Jailson Pinheiro. Bebê Prefeito é a condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da Semana do Bebê.

Disse – “No meu entender, é uso político por parte do governador Witzel que agiu, no meu entender, criminosamente. Não só conduzindo para onde queria o inquérito, bem como tendo acesso a um processo que tramitava em segredo de Justiça. No meu entender, um ato criminoso do governador do Rio de Janeiro que tem ambições políticas. Mas como não tem competência para aparecer no Brasil, acaba atacando o atual presidente da República”.(Presidente Jair Bolsonaro)

Amupe – A cidade de Surubim recebe nesta quinta-feira (31), a Oficina de Regulamentação e Planejamento de Conselhos, iniciativa da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, por meio do Projeto Gestão Cidadã, e da Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães do Tribunal de Contas de Pernambuco. A capacitação vai ser realizada na Inspetoria Regional do TCE, no Centro de Surubim.

Se achando dono – Tá na hora dos responsáveis pelo trânsito de Afogados da Ingazeira, tomar providências, em virtude de algumas coisas que estão acontecendo. Mesmo depois da denúncia que o blog fez, contra a Loja Magazine Luíza, na Avenida Manoel Borba, agora tem comerciante se achando dono da via pública, eles colocam ‘CONES’, no meio fio da calçada, proibindo de veículos estacionarem, como se fosse dono da rua. Já é difícil encontrar um local para estacionar nas ruas de Afogados, imagine se esta moda pega, os comerciantes mandando nas vias públicas e ninguém toma providência!

Encerramento – O Governo Municipal da Ingazeira,através da Secretaria de Saúde realizou ontem (30), o encerramento do ‘Outubro Rosa’, na UBS II-SANTA ROSA, desenvolvida pela equipe da UBS II-Santa Rosa. Na oportunidade foram realizadas as seguintes atividades: Orientações sobre Auto Exame das Mamas;
Palestra Educativa; Relato de caso de um paciente que teve o câncer de mama; Atendimento Médico; Atendimento Odontológico; Atendimento de Enfermagem; Realização de Citológico.

Perguntar não ofende – Tem prefeito no Pajeú conversando com a oposição para se articular para sua reeleição em 2020?

  Coluna do blog Edmar Lyra

Oposição avalia que objetivo da pesquisa era tirar Mendonça do páreo 

A pesquisa do instituto Paraná divulgada na última terça-feira, de acordo com integrantes da oposição, teve por objetivo isolar Mendonça Filho e sinalizar pra ele que ele deveria desistir de disputar a prefeitura do Recife em 2020.

Quando o questionário retirou nomes como André Ferreira, Silvio Costa Filho, Wanderson Florêncio e Marco Aurélio, e incluiu a delegada Patrícia Domingos e o presidente da Embratur Gilson Machado Neto, o sentimento foi o de fortalecer a tese de uma candidatura única da oposição capitaneada por Daniel Coelho tendo Patrícia Domingos como vice e Gilson Machado Neto como fiador da chapa junto ao presidente Jair Bolsonaro.

Apontar uma rejeição de quase 60% do ex-ministro Mendonça Filho, injustificável devido a sua expressiva votação para o Senado em 2018 quando venceu na capital pernambucana, de acordo com uma liderança oposicionista em reserva, teve como objetivo desmoralizar o ex-ministro que é um dos principais expoentes da oposição em Pernambuco.

Pelo comentário geral, se Daniel Coelho apostava na unidade em torno do seu nome por causa dos números da pesquisa, ele perdeu o apoio de Mendonça Filho, Marco Aurélio e Silvio Costa Filho, que comandantes do DEM, PRTB e Republicanos, respectivamente, já dizem que vetam o nome de Daniel para representar a oposição. A pesquisa do Instituto Paraná certamente trará novos desdobramentos negativos para a oposição, que enfrenta um momento dificílimo para 2020, depois de perder todas as eleições para a Frente Popular desde 2006.

Prêmio – O prefeito Geraldo Julio irá entregar nesta quinta-feira, o prêmio Cidades Sustentáveis à comunidade do Alto Santa Terezinha, bairro onde fica localizado o Compaz Governador Eduardo Campos. O prêmio é um reconhecimento ao papel da população no sucesso dos Compaz, que em setembro foi destaque como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, do Programa Cidades Sustentáveis e organização Oxfam, entidade global que tem como objetivo combater a pobreza, as desigualdades e as injustiças em todo o mundo. O prêmio foi entregue em São Paulo, dentro da Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”. A comunidade irá receber uma réplica do troféu conferido ao Compaz, em São Paulo.

Exemplo – O senador Jarbas Vasconcelos recebeu em seu gabinete duas promissoras lideranças políticas, o deputado federal João Campos, e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho que deverão protagonizar a política estadual nas próximas décadas. A experiência e o exemplo de Jarbas servem de aprendizado para quem almeja protagonismo na política estadual.

Lambança – Foi lamentável a matéria divulgada pelo Jornal Nacional tentando associar o presidente Jair Bolsonaro ao assassinato da vereadora Marielle Franco. O presidente, então deputado federal, estava em Brasília e ficou provado que o porteiro, sabe-se lá por qual motivo, mentiu à justiça.

Bruno Pinho Alves – O empresário Bruno Pinho Alves, que obteve uma expressiva votação em 2016, será novamente candidato a vereador do Recife pelo PRTB. O partido projeta eleger três vereadores na capital pernambucana em 2020.

Desenvoltura – Pré-candidato a prefeito de Paulista, Francisco Padilha tem circulado com desenvoltura na cidade de Paulista. Apoiado pelo prefeito Junior Matuto, Padilha não tem rejeição e tem um elevado potencial de crescimento.

Palestra – Será nesta quinta-feira o workshop “Eleições 2020: conhecendo as novas regras”, na Universo a partir das 17 horas. Além deste jornalista, que falará sobre a importância da comunicação, teremos outros profissionais que abordarão temas importantes para quem pretende disputar as eleições de 2020.

Buraco – Moradores e comerciantes da Rua Gervasio Pires, no centro do Recife, reclamam de uma boca de lobo aberta em frente à Escola Adventista, prejudicando pedestres, ciclistas e motoristas.

   Coluna do Blog Carlos Britto

Professor e pré-candidato

Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, tem mais um professor como pré-candidato à prefeitura. Trata-se de Evanilson Maia, que leciona História e que tem um discurso duro contra a atual gestão. Educação e Agricultura são pilares de sua pré-campanha, que já está a todo vapor.

Oposição estratégica

Já corre nos bastidores políticos de Petrolina que as pancadas da bancada de oposição ao Governo Miguel Coelho vêm se tornando constantes, conforme o ano eleitoral se aproxima. Os discursos se revezam sobretudo entre o líder Paulo Valgueiro (MDB) e Gabriel Menezes (PSL). Até aí, tudo normal. Estão no papel deles. O que se pergunta por lá é se a estratégia vai dar certo.

DECRETO DE EMERGÊNCIA SECA

O Governo de Pernambuco publicou decreto de emergência por causa da seca. A portaria nº 2.530, do Diário Oficial da União (DOU), de 25 de outubro, reconhece a situação crítica em 52 municípios do Agreste e do Sertão do Estado. O decreto é importante para que os municípios afetados recebam recursos emergenciais para a redução dos impactos da estiagem e também para manutenção do programa de distribuição de água por carros-pipa.

Os municípios em situação de emergência são os seguintes: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Estes municípios já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Estado em decretos anteriores. Mas como o prazo de validade é de 180 dias, o decreto é republicado ao final do prazo.

Chuva

Segundo o doutor em meteorologia e analista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, o mês de novembro está dentro da estação seca, em que o volume de chuva é baixo. “O período chuvoso do Sertão é de quatro meses, de janeiro até abril. Até chegar dezembro, não são esperadas chuvas significativas no Sertão”. De acordo com o meteorologista, o Sertão está vivendo o período mais seco no Estado. “São dias com valores de umidade críticos e que tem que se tomar cuidados com a saúde. As temperaturas são elevadas e alguns açudes sofrem neste período”, destaca. (Fonte: G1 Petrolina)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *