Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

. . . . . Giro pelos Blog’S (o4.11.2019)

Etanol dá homenagem a Maia

Na ânsia de agradar ao Governo americano, o presidente Bolsonaro autorizou o aumento da cota de etanol importado em 150 milhões de litros em plena produção de açúcar no País, prejudicando em cheio o setor sucroenergético do Nordeste.

A gritaria foi grande e diversas instituições, como a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bionergia (NovaBio) e os Sindicatos do Nordeste, com destaque para o pernambucano Sindaçúcar, sob o comando de Renato Cunha, compraram a briga amparados pela bancada nordestina no Congresso.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve papel fundamental para que o Ministério da Agricultura se curvasse à importação de volumes maiores de etanol somente na entressafra, deixando uma quantidade reduzida para ser adquirida do Exterior durante a safra de cana-de-açúcar. Por essa justa causa, Maia será homenageado, hoje, no Recife, em ato com empresários e políticos.

Gigante pela causa – O reconhecimento ao empenho de Rodrigo Maia e a bancada nordestina se dará durante almoço, ao meio dia, no bufê Arcádia, em Boa Viagem. “Tivemos grandes parceiros para evitar um dano econômico e social irreversível ao Nordeste, mas o presidente da Câmara foi um gigante”, reconhece Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, produtor de álcool em Pernambuco e Alagoas.

Olho no social – Um aliado do prefeito Geraldo Júlio (PSB) olha enviesado para o grande investimento do prefeito ACM Neto (DEM), em fazer de Salvador “a capital nordestina do Natal”. “Num momento em que muita gente está desempregada e passando fome não dá para inverter prioridades, deixando em segundo plano o social”, comentou esse mesmo aliado.

Bomba – A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), está fazendo a cabeça do empresário Wellington Maciel, um dos maiores geradores de emprego e renda no município, com negócios diversos, como hotel, supermercados, móveis, eletrodomésticos e informática, para ser o candidato do seu grupo a prefeito. É a carta na manga para enfrentar o ex-prefeito Zeca Cavalcanti.

A verdade – Ainda sobre Arcoverde, não é verdade que Madalena tenha rifado o seu pré-candidato Wellington Araújo, atual vice-prefeito, por não ter decolado nas pesquisas. O que ela não conseguiu mover foi a resistência da família, que prefere Araújo se dedicando aos seus negócios.

Voos – Aliados do deputado Túlio Gadelha, pré-candidato do PDT a prefeito do Recife, explicam que não existe irregularidade no uso da sua cota de passagens no trecho Brasília-Rio, ao invés de Brasília-Recife. Há um decreto da mesa-diretora da Casa que autoriza o trecho voado para qualquer Estado, asseguram.

SAIA JUSTA – O deputado João Paulo (PCdoB) vive uma verdadeira lua de fel com o novo partido. O estopim foi a decisão da cúpula nacional comunista favorável ao acordo internacional para operação da base de Alcântara e instalação da usina nuclear em Itacuruba. Ele é contra.

Perguntar não ofende: Qual vai ser o placar no Supremo, esta semana, no julgamento que pode acabar na soltura de Lula? 

*     Coluna do Finfa    *

Mais uma obra – Moradores da comunidade da Lagoa do Catolé da município de Itapetim, estão vibrando com a chegada das máquinas que já iniciaram os serviços da construção do sistema simplificado de abastecimento de água. O prefeito Adelmo Moura, acompanhado do vice-prefeito Junio Moreira e do diretor e Infraestrutura, Seu Dido, estiveram presentes no início das obras. “Esta obra vai melhorar a qualidade de vida da população do local, diminuindo os problemas de falta d’água que vem sendo enfrentada’, disse o prefeito Adelmo.

Inaugurou – Dando seguimento ao programa ‘Obras Por toda Parte”, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares inaugurou no na última sexta-feira (01), mais de 700 metros quadrados de calçamento na Rua Maria José Veras, no Bairro Planalto, região carente da cidade, uma reivindicação antiga da população. O prefeito também entregou a Praça de Dodô, requalificada, com nova iluminação, urbanizada e arborizada, além de um letreiro turístico “Eu Amo São José do Egito”, tornando-a mais um ponto turístico da Terra da Poesia. Vereadores, secretários de governo e população em geral participaram das duas inaugurações.

Participou – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, acompanhado da primeira dama, Karina Rodrigues, participaram no último sábado (02), da pré-inauguração da Igreja Congressional Vale da Benção e do Projeto Social Vida no Vale, na Avenida Antônio Inácio de Medeiros, no Bairro do IPSEP.

Você sabia – Que no primeiro dia de provas no Enem, teve 376 candidatos eliminados e que abstenção foi de 23,7%, que significa que 1,2 milhão de pessoas não compareceram aos testes de redação, linguagens e ciências humanas.

Frase– “O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. O pior está por vir, uma catástrofe muito maior que, ao que tudo parece, foi criminosa, Todos os indícios levam ao cargueiro grego”.(Presidente Jair Bolsonaro entrevista à TV Record)

Realizou – Na última quinta-feira (31), o Governo Municipal de Iguacary-PE, realizou mais uma edição do ‘Governo Itinerante’,na comunidade da Mata Verde. Todas as secretarias municipais desenvolveram ações com a população da comunidade.

Vai realizar – O Governo Municipal da Ingazeira-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover durante este mês de Novembro, uma grande programação dedicada exclusivamente aos homens, dentro da campanha ‘NOVEMBRO AZUL’, onde serão oferecidas várias ações:

Mais ações – O Governo Municipal de Flores, segue levando mais ações e serviços em saúde, para população infantil da nossa rede mundial de ensino, através do ‘Programa Saúde na Escola’. Segundo o prefeito Marconi Santana, a última parada, foi nas comunidades de Caiçara dos Quincas e Fernandes, onde a equipe de Saúde da Família, promoveu orientações, exames, testes rápidos e atualização na caderneta de vacinação.

Almoço – O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, participa nesta segunda-feira (04) de almoço que será oferecido pela Novabio, na Arcádia de Boa Viagem. A Novabio congrega mais de 40 indústrias da cana de vários estados do Nordeste. O encontro, em Pernambuco, além de Maia, deve reunir deputados da bancada nordestina.

Perguntar não ofende – A prefeita de Mirandiba, Rose Clea Máximo, tem perseguido servidores municipais que não fazem parte do seu grupo político?

*  Coluna do Blog Carlos Britto  *

As prefeituras pernambucanas e o desafio do 13º salário

Chegando ao final do ano, quando muitas já vivem situação de endividamento ou de complicações em sua folha de pessoal, os gestores começam a se preparar para um problema iminente: o pagamento do 13º salário dos servidores.

Folhas inchadas, muita gente nas prefeituras, e os prefeitos começam a se preocupar como vão pagar o 13º desses servidores. Se é muito bom para a maioria, em contrapartida os municípios vivem em situação de penúria.

Nessa fase, essa situação se complica ainda mais. Com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sempre diminuído, os prefeitos sentem que não há muitos recursos, o que complica até o pagamento dos servidores.

Um levantamento feito pelo Jornal do Commercio mostrou que de dez prefeituras – na Região Metropolitana do Recife e em Petrolina, no Sertão de Pernambuco – oito já fizeram o pagamento da primeira parcela e apenas duas pagarão em parcela única: Abreu e Lima e Olinda.

De acordo com a Lei 4.090/1962 – que instituiu o 13º salário do País -, a primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro. A lei é clara, mas os recursos são poucos.

Corpo a corpo da oposição

Em Juazeiro (BA), o domingo (3) foi de uma nova movimentação do grupo formado pelo ex-prefeito Joseph Bandeira (SD), a ex-vereadora Suzana Ramos (PSDB) e o vereador Allan Jones (PTC) – todos pré-candidato à Prefeitura Municipal. Acompanhado de diversas lideranças, o grupo foi ao bairro Alto do Cruzeiro e fez mais um corpo a corpo com a comunidade. Pelas fotos divulgadas na redes sociais não faltou alegria.

Quem não vai

Ao confirmar o próximo dia 11 de novembro como data de sua filiação ao MDB, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho promete um grande ato político na cidade. Dos integrantes da legenda local, já se sabe com certeza quem não vai comparecer à festa: o líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro.

 * Coluna Edmar Lyra* 

Parada obrigatória – O Complexo Administrativo de Jaboatão está virando parada obrigatória de lideranças nacionais que vêm ao Estado. Na manhã de hoje, prefeito Anderson Ferreira recebe o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia. Amizade vem do período que Anderson cumpriu mandatos em Brasília. Mas também é um sinal de que o prefeito vem consolidando sua imagem de líder político em Pernambuco.

Almoço – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, será homenageado pelo setor bioenergético pernambucano pela sua atuação naquela Casa em defesa das pautas do segmento. O evento ocorrerá no Arcádia Boa Viagem a partir das 12:30 horas e contará com a presença de políticos e empresários do estado.

MDB – O senador Jarbas Vasconcelos pela primeira vez declarou que o MDB poderá ter candidato próprio no Recife em 2020. O seu partido é aliado do PSB na capital pernambucana porém não descarta apresentar um nome que seria o do deputado federal Raul Henry.

Camaragibe – Ainda sobre o MDB, o senador Jarbas Vasconcelos abonará a ficha de filiação de Gustavo Matos nesta segunda-feira no Debate. Gustavo é pré-candidato a prefeito daquela cidade e surge como a principal novidade da eleição de 2020.

Reeleição – Com as sucessivas vitórias na justiça, não há mais nenhuma dúvida que o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, está fortalecido para disputar a reeleição em 2020. O gestor é a principal liderança política do município e sua volta ao cargo mexeu diretamente no quadro eleitoral do ano que vem ao seu favor.

Desistência – Ao anunciar a mudança de título para o Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes apostava alto que não enfrentaria Lula Cabral em 2020, considerando portanto sua candidatura como favoritíssima. Agora com a mudança de quadro, os próprios aliados de Elias já reconhecem que ele poderá desistir de disputar a prefeitura no ano que vem.

Inocente quer saber – Como está a avaliação do Professor Lupercio em Olinda?

*  COLUNA DO ITAMAR FRANÇA  *

Resultado de imagem para ALESSANDRO PALMEIRAEM CAMPANHA  – A mando não sei de quem, defensores da pré-candidatura do vice-prefeito, Alessandro Palmeira (REDE) continuam de forma intensiva divulgando seu nome nas redes sociais. Enquanto avança a pré-campanha explícita do predileto do prefeito de Afogados, Zé Coimbra (PSB), que na surdina assiste as diversas manifestações, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) aguarda o momento certo para dá o pontapé inicial. O que não se sabe é se o anúncio da ruptura política com Coimbra será ainda este ano. De forma misteriosa as duas raposas velhas trabalham sorrateiramente no mesmo objetivo…

…………………………………………

Resultado de imagem para GILSON BENTO BREJINHOADESÃO – Após o Vice-prefeito Manoel da Carne dar o pontapé inicial na debandada, foi a vez da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, Nininha da Ebape, anunciar a sua saída do grupo do ex-prefeito de Brejinho, José Vanderlei (PSB) e declarar apoio à pré-candidatura de Gílson Bento.

……………………………………………..

Resultado de imagem para OPOSIÇÃO CUSTODIAANIMADA – A oposição de Custódia comemora o resultado de um estudo realizado no município sobre as eleições municipais do próximo ano. Quatro nomes estão em discussão para escolha da composição da chapa que irá enfrentar nas urnas o atual prefeito Emanuel Fernandes, Manuca (PSD). Diante da situação, os oposicionistas receberam os resultados como satisfatórios. Agora, os trabalhos serão intensificados com metas e estratégias para a disputa eleitoral de 2020. Gilberto de Belchior (PRTB), Marcílio Ferraz (PP), Cristiano Dantas e Wagner de Joãozito Mora, ambos do PTB disputam a cabeça da chapa.

………………………………………………..

Resultado de imagem para ANCHIETA PATRIOTACOMEMOROU – Em Carnaíba, o prefeito Anchieta Patriota (PSB) comemora o resultado de um estudo técnico realizado no município. Os números segundo informações foram pra lá de satisfatórios. No âmbito administrativo, a gestão está bem avaliada pelo carnaibanos. No que concerne a intenção de voto, o socialista suplanta todos os nomes da oposição com uma margem significativa de frente. Ainda assim, o Patriota mantém a vigilância dos números, sempre trabalhando orientado pelos levantamentos técnicos…

……………………………………………….

Resultado de imagem para OPOSIÇÃO CARNAÍBA QUESTIONOU – Por falar em números, a oposição também realizou pesquisa de intenção de voto na cidade de Carnaíba. Os resultados, segundo fontes fidedignas, não desanimaram o grupo, que questionou dados do grupo de situação propagados entre lideranças políticas da Frente Popular. Alessandro Queiroz, Avistão (Sem Partido), Neudo da Itã (DEM), Gleybson Martins (PDT), Zé Mários Cassiano (Sem Partido) e José Francisco Filho, Didi (MDB) foram citados na pesquisa. O grupo aposta no nome do empresário Alessandro Queiroz, que diante dos dados se apresenta como o nome de maio potencial competitivo.

…………………………………………………

JEOVANI 2020 – O retorno do ex-vereador e ex vice-prefeito de Carnaíba, Jeovani Adriano (PSB) a política carnaibana trará divisão nos Distrito de Ibitiranga, no povoado de Novo Pernambuco e adjacências. É que nessa área já atuam politicamente os vereadores Cícero Batista, Irmão Adilson, Zé Ivan e Antonio Venâncio, este último contou com o apoio de Jeovani na eleição de 2016, quando se elegeu vereador na 4ª posição com 615 votos.

…………………………………………………..

NOVA COMISSÃO DO MDB – Em Betânia RUBENICE CORREIA DA SILVA assumiu a presidência da Comissão Provisória do MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB). A legenda no município é ligada ao ex-prefeito Wal Araújo, atual presidente do DEMOCRATAS. Wal é pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição. MDB e DEM estarão alinhados no mesmo palanque em Betânia. Ambos estão sob o controle do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), para quem Wal Araújo trabalhou nas eleições de 2018.

……………………………………………..

Resultado de imagem para rogerio leao deputadoLEÃO NO PL – Aliado histórico de Sebastião Oliveira (AVANTE), o deputado estadual Rogério Leão se mantém a frente do Diretório Municipal do Partido Liberal (PL) em São José do Belmonte. A sigla foi renovada com início da vigência em 01/10/2019. Não há dúvidas de que a permanência de Leão na legenda será por pouco tempo. Seu ingresso no AVANTE já é dado como certo. A demora é somente abrir a janela partidária…

…………………………………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *