Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

* * * * Giro pelos Blog’S * * * * (o5.11.2019)

 


Coluna da Folha PE \Magno Martins

CPI do óleo na praia não vinga

Proposta pelo deputado João Campos (PSB), a CPI para investigar o derrame de óleo cru nas praias nordestinas subiu no telhado. Se depender do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), homenageado, ontem, no Recife, por empresários do setor energético do Nordeste, a ideia naufraga.

Por mais que o Governo vacile e se mostre impotente para chegar aos autores ou autor do desastre ecológico, não há clima no parlamento para se debruçar sobre a problemática.

Também o tempo é exíguo, o ano legislativo já se evaporou. Falando numa TV sábado passado, o presidente Bolsonaro alertou que vem mais derrame de óleo em direção às paradisíacas praias do litoral nordestino.

Deve ter, certamente, relatórios confidenciais da Marinha e da Polícia Federal. O leão (Bolsonaro) que está doido para estraçalhar a hiena (o STF), só não convenceu que está no caminho certo para punir os criminosos pelo atentado ao Nordeste.

Jogou pesado – Na sua fala, ontem, aos empresários do setor energético do Nordeste, Rodrigo Maia contou que, numa reunião em que a pauta do etanol foi posta à mesa de negociação com o Governo, chegou a perder as estribeiras. Adiantou que, diante da insistência do representante do Governo em não ceder na redução da cota importada, ameaçou derrubar o decreto em plenário, no voto.

Primeiro-ministro – Já o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, foi enfático no papel cumprido por Maia e disse que se o sistema brasileiro fosse parlamentarista, o presidente da Câmara certamente estaria cumprindo muito bem o seu papel de primeiro-ministro. “O senhor é talhado para o diálogo num País em que assistimos a um processo de radicalização”, afirmou.

Silêncio – Maia não quis se manifestar sobre a prisão em segunda instância, julgamento a ser encerrado, amanhã, pelo STF. “Prefiro aguardar”, respondeu, secamente. Seu discurso foi extremamente equilibrado, fez a defesa das reformas administrativas e tributária e ainda deu uma cutucada em Eduardo Bolsonaro, defensor do AI-5, quando afirmou que não há clima no País para retrocesso.

Por que faltaram – Muita gente estranhou a ausência do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Júlio, ambos do PSB, ontem, no encontro do Fórum Energético do Nordeste, no Recife, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O primeiro alegou viagem inadiável a São Paulo e o segundo informou que não poderia abrir mão de um evento em Fortaleza.

Investida – Por incrível que possa parecer, o presidenciável Ciro Gomes trabalha para atrair para o PDT o passe da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, não confortável no PSDB. O problemão é que a tucana sem plumas virou arqui-inimiga de José e Wolney Queiroz, que controlam o PDT no Estado.

CAPACITAÇÃO – O presidente da Amupe, José Patriota (PSB), está convidando os prefeitos do Estado para o curso de capacitação com vistas às mudanças na legislação eleitoral para o pleito do ano que vem, no próximo dia 18. A inscrição pode ser feita num link disponibilizado no meu blog.

Perguntar não ofende: Por que o deputado Túlio Gadelha (PDT) nunca participa de eventos em favor do Estado em que a bancada federal adere 100%?

Coluna do blog Edmar Lyra 

Rodrigo Maia com discurso de candidato a presidente da República 

No exercício do sexto mandato como deputado federal, e no terceiro como presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia vem desempenhando um papel de fiador das reformas, sobretudo a da Previdência que para muitos foi creditada ao comandante da Câmara dos Deputados.

Maia vem adotando uma postura de fiador da pauta econômica, tentando se consolidar na condição de principal antagonista do presidente Jair Bolsonaro. Na visita ao Recife, Rodrigo Maia mais uma vez fez um discurso de candidato a presidente da República. O parlamentar aposta na perspectiva de tornar-se uma alternativa presidencial nas eleições de 2022, porém existem alguns obstáculos ao seu projeto.

O primeiro ponto é o de que Maia só tem até 2020 no cargo, a partir de janeiro de 2021 a Câmara dos Deputados terá um novo presidente, salvo na hipótese de ser apresentada uma PEC que garanta a reeleição do atual presidente da Câmara, o que não seria tarefa fácil. Portanto, Maia perderá o protagonismo que possui hoje, que não é pela sua figura, mas sim pela própria liturgia do cargo que garante uma presença permanente em evidência.

Além de tais fatores, é importante lembrar o desempenho eleitoral de Rodrigo Maia em seu estado, que diferentemente do presidente Jair Bolsonaro que figurava entre os mais votados, há duas eleições o presidente da Câmara dos Deputados se elegeu com votações muito pequenas, sobretudo em 2014 quando dependeu do quociente partidário para ter o mandato de federal. Maia precisa entender que por melhor presidente da Câmara dos Deputados que ele seja, ele está longe de ser um político com lastro eleitoral e social no Brasil, como acontece com Bolsonaro e aconteceu com Lula.

Recursos para Caruaru – Em entrevistas realizadas ao longo do ano, uma das perguntas mais recorrentes ao deputado estadual Delegado Erick Lessa era se ele destinaria verbas para Caruaru. A resposta foi dada no Diário Oficial do último sábado, 02, com a publicação de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia), beneficiando o município de Caruaru. A entidade atende gratuitamente a crianças com câncer e oferece apoio aos familiares. “Com o incremento de recursos, muitas vidas poderão ser salvas através dos serviços oferecidos por esta instituição tão atuante”, declarou o deputado Erick Lessa, sinalizando que destinará outras emendas para o município.

Encontro – O Recife sedia nesta terça-feira, o Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. Com o tema central Energia Sustentável e Acessível nas Capitais, o encontro tem o intuito de discutir o processo de transformação da matriz energética brasileira. Presidente para a América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o prefeito Geraldo Julio comanda o ato de Abertura do evento. O encontro do CB27 acontece paralelamente à realização da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas, evento preparatório para a COP 25, que acontece no Recife a partir da próxima quarta.

Reforço – Prefeitura de Olinda passa a contar com a advogada Izabel Urquiza como assessora especial de Desenvolvimento Econômico. Ela vem com a missão de ajudar o prefeito Professor Lupércio na atração de mais investimentos para o município e coordenar junto à Caixa Econômica Federal a execução dos financiamentos que a gestão  tem com o órgão. A posse, prestigiada por secretários e outras lideranças empresariais e políticas, aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Palácio dos Governadores.

Camaragibe – Foi bastante prestigiado o ato de filiação de Gustavo Matos ao MDB no Centro Debate, escritório político do senador Jarbas Vasconcelos. O chefe de gabinete do senador, Aristeu Plácido, veio de Brasília somente para prestigiar o ato.

Ato falho? – O secretário de Ciência e Tecnologia, e deputado estadual licenciado, Aluísio Lessa, discursou representando o governador Paulo Câmara no evento do setor sucroalcooleiro com Rodrigo Maia. Ao concluir seu discurso, Lessa afirmou que o governador Eduardo Campos havia mandado um abraço a Maia.

Filiação – Está marcado para a próxima segunda-feira o ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao MDB, na capital do São Francisco. Além do prefeito e do senador Fernando Bezerra Coelho, o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, confirmou presença.

Inocente quer saber – A oposição só tem Daniel Coelho e Mendonça Filho, seis vezes derrotados pela Frente Popular, para apresentar nas eleições de 2020 para prefeito do Recife?

Coluna do Blog Carlos Britto

O sequestros dos bens de Julio Lossio e os desdobramentos  de uma notícia que abalou a política em Petrolina

A notícia publicada por este Blog, nesta segunda (4), e depois replicada por vários canais de comunicação, caiu como uma bomba em Petrolina. Publicamos que a Justiça Federal sequestrou bens do ex-prefeito Julio Lossio e proibiu qualquer venda e movimentação financeira.

Através da 17ª Vara em Petrolina, a denúncia do Ministério Público Federal foi acatada e a ação criminal tornou réu o ex-prefeito Julio Lossio, os ex-secretários Julio Lossio Filho (o Tio Julinho), Patrício Valgueiro e uma dezena de pessoas envolvidas no chamado “Escândalo do São João do Vale” dos anos de 2012 e 2013.

A Justiça decidiu ainda sequestrar os bens móveis e imóveis dos envolvidos e determinou que sejam oficiados bancos e cartórios para proibir qualquer movimentação bancária ou de vendas de veículos ou imóveis até o limite dos montantes, que chegam até R$ 5.746.340.

Estão na lista ainda o ex-diretor de licitação, Mário Cavalcanti, Emerson Santos, Gutemberg Neto, Alvanilson Reis, Paulo Sérgio Salum, Antonio Santos Junior, Agnaldo Sampaio, Michel Medina Chen, Rogério Medeiros e Pedro Mota Silveira Neto.

A ação corre em parte em segredo de justiça, para preservar outras informações, e deve mostrar outros que não estão à tona.

Nas mídias sociais o caso virou o mais comentado e, rapidamente, integrantes de grupos políticos começaram a se acusar e se defender com a revelação. Por enquanto, apenas Lossio se pronunciou por meio de uma nota em suas redes sociais. O restante é só silêncio.

Filiados ao Avante

Os prefeitos dos municípios pernambucanos de Floresta e Terra Nova, respectivamente, Ricardo Ferraz e Aline Freire, agora fazem parte do partido Avante. Eles se filiaram ontem (4) e ambos são pré-candidatos à reeleição nas eleições de 2020. O ato de filiação foi acompanhado pelo deputado federal Sebastião Oliveira.

E agora, Valgueiro?

A decisão da Justiça Federal em tornar réu o ex-prefeito de petrolina, Julio Lossio, deve derrubar o discurso do líder da oposição na Casa Plínio Amorim, Paulo Valgueiro (MDB), que apostava suas fichas numa eventual candidatura de Lossio a prefeito em 2020. E agora, o que fará Valgueiro?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

ALFINETOU – O vereador governista Daniel Valadares (MDB) deu uma alfinetada de leve na gestão do prefeito Zé Coimbra (PSB). Durante sessão realizada nesta quinta-feira (31) na Câmara Municipal, ele lamentou a falta de atenção do Poder Executivo com a Casa Legislativa. Falando do Projeto Câmara nos Bairros, lembrou a importância da iniciativa, mas que apesar de ter sido emendada pelo Projeto de Lei nº 03/2018 na LDO, na prática as ações NÃO saem do papel. A gente sabe das dificuldades do governo municipal, mas a gente esperava um pouco mais de atenção a esta Casa. Foram 31 pedidos e um ou dois foram atendidos pelo governo municipal, a gente sabe que as dificuldades financeiras são grandes, mas tem escolher ações e prioridades, a Câmara deveria ter sido atendida das 31 solicitações em mais de um ou duas, mas já foi explicado o papel dessa Casa, o papel da execução, cabe ao governo municipal se tiver condição financeira e BOA VONTADE.”

……………………………………………………………

COMEMOROU – Foi realizada na manhã desta quinta-feira (31/10) uma comemoração alusiva aos 39 anos do Centro Hospitalar Dr. José Evóide de Moura – CHDJEM.  As comemorações contaram com o corte do bolo e com a música tocada pelo violinista Rubem Pereira, que de maneira altruísta levou a sua arte ao centro médico. Estiveram presentes a diretora da Casa de Saúde, Márcia Moura, o médico Edson Moura, a médica Michelle Moura, o médico João Véras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários.

……………………………………………………..

Resultado de imagem para vereador rubinho do são joãoREPUDIOU A COMPESA – A falta de água nas torneiras nas casas de milhares de afogadenses foi questionada mais uma vez na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira. Durante sessão realizada na tarde desta quinta-feira (31), o vereador Rubinho do São João (Patriota) chamou atenção para o problema do abastecimento de água nos bairros da cidade, que depende da Estação de Tratamento, a qual tem a responsabilidade da Compesa e repudiou na a Companhia Pernambucana de de saneamento. Além de Rubinho, os vereadores Sargento Argemiro (Patriota), Wellington Jk (Patriota) e Daniel Valadares (MDB) questionaram.

………………………………………….

Resultado de imagem para vereador wellington jkCOBROU – O vereador Wellington JK (Patriota) cobrou do governo municipal a abertura dos banheiros públicos, instalados na Praça de Alimentação, localizada na Praça Prefeito Miguel de Campos Góes. O parlamentar questionou o fato de o local ser aberto somente a partir das 17h. “Se é um local público deve ser aberto durante todo dia e noite, então porque abrir somente depois das cinco horas da tarde?”, indagou. A queixa não parte somente do vereador, mas de muitas pessoas da cidade que até já utilizaram os meios de comunicação para reivindicarem. Com a palavra, a prefeitura municipal!

………………………………………………

Resultado de imagem para romero moraes conselheiro tutelarROMERO 2020 – O Conselheiro Tutelar Romero Moraes vai mesmo disputar uma vaga na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira. Romero não tentou a recondução do cargo já se preparando para encarar o novo desafio. O jovem ainda não se filiou a nenhuma legenda, mas a convite vem participando de algumas reuniões partidárias. Moraes é responsável pelo blog Mais Pajeú e de algumas equipes esportivas de modalidades diferentes.

………………………………………………

Resultado de imagem para partido republicanosREPUBLICANOS – O empresário João Batista Bento assumiu a presidência da Comissão Provisória Municipal do Republicanos em Brejinho. A agremiação vem experimentando significativa reestruturação no estado, visando a eleição do próximo ano. Nesse contexto estão sendo articuladas candidaturas à Câmara de Vereadores. Outro que está filiado ao partido é o empresário Gilson Bento, pré-candidato a prefeito e que já vem trabalhando seu projeto buscando adesões de lideranças políticas e comunitárias. No estado, a sigla está sob o comando do deputado federal Sílvio Costa Filho.

………………………………………….

BOLIVIANO NA DISPUTA – Em Belo Jardim um médico boliviano colocou o nome na disputa pela prefeitura municipal e já está em campo trabalhando para as eleições municipais do próximo ano. Leonel Pimenteira ainda não está filiado a nenhum partido, mas está disposto a ir para o embate contra as grandes forças políticas do município. Pimenteira não conta no momento com o apoio de nenhum político da cidade, mas acredita que o crescimento de sua pré-candidatura pode atrair lideranças diversas para o seu projeto…

……………………………………………….

Resultado de imagem para helio dos terrenos belo jardimREJEIÇÃO – Por falar em Belo Jardim, o prefeito Hélio dos Terrenos (PTB) mesmo cambaleando na gestão, assolado por uma rejeição tremenda, questionamentos diversos, críticas e denúncias,, já declarou que vai tentar a reeleição. Nas urnas, o atual Chefe do Executivo enfrentará dois candidatos competitivos: Gilvandro Estrela (PV) e Isabele Mendonça (PSB), esta última é esposa do ex-prefeito João Mendonça e vem muito bem nas pesquisas de intenção de voto. Outras pré–candidaturas devem surgir, mas sem possibilidades de acirramento.

………………………………………………..

PAJEÚ 60 ANOS – A programação dos 60 anos da Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão Pernambucano foi concluída nesta quinta-feira com a entrega do Espaço Maria Dapaz no Museu do Rádio, onde nasceu a emissora. O público lotou o espaço para acompanhar com muita emoção a exibição do documentário “Princesinha da Ingazeira”, com Produção, pesquisa e seleção de imagens: Jocelyne Aymon, Direção e roteiro de Cervantes Sobrinho e Edição, montagem e tratamento de som de Sérgio Sachs.

Coluna do Finfa

Custódia – Aconteceu mais uma ação do Projeto da Consciência Negra na EREM Quilombola, para todos os professores quem leciona nas Escolas localizadas em área Quilombola, uma realização da Secretaria Municipal de Educação. Foram abordadas a história da África, as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Escolar Quilombola de Custódia, Proposta Pedagógica da EREM Quilombola e finalizamos com salas temáticas, onde as professoras das eletivas apresentaram os temas que estamos trabalhando neste semestre de 2019 com os nossos educandos, disse a secretária de educação, Margarida Lacerda.

Participou – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, participou ontem (04), em Brasília, da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na pauta, o pagamento dos recursos da cessão onerosa, o julgamento dos royalties no Supremo Tribunal Federal (STF) e um novo Marco Regulatório do Saneamento.

Agenda – O governador Paulo Câmara, participa nesta terça-feira, 05 de novembro, às 9 horas, de uma reunião com o presidente da Ambev no Brasil, Jean Jereissatti, em São Paulo/SP.

Mutirão Itapetim – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve reunido com a Secretária Municipal de Saúde, Jussara Araújo, onde programaram a agenda do ‘Novembro Azul’.No dia 15 haverá o Mutirão Dia D dos Homens. Vão acontecer palestras e consultas com urologista, oftalmologista, ultrassonografia, além de atendimentos com nutricionista, dentista, testes rápidos de DSTs, aferição de pressão arterial e barracas educativas.
As inscrições para as consultas com urologista acontecerão até o dia 08, das 07h às 13h, na Secretaria de Saúde.

 

Você sabia –

Que no ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF , na região do Pajeú, os cinco primeiro melhores classificados foram: Quixaba, a cidade do Pajeú que se saiu melhor no índice 0.6348, seguida por Serra Talhada, Brejinho, Itapetim e Ingazeira. quarta posição no Estado e na posição 1107 no ranking nacional. O pior índice do Pajeú ficou com a cidade de Calumbi, que se soma a Santa Terezinha e Tabira como os piores em gestão fiscal na região.

Em Brasília – O deputado estadual Diogo Moraes (foto), como membro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou ontem (04), de reuniões na sede da entidade. “Estamos fazendo a compilação dos projetos elencados nos seminários regionais promovidos pela instituição neste ano, incluindo Pernambuco. Nesse encontro, reunindo informações, será possível produzir um documento único com as ideias de parlamentares e população de todo Brasil”, disse o deputado.

Frase – “A política deixou de ser um instrumento de esperança das pessoas e temos que recuperar o prestígio e confiança que a sociedade perdeu na política. Independente de posição, como cada um pensa, o importante que o parlamento, que é a casa da sociedade, é casa do dialogo”. (Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Mais, sobre a importância da recuperação da credibilidade da política junto à sociedade brasileira)

Encontro preparatório – O PSB de Pernambuco realiza, nesta terça-feira (05), o terceiro encontro Prosa Política – Eleições 2020, que tem o objetivo de preparar os seus pré-candidatos para o próximo pleito. O evento será na cidade de Garanhuns, a partir das 17h, reunindo representantes do Agreste Meridional. A atividade acontece na sede da Codeam. O encontro será realizado em todas as regiões do Estado nos próximos meses. Na atividade, serão discutidos os temas A regularização dos órgãos partidários municipais, com a assessora partidária Patrícia Gomes, e Regras para as Eleições Municipais, com a especialista em Direito Eleitoral, Diana Câmara. Na ocasião, serão abordamos aspectos eleitoras como limites de gastos de campanha, do autofinanciamento e de candidaturas avulsas. Outro assunto de destaque é sobre o fim das coligações para cargos proporcionais, que deverão promover nova arrumação nas eleições do próximo ano.

Ficha abandonada  – Conhecido pela liderança que exerce nos bairros do Recife de San Martin, Afogados, Mangueira e adjacências, o suplente de vereador Fábio Gomes é o mais novo filiado do PSB. A sua ficha foi abonada nesta segunda-feira (04) pelo presidente estadual da sigla, Sileno Guedes. O evento reuniu o deputado federal João Campos, o deputado estadual Francismar Pontes, o vereador Felipe Francismar e Rodrigo Farias, chefe de gabinete do prefeito Geraldo Júlio.

Perguntar não ofende – Tem mais algum vice-prefeito que vai seguir o exemplo do da cidade de Brejinho?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *