Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

* * * Giro pelos Blog’S * * * (o6.11.2019)

Aprovado, Izaías pode eleger sucessor

Em tempos tão bicudos, prefeito bem avaliado é coisa raríssima neste Nordeste de desigualdades sociais gritantes. Garanhuns, um dos cartões postais do turismo, foge à regra. Ali, o trabalhista Izaías Régis, fechando a segunda gestão, tem incríveis 76% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto Opinião.

Pelo levantamento, o vice-prefeito Haroldo Vicente (PTB), candidato apoiado pelo prefeito, já desponta em segundo lugar, com 16,3% das intenções de voto ante 22,7% do socialista Sivaldo Albino, das forças governistas no Estado lideradas pelo governador Paulo Câmara.

Transferir voto é uma barreira quase intransponível em colégios eleitorais urbanos como Garanhuns, mas a história mostra que prefeitos com avaliação positiva acima de 60% dificilmente deixam de emplacar seus sucessores. Se o julgamento em Garanhuns se der pelo Governo Izaías, Haroldo já pode preparar a beca da posse.

Delegado sai candidato – Picado pela mosca azul, o delegado Israel Rubis, transferido da Regional de Arcoverde para Vitória de Santo Antão, é candidatíssimo a prefeito da chamada porta do Sertão, pelo PP, do deputado Eduardo da Fonte. O respaldo vem do povo, que foi às ruas protestar contra a sua transferência, em ato baixado pelo governador Paulo Câmara. Mais um que troca a polícia pela política.

Poderoso – O deputado Alberto Feitosa (SD) não entendeu a ausência do governador e do prefeito do Recife na homenagem do Fórum Nordeste, na última segunda-feira, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia manda, hoje, no País, por ele passa a pauta das reformas e dos altos interesses do Brasil, e, particularmente, do Nordeste”, desabafou, em tom de lamento.

Precavido – Por falar no sucesso da homenagem a Rodrigo Maia, que atraiu a Pernambuco representantes de todos os Estados nordestinos produtores de açúcar e álcool, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), estava de malas prontas para vir ao Recife, mas desistiu quando soube que Paulo Câmara não estaria presente. Na verdade, evitou roubar a cena.

Festejado – O PSB promoveu seminário sobre as eleições municipais, ontem, em Garanhuns, coincidentemente, no mesmo dia em que o meu blog postou a pesquisa do Opinião apontando o pré-candidato do partido, Sivaldo Albino, na frente. Acabou sendo festejadíssimo pela cúpula estadual.

João do Recife – O deputado Renildo Calheiros (PCdoB) acha que João Paulo, pré-candidato comunista em Olinda, só apareceu com 5% na pesquisa do Opinião, porque o eleitorado ainda não o associa o nome João Paulo ao ex-prefeito do Recife. “Quando isso estiver claro, ele dispara”, aposta.

GOVERNADORES – O derramamento de óleo cru nas praias do Nordeste entra na pauta do encontro de hoje dos nove governadores da região no Recife. Eles chegam ao Estado pela manhã, participam da Conferência do Clima e depois fazem mais uma reunião do Consórcio Regional.

Perguntar não ofende: O Nordeste teve algum motivo para celebrar, ontem, com sessão plenária na Câmara, o Dia dos Nordestinos?

   Coluna do blog Edmar Lyra

 

O possível fato novo da eleição do Recife 

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, há uma série de articulações com vistas ao comando da capital pernambucana. No bojo da discussão, avança a possibilidade de uma aliança entre o PT e o MDB na disputa pela prefeitura do Recife.

A tese de candidatura própria vem ganhando força no PT nacional, uma vez que o partido possui um grupo de deputados advogando pela tese de candidatura própria em diversas cidades, sobretudo no Recife, onde o partido desde 1985 lançou candidaturas próprias.

Neste contexto, segundo informações da capital federal, o MDB que já foi aliado do PT na disputa pelo Senado em 2018, poderia ofertar seu importante tempo de televisão no processo eleitoral a um projeto que poderia ser encabeçado por qualquer um dos partidos. Caso avance a articulação, dois partidos que são importantes pilares de sustentação da Frente Popular rompendo com o PSB para apresentar uma candidatura competitiva, poderá se configurar não só no fato novo da eleição como principalmente apresentar um projeto com reais chances de lograr êxito.

Petistas apostam na força do lulismo para recuperar algumas capitais do Nordeste, e Recife pelo protagonismo que possui na região e principalmente pela força eleitoral do partido, poderá avançar um projeto conjunto com o MDB de Pernambuco que daria uma significativa partida à candidatura que for apresentada em 2020.

Multa – Os usuários do Sistema Público de Transporte coletivo do Recife que não respeitarem o assento reservado, devidamente identificado, a idoso, gestantes, pessoa com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo, que se recusarem a ceder lugar poderão ser multadas. É o que diz a Lei 18.656/2019, de autoria da vereadora Missionária Michele Collins (PP), que foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio.

Itapissuma – Vereador mais votado de 2016, o atual presidente da Câmara, GG de Zé Antônio (PSDB) vem se destacando à frente daquele Poder Legislativo, bem como é um importante pilar de sustentação para a gestão do prefeito Zé de Irmã Teca, que irá para a reeleição em 2020.

Caetés –  O vereador Irmão Naldinho (PTC) virou motivo de piada. Ele anunciou o rompimento com o prefeito Armando Duarte (PTB) e desembarcou na oposição. Participou de eventos e encontros com o grupo adversário ao prefeito, mas uma semana depois, voltou pra o grupo do gestor. A pergunta que ganhou as ruas: em quantos dias ele muda de ideia de novo?

Candidato – Presidente da Câmara Municipal de Araripina, o vereador Evilasio Mateus, ligado aos Coelho de Petrolina, começa a cumprir agenda junto com os vereadores de situação sem a presença do atual prefeito. Todos os vereadores já estão evitando andar com o prefeito Raimundo Pimentel pra não respingar a grande rejeição do gestor que já se sente rifado pelo próprio grupo.

Clima – O governador Paulo Câmara marca presença na abertura da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), que será sediada em Pernambuco e começa nesta quarta-feira (06), no Bairro do Recife. A iniciativa tem como objetivo promover um debate nacional e apontar soluções para o cumprimento do Acordo de Paris, e reunirá ONGs, comunidade científica, movimentos sociais, governos e os setores privado e público brasileiros. Serão três dias de diálogo e mais de 50 painéis e atividades em nove diferentes espaços.

RÁPIDAS

Capoeiras – Em Capoeiras crescem os rumores de uma aliança branca entre o ex-prefeito Carlos Batata (Avante) e a prefeita Neide Reino (PSB). Pelo acordo, Batata seria candidato só pra tirar votos do também ex-prefeito Dudu (PL). Em 2012 o plano deu certo e os 600 votos de Batata tiraram a reeleição de Dudu.

Sem rumo – Prestes a concluir o prazo determinado pela Justiça, a prefeita interina de Camaragibe, Nadegi Queiroz poderá deixar a prefeitura em dezembro sem criar uma identidade da sua gestão, que continua com todos os mesmos problemas da gestão anterior.

 

Coluna do Finfa

Seminário – Vai acontecer na próxima sexta-feira (08), na cidade de Triunfo-PE, o XIII Seminário ‘Bora Pernambucar Turismo de Canto a Canto’, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo. O Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novais, estará presente, e todos os secretários de turismo das cidades do Sertão do Pajeú. O evento será no SESC Triunfo, a partir das 8:30 horas.

Workshoop -Na próxima sexta-feira (08), vai acontecer na cidade de Salgueiro-PE, a primeira edição no Sertão Central, do Workshop DIALOGANDO em torno do AUTISMO: na família, na clínica e na escola, surge da necessidade de sensibilizar e informar a sociedade acerca desta patologia tão reprimida, ocultada e eminente. Afinal, cada vez mais nos vemos rodeados por seres humanos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que sem qualquer culpa ou possibilidade de escolha, são constantemente olhados de lado e postos num patamar de inferioridade. E porquê? Se são pessoas com os mesmos direitos que nós e tão humanas quanto nós? O evento será no Auditório Salgueiro Plaza Hotel. Inscrições (81) 99958.1615 ou (87) 99198.9795.

 

1º Lugar – O Programa ‘Criança Feliz’ de Iguaracy, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social se tornou referência no Brasil, a partir de uma seleção de experiências exitosas realizada pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano – SNPDH, conseguiu o 1º lugar nacional em Planejamento e execução da Visita Domiciliar do referido programa. “Estou muito feliz com essa conquista, que demonstra que estamos no caminho certo, onde aproveito para parabenizar a Secretária Juliany Rabelo e toda equipe do Programa”, disse o prefeito Zeinha Torres.

Com aumento – Informações chegadas ao blog, confirmam que o próximo repasse do FPM da próxima sexta-feira (08), chega com um aumento considerado, além do ICMS desta quarta-feira. Procede?

Agenda – O governador Paulo Câmara participa hoje às 8:30 horas, da Cerimônia de abertura da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, no Arcádia Paço Alfândega, em Recife, às 14 horas tem reunião com governadores integrantes do Consórcio Nordeste, no Palácio do Campo das Princesas.

Entregou – O Governo Municipal de São José do Egito, através da Secretaria de Educação, entregou na última segunda-feira mais uma biblioteca, quem foi contemplada foi a a EMEI Maria do Carmo da Conceição, no distrito de Riacho do Meio, recebeu cerca de 400 exemplares, para facilitar a aprendizagem dos seus alunos. A iniciativa faz parte do programa biblioteca ativa da Secretaria Municipal de Educação, que tem o objetivo de reestruturar todas as bibliotecas da rede municipal de ensino.

Inaugura –

O prefeito de Custódia-PE, Emmanuel Fernandes (Manuca), estará inaugurando a reforma, ampliação e climatização da Escola Manoel Leandro de Morais, no Distrito de Maravilha, às 16 horas, que contará com as presenças da vice-prefeita, vereadores, servidores municipais e a sociedade civil.

Disse –

“Eles estão constituindo outro partido. Então, seria muito mais confortável para ele, que já está na construção desse novo partido, deixar que o PSL começasse a articular suas eleições para 2020. Eu acho que seria muito bom para Flávio, Eduardo e muito bom para o PSL”. (Presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, em entrevista ao programa Em Foco, da GloboNews)

Coluna do Blog de Carlos Britto

Gabriel Menezes na contramão

A cena política começou movimentada esta semana em Petrolina. O inferno astral do ex-prefeito Julio Lossio (PSD) parece que é a bola da vez para se comentar. Após se tornar réu pela 17ª Vara Federal, que acatou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por conta de fraude em licitações dos festejos juninos da cidade, agora é a vez do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

As contas da prefeitura relativas ao exercício de 2016, último ano de Lossio à frente do Executivo Municipal foram rejeitadas pelo tribunal.

O estranho foi o vereador Gabriel Menezes (PSL) sair em defesa de Lossio, criticando como se comportou a imprensa nas divulgações de casos relativos ao senador Fernando Bezerra e do ex-prefeito. Até um tempo atrás, Gabriel soltava os maiores impropérios contra o ex-aliado, mas agora mede o humor da imprensa em favor dele.

Gabriel tem direito ao questionamento, mas não se viu qualquer voz indignada de sua parte quanto à decisão da Justiça, calçada em fatos cabeludos e denúncias gravíssimas, de irregularidades com o dinheiro público no chamado “Escândalo do São João do Vale”. Aliás Gabriel era locutor dos eventos.

Desse vereador não se ouviu uma palavra de apoio as investigações, um aplauso sobre o descoberto com o mal feito com o dinheiro do povo, um aplauso a Justiça que agiu em defesa da população. Só a média política.

Isenção e independência, quem tem, tem de verdade e isso vale quando é para todos. Não pode ser comemorada quando é contra nosso adversário e causar indignação quando atinge nosso time.

Gabriel erra na dose nessa defesa. Foi bem na última eleição, quando teve uma votação surpreendente para um iniciante solitário. Não deveria colocar o seu capital político em julgamentos desprovidos de uma avaliação mais madura e isenta. Mas a política é sempre capaz de nos surpreender.

Oposição articulada em Cabrobó

Cerca de dez nomes da oposição já se articulam com vistas à Prefeitura de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco. Pelo menos foi o que disse o presidente da Câmara de vereadores, Dim Saraiva, um dos postulantes à cadeira de prefeito. Na última sessão da Câmara Municipal, Dim afirmou que a escolha do nome para representar a oposição será feita através de quatro pesquisas de opinião.

Deixou pra amanhã

O líder da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim, vereador Paulo Valgueiro (MDB), preferiu economizar ontem (5) seu discurso sobre a decisão da Justiça Federal em tornar o ex-prefeito Julio Lossio (PSD) réu por conta de denúncias do MPF referentes a irregularidades no São João de Petrolina. Mas na sessão desta quinta (7) Valgueiro prometeu que irá se pronunciar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *