Gordo Construções
ProntoMaisLab

Sertão Online
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Dr. Diego Aragão
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

* * * * * * Giro pelos BloG’S (o7.11.2019) * * * *

Blog Magno Martins Coluna

Instabilidade política frustra leilão

A frustração do leilão do pré-sal, ontem, no Rio, resultando em 50% a menos do que previa o Governo em faturamento, me fez lembrar um velho ditado que ouvia do meu avô no Interior: nunca conte com o ovo no cu da galinha. O Governo Bolsonaro criou uma grande e tenebrosa expectativa no País.

Faltando mais de seis meses ainda para a realização do leilão, propagou que todos os lotes das camadas de pré-sal seriam disputados de forma arrenhida pelas empresas de exploração de petróleo no País e no Exterior. Petrobras, governadores e prefeitos já estavam com o ovo da galinha na barriga, tamanha a ansiedade da equipe econômica em criar um ambiente promissor de investimentos.

Não me ative atentamente as explicações de especialistas para o desapontamento, mas entendo que a falta de segurança jurídica e a instabilidade política que vive, hoje, o Brasil, afugentaram os principais investidores do leilão.

Brasil empobreceu mais – Um estudo divulgado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 25,3% da população brasileira se encontrava abaixo da linha da pobreza. Isso significa que um em cada quatro brasileiros viveu com menos de R$ 420 por mês ao longo do ano – menos da metade do salário mínimo vigente na época, que era de R$ 954. Que miserê!

Dialeto grego – O prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), e o ex-senador Armando Monteiro Neto, aliado histórico no município, não falam a mesma linguagem quando tratam da escolha do candidato do grupo a prefeito. Régis já se definiu pelo vice Haroldo Vicente, enquanto Armando acha o ex-prefeito Silvino Duarte muito mais competitivo para enfrentar Sivaldo Albino (PSB).

Metrorec – A bancada federal pediu ao presidente Jair Bolsonaro que reveja o ato de nomeação da presidente do Metrorec, Renata Peti, apadrinhada pelo deputado Eduardo da Fonte (PP). O descontentamento se dá pelo fato de Da Fonte não ter votado a favor da reforma da Previdência e emplacado o maior orçamento do segundo escalão federal no Estado.

Debandou – Aos poucos, a deputada Marília Arraes, pré-candidata do PT à prefeita do Recife, vai conquistando o apoio de aliados do senador Humberto Costa, contrário a sua postulação. O mais novo entusiasta da sua candidatura é o deputado Carlos Veras, com base eleitoral no Sertão.

Noivo cobiçado – Fortíssimo na disputa pela Prefeitura de São Lourenço da Mata, o vice-prefeito Gabriel Neto, sem definição partidária, se afastou dos Ferreira e está sendo cortejado por muitos caciques de legendas no Estado. É o nome mais forte para impedir a reeleição de BrunoPereira (PTB).

VAI DE HENRY – O presidente da executiva nacional do MDB, Baleia Rossi, é, hoje, o maior entusiasta da candidatura do deputado Raul Henry a prefeito do Recife. Deve fazer uma sinalização de público nesse sentido na filiação do prefeito Miguel Coelho, em Petrolina, na próxima segunda-feira.

Perguntar não ofende: Faltou confiança no Brasil pelos investidores estrangeiros no frustrante leilão das camadas do pré-sal?

. . . .  Coluna do Finfa…..

Falta de respeito – Que o problema da falta de água em Afogados da Ingazeira, parece que virou historinha de quadrinhos. A população clama, a imprensa denuncia, e ontem (06) Gileno Gomes, Gerente Regional, disse que não poderia haver uma resposta. Que só falaria com autorização da Assessoria de Comunicação. Quando a Diretoria Geral que trabalha no Bairro de Santo Amaro no Recife, vai se pronunciar? É um absurdo a falta de respeito com os seus consumidores. Com a palavra O Governo do Estado!

Frase – “É certo que nós erramos e temos que pagar por isso, mas alguém tem que tomar uma providência pra diminuir a quantidade de presos, porque não sai ninguém, só entra. Alguém tem que tomar uma solução”. (Um preso da Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira, se pronunciando em carta sobre a super lotação)

Participou –

O prefeito da Ingazeira, Lino Morais, participou ontem (06), da abertura do Novembro Azul, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da UBS II- Santa Rosa, com participação do Fisioterapeuta do NASF, foram realizadas diversas atividades: Palestra sobre o Câncer de Próstata; Ventosa; Acupuntura; Elétrodos; Atendimento com a Manicure; Realização de Testes Rápido; Entrega de Brindes; Atendimentos com os Profissionais da Equipe; além de terem servido um lanche.

Realiza – A Superintendência do Trabalho de Pernambuco, realiza hoje (07), no Recife, Igarassu e Ipojuca e amanhã (08) Jaboatão dos Guararapes e Olinda, DIA D DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E REABILITADA. Mais de 140 empresas, oferecendo mais de 700 cargos exclusivamente para pessoas com deficiência e reabilitadas, inclusive para aprendiz. Vamos bater o recorde de 2018, que 250 contratações de pessoas com deficiência e reabilitadas no DIA D, disse o Superintendente Geovane Freitas.

Agenda – O governador Paulo Câmara, participa nesta quinta-feira (07), às 8 horas, da Solenidade de passagem de Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – Avenida João de Barros, 399 – Boa Vista, Recife, às 9 horas, participa da 91ª Reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, no Palácio do Campo das Princesas – Praça da República.

Visitou – O pré-candidato a prefeito de Gravatá-PE, Júnior Darita, esteve ontem (06), acompanhado de amigos, fazendo uma visita ao prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque. Darita em conversa com este blogueiro afirmou que esteve visitando diversos órgãos municipais e obras da gestão Duque. “Precisava conhecer uma gestão premiada, como esta de Serra Talhada”, finalizou Darita.

Vai realizar – Dia 25 de Novembro é o dia do enfrentamento a não-violência contra a mulher. Por isso próximo dia 26 de novembro, haverá a segunda formação da rede de combate a violência contra a mulher na cidade São José do Egito. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação das 09h as 16h, será distribuído material didático e certificado de 6 horas. Qualquer pessoa pode e dever participar, mais é preciso fazer a inscrição presencial na diretoria da mulher no prédio da Secretaria de Assistência Social ou pelo zap (87) 9.9933.3516

Perguntar não ofende – Quando o Ministério Público vai resolver o problema da super lotação da Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira?

Coluna do Blog Carlos Britto

A PEC dos municípios e a farra com o dinheiro público

O Governo Bolsonaro está longe de ser uma unanimidade. Pelo contrário. Mas não se pode deixar de observar decisões como Proposta de Emenda à Constituição (PEC), anunciada esta semana pelo ministro da Economia Paulo Guedes, dentro do novo Pacto Federativo. Pela proposta, municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes seriam extintos, sendo obrigados a se fundirem com municípios vizinhos.

Nesse contexto, pegando pelo Sertão, Ingazeira e Itacuruba desapareciam do mapa. Ontem (6), no Programa Carlos Britto, na Rural FM, o assunto repercutiu em Petrolina.

O líder comunitário de Izacolândia, Júlio César Monteiro, defende a PEC do governo federal, mas argumenta que o distrito já tem 12 mil habitantes e, portanto, estaria livre e ainda poderia sonhar em se transformar em município. Outro emancipacionista, o atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, também assegura que Rajada também está bem acima desse mínimo estipulado pelo governo.

Já o deputado federal Fernando Filho ressaltou que este será um tema suscetível a um intenso debate no Congresso Nacional. Portanto, segundo o parlamentar, não é de uma hora para outra que entraria em vigor.

Seja como for, a PEC iria acabar com uma verdadeira farra feita com o dinheiro público, promovida por prefeitos e vereadores de municípios pequenos. Pelo menos em tese. É aguardar.

Detonou Clebel

Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, o vereador Veronaldo Gonçalves (PSB) detonou o prefeito Clebel Cordeiro (MDB). “Uma vergonha no Dia de Finados o cemitério de Umã todo no escuro. Quase três meses que o posto de saúde do Divino não tem médico. Pergunto: cadê os banheiros públicos do Sítio Santana? ontem estive lá, fazendo uma visita, e os moradores me disseram que ‘queriam ver ação’”, disparou o vereador, na sessão de ontem (6).

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para COLUNA POLITICAMUDANÇA DE PARTIDO – Próximo ano haverá eleição municipal. Na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, parlamentares já se movimentam diante da necessidade de trocar de partidos. Com o fim das coligações proporcionais, vereadores fazem as contas para ver as condições mais adequadas para buscarem a reeleição. A janela partidária que permite a troca de legendas só deve ser aberta em abril de 2020, mas as negociações já começaram: Augusto Martins irá trocar o PL pelo Patriota, Cancão, o Psol pelo Patriota, Zé Negão, o PTB pelo Podemos e o novato Rivelton Santos deve trocar a REDE pelo PSB. Ainda existe uma grande possibilidade de Igor Mariano trocar o PSD pelo Patriota. Por enquanto nada é oficial.

……………………………………….

TAMANDARÉ – Em Tamandaré, Isaias Marques, Carrapicho (PDT) disse ao Repórter do Pajeú, Itamar França que concorrerá novamente a prefeitura. Em 2016, ele disputou contra Sérgio Hacker (PSB), que venceu a eleição com uma frente significativa. Para 2020, o candidato oposicionista contará com o apoio do atual vice-prefeito Mundinho (PSB), que está rompido politicamente com o prefeito. Devido ao desgaste do prefeito, a eleição promete ser acirrada!

………………………………………………..

ARARIPINA – Em Araripina o médico e pré-candidato a prefeito Aluizio Coelho (PP) vem trabalhando maciçamente para viabilizar seu nome dentro do grupo de oposição. O médico tem uma grande tarefa pela frente que é apresentar melhores condições para a escolha do candidato oposicionista. Além do médico, o empresário Tião do Gesso (Solidariedade) também pleiteia encabeçar chapa.  Uma pesquisa definirá a composição da chapa. Quem tiver melhor desempenho nos números encabeçará a chapa. O segundo colocado será o candidato a vice.

…………………………………………………..

SAINDO O PSB – O ex-vice-prefeito de Belo Jardim, Luiz Carlos pode deixar o Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda pela qual disputou a prefeitura nas eleições municipais de 2016. Fiel aliado do ex-prefeito João Mendonça, Luiz Carlos é um dos nomes cotados para compor a chapa do grupo Mendonça na condição de vice. Nesse caso, a ex-primeira dama Isabele Mendonça (PSB), esposa de João Mendonça encabeçaria a chapa. Não se sabe os reais motivos da eventual saída do ex vice-prefeito do partido do governador. Por enquanto nada é oficial, apenas informações de fontes fidedignas ao blog do Itamar França.

…………………………………………………..

TABIRA – O policial militar Júnior Ferreira, pré-candidato ao legislativo de Tabira esteve em Recife com o deputado estadual Joel da Harpa (PROS) tratando de demandas para o município de Tabira. Júnior comemora o compromisso assumido pelo parlamentar que garantiu uma indicação de emenda para a pasta da saúde, especificamente destinada uma nova AMBULÂNCIA que auxiliará a população a ter uma melhor qualidade de vida na agilidade dos atendimentos que precisem de deslocamentos fora da unidade hospitalar. 

…………………………………………………

IBIMIRIM – A menos de um ano do pleito municipal, a ex-vereadora Rozanea Rodrigues, Fofa (PSD) que concorreu a prefeitura pela oposição em 2016, poderá colocar o nome na disputa novamente. Fofa havia retirado o nome do processo de discussão, mas depois de alguns incentivos políticos resolveu repensar. No pleito de 2016, Fofa enfrentou o prefeito Adauto do Budegão (PP) que disputava a reeleição com uma administração bem avaliada. Ainda assim, Fofa obteve uma votação expressiva 43.59%, ou seja, 6.527 VOTOS. Algumas lideranças locais já defendem o nome da ex-vereadora para encabeçar novamente a chapa oposicionista.

………………………………………………

BELO JARDIM – Informações que chegam a nossa redação é que em Belo Jardim, o odontólogo Dr. Maneco e o vereador Gilvandro Estrela (PV) estão sendo escanteados do grupo do ex-deputado Mendonça Filho (DEM). Apesar de já terem definido o nome de Estrela para a disputar a prefeitura em 2020, há quem desconfie de que no frigir dos ovos outro candidato ou candidata possa surgir do nada e tomar o lugar de Gilvandro na cabeça da chapa…

…………………………………………………..

NO PV – O advogado Willian Terto ficará no comando do Partido Verde (PV) no município de Triunfo. A informação é do próprio presidente estadual da legenda, Jorge Carreiro. Terto disputou a prefeitura de Triunfo em 2016 pela oposição. Sobre o pleito eleitoral do próximo ano, ele (Terto) ainda não se manifestou sua posição. Pelo menos até o momento, a oposição no município de Triunfo conta apenas com a pré-candidatura do vereador Nego Rico (PROS).

…………………………………………………..

TRIUNFO –  Por falar em Nego Rico, não deu casamento entre ele e o Republicano de Sílvio Costa Filho (antigo Partido Republicano Brasileiro – PRB). Nego havia flertado a sigla, chegando inclusive a conversar com Silvinho, mas por este ser ligado ao prefeito João Batista Rodrigues (PL), ficou arisco e resolveu ir por outro caminho… Nego acabou desistindo de ingressar na agremiação partidária. Convidado por alguns partidos, o vereador analisa qual o que mais se identifica com o seu projeto político para uma tomada de decisão.

……………………………………………………….

INAJÁ – O vereador Fernando Timóteo (Podemos) continua firme com sua pré-candidatura a prefeitura de Inajá. O parlamentar deixou o Parido Liberal (PL) legenda pela qual foi eleito em 2016 e se filiou ao Podemos a convite do deputado federal e presidente estadual, Ricardo Teobaldo. Outra tomada de decisão impactante de Fernando foi o rompimento político com o prefeito Adilson Timóteo (PL). Se mantiver a candidatura, Fernando irá para um enfrentamento contra as duas forças políticas do município: o grupo do ex-prefeito Leonardo Martins (PSB) e o grupo do ex-prefeito Airon Timóteo, de quem é primo de primeiro grau.

……………………………………………..

É SÓ LERO! – É zero a possibilidade do Governo Federal a possibilidade aprovar a proposta que diminuiu o número de municípios no País com menos de 5 mil habitantes. Isso só vai criar uma grande confusão com muitas vertentes. É tudo babado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *