**************Giro pelos Blog`S=====(o3.o1.2020)****

Blog Magno Martins

Um presidente sem candidatos 

O ano eleitoral municipal se abre com um cenário inusitado: pela primeira vez um chefe da nação se encontra sem um único candidato preferencial nas capitais e nos colégios acima de 200 mil eleitores. Diferente dos antecessores no Planalto, Bolsonaro perdeu o partido pelo qual se elegeu, o PSL, inventou de criar uma legenda em ano eleitoral e está mais perdido do que cego em tiroteio.

Quem é seu candidato em São Paulo, maior colégio eleitoral do País? Ninguém sabe. O mesmo ocorre no Rio, Belo Horizonte em capitais recheadas de eleitores no Nordeste, como Salvador, Fortaleza e Recife. Na capital pernambucana, aliás, ninguém se arvora no direito de se apresentar como bolsonarista ou abraçar as causas conservadoras do presidente.

Até junho, prazo do calendário eleitoral fechado para as convenções partidárias, o presidente terá que arranjar um candidato para chamar de meu, não apenas no Recife, mas em todas as capitais.

O nome recifense

No caso do Recife, especificamente, quando aliado o presidente do PSL, Luciano Bivar, chegou a pontuar em pesquisas. Rompido, não tem chances de se apresentar como tal. Quem restará? Fala-se no nome do presidente da Embratur, Gilson Neto, que até as convenções pode virar ministro do Turismo. É um bolsonarista em alta no Governo, detentor da confiança e amizade do presidente.

Zero de influência – A eleição municipal, entretanto, não está condicionada a fator de influência externa. Charles Chaplin já disse que a vida é um assunto local. O eleitor, portanto, quando se trata de ir às urnas eleger prefeito e vereador tende a direcionar o seu voto para aspectos paroquiais, desde a sua rua se está calçada ou não até as propostas para o ensino e a saúde.

Promessas – Em se tratando de cumprimento de promessas, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) leva um banho em comparação ao presidente Bolsonaro. Segundo levantamento do portal G1, das Organizações Globo, enquanto o chefe da Nação tirou do papel, em apenas um ano, 16 de 58 promessas de campanha, o prefeito, em sete anos, só bateu o martelo em seis das 33 promessas.

Assombração – A secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, também não cumpre promessas, principalmente em relação ao cronograma de estradas. No Pajeú, o trecho de Afogados da Ingazeira/Tabira, de 22 km, virou pó. Já o anúncio da pavimentação de Tabira a Água Branca (PB), uma assombração.

Fato novo – Em Itaíba, o grupo Claudiano Martins aposta no nome de Rogéria Martins (PP) no enfrentamento à prefeita Regina Cunha (sem partido). “Com experiência de vida exemplar, forjada na labuta da roça, Rogéria é o fato novo da política de Itaíba”, comemora o parlamentar.

Se a moda pega! – Em Timbaúba, Zona da Mata, a comunidade do Glebe impede a entrada do prefeito, dos vereadores e deputados ali votados por não terem cumprido a promessa de sanear e calçar a comunidade. Diz uma faixa na entrada: “Aqui, políticos não entram. Comunidade esquecida”.

Perguntar não ofende: Onde o Estado vai investir os R$ 509 milhões extras da cessão onerosa do pré-sal?  

Coluna do FinFa

As cartas estão na mesa – O ano de 2020 começou recheado de expectativas na política Afogadense. Se por um lado tudo indica que o vice-prefeito Alessandro Palmeira, carinhosamente chamado de Sandrinho, será o candidato da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, com o apoio irrestrito do Prefeito José Patriota, do outro lado teremos o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB), três vezes prefeito do município.

Diferente do cenário de 2016, onde tivemos uma eleição proforma em 2020, o caldo tende a engrossar. Se por um lado teremos o Governador Paulo Câmara e toda cúpula do PSB, defendendo o nome de Sandrinho, Totonho terá em seu palanque o Senador Fernando Bezerra Coelho, Gonzaga Patriota e Waldemar Borges, sedentos por construírem um palanque e se viabilizarem para as próximas eleições estaduais.

No campo local, temos uma câmara de vereadores que deve se dividir e apresentar cada vez mais debates, como o último ocorrido na polêmica sessão que aprovou o subsídio dos vereadores. Zé Negão e Daniel Valadares deram o tom de que a oposição ao Prefeito Patriota será no sistema de marcação cerrada. Cancão, Wellington JK, Daniel Valadares e Zé Negão já estão com os dois pés no palanque de Totonho, que ainda pode receber também o apoio de Augusto Martins, que digamos, é o único vereador que ainda não disse para onde vai. Igor Mariano, Reinaldo Lima, Raimundo Lima, Luiz Bizorão, Rivelton Santos, Sargento Argemiro, Rubinho do São João e Cicero Miguel, que tendem e marchar com Sandrinho.

Certamente Afogados voltará a viver uma eleição decidida no voto a voto. A democracia agradece!

Agenda em São José do Egito  – O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, deputado Eriberto Medeiros (foto) e sua comitiva, estará neste sábado (04) com uma grande agenda política na cidade de São José do Egito: Às 10 horas, chegada prevista na Clínica do ex-prefeito o médico Romério Guimarães, 11 horas, Entrevista na Rádio Gazeta FM, Entrevista na Rádio Cultura, o presidente participa do almoço na AABB, com lideranças políticas locais e populares; 19 horas, jantar com lideranças da região, finalizando às 21 horas, visita ao Parque de Eventos/ Festa de Reis.

Vistoriando – O prefeito de Flores-PE Marconi Santana, esteve ontem (02), vistoriando os trabalhos da construção da Unidade Básica de Saúde – UBS, do Bairro Vila Nova. Um equipamento moderno e que atende os padrões do Ministério da Saúde, dentro do Programa de Ampliação, Adequação e Melhorias, através do Fundo Nacional de Saúde – FNS.

Assina Ordem de Serviço – Neste sábado (04), o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares estará dando ordem de serviço para construção da nova Escola Romero Dantas, que atenderá os bairros Vila da Cohab, Antônio Marinho e São João, obra no valor de R$ 4 milhões, logo em seguida, assina ordem para construção da Academia da Saúde no Loteamento Rita Viana. Segundo a assessoria do Governo Municipal, a cerimônia será às 16 horas, no Centro de Inclusão Digital, com as presenças dos deputados Tadeu Alencar e Clodoaldo Magalhães.

Reunião – O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta sexta-feira (03), com pessoas que vão comercializar durante a Festa de Janeiro 2020. Será às 14 horas no prédio da Secretaria de Cultura. Segundo o Secretário Edjanilson Rodrigues, a ausência dos interessados, poderá impedir a comercialização de seus produtos. Isso vale para todos os comerciantes de bebidas, comidas, balas, estacionamento, brinquedos, etc.

Frase:  “Totonho Valadares me disse que é candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira em 2020” (Jornalista Magno Martins respondendo a pergunta deste blogueiro ontem no Debate das Dez, da Rádio Pajeú, com o radialista Nill Júnior)

Perguntar não ofende – O ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães vai anunciar amanhã sua saída do PT e entrada no PP do Presidente da Alepe Eriberto Medeiros?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

INCENTIVADO

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (MDB) tem sido bastante incentivado a tomar uma decisão rápida, ou seja, romper definitivamente com o prefeito Zé Coimbra (PSB) e colocar de vez o bloco na rua para uma disputa contra o nome da predileção de Coimbra, o vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE). Sem alarde, as articulações estão sendo conduzidas, já que Valadares se disse disposto a encarar um novo desafio na cidade onde foi prefeito por três mandatos e em cujo município é consolidado como importante líder político. O almoço de confraternização oferecido na quarta-feira (01), a amigos e correligionários foi uma demonstração de prestígio e de força política. Entre os convidados, estavam empresários, autônomos, jornalistas, blogueiros, servidores municipais e lideranças de mandato.

********************

POR ETAPA

Não se sabe por que o prefeito de Afogados da Ingazeira Zé Coimbra (PSB) ainda não anunciou o nome da sua sucessão, quando todo mundo já sabe que é o vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE). Ainda que pensasse em apresentar outro nome dentro do conjunto da chamada Frente Popular, não teria a mesma capilaridade de Palmeira que já viabilizou seu nome, sem mesmo ter anunciado sua pré-candidatura publicamente. Dois grandes eventos estão sendo preparados com o intuito de viabilizar ainda mais o nome de Palmeira, como a sua filiação ao PSB, com a presença do governador Paulo Câmara, do senador Humberto Costa e do deputado federal João Campos. O outro será o anúncio oficial da sua pré-candidatura. Por etapa, Coimbra vem arrumando o teatro para o grande espetáculo… Daí pra frente meu véi, a coisa tomará outro rumo, com duas candidaturas postas e a perspectiva de uma eleição atípica e acirrada.

********************

CONDICIONOU…

O lançamento da pré-candidatura do vereador Rona Leite (PT) a prefeitura de São José do Egito condicionou o ex-prefeito Romério Guimarães a tomar outro rumo no campo partidário. Rona é o atual presidente do Diretório Municipal do PT e já declarou que só abrirá de mão de sua pré-candidatura para Romério no último caso, se vier a perder na (prévia do partido), tal posição, o petista já expressou abertamente, inclusive ao Repórter do Pajeú, Itamar França. Rona Leite está mesmo decido a disputar a prefeitura. Então, a Romério resta somente a saída do PT e ingresso em outra agremiação partidária.

********************

NO PROGRESSISTA

Por falar nisso, o médico e ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães deve ingressar no Progressista, legenda comandada no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte. Neste sábado (04), Romério recebe o Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eriberto Medeiros, que cumpre agenda na terra da poesia. Acompanhado de Romério, Eriberto concederá entrevista na Rádio Gazeta FM e participará de um almoço com lideranças locais.

********************

PMs NA DISPUTA

Pelo menos quatro policiais militares devem concorrer o legislativo nas eleições municipais de 2020 na cidade de Afogados da Ingazeira. O Subtenente Gleidson, o Cabo Edson Silva, o Sgt Itamar França e o Sgt Argemiro já se colocaram a disposição das suas respectivas agremiações partidárias para depois da convenção correrem na busca do voto. Eleito em 2016, Sargento Argemiro tentará a reeleição, os demais um assento na tão cobiçada Casa de Leis.

********************

FAMÍLIA MOURA

Influente na cidade, a família MOURA bem que poderia se envolver na política partidária, especificamente nas eleições que ocorrerão este ano. Em 2012, a chapa do prefeito Zé Coimbra (PSB) foi composta com a médica Lúcia Moura que à época estava filiada ao PTC. A família Moura teve participação importante no processo, isso porque, Coimbra iniciou a campanha em desvantagem nos números contra uma candidata forte e competitiva. Afastados da política, a família Moura deveria lançar desta vez ao menos um candidato(a) ao legislativo municipal.

********************

VICE 

Por falar nisso, o nome do médico Edson Moura já foi cogitado para compor chapa com o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) pelo campo da oposição. Indagado sobre essa possibilidade, Moura preferiu não comentar o assunto. Edson Moura já foi prefeito de Tabira e também deputado estadual. Sem muito ímpeto para encarar o processo, Moura sempre sonhou em ver um dos filhos participando ativamente da política. Nesse contexto, o médico Júnior Moura bem que poderia se envolver mais e quem sabe compor uma vice em uma das chapas…