***********Giro pelos Blog’S======(o6.o1.2020)***8

Coluna do Blog de Magno Martins

Vem aí o “Corredor Bolsonaro” 

Algo que estava sendo costurado pelo Planalto num silêncio estratégico com vistas às eleições no Recife e Região Metropolitana foi descoberto por este colunista: a montagem do que já foi batizado de “Corredor Bolsonaro”. Cinco partidos, atualmente mantidos em sigilo, se unirão para disputar as prefeituras com candidatos filiados a uma só legenda.

Na prática, funcionará assim: o nome lançado em Jaboatão, por exemplo, dentro da frente dos cinco, tem que estar filiado ao mesmo partido daquele escolhido no Recife, Olinda, Paulista e outras cidades do eixo. O anúncio formal do “Corredor Bolsonaro” não tem data marcada e depende do desfecho das articulações no Recife.

Entre os partidos sondados estão o DEM, de Mendonça Filho, o PSDB, de Bruno Araújo, e o PSD, de André de Paula, este na iminência de anunciar seu rompimento com a frente formada em apoio ao candidato do PSB, João Campos. É o bolsonarismo botando as unhas de fora.

Remoção de barreiras

O grande desafio para o “corredor” se consolidar é remover as pré-candidaturas já nas ruas, a exemplo de Mendonça Filho, do DEM, que não abre nem para um trem carregado de pólvora. Outra informação importante: o presidente da Embratur, Gilson Neto, pode até a vir ser escolhido como o candidato do novo movimento no Recife, mas, a princípio, resiste. E muito!

Bate chapa – Estimulado por aliados, já tendo garantido os votos de Felipe Carreras, João Campos e Gonzaga Patriota, o deputado Danilo Cabral está disposto a bater chapa na eleição para líder do PSB na Câmara em substituição a Tadeu Alencar, na reabertura dos trabalhos, em 3 de fevereiro. Não engoliu Alexandre Molon (RJ), criação de Tadeu, como candidato oficial.

Pelo MDB – Fato novo em Surubim: o ex-prefeito Flávio Nóbrega, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, rompido com a prefeita Ana Célia, deve trocar o PSB pelo MDB. O martelo já foi praticamente batido num encontro com o líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Aos poucos, FBC vai ficando raízes além da fronteira de Petrolina.

Celebridade – A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) tem nariz extremamente empinado. Este colunista, que em um atrevimento já entrevistou até Fidel Castro, em Cuba, tentou agendar uma conversa com ela, que remeteu para sua assessoria e esta respondeu que eu seria o 35º da lista. Celebridade é assim, minha gente!

Que horror! – O hospital Santa Efigênia, em Caruaru, não descobriu a origem da dor que levou o deputado Wolney Queiroz a um procedimento cirúrgico numa unidade mais avançada e equipada no Recife, o hospital Santa Joana. E olha que se tratava de algo de baixa complexidade: vesícula inflamada.

Tá mesmo? – O bloco de oposição ao prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), nega que o pré-candidato do PT, Orestes Neves, não esteja em alta no município pelo fato de não ter se saído bem como secretário de Saúde. “Foi um dos melhores da pasta e está preparado para ser prefeito”, rebate a oposição, em nota.

Perguntar não ofende: Bolsonaro pegou no pé dos nordestinos ao afirmar que todo cearense tem cabeça chata?  

Coluna do FinFa

Condenado por improbidade administrativa – O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, sofreu uma derrota judicial no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Processo e nº. 0800270-73.2016.4.05.8303, que tramitou naquela Corte Judicia

Assinou – O prefeito de São José do Egito, assinou no último sábado (04),o termo de cessão, o prédio da Rodoviária, que agora passa a ser da responsabilidade da Prefeitura e não mais do Estado. “O governador Paulo Câmara, prometeu recursos e o nosso Governo, já começou a fazer melhorias na pavimentação de acesso ao terminal. “Em breve teremos um prédio digno para as pessoas que utilizam este prédio”, garantiu o prefeito Evandro Valadares.

Sai do PTB e entra no PSB – Em conversa com este blogueiro, o ex-vereador de Afogados da Ingazeira Vicente Zuza – Vicentinho (foto), confirmou que está saindo do PTB do qual é Presidente Municipal, e deverá assinar a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do prefeito José Patriota, para disputar as eleições este ano. “Eu e o prefeito Patriota, tivemos uma conversa, e deixamos acertado que vou ingressar no PSB, faltando somente marcarmos o dia da minha filiação”, finalizou Vicentinho.

Frase – “Apesar das insistências, não aderi ao novo processo seletivo”. (Mirian Nogueira, atual gestora da GRE Sertão do Alto Pajeú, que transfere a gestão para a candidata selecionada, Maria do Socorro Amaral)

Renunciou – O prefeito de Santana do Matos, no interior do Rio Grande do Norte, José Edvaldo Guimarães Junior, mais conhecido como Dr. Júnior (PR), renunciou ao mandato para assumir outros cargos públicos. Dessa vez, como servidor concursado. A transmissão do cargo para a vice-prefeita Maria Alice Silva (PSD) ocorreu neste domingo (5) na Câmara Municipal de Santana do Matos.

Oito candidatos – Segundo o portal BJ Sempre, a cidade de Belo Jardim-PE, deverá nas eleições deste ano, ter oito candidatos a prefeito. O atual prefeito Hélio dos Terrenos, deverá concorrer a reeleição, Gilvandro Estrela, deverá ser o candidato do grupo Mendonça, Isabelle Mendonça,esposa do ex-prefeito João Mendonça, deverá ser a candidata do PSB, Dr. Leonel Pimenteira, se apresenta como o candidato renovação, Dr. Evandro Mauro, candidato do Partido Progressista (PP), Elton das Bicicletas também deverá sair candidato, Dr.Silvano atual vice-prefeito, poderá ser o candidato do grupo Galvão, Tenente Mariano filiado ao PSL, é chamado do candidato liso.

Agenda – O governador Paulo Câmara, empossa às 10 horas, aos novos Gerentes Regionais de Educação. Os profissionais que vão atuar nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado pelos próximos anos, o evento será no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. A GRE Sertão do Alto Pajeú, terá uma nova gestora a Professora tabirense, Maria do Socorro Amaral.

Perguntar não ofende – O prefeito de Floresta Ricardo Ferraz, será candidato a reeleição este ano?