******Giro pelos Blog’S= = =(11.02.2020)******

A série da briga dos Campos

A série trazendo os bastidores da briga na família do ex-governador Eduardo Campos, que comecei a postar, ontem, na largada do jornal O Poder, o primeiro do País em plataforma para distribuição pelo WhatsApp, terá continuidade hoje e amanhã, no horário das 19h30. O que relato é fruto de uma longa e minuciosa apuração com personagens que conviveram ou ainda mantém laços com os Campos.

A pauta surgiu inspirada no depoimento do presidente da Fundação Joaquim Nabuco, advogado Antônio Campos, mais conhecido como Tonca, ao Ministério Público Federal, sexta-feira passada. Em nenhum momento, ele, que é irmão de Eduardo, o único, abriu o jogo quanto ao conteúdo do seu depoimento, preferindo se limitar à nota oficial que emitiu tão logo saiu do prédio do MP Federal, no Recife.

Ressalto que apesar das negativas de Tonca, que se curvou à lei, por se tratar de um processo que corre em segredo de justiça, não desisti de levar o assunto adiante, até porque se trata da pauta mais explosiva no campo da política em Pernambuco, envolvendo de um lado a poderosa Renata Campos, viúva de Eduardo, e de outro, o próprio Tonca.

Na verdade, conforme apurei, já sabendo de há muito tempo, desde quando comecei a conhecer os bastidores do Governo Eduardo Campos, Tonca e Renata nunca se entenderam. As divergências foram se acentuando principalmente após a morte de Eduardo. O insumo da briga era o poder. Renata nunca quis o cunhado próximo ao marido, que adorava o irmão, que nunca o faltou.

São três capítulos, ontem, hoje e amanhã. Trata-se de um conflito familiar que vai temperar as eleições municipais, principalmente no Recife, onde estará em jogo o futuro dos Campos, na aposta da eleição do filho de Eduardo, o deputado federal João Campos, campeão de votos para a Câmara dos Deputados, em 2018, com mais de 460 mil votos.

Equipe top do poder – Sobre o jornal O Poder, é distribuído para assinantes via WhatsApp, de segunda à sexta-feira, no horário das 19 horas. Traz não apenas notícias bombásticas na política, mas também na economia, área que entregamos ao jornalista Antônio Magalhães, o Tonico, que já escreve neste blog, sempre às quintas-feiras, abordando assuntos os mais variados, sempre numa ótica crítica e combativa. Também faz parte da equipe o jornalista Ângelo Castelo Branco, experiente, ex-JB, ex-DP, com passagem também na área governamental, tendo sido secretário estadual de Imprensa, autor do livro Marco Maciel: um artífice do entendimento.

Queima de arquivo 2 – Um homem que fazia a segurança do miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, morto em ação policial na cidade de Esplanada, na Bahia, foi quem indicou aos policiais o sítio onde estava o ex-capitão do Bope, apontado como chefe do Escritório do Crime. Adriano foi morto em um confronto com policiais militares domingo passado em um sítio na zona rural de Esplanada, a cerca de 168 km de Salvador. O sítio pertence a um vereador do PSL na Bahia, que em nota afirmou não conhecer Adriano.

Polêmica do ICMS – O deputado Alberto Feitosa sugere que o governador Paulo Câmara lidere e proponha uma discussão mais aprofundada com o Governo Federal sobre o projeto do ICMS cobrado sobre o combustível. “Precisamos ter Pernambuco como protagonista e liderança de algo tão importante e impactante na vida dos pernambucanos. Não podemos apenas criticar por criticar o Governo Federal. O que temos visto são as coisas acontecendo em outros estados e nada acontecer em Pernambuco. É preciso discutir esse assunto, pois a população quer uma resposta. Foi ouvido isso do presidente, e nada foi dito pelo Governo de Pernambuco.” Afirmou.

Pregando unidade – De João Campos, ontem, na Rádio Folha, pregando a unidade. “Tenho identificado que o momento que o Brasil vive é muito desafiador e todas as forças progressistas e de centro esquerda deveriam estar muito mais preocupadas com essa onda conservadora que tem crescido e o desmonte de diversas áreas. Isso é nossa grande preocupação. Se a gente não tiver essa compreensão dentro de nosso campo, poderá ser mais difícil em 2022. Porém, cada partido tem sua autonomia e a gente tem que respeitar, por mais que muitas vezes não concorde, com a decisão de outros partidos”.

CURTAS

CRIME ESTRANHO – O secretário executivo de eventos de Tamandaré, Ailton Boafirma, de 46 anos, foi encontrado morto na casa do irmão dele, naquela cidade, na manhã de ontem. Ailton levou um tiro na cabeça, de acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Manoel Pedrosa. “Ele foi encontrado deitado no sofá. Ainda não temos muita informação. Era uma pessoa muito conhecida na cidade. Agora queremos saber o motivo e quem foram os responsáveis”, disse.

RIFADO – Em Floresta, o prefeito Ricardo Ferraz foi abandonado, literalmente, pelos seus aliados. Além de proibir a presença do gestor num evento na cidade, no último fim de semana, o deputado Fabrício Ferraz anunciou que está à procura de outro candidato para apoiar e citou alguns nomes, como Beto Puça, Chico Ferraz, Favinho Ferraz, Sérgio Jardim e Tadeu Laranjeira. A divisão só beneficia a ex-prefeita Rorró Maniçoba, pré-candidata do PSB, considerada imbatível, segundo todas as pesquisas já feitas no município.

MAIS UM – A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou, ontem, o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Pede ao STF que torne Ciro Nogueira réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido repasses da construtora Odebrecht. Desde que as investigações começaram, o senador nega irregularidades. O advogado de Ciro Nogueira, Antonio Carlos de Almeida Castro, divulgou nota na qual afirmou estranhar a denúncia, “pois a base do inquérito é unicamente as delações premiadas da Odebrecht”.

Perguntar não ofende: Ao pregar a unidade, João Campos mandou o recado para quem?

===Coluna do FinFa===

Recebe mais um – Depois de receber o vereador da cidade de Ingazeira, Djalma do Minadouro, o Presidente Estadual do PSD, deputado federal, André de Paula, recebe hoje, o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Sá Mariano (foto). Segundo este blogueiro foi informado, a pauta será às eleições de 2020, onde Igor é cotado para compor a chapa com o vice-prefeito Alessandro Palmeira.

Vistoriando – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, esteve vistoriando obras que estão sendo construídas no município. Assista o vídeo na íntegra.

Com Dueire – O grupo político da oposição de Tuparetama , liderado pelo ex-prefeito Deva Pessoa, acompanhado da Vereadora Pricila Filó, ex-vereador Sávio Pessoa, e o pré-candidato a vereador Juliano Perazzo, foram recebido recentemente pelo suplente e assessor do Senador Jarbas Vasconcelos. Na pauta, ações para o desenvolvimento do município, mas não faltou uma pitada de política.  Fernando vem se destacando como uma das lideranças mais promissoras e com credibilidade da nova política de Pernambuco.

Fechando o carnaval –

Foi anunciado este final de semana, a saída do Bloco Bora Pra Frente, idealizado por simpatizantes da candidatura do atual vice-prefeito Alessandro Palmeira (Sandrinho), para fechar o carnaval de Afogados da Ingazeira 2020. O bloco será puxado pelo Trio Xavante e a Banda Fulô de Mandacaru, na terça-feira (25) às 20 horas.

Ponta pé –

Este blogueiro foi informado, que no próximo sábado (15), o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, estará realizando uma grande reunião, com vereadores, lideranças e apoiadores da sua candidatura. Segundo a fonte, nesta reunião deverá ser dado o ponta pé, da campanha do ex-prefeito. O racha bem próximo do anuncio!

Participou – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, participou ontem (09), da grande final solidária do Campeonato Itapetinense de Futebol, onde a equipe vencedora da Série A2 foi Refugo e da Série A, foi o Juventus Valadares. “O evento aconteceu no estádio O Maxixão e reuniu vários amantes do esporte de Itapetim e região. Nosso governo investiu cerca de R$ 30 mil, o campeonato contou com 32 equipes e mais de 500 atletas, todos estão de parabéns”, finalizou o prefeito.

Na casa Civil – O prefeito da Quixaba-PE, Tião Gaudêncio, esteve acompanhado do deputado federal, Sebastião Oliveira, e do ex-prefeito Zé Pretinho, estiveram uma reunião ontem (10), com o Secretário da Casa Civil, José Neto. Na pauta assuntos de interesse do município.

Falta de responsabilidade – Na noite de ontem (10), mais um acidente aconteceu com os animais soltos na BR-232, próximo ao Aeroporto da cidade de Arcoverde. Em contato com o blog, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, está revoltado com o descaso das autoridades que não tomam as providências, com estes animais soltos durante todos os dias naquela rodovia e no mesmo local.“Há dias atrás foi nosso ônibus do TFD, ontem foi com nossa ambulância. Até quando vamos nos deparar com os acidentes praticamente todos os dias, por culpa dos irresponsáveis donos destes animais, Graças a DEUS, só houve danos materiais, na ambulância, mas quando houver um de grande gravidade, quem vai se responsabilizar. Gostaria de saber aonde, a Polícia Rodoviária Federal, que tem um posto bem próximo (Cruzeiro do Nordeste), que não toma as devidas providencias, com este problema”, finalizou o prefeito.Com a palavra as autoridades competente!

.

Você sabia – Que o prefeito da Ingazeira, Lino Morais, esteve a semana passada no Recife-PE, e recebeu a notícia da conquista de uma emenda do deputado estadual Diogo Moraes, no valor de R$ 210 mil, onde serão investidos na infraestrutura do município.

Agenda – O Governador de Pernambuco Paulo Câmara, terá agenda em Brasília nesta terça-feira (11). Às 9 horas, participa do VIII Fórum Nacional dos Governadores, no Edifício Banco do Brasil; às 14 horas, estará no Fórum dos Governadores do Nordeste, na Sede do Consórcio Nordeste – SAUS – Brasília/DF.

Apoio total –

Tive o prazer de reencontrar ontem (10), a ex-prefeita da cidade de Solidão-PE, Jacinete Melo (Neta), e perguntada se estaria apoiando a reeleição do prefeito Djalma Alves, Neta foi direta: “Estou apoiando com total apoio e carga total”.

Frase

“Não falta garra nem disposição ao deputado Fernando Monteiro, para ajudar o nosso povo. Para isto, ele se faz presente e de ouvidos atentos em qualquer dia, sem medir esforços para nos ouvir e ver a melhor forma de atender nossas necessidades”. (Prefeito de Inajá-PE, Adilson Timóteo, sobre os recursos que o referido deputado conseguiu para seu município).

 

Confirmado – O vereador Djalma do Minadouro-PSD (foto), será anunciado nesta semana, como o vice da chapa do ex-prefeito da Ingazeira Luciano Torres (PSB). Como este blogueiro anunciou anteriormente, a visita de Luciano Torres, juntamente com o vereador ao escritório do Partido Social Democrático (PSB), onde foram recebido pelo Presidente Estadual André de Paula, foram para bater o martelo.

Perguntar não ofende – Os serviços do tapa buraco da PE-320 entre Afogados da Ingazeira e Tabira, foram retomados. Vão executar os serviços do tapa buraco da PE-305 que liga o entrocamento à cidade de Solidão?

 

===COLUNA DO ITAMAR FRANÇA===

Resultado de imagem para TOTONHO VALADARESCADÊ??? – A reunião tão esperada para domingo (09) com o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) e seu grupo não aconteceu. Quem estava na esperança de ouvir o Cabeça Branca anunciar a ruptura política com o prefeito José Patriota se enganou redondamente. Na verdade, disputa interna entre Totonho e Alessandro Palmeira não existe. O que de fato ocorre na opinião de muitos é uma tentativa de Valadares sair como vítima do processo, responsabilizando o prefeito como traidor. Se colar, Valadares pode até ganhar dividendos, mas se as bases forem minadas, enquanto aguarda mexer na peça do tabuleiro? Nesse chove não molha, há de se chegar o momento em que Coimbra jogará o jogo de Valadares, colocando a pesquisa de intenção de voto, como principal critério para a escolha do seu candidato a sucessão. E se isso vier a acontecer, tenha certeza que não será à toa…

***************************

BLOCO DO PALMEIRA – Fato novo na política afogadense, o “Bora pra Frente”, formado por integrantes da chamada Frente Popular que defendem a pré-candidatura do vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE) ganhou repercussão nas redes sociais. A ideia de colocar o bloco na avenida é uma faca de dois gumes, isso porque poderá soar como uma espécie de disputa ou rivalidade entre Valadares X Palmeira. O Cabeça Branca tem a tradição do bloco puxado já  a alguns anos na avenida. Embora os defensores de Palmeira tenha a favor uma melhor data (terça-feira) com o fechamento do carnaval, corre o risco de botar menos folião na avenida que o Tô na Folia. Para muitos, a descida dos blocos será um termômetro do que pode ser numa eventual disputa entre Palmeira e Valadares.

***************************

Resultado de imagem para espionandoNA BITUCA – Por falar nisso, pode haver uma evasiva de ambos os lados. Vai ter gente a berça, na bituca, curiando quem é quem e enviando fotos ou vídeos para os interessados…. E com quem descerá a avenida o prefeito José Patriota? Uns apostam que pode descer nos dois blocos, outros acreditam que Coimbra ficará neutro e apresentará um argumento para se eximir da responsabilidade de colocar a cara. Matreiro como o é, Coimbra que é estrategista virado na molesta, pode dá um olé em todo mundo, não se surpreendam. Apesar da predileção exposta aos olhos da cara, ele prefere dar linha a pipa, cozinhando o galo para a tacada final.

***************************

REPERCUTIU –  Ganhou repercussão os comentários de que o vereador Daniel Valadares (MDB) não foi convidado para subir ao palco no baile municipal, realizado no sábado (08) no Hotel Brotas, em Afogados da Ingazeira. Animado pela Orquestra Show de Frevo, Araketu e Patusco, o baile deu o que falar. Além de não ter havido a denominação do nome do vereador Daniel Valadares, o qual faz parte da base governista, houve ainda quem criticasse o fato de a programação do Carnaval 2020 ter sido divulgada, sendo ocultado o nome do Bloco “Tô na Folia”, que é organizado pelo ex-prefeito Totonho Valadares. Se aconteceu ou não, os boatos ganharam as rodas de conversa e a insatisfação de totonhistas!

***************************

ROTA DO TURISMO – Pré-candidato a prefeito pela terceira via em Ingazeira, o professor Orisvaldo Ferreira já apresentou um projeto para o município denominado “REFLORESTAMENTO NA ROTA DO TURISMO”. Segundo Orisvaldo, o projeto colocado em prática vai deixar a cidade bonita, gerar renda, atrair turismo e aquecera economia, trazendo melhoria de vida para a população. Orisvaldo é filiado ao Partido Verde (PV).

*********************

CABELO EM PÉ– Sempre que acontece aumento salarial, a Federação dos Municípios mostra preocupação com o pagamento da folha. Os prefeitos estão de cabelo em pé sem saber de onde tirar mais orçamento. O valor do novo salário mínimo terá impacto de R$ 2.162 bilhões nas contas dos municípios brasileiros em 2020.

***************************

VACINAÇÃO – O Ministério da Saúde, com as secretarias estaduais e municipais realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em duas etapas. A primeira terá de segunda-feira (10) até 13 de março, com o dia D de Mobilização Nacional em 15 de fevereiro.

***************************

PSDB DESISTIU – O PSDB desistiu da ideia de mudar o nome do partido, diz Igor Gadelha, na Crusoé. A decisão foi baseada numa pesquisa encomendada pela legenda no ano passado para saber como estava a imagem da sigla.