ProntoMaisLab

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Sertão Online
PASC – Mais Saúde
Supermercado Queiroz
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
O Centenário
Costa Lira
Informatic Center
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Boi de Severo vai agitar prévia do Carnaval em SJEgito neste sábado

(O boi e a burrinha)

      Uma história vivida pelos boêmios e amantes dos velhos carnavais da Terra da Poesia, como é conhecido São José do Egito,  tem tudo para  ser  preservada por  muitos anos.  Tudo porque  um grupo de amigos  resolveu lutar nos últimos três anos para manter de pé o velho bloco Boi de Severo, criado há mais 90 anos(Pode ser mais) por um mecânico que veio de Crato (CE) e foi acolhido por Zé Melé, também forasteiro, com origem  no Rio Grande Norte.
       Melé , tido como uma figura folclórica também buscou apoio para o amigo junto ao  mecânico conhecido por Zé Leite da Oficina, onde o cearense fazia bico para complementar a renda obtida nos serviços como graxeiro ambulante nos postos de gasolina da cidade.
      Conta-se que, certa vez, Severo teve um sonho (carnavalesco) onde alguém lhe fez uma recomendação (recebida como uma ordem) para ele fazer um boi para brincar o Carnaval . “Você vai fazer um boi de madeira para animar os foliões egipcienses!”
         Como numa lenda, comenta-se que o Boi de Severo teria que ser morto, mas sobrevivia apenas com um sopro no ouvido por um de seus defensores: Piu, ô Piu, não mate o boi que o boi não foi feito pra matar”.

(O estandarte histórico)

Dai,  surgiu uma marchinha composta pelo poeta Mano Flor, que logo caiu na boca do povo: ” Socorro, Celeste dos Anjos, não deixe o frevo cair, segura o passo e caí no frevo que o bloco de Severo vem ai”. O Boi de Severo saia sempre 3 semanas antes do carnaval, Severo e sua Trupe na data carnavalesca, tinha outra Troça que era O Bloco dos Motoristas, o Carnaval egipcienses era tradicional nos idos do passado.

          No próximo sábado (15),  o Bloco Boi de Severo voltará às ruas de São José do Egito, garantem os coordenadores e responsáveis Arlindo Lopes (Pirraia),  Ednaldo Leite e Cicero Sebastião (Ciço do Pife), o Poeta Marcos Nascimento , tendo como suporte artístico-cultural  o Boi (de roupa nova) estandarte, burrinhas,  pagangus, e a participação de outros blocos, como o de Seu Bomba da cidade de Ingazeira , com seu boneco gigante.
          A concentração tem inicio  às 18 horas no Bar de Jair Som (próximo à feira livre). Saída para Rua da Baixa por volta das oito horas da noite e se encontra com O Galo da Travessa.|Por Machado Freire e Informações de populares da Banca de Revista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *