Filme sobre o itapetinenses “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” é escolhido para representar o Brasil em festival de cinema na Índia

*Com informações de Jefferson Sousa e do Portal TV BRICS\ Repórter do Sertão.

O filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto”, do jornalista Jefferson Sousa vai representar o Brasil no II Festival Internacional PlayButton na cidade de Chennai, na Índia.

O festival contará com uma mostra especial de documentários de diretores do Brasil, Rússia, China e África do Sul, e contará com o apoio da rede internacional TV BRICS.

Cada país só pode ser representado por um filme selecionado por outro país da organização. No caso do documentário sertanejo, foi o governo russo que escolheu Leonardo Bastião, o poeta analfabeto entre mais de 200 filmes pré-aprovados.

A exibição terá transmissão de uma TV estatal russa.

Leonardo Bastião, protagonista principal do filme, é um poeta de 76 anos residente na zona rural de Itapetim-PE. Ele não lê e nem escreve, mas sabe fazer versos expressando seu lado sentimental, além de abordar assuntos relacionados à natureza, a saudade e a vida no sertão. O curta já venceu prêmios no Brasil, na Bósnia & Herzegovina, Rússia, Índia e Japão.

Prêmios
*Melhor Roteiro, no Viva Film Festival (Bósnia)
*Melhor Montagem, no Indo Global Film Festival (Índia)
*Melhor Curta-Doc, no Top Indie Film Awards (Japão)
*Menção Honrosa, no XXIII International Ecological TV Festival “To Save and Preserve” (Rússia)

*Melhor Documentário em Curta-metragem, Melhor Fotografia de Curta-Doc, Melhor Direção de Curta-doc, no 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano-PI)

O filme completo está disponível no YouTube no link: Leonardo Bastião, O Poeta Analfabeto | Filme completo | documentário de Jefferson Sousa