====Giro pelos Blog’S====(19.03.2020)===

Panelaços são mau agouro

Movimentos sociais, centrais sindicais e outras entidades resolveram transformar as mobilizações de rua contra o Governo em panelaços e mobilizações virtuais, em decorrência da expansão do coronavírus no País e as recomendações para se evitar aglomerações. Na última terça-feira e ontem, centenas de pessoas por todo o País, de maneira espontânea, anteciparam o protesto e foram às janelas com um uníssono grito de “fora, Bolsonaro” e barulho de panelas batendo.

Apesar da manifestação oficial ter marcada para 20h30 de ontem, a população resolveu se antecipar novamente e promoveu um grande panelaço durante a coletiva de Jair Bolsonaro e ministros na noite da terça-feira. Os protestos ocorreram depois de Bolsonaro falar, mais de uma vez, em “histeria” em relação ao novo coronavírus e dizer que ações de governadores sobre isolamento prejudicam a economia.

À noite, o governo anunciou que pedirá ao Congresso para reconhecer estado de calamidade pública em razão da pandemia. No domingo, o presidente descumpriu monitoramento por coronavírus, participou de um ato a favor do governo e cumprimentou apoiadores no Distrito Federal. Na terça, Bolsonaro disse que o segundo teste para o coronavírus deu negativo.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, há 291 casos confirmados de coronavírus, mais de 8 mil suspeitos e uma morte. Pelas redes sociais, moradores de diferentes regiões postaram vídeos de seus panelaços locais, como no Recife, com epicentro em Boa Viagem e Casa Forte. Bolsonaristas, com o apoio dos filhos do presidente, definiram como estratégia lançar palavras de ordem contra o Congresso Nacional, o mesmo mote que levou às ruas manifestantes em apoio ao governo no dia 15 de março, mesmo com recomendações das autoridades de saúde pública que fossem evitadas aglomerações – o próprio presidente chegou a cumprimentar manifestantes em frente ao Palácio do Planalto.

Os panelaços de ontem e terça ocorreram depois de o deputado distrital de Brasília Leandro Grass, da Rede, ter apresentado ao Congresso o primeiro pedido de impeachment contra Bolsonaro após o início da crise envolvendo o coronavírus. De manhã, Bolsonaro voltou a afirmar que há “uma certa histeria” em relação à doença. “Esse vírus trouxe uma certa histeria. Tem alguns governadores, no meu entender, posso até estar errado, que estão tomando medidas que vão prejudicar e muito a nossa economia”, disse em entrevista à rádio Super Tupi.

“A vida continua, não tem que ter histeria. Não é porque tem uma aglomeração de pessoas aqui e acolá esporadicamente que tem que ser atacado exatamente isso. Tirar a histeria. Agora, o que acontece? Prejudica”, acrescentou. Se continuar agindo assim, o presidente caminhará para à forca, enfrentando de um lado a insatisfação da população diante das medidas de prevenção do coronavírus e por ouro a ira do Congresso, aviltado pelo próprio presidente.

A GloboNews e o picareta – Passava das 23h da última terça-feira quando o principal telejornal noturno da GloboNews, o J10, comandado por Heraldo Pereira, de Brasília, destacou os panelaços contra Jair Bolsonaro em grandes cidades brasileiras. A âncora no estúdio do Rio, Cecília Flesch, listou bairros de classe média, como a Barra da Tijuca, onde o presidente tem casa, com manifestações ruidosas. “Picareta, picareta!”, ouviu-se em um dos vídeos mostrados. “Fora Bolsonaro!”, no áudio de outra gravação. Foram transmitidas imagens caseiras feitas também por moradores de São Paulo, assim como vídeos captados no Recife, em Belo Horizonte e Brasília. O comentarista de política Merval Pereira, homem de confiança da família Marinho, disse que os panelaços são feitos por eleitores de classe média que se arrependeram do voto em Bolsonaro.

Reação – O presidente disse que a ida dele a um ato pró-governo no último fim de semana provocou “histeria”. Declarou também que o panelaço contra ele foi uma “manifestação da democracia”. Bolsonaro deu as declarações ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, na qual falou sobre medidas do governo para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Os protestos contra o presidente foram registrados na noite desta terça em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Recife. “Não interessa o que vier a acontecer. Qualquer manifestação popular nas ruas ou dentro de casa com panelaço nós, políticos, devemos entender como uma pura manifestação da democracia”, declarou.

Fechamento geral – Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) assinou, ontem, um decreto determinando o fechamento do comércio na cidade de São Paulo a partir de amanhã, até o dia 5 de abril, por causa da crise do coronavírus na cidade. Segundo o prefeito, a restrição atinge apenas os atendimentos presenciais do comércio. As lojas poderão continuar vendendo produtos através do telefone ou das vendas online. No caso do Recife, desde ontem, o horário do funcionamento dos shoppings foi alterado, sendo reduzido em duas horas, abrindo agora somente ao meio dia e fechando às 20 horas ao invés de 22 horas.

Juntos, novamente – Depois que esta coluna registrou o distanciamento do governador Paulo Câmara do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, nos primeiros anúncios de emergência de enfrentamento ao coronavírus, eles adotaram a estratégia de anunciar novas medidas juntos, como se estivessem bem, quando não é verdade. Isso foi mais uma vez observado, ontem, na coletiva de confirmação de 22 casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. São três a mais do que no boletim divulgado na terça-feira passada. Além disso, o Estado anunciou que vai reativar dois hospitais particulares para receber os pacientes. Outra medida foi o cancelamento de cirurgias que já estavam marcadas, a partir de amanhã.

CURTAS

SEM RISCO – Diante da pandemia do novo coronavírus, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, garantiu, ontem, que não há, neste momento, risco de desabastecimento em supermercados e mercadinhos do Estado. A afirmação foi feita após reunião com representantes da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), na sede da secretaria, no Centro do Recife. De acordo com Pedro Eurico, responsável pela Secretaria que gerencia o Procon de Pernambuco, não há necessidade de as pessoas correrem para as lojas para abastecer suas casas.

ENFIM, CEDEU – Depois de expor a vida de muitos usuários, com filas enormes, quando a recomendação da OMS para se prevenir do coronavirus é não promover aglomerações, o Detran anunciou medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Alguns serviços tiveram redução de até 50% no atendimento, como a captura de imagem para a carteira de motorista e emissão do documento do veículo. O órgão também prorrogou, por 15 dias, a data de vencimento de multas locais. Ainda de acordo com o plano, os agendamentos para exames práticos, nas categorias A e B, estão suspensos. Além disso, o número de vistorias dos automóveis terá uma redução em 50%, em todo o Estado.

CENSO ADIADO – A assessoria de imprensa do Senado informou, ontem, que o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), contraiu o novo coronavírus. De acordo com a assessoria, o primeiro teste ao qual ele foi submetido deu negativo, mas, na noite da última terça, o presidente do Senado fez um novo exame, que deu resultado positivo. “Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS”, acrescentou a assessoria.

Perguntar não ofende: Cadê o resultado do teste do corona do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto?

FinFa Coluna

.

Responde – Sobre a nota que publicamos da situação da PE-418, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), enviou a resposta: Com relação ao trecho da PE-418, situado na altura da comunidade de Cachoeira, em Serra Talhada, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que, nesta quarta-feira (18), realizou a sinalização do local. No momento, a equipe do órgão está em mobilização para iniciar o trabalho de recuperação do pavimento.

Por outro lado um péssimo serviço – O Governo do Estado tem executado os trabalhos de tapa buraco, dentro Programa Caminhos de Pernambuco, através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra),em várias PEs do Estado. Agora o serviço da PE-320, entre as cidades de Afogados da Ingazeira/Tabira, que foi executado há poucos dias, os buracos estão voltando. Sei da boa vontade do Governo do Estado, do trabalho árduo da Secretária Fernandha Batista e sua equipe, agora, falta uma fiscalização rígida por parte do 5º Distrito Rodoviário Sertânia, que tem o engenheiro Luiz Castro, responsável. Neste caso, mostra claramente, que não houve fiscalização, tanto na execução do serviço como também no material usado. Com a palavra a Seinfra – Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos!

Pediu liberação imediata – Depois de solicitar agilidade na liberação das emendas individuais da saúde, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) protocolou, nesta quarta-feira (18), novo pedido ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Preocupado com os impactos do Covid-19 sobre a capacidade e pleno atendimento da população nos hospitais filantrópicos, o deputado pernambucano solicitou a liberação imediata dos valores dos convênios já celebrados para o segmento. Tratam-se de recursos de 20018 e 2019 ainda não disponibilizados. O parlamentar lembrou que os hospitais filantrópicos passam por uma sistemática diferente para receberem os recursos, precisando elaborar com antecedência todo o processo de compra, o que leva tempo e envolve burocracia. “Neste período de crise na saúde mundial, com alta elevação do dólar, os valores têm ficado cada dia mais defasados, comprometendo a efetivação das compras”, avaliou.

Acompanhou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve acompanhando os serviços de limpeza do vertedouro da Barragem do Rosário. O trabalho está sendo executado pela equipe da Secretaria de Obras. “Os rios que abastecem a Barragem do Rosário, estão com um grande volume de água, e nossa expectativa é que ela chegue ao nível total esse ano”, disse o prefeito.

Expulso – A Comissão Nacional de Ética do Solidariedade decidiu nesta quarta-feira (18) expulsar o deputado estadual Alberto Feitosa do partido. Ao contrário do deputado federal Augusto Coutinho, presidente estadual da legenda, que é aliado do PSB, Feitosa tem mantido oposição ao governador Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O partido afirmou que a decisão “decorre das sucessivas declarações de Alberto Feitosa em dissonância com o alinhamento da sigla no Estado”.

Tomando as medidas cabíveis – Em contato com o blog, a Assessoria da Empresa Auto Viação Progresso, confirmou que a empresa está tomando todas as medidas governamentais necessárias contra o COVID-19. “Os serviços de higienização nos nossos ônibus, serão reforçados, dentre outros serviços”, disse a assessoria.

Frase – “Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador Wanming Yang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”. (Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia )

Você sabia – As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h20 desta quarta-feira (18), 529 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 4ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados.

Perguntar não ofende – No PT de São José do Egito, só vai ficar o vereador Rona Leite?