POLÍTICA | Em 1ª mão: Diógenes Patriota é o candidato a vice de Sávio Torres

Blog de Tárcio Oliveira | Se houver eleições municipais este ano (há propostas e movimentações no sentido de prorrogar as eleições para 2022 por causa da crise do coronavírus Covid-19) já está definida a chapa majoritária da situação em Tuparetama e estamos informando em 1ª mão: o vice escolhido por Sávio Torres, que é quem dá a palavra final no seu grupo político, é o vereador Diógenes Patriota (Solidariedade).
O comunicado ainda não foi feito “oficialmente” mas 4 fontes confiáveis deste blog (duas ligadas ao grupo da situação e duas ligadas à oposição e com bom trânsito nos bastidores da política PTBista local)  confirmaram que Diógenes é o escolhido para a vaga de vice-prefeito na chapa com Sávio, vencendo a queda de braço que vinha sendo travada com o atual vice-prefeito Tanta Sales. Desde que se cogitou a possibilidade de candidatura de Sávio para as eleições de 2020, Tanta sempre deixou claro que seria o vice novamente. Mas não será.  Ao seu estilo, Sávio deverá adiar o quanto puder o anúncio formal, enquanto tenta apagar o fogo amigo dentro do partido. Havia a promessa de anunciar a escolha entre Diógenes e Tanta nesta segunda quinzena de março, mas com as incertezas quanto ao calendário eleitoral deste ano, não há data certa para entronizar Diógenes na chapa.
O que pesou na escolha?
Segundo as fontes, o nome de Diógenes sofre muitas ressalvas dentro do grupo de Sávio sobretudo entre os mais tradicionais e “fiéis”, ala esta representada por Tanta.
Apesar das ressalvas, em pesquisa de opinião feita recentemente Diógenes é muito mais bem aceito pela população que o nome de Tanta. Pesou também o apoio que Diógenes tem dos seus colegas vereadores Arlã, Vandinha e Valmir, que “de modo discreto” fecharam com o Patriota.
Por outro lado, Diógenes tem um perfil mais administrativo e menos combativo como vereador, sua atuação na tribuna em defesa da gestão de Sávio causa insatisfação por ser sempre cautelosa ou ausente, já com Tanta é o contrário, tem melhor desenvoltura na tribuna como guardião do prefeito do que na administração como secretário.
E Tanta, como fica?
Sávio teria “consolado” Tanta incentivando-o a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, garantindo seu apoio irrestrito à campanha, ou seja, incluindo-o em sua lista de candidatos preferidos para vereadores, aqueles por quem cada candidato a prefeito trabalha com mais afinco para eleger. Tanta está relutante mas já cogita essa possibilidade, pressionado por familiares e amigos.