====Giro pelos Blog’S====(26.03.2020)==

O socialismo do impostômetro

Para quem está fora do balcão, ou seja, o grande público, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), aparenta um discurso descolado, moderno, de gestão e gabinetes de gerenciamento. Não é bem assim a realidade. A decisão de antecipar o pagamento do IPTU de 2021, por exemplo, põe abaixo, rasga a fantasia do seu governo. Mostra que gestão de primeiro mundo só existe para os seus áulicos, os que batem continência para ele.

Ao tentar abocanhar uma receita extra obrigando o contribuinte a pagar, num mesmo exercício, duas faturas de um imposto extremamente caro, o socialista dá uma demonstração de insensibilidade, de que Recife quebrou em suas mãos. Quebrada, a Prefeitura não paga a ninguém. Que digam os fornecedores, muitos com até três meses sem receber suas faturas. Se já estava ruim das pernas, com a crise econômica do coronavírus o Recife foi jogado, literalmente, na UTI.

Por outro lado, o gestor recifense vai na contramão de todos. Prefeitos de capitais e governadores também, ao contrário dele, praticam a política de alongamento de prazos para pagamentos de impostos. Olho grande, provavelmente para concluir o que prometeu no campo da imprevisibilidade, Geraldo quer antecipação de tributos. Pelo amor de Deus! Não sabe ele que o País parou, a usina deixou de moer, como diz um amigo meu?

É de se concluir o seguinte, sem arrodeios: se a Prefeitura estivesse de fato organizada e com previsibilidade sobre a crise atual, o prefeito não precisaria passar a sacola em momento tão inoportuno. Deu o gancho para a oposição, se realmente tivesse oposição na Câmara, a cobrar um quadro real da situação financeira da Prefeitura. O socialismo, pelo que se vê, não deu certo em lugar nenhum do mundo.

Não poderia dar certo no Recife. A capital pernambucana não é uma ilha!

Reação dura – Do bloco da oposição, a única voz em defesa do contribuinte do Recife, que seria obrigado a pagar duas taxas de IPTU, foi a do ex-ministro Mendonça Filho, pré-candidato do DEM a prefeito. “É absurdo, numa crise econômica devastadora gerada pelo coronavírus, querer que o recifense pague o IPTU dobrado, de 2020 e 2021, para aumentar a receita municipal. A Prefeitura tem que cortar despesas, reduzir custos e adotar políticas públicas para socorrer quem está sem renda, perdendo emprego como autônomos, profissionais que vendem produtos na praia, nas feiras e o comércio de bairro”, reagiu Mendonça.

Crise agravada – O discurso do presidente Bolsonaro na TV, anteontem, mostrando desequilíbrio na crise do coronavírus, serviu para afastá-lo ainda mais dos governadores de todas as regiões do País. Nenhum deles, a começar pelo aliado Ronaldo Caiado, de Goiás, concordou com o afrouxamento das medidas de isolamento tomadas pelo próprio Governo. Reunidos, ontem, numa superconferência, os 27 governadores decidiram agir na contramão do que pregou o presidente, anunciando que todas as medidas tomadas, divergentes das do Governo Bolsonaro, estão mantidas.

Bate-boca – Pela manhã, numa videoconferência com todos os governadores, o presidente, além de não se sair bem, teve um bate-boca com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), depois de este fazer uma intervenção na qual afirmou não ter gostado do seu comportamento no pronunciamento à Nação. “Na condição de cidadão, de brasileiro, e também de governador, início lamentando os termos do seu pronunciamento à nação. O senhor como presidente da República tem que dar o exemplo. Tem que ser mandatário para comandar, para dirigir, liderar o país, e não para dividir”, afirmou o governador. Bolsonaro, na resposta, disse que Doria “apoderou-se” do seu nome para se eleger governador e que depois “virou as costas”, passando a atacar o governo federal.

Quem bate mais – Coube ao governador Paulo Câmara a sugestão da reunião dos 27 chefes de Estado, ontem, através de videoconferência, sem a presença do presidente Bolsonaro. Nela, com exceção de apenas dois governadores – Rondônia e Roraima – todos prometeram manter as medidas para conter o avanço do coronavírus. Câmara fez uma dura fala. “Enquanto líderes de vários países tomam medidas necessárias para conter o avanço no novo Coronavírus, aqui no Brasil, em pronunciamento veiculado em Rede Nacional, o presidente Jair Bolsonaro vai contramão do que defendem autoridades sanitárias e o próprio Ministério da Saúde”, afirmou, para acrescentar: “O País está sem comando”.

CURTAS

CARTA 1 – Da carta assinada, ontem, pelos governadores do Nordeste ao final da primeira videoconferência sobre o coronavírus. “É um momento de guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais. A decisão prioritária e a de cuidar da vida das pessoas, não se esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. O momento é de união, de se esquecer diferenças políticas e partidárias. Acirramentos só farão prejudicar a gestão da crise. Entendemos que cabe ao Governo Federal ação urgente voltada aos trabalhadores informais e autônomos”.

CARTA 2 – Ainda da carta dos governadores do Nordeste no confronto com o Palácio e o presidente Bolsonaro: “Agressões e brigas não salvarão o País. O Brasil precisa de responsabilidade e serenidade para encontrar soluções equilibradas. Ao mesmo tempo, solicitamos a necessidade urgente de uma coordenação e cooperação nacional para proteger empregos e a sobrevivência dos mais pobres. Ficamos frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República, que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil”.

SERTÃO VIRA MAR – No Sertão do Pajeú, os prefeitos passaram a administrar outro problemão além da crise na saúde e na economia provocada pelo coronavírus: as enchentes. Em Afogados da Ingazeira, uma ponte foi destruída pelo estouro de uma barragem isolando o acesso ao centro. Choveu tanto que várias famílias que moram à beira do Rio Pajeú foram atingidas, perdendo móveis e até o teto. O prefeito José Patriota teve que sair da quarentena imposta pelo mal do século para percorrer os principais pontos atingidos pelas cheias.

Perguntar não ofende: Até quando o ministro Mandetta, da Saúde, vai ficar no cargo tendo um presidente insensível às medidas que ele toma?

====Coluna do FinFa===

 

Compesa responde denuncia do ex-prefeito – A assessoria de imprensa da Compesa, enviou ontem (25), resposta da denuncia do ex-prefeito de Quixaba-PE, Zé Pretinho: A Compesa explica que a melhoria do abastecimento de Quixaba depende diretamente do pleno funcionamento da Segunda Etapa da Adutora do Pajeú, Ramal de Sertânia, que está em fase de teste conforme amplamente divulgado. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, ocorreram vários vazamentos que foram prontamente consertados pela Companhia, além de problemas elétricos. A concessionária de energia já foi acionada e a Compesa está aguardando a solução para que o sistema volte a funcionar. Enquanto a situação não é resolvida, a Compesa voltará a atender Quixaba pela primeira etapa da Adutora do Pajeú.

Postou – O prefeito de Serra Talhada, postou na sua rede social, um depoimento para todos se unir diante da situação que passa o mundo: “Estamos vivendo um dos momentos mais delicados do nosso país e do mundo, verdadeiramente ameaçados pelo Covid-19, o coronavírus. A situação requer, indiscutivelmente, que todos os governantes se unam em torno da bandeira da saúde da nossa população. Não é hora de montarmos palanques ou discutirmos ideologias, é hora de arregaçarmos as mangas e apontarmos para os caminhos que vão nos livrar desse mal. União, Estados e Municípios, precisam ter serenidade e adotar medidas eficientes para superarmos essa crise, que, sem dúvidas, com o empenho de cada um de nós e a colaboração da nossa população, vai passar”.

Entregou -O Governo de Pernambuco entregou na tarde desta quarta-feira (25/03), ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), centro de referência em Pernambuco para o atendimento de casos da Covid-19, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para serem utilizados por profissionais da unidade hospitalar que estão trabalhando no combate ao coronavírus. O lote entregue é composto por toucas, luvas cirúrgicas, máscaras hospitalares, aventais e outros itens de proteção.

Todos no no PP – Informações chegadas ao blog, disse que os vereadores de São José do Egito, Albérico Tiago (foto), Aldo Lima (PT), Alberto Loló (PT), além do suplente Zé Bilú (PT), não irão mais para o partido Avante, agora vão se filiarem ao Partido Progressista (PP), junto com o ex-prefeito Romério Guimarães.

Disse –“Eu vou deixar muito claro: eu saio daqui na hora que acharem que eu não devo trabalhar, que o presidente achar, porque foi ele que me nomeou. Ou se eu tiver doente, o que é possível, eu ter uma doença, ou no momento que eu achar que esse período todo de turbulência já tenha passado e que eu possa não ser mais útil. Nesse momento de crise agora, eu vou trabalhar ao máximo. Equipe está todinha focada. Nós vamos trabalhar com critério técnico”.(Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre o posicionamento do presidente Bolsonaro)

Você sabia – Que as secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h30 de quarta-feira (25), 2.555 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 59 mortos. O Rio de Janeiro registra oito mortos e São Paulo, 48. Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul registraram mortes pela Covid-19.

Perguntar não ofende – A Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Maria Nely Sampaio, se filiou ao PSB e agora faz parte da executiva municipal?