SJEGITO | Como fica a mobilização partidária na Câmara e em quem cada parlamentar deve apoiar para prefeito

((Jornalista Geraldo Palmeira Filho.))

Passada a janela de filiações para quem deseja se candidatar a algum cargo eletivo nas próximas eleições, surgem novos cenários nas câmaras e, consequentemente, nos agrupamentos partidários. Tratando de São José do Egito, que sempre tem pleitos muito quentes e disputados até o último minuto, vamos traçar como ficam as composições das bancadas no legislativo egipciense e para quem cada grupo deve apoiar junto aos nomes que se apresentam como pré-candidatos a prefeito.

Rogaciano Jorge é eleito presidente da Câmara SJE para o biênio ...
(Mesa Diretora da Câmara SJE para o biênio 2019-2020: Aldo da Clipsi (vice), Rogaciano Jorge (presidente), Albérico Tiago (1º secretário) e Alberto de Zé Loló (2º secretário)

Na conjuntura atual, o partido que mobilizou mais filiações foi o PP. Na Câmara a legenda conta com os parlamentares Albérico Tiago, Alberto de Zé Loló, Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge (esses quatro formam a Mesa Diretora), Antônio Andrade e Jota Ferreira. O PSB aparece logo em seguida com cinco parlamentares: Ana Maria de Romerinho, Beto de Marreco, Doido de Zé Vicente, Flávio Jucá e Tadeu do Hospital. No MDB filiou-se David Teixeira e Rona Leite continua no PT.

Tratando de próximas eleições, já é possível alinhar para quais possíveis candidatos cada grupo irá verter apoio. No cenário atual já aparecem como pré-candidatos o prefeito Evandro Valadares, que tentará reeleição e, consequentemente seu quarto mandato, o ex-prefeito Dr. Romério Guimarães, que buscará emplacar pela segunda vez, e a ex-secretária de Educação Roseane Borja.

Os seis parlamentares que estão filiados no PP irão apoiar a chapa que deverá ter na cabeça Romério Guimarães. O detalhe é que o vice certamente será o atual presidente da Câmara, Rogaciano Jorge.

Já os cinco parlamentares dos quadros do PSB estarão com Evandro Valadares, que há algum tempo já havia definido que Dr. Eclériston Ramos, atual vice-prefeito, estaria novamente compondo com ele.

O vereador David Teixeira soma ao grupo de Roseane Borja, já que filiou-se ao seu partido. E o petista Rona Leite comentou ao blog que o partido tende a ter candidatura própria ou até mesmo coligar com o MDB; ele descarta a possibilidade de se aliar ao PSB de Evandro ou ao PP de Romério. Num próximo artigo destacaremos em quem suplentes de vereadores, ex-vereadores e lideranças devem ou tendem a apoiar para prefeito no pleito de outubro próximo.(Por Geraldo Palmeira Filho)