Miss Dourada

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

ITAPETIM | Com 5 casos confirmados, 6 em investigação, um curado e mais uma morte (Suspeita\Covid-19). Cidade entra em alerta.

|Editado 14\05 às 22:30H |

A Secretaria de Saúde de Itapetim divulgou na manhã desta quinta-feira (14) o boletim epidemiológico referente a Covid-19. A Secretaria comunica que entre os nove casos em investigação para o Coronavírus no município, dois tiveram a indicação médica para realização do teste rápido.

Os testes em questão foram realizados em duas mulheres, residentes no município. Uma apresentou sinais clínicos compatíveis com a doença e testou como não reagente.

A segunda apresentou febre, tosse, falta de ar e dor de garganta. A paciente permanece em isolamento domiciliar, e está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde e permanece com quadro estável. Testou reagente para a Covid-19. O blog  apurou que o quinto caso da doença em Itapetim é o vereador e presidente da Câmara Júnior de Diógenes, que publicou na tarde de hoje um comunicado na sua página do facebook anunciado que havia contraído a Covid-19.

Permanecem, portanto, em relação ao ultimo boletim Epidemiológico, SEIS casos em investigação, sendo quatro casos relacionados a profissionais da saúde, um óbito e dois sintomáticos aguardando período oportuno para realização do teste rápido e/ou coleta swab. Cinco confirmados positivos e UM curado e CINCO descartados.

A Secretaria divulgou um alerta a população na tarde de desta terça-feira prevendo um agravamento da situação. Segundo o órgão tudo leva a crer que Itapetim já está tendo a contaminação comunitária, ou seja, aquela que ocorre por contato entre pessoas residentes no Município.

Outra preocupação da pasta são sobre os hospitais de Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Recife que não estão mais recebendo pacientes com suspeitas de Coronavírus, nem mesmo os casos mais graves. Havendo agravamento do quadro de saúde do paciente, as chances de morte estão reais. Confira nota da SMS abaixo:

Infelizmente a previsão é que a situação irá se agravar. Cabe a esta Autoridade Municipal alertar a população do Município, que de acordo com a análise técnica do momento, é certo que situação vai se agravar cada vez mais. Os números mostram isso, infelizmente.

Tudo leva a crer que já estamos tendo em nosso Município a contaminação comunitária, ou seja, aquela que ocorre por contato entre pessoas residentes do Município. A contaminação comunitária, portanto, é que traz maiores riscos de agravamento da situação na Cidade, aumentando o número de pessoas infectadas em pouco espaço de espaço de tempo, ou seja, o número de hoje pode ser o dobro em menos de vinte a quatro horas.

É bom lembrar a população que para o Coronavírus não existe vacina, nem remédio para o tratamento.
Atualmente a única medida que resolve e impede a contaminação é o isolamento social, o afastamento entre as pessoas. É evitar o contato entre as pessoas. É ficar em casa. Infelizmente, segundo os dados do Governo do Estado de Pernambuco, Itapetim tem um dos mais baixos índices de isolamento social, ou seja, apenas 37% da população está se conservando em casa. É como se nada tivesse acontecendo.

Para piorar esta situação, e aumentar a nossa preocupação, os hospitais de Arcoverde, Garanhuns, Caruarú e Recife não estão mais recebendo pacientes com suspeitas de Coronavírus, nem mesmo os casos mais graves. Havendo agravamento do quadro de saúde do paciente, as chances de morte estão reais. Outro problema é que os municípios não estão conseguindo contratar mais profissionais para atuarem nos serviços de saúde, nem mesmos nas grandes cidades. Ora, se em tempos normais já era difícil contratar médicos, imagine em tempos de Pandemia.

Portanto, o melhor médico para nós, será nós mesmo, sendo o melhor remédio ficar em casa, e apenas sair quando for estritamente necessário, quando não existir outra alternativa, sempre usando máscara. Ajude a gestão municipal de saúde a lhe ajudar. Cuide-se. Fique em casa.

 O Prefeito Adelmo Moura emitiu uma nota nessa quarta-feira:

“Bom dia, meus amigos e minhas amigas! Acabamos de realizar mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 para tomarmos mais algumas medidas.

Vamos interditar as academias de saúde de Itapetim, Piedade e São Vicente a partir de quinta-feira; a feira da quinta-feira será isolada apenas para a população; nas sextas-feiras, sábados e domingos serão proibidas a colocação de bancas de verduras e frutas nas ruas do município; os supermercados e padarias serão obrigados a funcionar até o meio-dia do sábado e domingo serão fechados; também vamos comprar um atomizado para fazer desinfecção das principais ruas de Itapetim, Piedade e São Vicente.”

Nosso município está em alerta, então só saiam de casa se realmente for necessário e utilizando máscara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *