| —–Giro pelos Blog’S——(Quarta-feira\ 13.05.2020)—– |

|  —–Coluna do FinFa—-  |

Disse – “Não fui eu, não foi os professores, não foi o grupo de empresários, nem os comerciantes, nem os profissionais liberais, as lideranças que foram convidadas, para ir reunião na casa de Evângela, convidados para ir um jantar na casa dele, para participar do Bloco TÔ NA FOLIA e também não foram nós que colocou faca no pescoço dele, para ele chegar nesta emissora, para chamar Sandrinho de ‘Poste”, e dizer que Sandrinho não é preparado para ser prefeito de Afogados da Ingazeira”.(Vereador José Edson (Zé Negão), ontem em entrevista na Rádio Pajeú, sobre a posição do ex-prefeito Totonho Valadares, confirmando que não tem racha com o prefeito José Patriota)

 

Você sabia – Que o prefeito de Flores, Marconi Santana, tarde de ontem (12) onde participou da reunião promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, com prefeitos pernambucanos e o governador Paulo Câmara, fez o questionamento em relação a emenda parlamentar para aquisição de 3 (três) ambulâncias para seu município, que estão aguardando liberação do Governo do Estado.

Frase – “Isso é que é atitude política de político preocupado com a situação do povo”. (Ex-deputado estadual Ricardo Costa, sobre o projeto do deputado federal Eduardo da Fonte, para estender o pagamento do auxílio emergencial até dezembro)

Parabenizou – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, participou da reunião por videoconferência, que a Amupe promoveu, com a participação do governador Paulo Câmara.“Parabenizo o governador Paulo Câmara pela disponibilidade e espero que tenhamos outros espaços de debate com o Governo do Estado para, juntos, superarmos essa grande crise que estamos vivendo. Aproveito, também, para parabenizar o presidente da AMUPE, José Patriota, que tem dado uma grande contribuição ao municipalismo”, postou o prefeito na sua rede social.

Trabalho do combate ao Covid-19 – O Governo Municipal da cidade Mãe do Pajeú, Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, com equipe de apoio ao enfrentamento do Coronavírus, realizaram ontem (12), supervisão e fiscalização em estabelecimentos autorizados a funcionar na sede do município e Santa Rosa. Segundo o prefeito Lino Morais, os comerciantes foram informados sobre todas as medidas de proteção que devem seguirem em consonância com os decretos: Estadual e Municipal, na oportunidade foi colhido assinatura dos responsáveis de cada estabelecimento, onde consta, que em caso de descumprimento das orientações o estabelecimento poderá ser fechado.

Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Quixaba-PE, Sertão do Pajeú, atualizou os dados do Boletim sobre Covid-19, na noite de terça-feira (12).

Afirmou –

O Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o novo coronavírus contaminará 70% dos brasileiros, repetindo o número que vem dizendo nos últimos dias. O percentual é apresentado pelo presidente como um número inevitável e um argumento contra medidas de isolamento social. Mas pesquisadores ouvidos pelo G1 dizem que, na hipótese de 70% das pessoas se contaminarem, o país pode ter 1,8 milhão de mortos.

Perguntar não ofende – O Partido Social Liberal (PSL) ainda existe em Afogados da Ingazeira?

|  -Coluna da Folha de PE-  |

Conjunto da obra já ameaça governo Bolsonaro 

O Brasil coleciona em sua história dois processos de impeachment num curto período de tempo. Ambos ocorreram já no período democrático e pós-Constituição de 1988. Um processo de impeachment é doloroso e traz duras consequências para um país, foi assim com Fernando Collor em 1992 e com Dilma Rousseff em 2016, curiosamente em ambos os casos, seus sucessores, Itamar Franco e Michel Temer, respectivamente, entregaram um país melhor do que receberam.

Em 2018, o conjunto da obra beneficiou aquele que tinha a menor condição de ser presidente da República em um processo normal. Jair Bolsonaro quebrou a lógica da polarização que tínhamos entre PT e PSDB e acabou vitorioso. Porém com menos de dois anos de governo, o quadro está se esgarçando de tal maneira que será difícil o presidente se manter no cargo.

O combo de pandemia, crise econômica, crise política e baixa popularidade do presidente abre um precedente muito grave. Diversas pesquisas já apontam um aumento da impopularidade de Bolsonaro e ontem vimos, com a divulgação do conteúdo do vídeo da reunião ministerial, que a saída de Sergio Moro do ministério da Justiça se deu por interferências do presidente na Polícia Federal para proteger os filhos de investigação.

Há um conjunto da obra tão perigoso quanto aquele de Dilma em 2016, e Bolsonaro só não correrá riscos de impeachment se a Covid-19 tiver um fim abreviado. Caso contrário, que é o mais provável, a ressaca do pós-coronavírus associada às crises política e econômica não salvarão Bolsonaro de uma degola.

Temer – Em 12 de maio de 2016, Michel Temer (MDB) assumia interinamente a Presidência, após o Senado admitir, por 55 votos a 22, a denúncia de impeachment contra Dilma (PT). No dia, Temer prometeu fazer um governo do “salvação nacional”. Além da recuperação da economia, o único registro digno de nota do seu governo foi a reforma trabalhista. Já a reforma da previdência empacou após o escândalo da gravação de Joesley Batista. Ao assumir, Temer tinha pretensões de ser candidato à reeleição em 2018, mas depois de várias denúncias no STF, nem foi candidato. Saído da Presidência, chegou a ficar algumas horas preso em 2019, por ordem da Lava Jato.

Fundo – O PSB foi ao Supremo contra a medida provisória, de Jair Bolsonaro, que extinguiu o Fundo PIS-Pasep e transfere seu patrimônio para o FGTS. O partido argumenta que a mudança “confisca o patrimônio dos trabalhadores”. A relatora da ação será a ministra Cármen Lúcia.

Pautado – O procurador geral da República não gostou de matérias na imprensa que sugeriam que ele estaria “ajudando” Jair Bolsonaro em investigações, como o inquérito das denúncias de Sergio Moro. Em nota oficial, Aras “reitera que não aceitará ser pautado, intimidado ou manipulado por pessoas ou organizações e que seu compromisso é com a Constituição e as leis do país”.

Inocente quer saber – Quando o General Mourão entrará em campo para suceder Bolsonaro?

Covid-19 também mata jornais

Mais antigo em circulação na América Latina, com quase 200 anos de história, o Diário de Pernambuco não foi o primeiro nem será o último a antecipar a migração do impresso para o online em decorrência da pandemia do coronavírus. Como o papel é vetor da transmissão do vírus da Covid-19, ninguém se arrisca mais a ler notícias impressas com cheiro de tinta. E isso não é exclusividade do Brasil, atinge o mundo inteiro.

Os jornais da chamada mídia tradicional enfrentam tempos bicudos, impostos pela redução ou suspensão das edições impressas, cortes de salário e demissões em massa. A pandemia de coronavírus atingiu em cheio a saúde financeira de empresas de mídia da América Latina num momento em que o trabalho jornalístico é essencial para a sociedade. No Brasil, uma medida provisória do Governo autoriza empresas a reduzir salários e jornadas de trabalho em até 70% por até 90 dias. O objetivo é aliviar as obrigações das empresas e manter postos de trabalho durante a crise.

O jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), um dos três mais importantes do País, promoveu um corte de 25% nos salários e jornadas de trabalho a partir deste mês. O plano prevê garantia de estabilidade de seis meses e plano de saúde até o fim do ano. A empresa, responsável também pela Agência Estado, teria perdido 50% da receita com anúncios impressos e eventos, segundo o diretor de redação, João Caminoto, explicou a cerca de 250 jornalistas que participaram de uma conferência via Hangout.

De acordo com jornalistas que participaram da reunião virtual, a proposta é fechar um acordo coletivo através do sindicato dos jornalistas. Caso não haja acordo, a empresa vai propor acordos individuais, sem garantia de estabilidade para os que não aceitarem, informou o Brazil Journal. No Rio de Janeiro, o jornal O Dia anunciou a redução de 25% dos salários e da jornada de trabalho para todos os seus funcionários da redação e das áreas administrativas já relativa ao mês de março.

Num comunicado enviado aos jornalistas e reproduzido pelo site Comunique-se, a presidência do jornal informa que “a fatia restante será quitada tão logo o cenário de contingenciamento nacional se desfaça.” Posteriormente, um novo comunicado informa também a redução de jornada a partir de março. Já em Minas Gerais, o segundo estado mais populoso do Brasil, o jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, propôs redução salarial a seus jornalistas. Já O Tempo, também da capital do Estado, demitiu 24 jornalistas, segundo o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Na Argentina, a editora Publiexpress demitiu 93 pessoas e encerrou a publicação das revistas Pronto, Diário de la Salud, Saber Vivir e Buenas Ideas. Apenas a edição digital da Pronto, que é especializada em celebridades, foi mantida. O Foro de Jornalismo Argentino (FOPEA, em espanhol) se solidarizou com os profissionais e alertou que “estamos diante de uma crise de meios que hoje se vê acelerada em consequência da pandemia de COVID-19, que ameaça ser catastrófica para o setor”.

Na Colômbia, o Grupo Semana demitiu cerca de 250 empregados, entre jornalistas e trabalhadores das áreas administrativa e comercial devido ao impacto financeiro causado pela crise do coronavírus. Além disso, decidiu suspender por 60 dias a publicação das revistas Arcadia, SoHo, Jet-set, Semana Educación e Semana Sostenible. “Parece-me que a empresa envia internamente mensagens bastante contraditórias aos seus trabalhadores, porque imediatamente eles me levaram à gerência de recursos humanos e o que me apresentaram foi uma carta informando sobre a rescisão do meu contrato de trabalho, sem nenhum compromisso da parte deles de retornamos ao trabalho para a organização após a crise”, disse ao programa de rádio Mañanas BLU Sara Malagón, ex-editora da revista cultural Arcadia, sobre o possível retorno da revista quando a situação no mundo voltar ao normal.

No comunicado em que anuncia a suspensão das revistas, o Grupo Semana afirma que as revistas Semana e Diñero continuarão sendo publicadas normalmente. “Sem dúvida, o impacto econômico criado pelo fenômeno do coronavírus e as restrições logísticas tornam obrigatório projetar reestruturações dessa natureza. Um desafio como esse é simultaneamente uma oportunidade de inovar e procurar maneiras de melhorar nossos produtos”, informou o Grupo em nota.

Jornalistas em pânico – A Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc, em espanhol) condenou a demissão de jornalistas durante a pandemia. A organização registra que jornalistas de Peru, Panamá, Equador e Paraguai também estão sofrendo os efeitos da redução da atividade econômica, ficando impossibilitados de seguir trabalhando por falta de recursos. A Associação Nacional de Jornalistas do Peru e o Sindicato de Jornalistas do Paraguai pediram aos governos nacionais garantia de sustentabilidade para os trabalhadores atingidos pela crise, segundo a Fepalc.

Globo fecha revistas – Na América Latina, várias outras organizações jornalísticas vêm adotando medidas de restrição ou suspensão das edições impressas de suas revistas e jornais. A Editora Globo, que faz parte do maior grupo de mídia do Brasil, parou de publicar seis revistas mensais, que estarão disponíveis apenas em formato digital. Já os jornais diários O Globo e Extra, além da revista semanal Época, seguem sendo imprensas. No Chile, La Discusión de Chillán deixou de circular pela primeira vez em papel desde 1939, o quando um terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter que atingiu a região e causou a morte 24 mil pessoas.

México perde jornal – No México, o Grupo Crónica anunciou o fim de suas edições impressas diante da emergência causada pelo coronavírus. Assim, desde 1º de abril não são mais publicados os jornais La Crónica de Hoy, Crónica Hidalgo e Crónica de Jalisco. Na Bolívia, El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, tirou das ruas a versão em papel do diário já no dia 24 de março. A circulação só volta ao normal depois da quarentena. Já Página Siete, de La Paz, interrompeu as edições dominicais, mas segue saindo nos outros dias da semana.

Publicidade sumiu – O presidente da Associação Mundial de Jornais e Editores (WAN-IFRA), o espanhol Fernando de Yarza López-Madrazo, escreveu no site da organização que a pandemia do coronavírus tornou “o jornalismo mais necessário do que nunca”, com público crescente, enquanto, ao mesmo tempo, as fontes de receita se evaporam. “A publicidade praticamente desapareceu. Comprar jornais está ficando mais complicado. A desaceleração econômica global, que não tem precedentes, nos afetou de uma maneira brutal. Exatamente agora, quando somos obrigados – e exigimos de nós mesmos – mais do que nunca”.

CURTAS

MAIS MORTES – Pernambuco confirmou, ontem, mais 70 mortes e 541 novos pacientes com o novo coronavírus. Com isso, desde março, o Estado contabilizou 14.309 confirmações e 1.157 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde. Das novas confirmações, 276 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 265 são casos leves. Ao todo, o Estado registrou 7.644 pacientes considerados graves com a doença e 6.665 leves. O uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir do próximo sábado. O decreto estadual com a ampliação da obrigatoriedade do uso foi publicado no Diário Oficial de ontem, assim como o detalhamento das medidas referentes à quarentena no Recife e outras quatro cidades.

PERDA DE SALÁRIO – Mais de 7 milhões de brasileiros já tiveram redução de jornada e salário ou suspensão do contrato de trabalho. De acordo com dados do Ministério da Economia, até as 11h desta terça-feira (12), o programa criado para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus e preservar empregos formais já reunia um total de 7,19 milhões de acordos fechados entre empresas e trabalhadores. Esse número representa 20,7% dos empregados com carteira de trabalho no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do IBGE, o País tinha no trimestre encerrado em março 34.736 trabalhadores formais, incluindo os domésticos. Ou seja, 1 em cada 5 trabalhadores formais já teve corte de salário ou contrato suspenso no País.

LIVE COM ALCYMAR – Meu convidado para a live de amanhã, às 19 horas, pelo Instagram do meu blog, é o cantor e compositor Alcymar Monteiro, que vai tratar do drama enfrentado pela classe artística no País, fortemente atingida pela pandemia do coronavírus. O forrozeiro, que fez uma live fantástica, sábado passado, gravou, recentemente, um duro áudio criticando o deputado Felipe Carreras (PSB) pela tentativa de mexer num vespeiro: as regras de cobrança de taxas de direitos autorais. Só não o chamou de arroz doce. Para acompanhar a live você tem que seguir o Instagram do blog pelo endereço @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Algum setor da economia será capaz de resistir ao diabólico Covid-19?