—-Giro pelos Blog’S—(Coluna da quinta-feira\14.05.2020)

Guerra contra o inimigo

A pandemia do coronavírus não acende a luz em nenhum fim do túnel, seja no Brasil ou qualquer parte do mundo. Quanto mais se vira a página do calendário, mais mortes, mais casos confirmados. O inimigo invisível não distingue raça, cor, idade ou posição social. É devastador, um tsunami que desafia a ciência e o homem.

Na guerra contra o inimigo, tudo é válido. O uso de um remédio a base de cloroquina associada a antibióticos virou a bola da vez da discórdia. Enquanto pacientes afirmam que venceram o dragão usando a droga, Governo e entidades médicas se dividem.

Diante disso, um abaixo-assinado por iniciativa do universo médico pedindo autorização para uso da droga já contava, desde ontem, com mais de duas mil assinaturas em apenas dois dias. Isso, vale a ressalva, somente de profissionais pernambucanos. No Brasil, a adesão tem sido na mesma intensidade, segundo o deputado Alberto Feitosa (SD), que lidera a corrente política em favor da liberação do remédio.

Para Feitosa, que ontem fez uma live com uma médica especializada no assunto, a cloroquina associada a outras drogas, embora não oficial e liberada, tem salvado muitas vidas. “Eu tenho amigos curados pelo uso da droga”, atesta o parlamentar. Ele está convencido de que o remédio é eficaz e milagroso, apontado nesse momento como a melhor solução aos que foram contaminados.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Britto Ribeiro, já entregou ao presidente Jair Bolsonaro um parecer em que afirma não haver evidências da eficácia do uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Ribeiro afirmou, no entanto, que os médicos estão autorizados a prescrever a substância para os pacientes em determinadas situações. Bolsonaro já defendeu diversas vezes a utilização da hidroxicloroquina contra o novo coronavírus.

Patinho feio – A droga pode elevar o status de um patinho feio da indústria farmacêutica. Trata-se de uma molécula utilizada clinicamente desde 1944 para combater malária e com efeitos adversos já registrados que vão de alergias a arritmias cardíacas, podendo provocar até a morte de pacientes suscetíveis. Barata, com a patente expirada há mais de 50 anos, o “ovo de Colombo” do presidente Bolsonaro contra a pandemia, importado do presidente Donald Trump – o primeiro a propagandear a substância – tem uma série de contraindicações e nenhuma comprovação científica de sua eficácia contra o coronavírus até o momento.

Efeitos colaterais – A cloroquina e a hidroxicloroquina (substância derivada) vêm sendo utilizadas em diversos hospitais públicos e privados no Brasil, não raramente associadas ao antibiótico azitromicina, o que aumenta o risco de efeitos colaterais como atesta nota técnica da Fiocruz emitida a pedido da presidência da entidade. “Eu imagino que a presidência pediu que fizéssemos a nota por causa da pressão, até na mídia, para que se comece a usar a cloroquina de forma maciça para o combate à Covid-19 e também pela dificuldade de fazer a comunidade entender que o fato de um medicamento ter um uso promissor em estudos pré-clínicos, não necessariamente significa que ele vai ser um bom medicamento nos estudos clínicos”, disse a pesquisadora Flor Espinosa, da Fiocruz Amazonas.

Estado de sítio – Em sua coluna no jornal O Poder, o multicomunicador José Nivaldo Júnior avalia que o decreto do governador Paulo Câmara, que trata da quarentena a partir do próximo sábado, comete uma atrocidade ao estabelecer a prisão domiciliar em cinco municípios metropolitanos, depois de 60 dias de isolamento social. “Na ocasião, escrevemos aqui que não ia dar certo e justificamos a nossa opinião. Deu errado. Agora, analisando com muita calma a medida mais desastrada já adotada por um governante de Pernambuco, desde Duarte Coelho, registro: o pacotaço é inútil para os pobres e um inferno para a classe média. Torço sinceramente para estar errado”, escreveu.

Prefeita no muro – Em Arcoverde, o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, candidato do PTB, fechou a chapa com Eduíno Filho, filho do ex-vereador e ex-deputado Eduíno Brito, na vice. Corre solto enquanto os dois pré-candidatos que disputam a preferência do apoio da prefeita – o delegado Israel Rubis, do (PR), e a vereadora Cybele Roa (Podemos) – estão perdendo tempo e sendo embromados por Madalena. Sem ter a certeza quanto ao nome mais competitivo, Madalena usa o Covid como pano de fundo para ficar em cima do muro. Está literalmente “empurrando com a barriga” a sua escolha. Rubis e Cibely não sabem se marcham sozinhos ou assumem o desgaste da atual gestão, marcada pela impopularidade. As plataformas das duas candidaturas são muito heterogêneas, conflitantes e envolvem bastante um componente difícil de administrar, chamado vaidade. Enquanto as negociações continuam, Zeca segue solto, firme e à frente.

CURTAS

CARAVANA – O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta de médicos que participam do programa “Doutores de Verdade”, que promove tratamento e administração de remédios contra a Covid-19 em comunidades carentes do Recife. Segundo o conselho, apuração da conduta dos profissionais de saúde, em parceria com uma deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), é regida pelo Código de Processo Ético (CPEP), estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. A parlamentar financia parte das ações e divulga pela internet as atividades do grupo. A atividade também provocou a reação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

MÁSCARA OBRIGATÓRIA – A partir de sábado (16), quando começa a quarentena em cinco cidades de Pernambuco, motoristas e cobradores de ônibus podem chamar a polícia para retirar dos coletivos passageiros que se recusarem a utilizar máscaras ao embarcar. Além disso, de acordo com o governo do estado, operações “de choque” serão montadas nos municípios para fiscalizar as pessoas que estiverem nas ruas sem necessidade comprovada.

PAULISTA – Com 951 casos do novo coronavírus, o quarto maior número de Pernambuco, Paulista, no Grande Recife, ficou fora da nova quarentena. Por isso, ontem, o prefeito da cidade, Júnior Matuto (PSB), cobrou ao governo do estado a entrada na lista de municípios que terão medidas mais rigorosas para impedir o avanço da Covid-19. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Paulista tem mais casos do que Camaragibe, com 450 ocorrências de Covid-19, e do que São Lourenço da Mata, com 258. “Será que o governo vai esperar até o caos piorar para incluir Paulista nesse decreto?”, questionou o prefeito.

Perguntar não ofende: Vai ter cadeia para todo mundo flagrado nas ruas a partir de sábado?

   —|Coluna do FinFa|—

Nova Praça – Mesmo diante da crise da pademia, o Governo Municipal de Flores, não para de trabalhar em prol dos seus munícipes. Ontem (13) em parceria com todos os moradores do Bairro Nova Flores, em especial Sr. Zezinho, foi realizado à remoção de todo o ferro velho, às margens do perímetro urbano da PE-320. O local vai receber uma linda praça, que terá os trabalhos de construção iniciado nesta quinta-feira (14).

Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Calumbi-PE, emitiu na noite de ontem (13), o Boletim Diário sobre o Coronavírus. A cidade até o momento, não tem nenhum caso, notificado, em investigação e confirmado.

Comemorando – O deputado federal, André de Paula (PSD), foi comunicado, oficialmente, de que dez veículos (modelo Jeep Renegade 2020) de apoio a guardas municipais, objeto de indicação de sua emenda parlamentar, chegam no próximo dia 22. Em contato com este blogueiro, André de Paula, confirmou que serão contemplados os municípios de Brejo da Madre de Deus, Buíque, Catende, Itapissuma (dois carros), Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Paulista, Taquaritinga do Norte e Toritama.

Desabafou – Uma fonte da cidade de Custódia-PE, em contato com o blog, fez sua análise sobre o Pregão que a Câmara de Vereadores, vai realizar para contratação de Empresa para prestação de serviço de Locação de veículos, em plena crise do coronavírus. “Várias Câmaras de Vereadores, estão repassando parte do duodécimo, para o executivo usar no combate ao Covid-19, mais esta da minha cidade, ao invés de fazer uma ação que pode-se chamar de ‘caridade’, vai atrás de gastar o dinheiro com locação de veículos. Sinceramente é lamentável, diante da pandemia, onde os seis vereadores de oposição ao prefeito Manuca, não consideram o fator ‘vida’, e sim política municipal. É lamentável”, finalizou a fonte.

Mais dois – A secretaria Municipal de saúde de Iguaracy, informa que foi confirmado mais 2 casos para covid-19 através do Teste Rápido. Trata-se de um profissional de saúde e um paciente domiciliar, os quais tiveram contato com um paciente testado positivo para COVID-19. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Joudenyr Cavalcanti, em decorrência da síndrome gripal, os mesmos já se encontravam em quarentena domiciliar monitorada. Ambos os testes seguiram o protocolo do Ministério da Saúde e as orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Novas medidas – Segundo o radialista Anchieta Santos, com o registro do sexto caso de Covid-19 e a taxa de isolamento social somando apenas 34,6%, aumenta a preocupação das autoridades de saúde em Tabira-PE. Ontem a Secretária Municipal de Saúde Maria Jose Almeida (Zeza), prometeu que até amanhã o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus estará reunido outra vez e novas medidas serão adotadas no Município.

Disse – . “Alto do Capibaribe voltou e a gente está muito feliz pelo governador Paulo Câmara ter feito esse gesto com o povo da nossa cidade. Sabemos que o pedido do povo é um pedido que a gente tem que ir atrás, correr e o governador é sensível”.(Deputado Estadual Diogo Moraes, em entrevista ao programa Cidade em Foco, do amigo Alberes Xavier, comemorando a retomada das obras da Adutora do Alto Capibaribe).

Cancelamento do recesso parlamentar – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) reúne assinaturas para a apresentação de uma proposta de emenda constitucional para cancelar o recesso de julho do Congresso Nacional. O objetivo é manter as atividades do Legislativo em funcionamento devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que atingiu patamares alarmantes no Brasil, inserindo o país entre as nações com maior número de casos e mortes decorrentes da doença. Para a tramitação da PEC, são necessárias 171 assinaturas.De acordo com a Constituição Federal, o recesso parlamentar de julho deve ocorrer entre os dias 17 e 31 de julho. Desde o dia 25 de março, as reuniões deliberativas são realizadas em Plenário Virtual, com sistema de votação remota.

Perguntar não ofende – Os dados de casos confirmados de Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, estão batendo com os dados confirmados pelas Secretarias Municipais de Saúde?