Patos-PB poderá chegar a quase 900 casos de Covid-19 no dia 23 de maio, projeta professor da UNIFIP

 Portal 40 Graus |  O professor de cálculo de faculdades e universidades como UNIFIP, em Patos, Fafic e UVA, Rhodolffo Lima, vem fazendo projeções do impacto da pandemia do coronavírus em cidades como Patos, Cajazeiras e Sousa, todas no Sertão e Alto Sertão da Paraíba.Em uma de suas análises, Rhodolffo projetou que Patos poderá chegar neste sábado (16) a 258 casos. Nesta sexta-feira (15), foram confirmados 219, um aumento de 45 infectados em relação a quinta-feira, um verdadeiro recorde. É de assustar a subida da curva de casos de novo coronavírus na cidade de Patos, sobretudo nestes primeiros 15 dias do mês de maio.

Após a divulgação do décimo quinto boletim do mês, o município contabilizou não só o maior número de casos em um só dia (45), mas também a marca de duas centenas de pessoas infectadas neste período. Dados levantados pelo Portal 40 Graus, mostram que o índice de contágio pela Covid-19 já está na estratosfera fazendo com que o número de novos infectados tenha crescido acima de 1.000% em quinze dias. Se no mês de abril foram 18 casos registrados da doença, em apenas quinze dias de maio já são 200 novos infectados. Ou seja, 1.011% de crescimento da curva evolutiva. O primeiro caso de Patos foi registrado no final de março. De lá pra cá, a doença só se espalhou fazendo com que quase todos os bairros (29) tivessem pessoas infectadas pelo vírus.

Na projeção matemática feita pelo professor, Patos poderá chegar a 823 casos no dia 23 de maio, caso nada seja feito para a curva descer.