—–Giro pelso Blog’S—-(Quarta\feira-20.05.2020)—-

-|——-Coluna do FinFa——–| –

 

Recebeu e entregou – A Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira-PE, Maria Nely Sampaio, recebeu do deputado estadual, Waldemar Borges, 500 máscaras. Em comum acordo com todos os vereadores, ficou resolvido que fosse doadas a Secretaria de Saúde do município. “A entrega aconteceu ontem (19), para fortalecimento nas ações de combate e prevenção ao Covid19, auxiliando aos profissionais que atuam na linha de frente da saúde, da segurança e das barreiras sanitárias”, disse a Presidente Nely Sampaio.

Frase – “Quem propagou que teria contraído o Covid-19, deve ter usado da maldade, meu exame deu negativo”. (Ex-prefeito de Serra Talhada e médico Carlos Evandro em conversa com este blogueiro)

Respondeu – Em resposta a nota desta COLUNA, ontem (19), o Presidente Municipal do Partido Social Democrático, Felipe Cassimiro, enviou sua resposta: “Caro amigo Junior Finfa, o partido PSD de Afogados pleiteia sim compor a chapa da Frente Popular, tendo como pré-candidatos a vice, Augusto Martins, Igor Mariano, Erickson Torres e Edson Cosméticos. Tenho certeza que junto com os demais membros de Frente Popular vamos definir os critérios que serão estabelecidos para escolha do vice”.

Nota – A Prefeitura Municipal de Itapetim-PE, emitiu uma Nota de Alerta, para a população. “A nossa população está em estado de ALERTA, pois Itapetim já está com transmissão comunitária. “É mais que necessário que a população permaneça em casa. Estamos fazendo o possível para combater o vírus no nosso município. Só saiam de casa em caso de extrema necessidade e de MÁSCARA. Vamos nos conscientizar mais do que nunca, pois este momento exige que tenhamos bastante cuidado para que a situação não se torne ainda mais grave do que já está. O paciente que for confirmado com o Novo Coronavírus terá seu nome repassado para o Ministério Público e será vigiado pela Polícia para que seja mantido em isolamento. Quem for pego com o bar aberto em todo município será conduzido para a delegacia de polícia. A partir deste fim de semana será proibida a instalação de bancas de frutas e verduras nas principais ruas do município. Vamos colaborar!”

Único voto contra – O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. Em um primeiro momento da sessão, os senadores aprovaram o chamado texto-base. O texto foi aprovado por 75 votos a 1. O único senador que votou contra o texto foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho de Jair Bolsonaro.

Disse – “Tenho acompanhado todo o esforço do Governo do Estado no combate ao coronavírus e na manutenção do emprego e do equilíbrio fiscal e financeiro. Estou sempre dialogando com o secretário Estadual da Fazenda, Décio Padilha, que tem apontado as dificuldades do Estado. Para se ter uma ideia, o ICMS, que teve queda na arrecadação durante a pandemia, representa 74% da arrecadação do Estado. Com a ajuda federal, teremos recursos para dar alívio aos cofres de Pernambuco. Por isso, é fundamental que esse valor possa chegar o quanto antes para ajudar neste momento desafiador. O auxílio emergencial é muito importante, como também o socorro aos Estados e municípios. Vamos continuar votando e defendendo matérias que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado”.(Deputado Federal Silvio Costa Filho cobrando ao Presidente Bolsonaro, sanção de socorro a Estados e Municípios.

Perguntar não ofende – O prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda, vai acatar isenção da taxa de iluminação enquanto durar pandemia?

—\COLUNA DO ITAMAR FRANÇA—\

 

PERGUNTOU – O deputado estadual e segundo vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa, Alberto Feitosa (PSC) solicitou na manhã desta terça-feira(19) o resultado dos exames de coronavírus aos quais o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB)  foi submetido. Em forma de indagação, Feitosa argumenta que a informação deve ser de domínio público, já que o socialista é mandatário do estado. “Esse exame que lhe deu o resultado positivo em menos de 24 horas está à disposição de todos os pernambucanos?; que orientações médicas lhe foram dadas?, que medicamentos lhe foram recomendados?, ele vai apresentar o exame a imprensa como foi tanto cobrado ao presidente Bolsonaro?”

………………………………………………………..

DIVULGOU – Ciente de que muitas cobranças estariam por vir, a exemplo das indagações do deputado Alberto Feitosa (PSC) de que estaria positivado para covid-19, doença causada pelo coronavírus, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) divulgou publicamente o exame que deu positivo para a doença.  “Bom dia, pessoal. Passando pra dizer que estou bem, apenas com sintomas leves e “cumprindo o isolamento em casa. Aproveito ainda pra divulgar o meu exame com resultado positivo para a Covid-19. Já conversei agora pela manhã com os secretários que estão no Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus e seguimos monitorando a Operação Quarentena, além das nossas ações no Interior. Também falei com integrantes da equipe que estão na coordenação dos serviços essenciais”.

………………………………………………………..

Vereadora Aline Mariano emite nota de repugnância contra atitude ...ESCANTEADA – A vereadora do Recife, Aline Mariano (PP) ao que parece ficou de fora das discussões dentro do conjunto da chamada Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Majoritária nas eleições gerais de 2018, Aline obteve nas urnas 5.957 votos, numa dobradinha com o deputado federal João Campos (PSB) que estranhamente sem muita presença no município e sem ser da terra, obteve 6.834 votos, suplantando a afogadense nas urnas. Com a decisão de Antonio Valadares (MDB) de manter a unidade que nunca este dvidida, há um indicativo de que a composição da chapa será entre o nome indicado pelo prefeito José Patriota, nesse caso o atual vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB) e o vice seria uma indicação de Valadares. Se isso de fato se concretizar, Aline, Igor e a família Mariano ficará de fora do processo, desprestigiada. Não será levado em consideração os votos de Aline, nem mesmo o gesto e a fidelidade do vereador Igor ao atual gestor em duas ocasiões…

………………………………………………………..

Martin Behrend - Não fomos treinados para a incerteza. Certeza ...CERTEZA OU NÃO?… – Com lugar de destaque na gestão do prefeito Sebastião Dias (PSB), mas filiado a outro partido político, o secretário Municipal de Administração Flávio Marques (PT) pode não está seguro de ser o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) em Tabira, na sucessão do ‘poeta-socialista’. A pré-candidatura do neopetista não conta com a simpatia de parte dos militantes históricos do partido na terra das tradições. O cenário em que seu nome poderia figurar de forma clara e consistente como o nome da indicação da legenda, ganha a cada dia nova formatação… Recentemente surgiu o nome do ex-secretário municipal, Aderval Soares como um dos postulantes, além de comentários de uma possível pré-candidatura de Coquinha, irmã do deputado Carlos Véras, esta última apenas especulações. Nesse contexto, o nome de Flávio não denota tanta segurança de que será mesmo o indicado pelo Partido dos Trabalhadores.

………………………………………………………..

E se…? – Querência OnlineE SE… – E se de fato o prego foi batido e aponta virada, a discussão para escolha de nomes dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Tabira poderá ser realizada da seguinte forma: os nomes postos entrariam em um consenso e desta forma Flávio poderia levar vantagem, isso porque o controle da legenda é do deputado Carlos Véras e este poderia orientar seus aliados mais próximos a declinarem apoio ao nome da predileção de Bastião. A pesquisa eleitoral pode colocar o projeto de Véras e Dias em risco, isso porque Djalma das Almofadas pode ganhar terreno e ter maior intenção de votos.

………………………………………………………..

NÃO RACHOU – Em conversa com o Repórter do Pajeú, Itamar França, integrantes do grupo de oposição de Iguaraci questionaram uma nota publicada no blog na qual relata que a oposição de Iguaracy estaria saindo rachada, e por isso estaria enfraquecida com as pré-candidaturas de Hoginho e de Bibi Alves, citadas como exemplos. Eles alegam que tanto o empresário Bibi como o engenheiro Hoginho deixaram o grupo de situação.

………………………………………………………..

TCE rejeita Admissão de Pessoal de 2012 de Iguaracy na gestão ...INDEPENDÊNCIA – Por falar nisso, o ex-prefeito de Iguaraci, Albérico Rocha trocou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) pelo (PROS) Partido Republicano da Ordem Social, um gesto de independência que ainda não foi explicado. Aliado do prefeito Zeinha Torres (PSB), Albérico já havia sido filiado ao antigo Partido da República (PR), ao qual o atual gestor esteve vereador. Apesar de não ter dado sinais de insatisfação com a gestão, a migração deixa uma certa dúvida no meio político local…

………………………………………………………..

Mário Viana explica posicionamento em relação às eleições 2018 ...INDEFINIDO – Em Ingazeira a oposição ainda não definiu a chapa para enfrentar o ex-prefeito Luciano Torres (PSB) nas urnas. Convidado para compor a chapa na condição de vice, o jornalista Mário Viana Filho (MDB) mantém o silêncio. A oposição terá como candidato a prefeito o empresário, Luciano Moreira (PODEMOS) que fazia parte do grupo de situação. O grupo se reuniu várias vezes e aguarda uma posição de Mário, ao tempo em que também já preparou seu plano “B”. Informações dão conta de que, caso Mário Viana não aceite ser o vice de Luciano Moreira, o empresário Zé Mago será a bola da vez. É pegar ou largar…

………………………………………………………..

Professor Orisvaldo sobre a sucessão em Ingazeira: “sou candidato ...ESFRIOU – Por falar em Ingazeira, a pré-candidatura do professor Orisvaldo (PV) a prefeitura deu uma esfriada. Quase não se ouve falar no projeto de Orisvaldo na cidade. Desportista e com serviços prestados EM Ingazeira, Orisvaldo se mostrou bastante empolgado para disputar a prefeitura na eleições municipais deste ano, até postou nas suas redes sociais, um projeto voltado para o turismo do município. Ele se apresenta como o pré-candidato da terceira via.