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Brejinho foi premiada com o Selo Bom Percurso “Educação que Faz a Diferença”- Instituto Rui Barbosa

Estudo identifica mais de 118 redes municipais de destaque no Ensino Fundamental no Brasil.

“Estou muito feliz, pois nesta tarde de quinta-feira (25.06.2020),
participamos de uma live nacional, onde apenas dois municípios de Pernambuco (Brejinho e Bonito) conquistaram o Selo de Qualidade “Educação que faz a diferença”.

O Instituto Rui Barbosa, o Iede e 28 Tribunais de Contas do país com jurisdição na esfera municipal realizou um trabalho de pesquisa e estudo com os objetivos abaixo:

– Reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental;
– Identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios. Estive ao lado da Secretária de Educação, Silvana Teles, do Diretor de Ensino, Luciano Lopes e da coordenadora, Nubia Rejane, acompanhando os resultados em live, pelo YouTube.” Pontuou Tania Maria ao blog.

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Os resultados da pesquisa “Educação que Faz a Diferença” foram divulgados nesta quinta-feira (25/6), em evento online promovido pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com as Cortes de Contas do país, incluindo o Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Foram premiadas com selos de qualidade 118 redes municipais com bons resultados no ensino fundamental. Além de Sobral-CE, o Selo de Excelência foi destinado ao município de Sales (SP). O reconhecimento ao trabalho feito pelas redes públicas de ensino variou segundo os critérios educacionais atingidos, com três tipos de selos: Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.

A metodologia do estudo envolveu o uso de técnicas quantitativas e qualitativas. No TCE PE, o trabalho foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Avaliação de Políticas Públicas, da Secretaria de Controle Externo (Secex). Foram realizadas entrevistas in loco com alunos, pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e Secretários de Educação, por meio de visitas em Escolas da zona urbana e rural.

O estudo identificou redes que buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos e se esforçam para reduzir as desigualdades. Também foram incluídos os registros de avanços consistentes na aprendizagem dos alunos ao longo dos anos e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima do esperado. E escolheu  118 municípios no Brasil  e a educação de Brejinho foi uma das contempladas para pesquisar exemplos de boas práticas.

Em contato com o Blog a Gestora de Educação de brejinho pontuou: “  Passada a euforia da premiação mas não a alegria em ver nossa educação entre as 118 que faz a diferença no Brasil, venho agradecer a cada um (uma) de vocês que fazem a educação de Brejinho com zelo,compromisso,dedicação, competência e que vêem demonstrando e realizando ações desbravadoras que se destacam em cada canto das Escolas,Secretaria,Estado e Brasil.
Adjetivos me faltariam pois encontra-los para definir essa equipe da educação seriam infinitos. Então, por isso e por tudo, agradeço a Deus por ter vocês ao meu lado nessa caminhada incansável e instigante que se chama educação .
Estamos muito contentes com esse reconhecimento da educação pública de Brejinho, apenas 118 municípios, entre 5.570 do Brasil foram selecionados pelos Tribunais de Conta de todo o país. Isso mostra o esforço e investimento da prefeitura em oferecer uma educação pública de qualidade aos alunos da Terra mãe do Rio Pajeú”
, afirmou a Secretária de Educação Silvana Teles.

O documento elenca as principais práticas pedagógicas comuns às redes e associadas a bons resultados no ensino fundamental. Verificou-se, por exemplo, a utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes; suporte constante por parte das Secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas; e monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos. Também foi constatada a realização de investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas; oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores; e existência da cultura de observação de aulas, com devolutivas construtivas.
A iniciativa tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Veja mais informações em https://www.portaliede.com.br/educacao-que-faz-a-diferenca/

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