Escolas estaduais retomam aulas virtuais nesta segunda(1)

Estudantes da Índia desenvolvem sala de aula virtual para melhorar ...

As aulas da rede estadual de ensino serão retomadas nesta segunda-feira (1º). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os estudantes reiniciam as atividades por meio digital. A Secretaria de Educação de Pernambuco havia antecipado para maio o recesso escolar do mês de julho. Esse período termina nesta sexta (29). No dia 1° de junho, os alunos acompanharão as transmissões ao vivo no YouTube e Facebook do do Educa-PE e na TV aberta, por meio das TVs Pernambuco, Alepe, Nova Nordeste e Universitária.

Nesta segunda (1º), os estudantes já conferem também mudanças na grade de horários e na quantidade de aulas. As aulas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais sobem de horário e passam a ser exibidas a partir das 13h e, em seguida, entram no ar as aulas do Ensino Médio. Além disso, as aulas de 50 minutos serão divididas em duas de 25, contemplando dois componentes curriculares.  Outra novidade é a oferta de cursos de formação de professores. Para o mês de junho estão sendo oferecidos 15 cursos, entre eles, Diante da câmera: videoaulas caseiras descomplicadas; Ferramentas Google; Liveboard: seu quadro branco interativo; e Gravação de videoaulas em casa: utilização de ferramentas mais avançadas.  A partir de agora, os estudantes terão que acessar, antes das aulas, o portal (educape.educacaope.gov.br). Além de permitir o acesso aos links das aulas não presenciais, de acordo com o ano escolar de cada estudante, a plataforma disponibilizará atividades complementares aliadas aos conteúdos propostos pelos professores.

As aulas do Educa-PE são exibidas ao vivo, de segunda a sexta, das 13h às 17h. A transmissão acontece simultaneamente no canal do YouTube (@educa_pe), no Facebook (www.facebook.com/educapeoficial) e nas emissoras TV Pernambuco, TV Alepe e TV Nova Nordeste. As aulas ainda contam com horários alternativos na TV Nova Nordeste (23h às 2h) e na TV Universitária (8h às 11h).