=======Giro pelos Blog’S—–(Quinta-feira\ 25.06.2020)===

——Blog do FinFa—-

.

Vai definir – Informações chegadas ao blog, confirma que ontem (24), aconteceu uma reunião com o Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Tabira, Valdeir Tomé (Pipida Verdura) o vereador Aldo Santana, o ex-presidente da Câmara de Vereadores Zé de Bira, na qual ficou acertado que até o próximo dia 10 julho, o partido vai indicar o nome da vice na chapa de Flávio Marques. O encontro aconteceu na residência do vereador Djalma das Almofadas.

Poderá apoiar e receber o apoio – Participando da live com este blogueiro, na noite de ontem (24), o deputado federal e Presidente Estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, foi perguntado sobre as eleições de Recife, o deputado foi enfático: “Tenho conversado com João Campos, mais agora de Julho, vou ouvir as lideranças do partido, entre eles o deputado Ossesio Silva, para podermos decidir. Quero agradecer ao PSB e ao prórpio João Campos, que defende o nome de Silvio Costa em Jaboatão, temos tempo, e que na hora certa vamos resolver a posição do partido. O partido Republicanos deve disputar as eleições em mais de 45 cidades, o PSB deve apoiar algumas candidaturas como também o Republicanos deve apoiar candidatos do PSB”.

Frase – “A educação, antes da pandemia, já exigia uma maior inclusão digital de professores e estudantes para fazer face aos desafios do mundo. Para isso, precisamos garantir o acesso a equipamentos e internet a todos, professores e estudantes da rede pública. É uma questão de garantia de igualdade de condições para o acesso à escola e pública de qualidade, conforme previsto no Art. 206, da Constituição Federal”(Deputado Federal Danlo Cabral (PSB), sobre o projeto que garante computador e internet para professores e alunos)

Você sabia – Que este blogueiro foi informado que a reabertura do Terminal Rodoviário da cidade de Tabira-PE, deverá acontecer dia 17 de Julho.

Perguntar não ofende – A composição da chapa governista em Tabira-PE, já está definida PT/PSB?

Golpe mortal em Caruaru

Na véspera da mais tradicional festa cultural, econômica e social de Caruaru, o São João, mesmo comemorada este ano de forma simbólica pelas redes sociais, o governador Paulo Câmara (PSB) deu um presente de grego à cidade: decretou estado de lockdown por tempo indeterminado, frustrando a população, notadamente os industriais, comerciantes e demais segmentos que fazem a economia do município girar, já fortemente prejudicada pela pandemia do coronavírus.

O Governo alega que Caruaru perdeu o controle da situação, com crescimento exagerado dos casos da Covid-19, mas o que se ouve nos bastidores é que, para não passar a ideia de perseguição política, tendo em vista que a prefeita Raquel Lyra, do PSDB, despacha do outro lado do balcão partidário dos que estão sob o mando do Estado, incluiu a cidade de Bezerros como espécie de boi de piranha. O engraçado é que Caruaru tem três deputados aliados ao Governo – José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e Erick Lessa (PP) – mas nenhum deles contestou.

A prefeita ainda chegou a dar uma nota da sua insatisfação, mas informando que acataria. A população achou sua postura fraca. Esperava que seguisse o exemplo do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o primeiro a reabrir o comércio e todos os setores da atividade produtiva por decreto municipal, sem autorização do Estado. A radicalização do isolamento social em Caruaru por parte do Governo Paulo Câmara irritou sobretudo quando existem municípios com curva da Covid-19 também em crescimento.

É o caso, por exemplo, de Serra Talhada, na liderança dos casos no Sertão do Pajeú, com 401 contaminados e nove óbitos. Até ontem, Caruaru registrava 1.695 casos, com 112 óbitos, mas não se pode comparar em termos populacionais com a cidade sertaneja. Além disso, a capital do Agreste compreende um entorno de mais de 30 municípios que dependem do seu sistema de saúde pública.

Quanto à reação da prefeita, afirmou que a decisão do governador foi tomada de forma unilateral e preocupante, já que Caruaru não é isolada das cidades vizinhas, que compreendem, juntas, cerca de dois milhões de habitantes. Disse que participou de três reuniões com o Governo do Estado e mesmo assim não entendeu os critérios adotados para a reabertura de setores da economia sem levar em conta o contexto da região.

Nota da Prefeitura – Em nota, Raquel informou que, assim como tem feito até o momento, continuará seguindo os Decretos do Governo do Estado. “Ao longo do período de pandemia, o município tem tomado diversas medidas para enfrentar a propagação da Covid-19. Contudo, por não se tratar de uma cidade isolada e ter conexões com vários outros municípios, existe uma movimentação de pessoas entre toda a região, que compreende cerca de 2 milhões de habitantes. A Prefeitura reforça que vem trabalhando nos protocolos de segurança para a reabertura do comércio local. Na última semana, a gestão municipal encaminhou um ofício solicitando uma reunião com o Governo do Estado. Contudo, após este diálogo, o Governo de Pernambuco decidiu, de forma unilateral, retroceder nas estratégias do plano de reabertura no município, tratando Caruaru de forma isolada, sem levar em conta o contexto da região.

O silêncio – Pelo tom da sua nota, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, deu a entender que não foi ouvida pelo governador para tomada da sua decisão radical. “É importante reforçar que a Prefeitura de Caruaru continuará, como sempre fez durante todo esse período, cuidando da população. Diante da decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru esclarece que não entende os critérios que estão sendo seguidos para tal decisão, mas continuará acatando o decreto”, disse a tucana. Na verdade, provavelmente por ser do campo da oposição, a prefeita foi ignorada. Mais grave ainda, neste caso que revoltou não apenas Caruaru, mas todo o Agreste, está sendo o silêncio dos deputados José Queiroz, Tony Gel e Erick Lessa.

Câmara resiste – O Senado aprovou, na terça-feira passada, em dois turnos, em plena noite de São João, a transferência da data da eleição deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro, com o segundo turno em 29 de novembro nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. Da bancada de Pernambuco o único voto contra foi do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo naquela Casa. A Câmara terá que apreciar a matéria agora também em dois turnos. Trata-se de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) e pelo que já estou sendo informado o Centrão está criando dificuldades. Quer manter o calendário eleitoral, com o primeiro turno em 4 de outubro e o segundo turno em 25 de outubro. Na Casa, o pau vai cantar, não tem consenso como se deu no Senado.

Prorrogação – Mesmo sem estar filiado a um partido do Centrão, movimento que tenta barrar a mudança da data da eleição, o deputado pernambucano Danilo Cabral (PSB) tem assumido uma posição corajosa. Diante da curva crescente da pandemia no País, não enxerga as mínimas condições para realização do pleito este ano e defende que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores sejam prorrogados por dois anos, para coincidência das eleições em 2022. O problema é que eleição geral implica em o eleitor votar oito vezes, de presidente a vereador. Para um país com mais de 20 milhões de analfabetos isso se traduz num tiro no escuro.

CURTAS

O CORAJOSO – “Não temos nenhuma evidência científica que, adiando 30 dias, a pandemia terá cessado. É puro achismo. Se defendemos que o isolamento é o melhor caminho para proteger as pessoas do Covid-19, vamos empurrar 110 milhões de eleitores para o risco de contaminação? É uma irresponsabilidade do ponto de vista da saúde pública”, desabafa o deputado Danilo Cabral. Quanto à tese da prorrogação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores, diz que o PSB defende a unificação das eleições do País. “Temos que acabar com a reeleição e aumentar o tempo de mandato para cinco anos. Agora, podemos analisar a unificação dos mandatos e, posteriormente, tratamos sobre os outros assuntos”, diz.

NOVO CALENDÁRIO – Pelo texto da mudança da data das eleições aprovado pelo Senado, a data das convenções partidárias ficou estabelecida entre 31 de agosto e 16 de setembro, prazo menor do que o tradicional de quase 30 dias. Já o registro de candidaturas se dará até 26 de setembro, data que também está marcada para o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet. Nesta data também, os partidos e os representantes das emissoras de televisão serão convocados pela justiça eleitoral para elaboração do plano de mídia. A prestação de contas dos candidatos poderá ser feita até 27 de outubro. A diplomação dos eleitos se dará até 18 de dezembro.

LIVE COM CRISTOVAM – O convidado da live do blog pelo Instagram, hoje, é Cristovam Buarque (Cidadania), ex-senador, ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação. O tema é a crise nacional. Pernambucano de nascença, fez sua trajetória política em Brasília. Como governador do Distrito Federal, foi responsável pela criação do Bolsa Escola. No final do ano passado, Cristovam lançou o livro “Por que falhamos: o Brasil de 1992 e 2018”, no qual discute erros cometidos por governos progressistas na condução do país. Na sua visão, os tropeços foram determinantes para a ascensão de Jair Bolsonaro à Presidência. Para assistir, basta acessar o Instagram @blogdomagno. Imperdível!

Perguntar não ofende: Por que o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, não quer adiar a data da eleição?

—COLUNA DO ITAMAR FRANÇA–

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

A MORTE DE EMÍDIO… – No momento em que a disputa pela prefeitura de Afogados da Ingazeira ganhava tons inéditos de definições, com as pré-candidaturas do vereador Zé Negão (PODEMOS), Capitão Sidney (PSC) e um eventual nome do Partido dos Trabalhadores (PT), a morte de Emídio Vasconcelos, cobriu de luto a política local. Ele era uma das figuras mais importantes do PT, com antigos laços com a legenda e uma história de luta pelos seus ideais. Em 2016, disputou a prefeitura de Afogados com discurso no campo das idéias se sobressaindo bem no debate. Mais moderado nos questionamentos contra a gestão do prefeito José Patriota (PSB) na justificativa de respeito a Coimbra que passa por um tratamento de saúde, Emídio estava com o nome colocado a disposição para a disputa pela prefeitura junto com outros companheiros do PT. A morte ocorre em um momento inesperado, pegando de surpresa muitos afogadenses. Ele deixa um legado de luta e uma lacuna no meio político.

*****************************************

VAI SE DESCULPAR – Após ser alvo de críticas nas redes sociais por ter proferido palavras contundentes contra ao prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) deverá pedir desculpas ao Chefe do Executivo. O parlamentar se exaltou em um comentário (áudio) enviado a uma correligionária, agredindo verbalmente o prefeito com palavras fortes (baixo-calão). A fala imprópria de Coimbra na Rádio Pajeú justificando que não realizou o maior Concurso Público da história do município devido à pandemia, acabou gerando questionamentos de setores da oposição. Tanto o vereador Zé Negão (PODEMOS), quanto o Capitão Sidney (PSC) afirmaram que o gestor foi infeliz nas palavras, servindo de chacota tal argumentação. Zé Negão estará na Rádio Pajeú amanhã (25) para comentar sobre o episódio e possivelmente pedir desculpas.

*****************************************

Júnior Moura convidado para disputar vaga na Alepe pelo PRPBOA OPÇÃO – Com o vácuo de lideranças no campo de oposição, o Partido Verde (PV) de Afogados da Ingazeira até que teria nomes para uma eventual disputa pela prefeitura, entre eles, o ex-vereador Zé Carlos Santos, o médico Júnior Moura e Itamar França que concorreu o pleito municipal em 2016 pela terceira via. Com a ideia descartada por Zé Carlos, o nome de Júnior Moura seria uma ótima opção da legenda. Decepcionado e desinteressado por política, a possibilidade de Júnior Moura aceitar o desafio talvez esteja descartada. A sua filha Mayara Moura é pré-candidata ao legislativo pela legenda.

*****************************************

Caique Marquez - Jornalismo de verdadePESQUISA EM AFOGADOS – Teve pesquisa rodando em Afogados da Ingazeira e Carnaíba, na semana passada. No formulário, perguntas sobre as eleições municipais para saber a intenção de voto dos afogadenses para o pleito municipal deste ano. Outros municípios como Solidão e Tabira também receberam em meio a pandemia, a visita de pesquisadores fazendo a coleta de dados para saber como anda o quadro eleitoral nas respectivas localidades.

*****************************************

PSC lança Nelly Sampaio à Prefeitura de Tabira | Blog do Mário FlávioCAMPO MINADO… – A entrada da vereadora e atual presidenta da Câmara Municipal de Tabira, Nelly Sampaio (PSC) na corrida a prefeitura pode mudar o cenário político já traçado nas últimas pesquisas eleitorais feitas, uma vez que Nelly colocou o nome na disputa, após o amadurecimento da ideia junto a seu grupo. Insatisfeita com a condução do processo para a composição da chapa governista, ela decidiu concorrer o pleito em uma via independente, contando com o apoio de lideranças importantes. Alicerçada em levantamentos internos realizados em 2019 que a apontavam à época com boas chances na disputa, Nelly alimenta a esperança de obter êxito no seu novo projeto político. Para os analistas de plantão, Nelly tardou na sua decisão, pois enquanto aguardava uma definição, o grupo governista trabalhava o nome do ex-secretário Flávio Marques (PT) minando o seu campo de atuação. Não se sabe agora como irá se comportar o eleitorado tabirense nessa nova conjuntura…

*****************************************

6 hábitos que aumentam a criatividade - Pequenas Empresas Grandes ...CRIATIVIDADE – Não há dúvida de que o corpo a corpo na eleição deste ano vai acontecer durante o período da campanha eleitoral, mas com restrições, isso porque os candidatos terão que cumprir todas as regras de isolamento social determinadas pelas autoridades sanitárias além de tomar as medidas preventivas necessárias, como o uso de máscaras e de álcool gel.  As aglomerações estarão fora do contexto político-eleitoral. Devido às restrições, os candidatos devem criar plataformas digitais por meio das redes sociais para interagir melhor com os eleitores. Os candidatos terão que ter criatividade para superar tudo isso.

*****************************************

FIRME – O Guarda Municipal Josenildo Bertoso está firme com o propósito de concorrer uma vaga na Câmara de Iguaracy, onde atua efetivamente na profissão. Com propostas inovadoras para a saúde, educação e segurança do município, Bertoso sonha com dias melhores na cidade em que adotou como moradia. Filiado ao AVANTE, Josenildo defende a pré-candidatura do comerciante Bibi Alves (Avante) como opção na disputa pela prefeitura.

*****************************************

ADEMILSON NA VICE – O vereador de Ingazeira Ademilson do Pipa (MDB) aceitou ao convite do grupo de oposição e fará parte da chapa oposicionista como candidato a vice-prefeito. Agora a chapa está formada: Luciano Moreira (PODEMOS) será o candidato a prefeito e Ademilson será o candidato a vice. A decisão era familiar e depois de o vereador conversar com a família aceitou o desafio em uma nova missão. Ademilson é vereador com três mandatos e tem uma atuação muito forte no município de Ingazeira. Ele é irmão da ex-vereadora e ex vice-prefeita Beta de Santa Rosa.

*****************************************

Municípios sem portais da transparência estão na mira do MPE ...GASTOS SEM DIVULGAÇÃO – As prefeituras dos vários municípios do interior pernambucano que receberam milhões para gastos no combate à Covid-19 (Coronavírus) não estão divulgando os gastos. As despesas não estão sendo informadas como deveriam. O Ministério Público do Estado (MP) bem que deveria solicitar esses gastos e cobrar que as prefeituras divulgassem de forma mais detalhada no portal da transparência.

*****************************************

PSL terá a maior fatia do fundo partidário - Notícias - UOL ...5,7 MILHÕES A MAIS – O PSL vai ganhar R$ 5,7 milhões a mais do fundo eleitoral após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisar a distribuição dos R$ 2 bilhões de recursos destinados ao financiamento das campanhas deste ano. A legenda segue no posto de segunda com mais recursos do fundo, com um valor atualizado de R$ 199,4 milhões, atrás apenas do PT, que vai receber agora R$ 201,3 milhões. No caso dos petistas, o repasse aumentou apenas R$ 371 mil com os novos cálculos de repartição feitos pelo TSE.

*****************************************

Centrão e prefeitos criam impasse na Câmara sobre data de eleições ...EM OUTUBRO – Os partidos: DEM, PSD, PP e Republicanos já decidiram que, na Câmara, não deixarão passar a PEC do adiamento das eleições. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) disse hoje (23) o que se fala nos bastidores já há alguns dias: não há acordo na Casa para adiamento do pleito em razão da pandemia da Covid-19.

*****************************************

COVID-19 – NEM TUDO É NOTÍCIA RUIM – O mundo já superou a marca de 5 milhões de pessoas curadas do novo Coronavírus (COVID-19), segundo o Worldometer. Outra boa notícia da plataforma é que 98% das 3,8 milhões pessoas ainda doentes têm sintomas leves.

*****************************************

DE OLHO NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ELEIÇÕES – A prestação de contas dos candidatos (relativas ao primeiro e ao segundo turnos) deve ser apresentada até 15 de dezembro à Justiça Eleitoral, que, por sua vez, deverá publicar a decisão dos julgamentos até o dia 12 de fevereiro de 2021. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse dos eleitos (1º de janeiro de 2021) permanece inalterada.

Precaução – O governador Paulo Câmara decretou um isolamento mais rígido para as cidades de Caruaru e Bezerro. Em sua fala, o secretário de Saúde, André Longo disse que o “Agreste está puxando a curva do Estado para cima”.

Forrozeiro da Paraíba querendo comer o carneiro errado – Do cantor Aduílio Dantas, ex-mastruz com leite, em live querendo agradar o patrocinador Carneiro Nissan, uma concessionária de veículos, que ele confundiu com uma churrascaria: “Carneiro Nissan. O melhor carneiro do Brasil é o ‘carneiro Nissan’. Daqui a pouquinho eu tô aí comendo um pouquinho daquele carneiro especial. ‘Vamo que vamo’. (Rádio Vivo)
Sancionada Lei que torna obrigatório o uso de máscaras em Carnaíba – O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, sancionou a Lei Municipal nº 1.009, de 22 de junho de 2020, que tornou obrigatório o uso de máscara de proteção facial pela população em espaços públicos e privados, como medida de contenção à proliferação do novo coronavírus, que causa a Covid-19. A Lei prevê multa em caso de descumprimento.
Senado deve votar nesta quinta projeto que combate notícias falsas – O Senado deve votar nesta quinta-feira (25) o projeto de lei que aborda a criminalização da disseminação pela internet das fake news (notícias falsas). O objetivo é criar mecanismos de transparência para redes sociais e aplicativos de mensagens para desestimular a manipulação de informações que possa provocar danos individuais ou coletivos.
País tem 12,5 mi de CPFs a mais que a população e TCU aponta ‘irregularidade grave’ – O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas apontou indícios de irregularidades na base de dados de CPFs da Receita Federal que comandou um recadastramento para que milhares de brasileiros pudessem receber o auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia. É o que mostra o relatório de acompanhamento das medidas de combate ao coronavírus aprovado pelo tribunal nesta quarta-feira (24). De acordo com o documento, o fisco emitiu 11 milhões de novos CPFs desde abril, fazendo com que a base de registros ativos ultrapassasse em 12,5 milhões o número de habitantes do país.