Pelo menos 21 vacinas contra Covid-19 estão na fase de testes em humanos

“A Universidade Sechenov concluiu com sucesso os testes em voluntários da primeira vacina contra o coronavírus do mundo”, disse Vadim Tarasov, diretor do Instituto de Medicina e Biotecnologias

Agente de saúde manuseia possível vacina para Covid-19 10/04/2020

– Pesquisadores da Universidade Sechenov, de Moscou, realizaram ensaios clínicos bem-sucedidos de uma vacina contra Covid-19.

Os pesquisadores observaram que os resultados em dois grupos de voluntários comprovam a segurança do medicamento.O cientista confirmou que os membros do primeiro grupo de voluntários receberão alta no dia 15 de julho e os do segundo no dia 20 de julho.”Esta etapa mostrou que a segurança da vacina […] está em pé de igualdade com a de outras vacinas no mercado”, disse ele.Elena Smoliarchiuk, diretora do Centro de Estudos Clínicos de Novos Medicamentos da Universidade Sechenov, observou alguns dias atrás que os efeitos colaterais da nova vacina eram os usuais: vermelhidão no local da punção e, em alguns casos, dor de cabeça, febre, irritação na garganta ou dor nas articulações. Nenhum desses efeitos adversos, no entanto, durou mais de um dia ou exigiu intervenção médica.

Comissão aprova realização de testes de vacina chinesa contra a Covid-19

Conep aprovou a implementação da terceira fase de testes da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac de forma conjunta com o Instituto Butantã. Testes deverão durar 12 meses.

Novavax recebe US$ 1,6 bilhão dos EUA para acelerar produção de uma vacina contra o coronavírus

O pagamento dos Estados Unidos faz parte da Operação Warp Speed, criada com o objetivo de financiar empresas que estão desenvolvendo tratamentos promissores para combater a pandemia de Covid-19.

A empresa alemã BioNTech, que se associou à Pfizer para elaborar uma vacina para o coronavírus, afirmou que a solução pode estar pronta para aprovação até o fim deste ano, segundo seu executivo, Ugur Sahin. Mais de um bilhão de doses podem estar prontas até o fim de 2021.

A BioNTech é uma das 17 empresas do mundo que iniciaram testes em humanos de uma potencial vacina contra a Covid-19. A vacina da BioNTech usa tecnologia experimental com foco no RNA mensageiro.

CoronaVac
A vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac é feita a partir de vírus inativados. A ideia é modificar o vírus (no caso, o Sars-CoV-2) de modo que ele não consiga infectar as pessoas. Diversas vacinas atuais são feitas dessa forma, como a contra sarampo e pólio.   Universidade de Oxford/AstraZeneca – Vacina ChAdOx1 nCoV-19
A vacina de Oxford usa um vírus para levar material genético do Sars-CoV-2 para dentro das células. Trata-se do adenovírus ChAdOx1, que causa gripe comum em chimpanzés, geneticamente modificado e enfraquecido.

Vacina da Moderna/NIAID
Primeira vacina contra a Covid testada em humanos, foi desenvolvida em parceria entre o governo dos EUA, o Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente (EUA) e a empresa de biotecnologia Moderna. Usa trechos de RNA (molécula “prima” do DNA) do vírus que têm a receita para a produção da proteína S, que prepara o organismo para se proteger do vírus real.

Inovio Pharmaceuticals
A empresa de biotecnologia americana Inovio Pharmaceuticals começou sua fase 1 em 6 de abril. O método tem semelhanças com a vacina de RNA, com a diferença de que o genoma do vírus, na parte correspondente ao código da proteína S, foi adaptado para uma molécula de DNA.

Cadila Healthcare Limited
A empresa usa trechos de DNA para produção da proteína S e posterior reconhecimento, pelo corpo, de invasores. O início das fases 1/2, com 1.048 pessoas randomizadas e com grupo controle, aguardam aprovação, e a empresa espera resultado em 3 meses.

Sinopharm e Wuhan Institute of Biological Products e também com Beijing Institute of Biological Products
Vacinas produzidas na China que se utilizam de vírus inativados em busca da imunização. Ambas as fases 1/2 são randomizadas, duplo-cegas e com grupo controle.

Novavax – NVX-CoV2373
Fase 1, randomizada e com grupo controle, começou em maio e deve ter os primeiros resultados em julho. A fase 2 deve ocorrer em vários países, com 130 pessoas entre 18 e 59 anos.