====Giro pelos Blog’s—\Sexta-feira-17.07.2020/

Coluna do Magno Martins

O espaço Bolsonaro no Recife

À luz dos números apontados, ontem, na pesquisa do Instituto Potencial sobre a sucessão no Recife, postada com exclusividade neste blog, um cenário merece uma reflexão: o Governo Jair Bolsonaro parece ter superado a sua pior fase numa capital nordestina e tem consideráveis 24% de ótimo e bom, com 21% de regular. Sua desaprovação é de 44%, percentual que já foi bem mais alto. Na aprovação, Bolsonaro já supera, numericamente, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que tem 46% de desaprovação.

Bolsonaro tem 13% de ótimo e 11% de bom. Geraldo, 20% de bom e apenas 3% de ótimo. Traduzindo: se a eleição municipal vier a ganhar espaços para o debate também nacional, um candidato apoiado por Bolsonaro no Recife tende a captar esse eleitorado satisfeito com a gestão federal. Há, de fato, um segmento eleitoral de centro e de direita que não vota em nenhum dos candidatos que se apresentam com discurso de afronta ao Governo Bolsonaro.

Existem dois pré-candidatos brigando pelo apoio de Bolsonaro no Recife: Alberto Feitosa, do PSC, e Marco Aurélio, do PRTB. O que tem mais acesso a Bolsonaro é Feitosa, já com elo criado com ele por uma relação antiga, quando então deputado federal, Bolsonaro esteve no Recife para atos políticos no segmento militar. Feitosa, vale lembrar, é major, e Bolsonaro, capitão. Já Marco Aurélio tem linha direta com o vice-presidente Hamilton Mourão, a quem concedeu a cidadania recifense.

Na pesquisa, liderada por Marília Arraes com 21%, seguido por Mendonça Filho e Patrícia Domingos, com 12%, Daniel Coelho na faixa de 10% e João Campos com 9%, Marco Aurélio é citado por 3% e Feitosa 1%. Feitosa, entretanto, é o menos conhecido entre todos os candidatos. Dos 800 eleitores entrevistados por telefone pela Potencial, 47% disseram que nunca tinham ouvido falar no nome dele, quase o mesmo percentual também de Marco Aurélio.

Bolsonaro chegou a dizer lá atrás, quando seu Governo estava num patamar maior de rejeição, que não iria se envolver na eleição municipal. Mas tudo pode estar no campo apenas da retórica. Quando o processo eleitoral pegar fogo, custo a acreditar que ele não venha a se envolver, optando por subir em palanques de candidatos simpáticos e defensores do seu Governo. Se isso ocorrer, quem se apresentar como candidato de Bolsonaro no Recife cresce nesse eleitorado que aprova o seu Governo, seja Feitosa ou Marco Aurélio.

O teto da esquerda – Na pesquisa do Potencial/Blogdomagno sobre a sucessão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), postada ontem, a soma de Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), que se inserem no chamado campo da esquerda, dá exatamente 30% – 21% da petista, que lidera, e 9% do socialista, que aparece em quarto lugar. Já a soma dos demais candidatos fecha em 38%, estando ainda 15% indecisos. Traduzindo: a esquerda tem um teto e para onde o eleitor mais conservador pender, a eleição tende a ser definida.

Quem abre? – Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (Cidadania) aparecem, respectivamente, com 12% e 10%, e praticamente a mesma taxa de rejeição – 54% e 53%. Desde o start da discussão no Recife, quando passaram a ocupar o espaço da mídia na chamada fase da pré-campanha, eles passaram a pregar a tese da candidatura única da oposição, tendo como um dos critérios pesquisa eleitoral. Como estão num mesmo patamar, a pergunta que se faz é a seguinte: quem vai abrir para quem? Resposta óbvia: nenhum vai ceder, pelo menos não estão dando indicativos nessa direção.

DNA de delegada – Diferente de uma pesquisa anterior divulgada por um instituto desconhecido de Caruaru, o nome de Patrícia Domingos, pré-candidata do Podemos à prefeita do Recife, foi apresentada aos entrevistados com a indicação de delegada, mas a delegada mais conhecida pelos recifenses ainda é Gleide Ângelo, furacão de votos em 2018, com mais de 400 mil votos. Será que isso beneficiou a carioca? Entre todas as pesquisas registradas até agora na justiça eleitoral para levantar o quadro sucessório no Recife, o único instituto de pesquisa, na verdade, é o Potencial, que tem parceria com o meu blog. Os demais são empresas, inclusive de assessorias.

O dedo de Armando – O cenário eleitoral do Recife apontado pela Potencial pode provocar fatos novos nos próximos dias. Presidente estadual do PTB, o ex-senador Armando Monteiro Neto tem feito o meio do campo para um entendimento entre os pré-candidatos Mendonça Filho e Daniel Coelho. Como as convenções se aproximam, estando previstas para agosto, o que se diz Mendonça e Daniel não podem retardar mais essa decisão por um acordão. Mendonça, aparentemente, parece mais avançado para atrair mais apoios ao seu projeto do que Daniel, que tem resumido sua atuação de oposição a postagens não tão periódicas pelas redes sociais.

CURTAS

FATOR TÚLIO GADELHA – A propósito do cenário eleitoral do Recife, soube, ontem, que o PDT nacional, liderado por Carlos Lupi, ainda não arquivou a ideia de bancar a candidatura do deputado federal Túlio Gadelha, que já se colocou como pré-candidato lá atrás, mas depois recuou. Lupi tem o controle absoluto da legenda, que no Recife, por graça do presidente estadual da legenda, Wolney Queiroz, está hoje atrelada ao PSB em apoio ao pré-candidato João Campos. “Mas quem decide Recife é Lupi”, disse uma fonte nacional ouvida por este blogueiro.

BAIANO NO COMANDO – O Instituto Potencial, com sede em Salvador, na Bahia, é dirigido por Zeca Martins, professor de cursos de pós-graduação na área, com atuação nacional. Tem um histórico de acertos. Foi quem previu a vitória do então governador Jacques Vagner (PT), na Bahia. Na liderança pelo levantamento do Potencial, a pré-candidata do PT no Recife, Marília Arraes, ouvida sobre a pesquisa em que desponta com 21%, afirmou que se traduz pelo sentimento de confiança do recifense no seu trabalho e nas suas propostas para a cidade.

LIVE COM ALCKMIN – O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, uma das principais lideranças nacionais do PSDB, tendo já disputado à Presidência da República, é meu convidado para a live da próxima segunda-feira, às 18 horas, pelo Instagram deste blog, com retransmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio no horário do programa Frente a Frente, que tem como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você quer assistir e ainda não nos segue pelo Instagram, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Tem graça e validade uma eleição sem campanha de rua?

Coluna do FinFa

Campanha educativa – O Governo Municipal de Itapetim-PE, através do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ação educativa nos bairros da cidade com entrega de máscaras e panfletos informativos. “A ação foi iniciada no bairro Paulo VI e Santo Antônio. Também vamos realizar, a partir da próxima semana, a testagem de todos os profissionais de saúde do município e dos funcionários dos comércios de maior movimento”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Vitória do esporte brasileiro –

Ontem (16) à tarde, o Plenário da Câmara aprovou o texto-base do PL 2824/2020, de autoria do deputado pernambucano, Felipe Carrera (PSB-PE), que concede ajuda emergencial de R$ 1,6 bilhão a atletas do País, enquanto estiverem em vigor as medidas de isolamento ou de quarentena. “Tive a alegria de ver, também, aprovada a emenda que apresentei ao projeto, no sentido de reabrir o prazo para que os clubes possam integrar o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). Essa medida vai beneficiar diretamente os nossos clubes, SantaCruz, Sport e Náutico, e contou com apoio integral da bancada de Pernambuco. A matéria segue para análise do Senado”, disse o deputado federal André de Paula.

Disse – “É mais uma ação do governo de Serra Talhada, entregando a Unidade Avançada do Laboratório José Paulo Terto, com uma estrutura muito mais adequada e espaço para receber melhor os nossos pacientes, e ao mesmo tempo liberando o prédio do Rodeio, onde vamos implantar uma unidade médica avançada, que vai funcionar de domingo a domingo, com isso vamos ampliar a testagem e o atendimento com mais serviços à população”. (Prefeito Luciano Duque)

Poderá -De acordo com uma fonte informou ao Farol de Notícias, o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Tássio Bezerra poderá anunciar o nome do policial militar, Felipe Tavares de 32 anos, como seu pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano.

Você sabia – Que o ex-presidente da Argentina Carlos Menem (1989-1999), de 90 anos, voltará a se casar com a primeira esposa, Zulema Yona, de quem se divorciou em 1990, anunciou um programa de televisão argentino. Menem, senador desde 2005, acaba de superar uma pneumonia que o deixou internado por 15 dias em junho. “Carlos Menem se casa na semana que vem com Zulema Yoma. Ela esteve muito apegada a ele nos últimos tempos. Eles fizeram um registro civil e um juiz irá casá-los em casa, porque ele tem 90 anos e teve um problema de saúde”, anunciou o advogado Dario D’Alessandro ao programa TN Show.

Ganhando apoios – O pré-candidato a prefeito da cidade da Ingazeira-PE, Luciano Torres (foto), ultimamente vem ganhando muitos apoios. Quem declarou apoio a sua candidatura, foi o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Irenildo, conhecido por Gordinho.

Frase – “Eu estou pensando em trazer de volta a campanha que o DEM fez ‘Xô, CPMF’. Ninguém aguenta mais impostos no Brasil. Vamos cuidar da simplificação dos impostos, cortar distorções como o lucro presumido, entre outros. (Presidente da Câmara dos Deputado Rodrigo Maia, em entrevista à GloboNews)

Perguntar não ofende – Por que tem pré-candidato a prefeito no Pajeú, que a campanha eleitoral ainda não começou, e não atende mais os eleitores nas redes sociais e nos telefones. Agora é sua assesoria?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

 

PERDENDO TERRENO

A demora no anúncio do nome do pré-candidato da sucessão do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) tem engessado o vice-prefeito Alessandro Palmeira (PSB) que já deveria está em campo na busca pelo voto. O problema talvez seja o alto grau de confiança do grupo situacionista. Estão subestimando os adversários e isso pode render a perda de dividendos. Todo mundo sabe que Palmeira é o indicado de Coimbra, então pra que moer com esse puxa encolhe, deixando o eleitor confuso? Valadares há tempo pendurou a chuteira, desde que se rendeu aos caprichos de Coimbra, após questionar a forma de condução do processo. Enquanto passam manteiga na venta de gato, Zé Negão ganha terreno no seu projeto…

*************************************

DESMORALIZAR 

Por falar nisso, a ex-vereadora Ana Maria , pré-candidata ao legislativo pelo PSB, declarou que se Zé Negão (PODEMOS) obtiver nas urnas mais de 5 mil votos, será uma desmoralização para a classe política de Afogados da Ingazeira. É que a chamada Frente Popular conta com 12 dos 13 vereadores, 11 secretários municipais, um prefeito bem avaliado, um vice-prefeito e um magote de pré-candidatos a Câmara Municipal. Nesse caso, o Negão está sozinho, numa luta pra lá de desigual. Se for olhar pela lógica, para muitos, a leitura de Ana Maria tem sentido…

*************************************

TOTONHO – Tem gente somando o percentual do ex-prefeito Antonio Valadares (MDB) com o percentual do vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB), resultado obtido na última pesquisa eleitoral divulgada no município. Isso está fora de cogitação, porque se assim o fosse, Palmeira estaria hoje com uma média de 62% das intenções de voto. Para muitos, o retorno de Valadares afastou um magote de gente que defendia sua pré-candidatura pela oposição. Acredita-se que Palmeira teria hoje talvez uma média de pouco mais de 46%, o que representa um número indesejado para que está com a máquina e com todo aparato de estrutura de grupo.

*************************************

FIRME NA FRENTE POPULAR

O ex-vereador Vicente Ferreira Zuza, Vicentinho reafirmou na manhã desta quarta-feira (16) compromisso com a Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) Vicentinho assegurou sua pré-candidatura ao legislativo, questionando uma nota publicada no blog do Magno e posteriormente retirada, na qual ele (Vicentinho)  fazia críticas a gestão do prefeito José Patriota (PSB). Vicentinho declarou que o questionamento sobre a INVESA é antigo e que à época ele fazia parte do grupo de oposição no município.

PT NA FRENTE POPULAR – O reingresso do Partido dos Trabalhadores (PT) a chamada Frente Popular afastou conservadores. Nas redes sociais, um bombardeio de críticas e questionamentos a aliança. Se Coimbra tentou transformar a volta do PT a Frente Popular em um fato novo, quebrou a cara, porque perdeu uma túia de anti-petistas. Os pré-candidatos da oposição, Zé Negão (PODEMOS) e o Capitão Sidney Pereira (PSC) estão rindo a toa…

*************************************

DEFINIDO EM INAJÁ – Além do MDB, com Leonardo Martins, o PODEMOS e o PSD já decidiram seus pré-candidatos à prefeitura de Inajá. O PODEMOS entrará no pleito com o vereador, Fernando Timóteo como representante. O PSD aposta no empresário e ex-vereador Marcelo Machado, este último é o nome da sucessão do prefeito, Adilson Timóteo (Avante) que decidiu não disputar a recondução do cargo, devido ao seu grande desgaste político.

*************************************

BUSCANDO AÇÕES

Por falar em Inajá, o ex-prefeito Leonardo Martins (DEM) esteve na sede do INCRA acompanhado do deputado estadual Antonio Coelho (DEM) na busca de melhorias para o município. Entre as ações demandadas ao superintendente do INCRA-PE estão a perfuração de poços, a entrega de títulos de posse das terras a famílias assentadas além de acesso a crédito.

PARLAMENTO DIGITAL

As medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19 impuseram uma nova realidade ao Poder Legislativo: o parlamento digital. Em todo o mundo, foi preciso mudar radicalmente a forma de encaminhar os debates e votações. Na tarde de terça-feira (14) a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão ordinária no formato digital. A sessão foi coordenada pelo vereador Igor Mariano (PSD), presidente da Casa.

*************************************

MAIS FILIADOS – O Brasil tem 16.499.493 pessoas filiadas a partidos políticos, sendo 9.015.650 do sexo masculino, 7.476.783 do sexo feminino e 7.060 sem gênero informado. Das 33 legendas registradas no TSE, o MDB é o que tem mais filiados: 2.163.450 pessoas.