Miss Dourada

Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Dr. Fred Barros
Odonto Center
Sertão Online
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
Restaurante Império Gourmet SJE
BMG Correspondente Antônio Filho
F. e P. Droga Center
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Informatic Center
Eduardo da Fonte
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Eletro Móveis
Deixe Seu Like

Ao som da Banda Marcial e forte comoção, corpo de Professor Heráclio é sepultado em Itapetim

Por Repórter do Sertão

A Banda Marcial anunciava em tom triste a despedida do seu maestro. A melodia que ecoava dos instrumentos tocados pelos seus alunos não tinha a mesma alegria das inúmeras apresentações dirigidas pelo Professor Heráclio, principalmente nos desfiles de comemoração da Independência do Brasil.

Após várias homenagens, o cortejo com o corpo do professor seguiu da Escola Teresa Torres até o Cemitério Municipal Izabel Delfino, onde foi sepultado na manhã desta sexta-feira (24). Na entrada do cemitério, a Banda agora sob a responsabilidade do jovem, Wesley Renato, se posicionou em forma de túnel e tocou pela última vez para o seu mestre e fundador.

Professor Heráclio tinha 87 anos e morreu na tarde desta quinta-feira (23), na UTI do Hospital UNIMED em Caruaru. Era casado com Leta Piancó, filha do ex-prefeito de Itapetim Antônio Piancó Sobrinho. O casal teve três filhos, Hélder (Téo), Felipe e Rosângela. Abalados, a esposa e os filhos se emocionaram quando o caixão foi colocado no túmulo.

Natural da cidade de João Alfredo-PE, Heráclio Felipe Barbosa foi acolhido muito cedo por Itapetim, município no qual plantou suas raízes e recebeu o título de cidadão concedido pela Câmara de Vereadores.

Professor Heráclio foi um marco na história educacional do Ventre imortal da poesia, sendo o 2º Diretor do antigo Colégio Normal Municipal ficando no cargo de 1968 a 1982.

Com grande competência intelectual, dinamismo, espírito criativo e comunitário, senso cívico e patriótico, imprimiu um modelo de educação que fez do referido Colégio uma referência em Educação não só no município, mas em toda região do Pajeú.

Contribuiu de forma ampla para a formação de muitos filhos de Itapetim que hoje exercem cargos importantes pelo Brasil afora.

\Brejinho também fez uma homenagem ao Prof. Heráclio, na Terra Mãe do Rio Pajeú/

A semente do conhecimento também foi plantada por Heráclio em outras escolas da região. Em Brejinho dirigiu por mais de dez anos a Escola Municipal São Sebastião, conseguindo realizar grandes comemorações da Independência do Brasil, assim como fez em Itapetim. A Banda Marcial de Brejinho hoje traz o seu nome em uma justa homenagem ao profissional.

O prefeito de Itapetim Adelmo Moura e a prefeita Tânia Maria, de Brejinho, emitiram nota de pesar e decretaram luto oficial de três dias nos referidos municípios.

Na política, Heráclio deixou sua marca como vereador de Itapetim, assumindo o mandato em 31 de janeiro de 1973 até 30 de janeiro de 1977. Ele foi ainda presidente da Câmara de 1973 a 1975.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *