Ao som da Banda Marcial e forte comoção, corpo de Professor Heráclio é sepultado em Itapetim

Por Repórter do Sertão

A Banda Marcial anunciava em tom triste a despedida do seu maestro. A melodia que ecoava dos instrumentos tocados pelos seus alunos não tinha a mesma alegria das inúmeras apresentações dirigidas pelo Professor Heráclio, principalmente nos desfiles de comemoração da Independência do Brasil.

Após várias homenagens, o cortejo com o corpo do professor seguiu da Escola Teresa Torres até o Cemitério Municipal Izabel Delfino, onde foi sepultado na manhã desta sexta-feira (24). Na entrada do cemitério, a Banda agora sob a responsabilidade do jovem, Wesley Renato, se posicionou em forma de túnel e tocou pela última vez para o seu mestre e fundador.

Professor Heráclio tinha 87 anos e morreu na tarde desta quinta-feira (23), na UTI do Hospital UNIMED em Caruaru. Era casado com Leta Piancó, filha do ex-prefeito de Itapetim Antônio Piancó Sobrinho. O casal teve três filhos, Hélder (Téo), Felipe e Rosângela. Abalados, a esposa e os filhos se emocionaram quando o caixão foi colocado no túmulo.

Natural da cidade de João Alfredo-PE, Heráclio Felipe Barbosa foi acolhido muito cedo por Itapetim, município no qual plantou suas raízes e recebeu o título de cidadão concedido pela Câmara de Vereadores.

Professor Heráclio foi um marco na história educacional do Ventre imortal da poesia, sendo o 2º Diretor do antigo Colégio Normal Municipal ficando no cargo de 1968 a 1982.

Com grande competência intelectual, dinamismo, espírito criativo e comunitário, senso cívico e patriótico, imprimiu um modelo de educação que fez do referido Colégio uma referência em Educação não só no município, mas em toda região do Pajeú.

Contribuiu de forma ampla para a formação de muitos filhos de Itapetim que hoje exercem cargos importantes pelo Brasil afora.

\Brejinho também fez uma homenagem ao Prof. Heráclio, na Terra Mãe do Rio Pajeú/

A semente do conhecimento também foi plantada por Heráclio em outras escolas da região. Em Brejinho dirigiu por mais de dez anos a Escola Municipal São Sebastião, conseguindo realizar grandes comemorações da Independência do Brasil, assim como fez em Itapetim. A Banda Marcial de Brejinho hoje traz o seu nome em uma justa homenagem ao profissional.

O prefeito de Itapetim Adelmo Moura e a prefeita Tânia Maria, de Brejinho, emitiram nota de pesar e decretaram luto oficial de três dias nos referidos municípios.

Na política, Heráclio deixou sua marca como vereador de Itapetim, assumindo o mandato em 31 de janeiro de 1973 até 30 de janeiro de 1977. Ele foi ainda presidente da Câmara de 1973 a 1975.