——Giro Pelos Blog’S….\ QUINTA-FEIRA….30.07.2020 /

Amazon, Google, Facebook e Apple sairão da pandemia mais ricas e fortes

MUNDO

Amazon, Google, Facebook e Apple sairão da pandemia mais ricas e fortes

Em audiência com os CEOs dos gigantes da tecnologia, o presidente da comissão antitruste do Congresso dos EUA, David Cicilline, afirmou que empresas como Amazon, Apple, Google e Facebook devem sair da pandemia de Covid-19 ainda mais fortes e mais ricas….

Candidatura de mentirinha

Ninguém levou a sério o anúncio, ontem, do deputado federal Túlio Gadelha para disputar a Prefeitura do Recife nas eleições de novembro próximo. Seu ato foi solitário, não contou com o aval e a solidariedade de quem manda no PDT, o seu partido: o grupo Queiroz, do ex-prefeito de Caruaru e deputado José Queiroz, e do filho Wolney, deputado federal, presidente estadual da legenda, líder da bancada na Câmara dos Deputados. Ambos silenciaram sobre o assunto. Presidente nacional e aliado dos Queiroz, Carlos Lupi também não deu um pio.

Traduzindo em miúdos, a candidatura de Gadelha, o jovem cabeludo que arrebatou o coração da apresentadora global Fátima Bernardes, só existe para ele próprio. Nem mesmo seus aliados mais próximos acreditam nas chances dele levar o projeto à frente, até porque está muito distanciado do Recife. Em quase dois anos de mandato, o deputado ignorou completamente a capital pernambucana, que lhe confiou 25 mil dos 75 mil votos nas eleições de 2018.

Difícil, se não impossível, identificar nos anais da Câmara dos Deputados um único pronunciamento do parlamentar enfocando problemas do Recife. Também não conheço projetos formais que ele apresentou para favorecer o Estado, especialmente a capital. Igualmente, não tenho informações de suas emendas federais para programas no Recife. O deputado, portanto, não fez até agora do seu mandato uma tribuna em favor do Recife.

Sua ação parlamentar está voltada, basicamente e unicamente, para o enfrentamento ao Governo Bolsonaro. Aliou-se ao que há de mais radical contra as políticas do Governo Federal. Tromba fortemente com qualquer ação do Governo, vota contrário aos projetos de Bolsonaro, mesmo tendo um apelo social. Se tudo isso não fosse suficiente para descrer da sua candidatura, Gadelha terá como principal adversário o seu próprio partido.

José e Wolney Queiroz, comprometidos com a candidatura de João Campos, do PSB, à sucessão de Geraldo Júlio, farão de tudo para barrar o projeto majoritário de Gadelha. O deputado também não tem chapa competitiva para a Câmara de Vereadores nem a mínima chance de atrair partidos para a sua coligação. O tempo, que é o senhor da razão, confirmará tudo isso.

Vice de Marília – Túlio Gadelha, na verdade, é o candidato a vice-prefeito dos sonhos da pré-candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes. Principal liderança nacional do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes é adepto da aliança formal do partido com o PT de Marília, mesmo no plano nacional assumindo uma postura agressiva em relação aos principais líderes petistas, a começar pelo ex-presidente Lula. Marília e Gadelha têm afinidade, já trataram dessa dobradinha em algumas ocasiões, mas não avançaram, sobretudo, porque Gadelha não tem autonomia no PDT para deliberar sobre essa aliança.

Aval de Ciro – O namorado de Fátima Bernardes fez o anúncio da sua candidatura ao lado dos candidatos a vereador Adriana Rocha e Pedro Josephi. Na sua fala, disse que tinha o aval do presidenciável Ciro Gomes e que o partido no Recife não poderia ficar a reboque de convenções impostas pelo PSB, que controla a Prefeitura. “Acabou esse tempo de ganhar por WO”, disse, referindo-se ao pré-candidato do PSB, João Campos, que tem o apoio das duas principais lideranças do partido no Estado, o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, e seu filho José Queiroz, líder pedetista na Câmara e presidente do diretório estadual.

Patriota se antecipa – O deputado federal Gonzaga Patriota está convicto de que o PT não banca a candidatura de Marília Arraes no Recife e se antecipou em Petrolina no apoio ao candidato do PT, Odacy Amorim, certo de que a aliança PSB-PT será mantida na capital. “Vejo na imprensa informações do apoio do diretório nacional do PT a brava e digna colega Marília Arraes, mas, como o diretório estadual apoia a candidatura de João Campos, no Recife, esse apoio deve permanecer. Eu nunca vi uma decisão da nacional se sobrepor as deliberações no Estado. O natural é que haja apoio às decisões locais”, disse.

Prisão – Três assessores parlamentares na Câmara do Cabo de foram presos na Operação Rateio II, deflagrada ontem. Segundo a Polícia Civil, eles são integrantes de uma quadrilha envolvida em crimes de peculato, falsidade documental e frustração de direito trabalhista. Esta é a segunda fase da operação que prendeu o vereador Flávio do Fórum (PL) e investiga um possível esquema de “rachadinha” no gabinete do parlamentar. A prática ocorre quando funcionários públicos e prestadores de serviço repassam para o político com quem trabalham parte do salário que recebem. A suspeita da Polícia Civil é de que o vereador tenha se apropriado indevidamente de até 90% dos salários dos comissionados da Câmara. Os nomes dos três assessores presos não foram divulgados pela Polícia Civil, que informou que eles trabalhavam para o vereador Flávio do Fórum e foram afastados do cargo na primeira fase da Operação Rateio.

CURTAS

MAIS PRISÕES – Uma quadrilha envolvida com crimes de homicídio e tráfico de drogas foi desarticulada, ontem, pela Operação Correntes, deflagrada pela Polícia Civil. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão domiciliar. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Escada, na Zona da Mata do Estado. As investigações tiveram início no mês de setembro de 2019 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel). Em nota, a Polícia Civil informou que esta é a 32ª operação de repressão qualificada do ano. Participam dela 88 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

ESVAZIAMENTO – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a minimizar a importância da saída de seu partido, o DEM, e do MDB do bloco liderado por Arthur Lira (PP-AL). Dessa vez foi mais direto: “Nenhuma tentativa de enfraquecer a liderança do Arthur Lira vai vingar”, disse. Na segunda-feira passada, tornou-se pública a informação de que os dois partidos deixarão o grupo. Com as saídas, o bloco passará de 221 deputados para 158. A composição do bloco, ainda não desfeita formalmente, dá a Arthur Lira o poder de assinar por 221 deputados documentos em plenário.

LIVE COM JANAÍNA – Excepcionalmente, a segunda live da semana deste blog pelo Instagram será realizada, amanhã, às 18 horas, tendo como convidada a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), a mais votada no País, com mais de dois milhões de votos. Vai falar da crise nacional, do Governo Bolsonaro e do seu afastamento do presidente. Se você ainda segue o Instagram deste blog anote: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: A suposta candidatura de Túlio Gadelha a prefeito do Recife se traduz apenas em barganha?

…..COLUNA DO ITAMAR FRANÇA……

O perigo da polarização da política – Espaço Opinião do CRA-RJDESAFINADOS – O lançamento da pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (PDT) a prefeitura do Recife, deixa claro que os partidos de esquerda estão desafinados na Veneza Pernambucana. O PT conta hoje com a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes. Embora não tenha consistência, o projeto de Marília acaba confundindo a cabeça do eleitorado recifense. Ela até tenta esconder, mas os seus maiores adversários estão velados dentro da sua própia agremiação partidária. Com o meio de campo embolado na Capital, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife Geraldo Júlio, ambos do PSB devem se reunir o mais rápido possível para organizar o time e tirar de vez essa pré-candidatura de Marília. Mas também a de se imaginar que a pré-candidatura de Túlio pouco irá influenciar no processo, fato que certamente o levará a não concretizar tal projeto…

*********************************************

EM CAMPO – Como o coxo tem que partir na frente, o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) vem trabalhando dentro das sua limitações a pré-campanha a prefeitura de Afogados da Ingazeira. O Negão terá pela frente a difícil tarefa de vencer nas urnas o candidato da sucessão do prefeito José Patriota (PSB), que será o vice-prefeito Alessandro Palmeira. Sem ter sequer um vereador de mandato apoiando o seu projeto político, Zé Negão busca forças dentro do seu grupo e junto ao eleitorado anti-Totonho e anti-Frente Popular. As críticas a gestão do prefeito Coimbra têm sido constantes nas redes sociais e noutros meios de comunicação.

*********************************************

PODEMOS OU PTB – Por falar no PODEMOS, dois pré-candidatos ao legislativo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o Cabo Edson Cosméticos e o Subtenete Gleydson tem a prerrogativa por serem militares da ativa, de escolherem a legenda que que quiserem para se filiarem no ato da convenção partidária. Pois bem, ambos estão com os pés dentro do PSD e PDT respecticamente, mas com dificuldades de sobra para se elegerem. O PSD elegerá possivelmente três vereadores e na lista estão Rubinho do São João, Augusto Martins e a terceira vaga ficará entre Argemiro, Erickson Torres, Wellington JK e Douglas Eletricista. Já o PDT deverá eleger um vereador direto e quem sabe outro na sonra. Entre os nomes que disputam as eventuais vagas estão César Tenório, Gal Mariano, Mário Martins, João do  Sindicato, Subtenente Gleydson e Dionneys Rodrigues. A disputa é pra lá de difícil. Gleydson e Edson têm a possibilidade real de se elegerem no PTB ou no PODEMOS de Zé Negão…

*********************************************

INDEFINIDA – A oposição de Iguaracy ainda não definiu o nome para a disputa da prefeitura nas eleições municipais que acontecem no dia 15 de novembro. Já estamos praticamente em agosto e até o momento nenhum nome foi apresentado pelo grupo. Por enquanto o comerciante Bibi Alves (Avante) tem feito zuada com sua pré-candidatura de críticas e ataques. O ex-prefeito Dessóles já deixou claro que não tem pretensão em disputar o pleito. Na linha sucessória surge o nome do contador Rogério Lins como possível nome do grupo. Ainda pelo campo de oposição, o engenheiro Hógenes Alves (DEM) é outro personagem que se insere nessa incógnita…

*********************************************

PESQUISA EM SOLIDÃO – Teve pesquisa na terça-feira (28) na cidade de Solidão. No formulário perguntas sobre a avaliação da gestão do prefeito Djalma da Padaria (PSB) e indagações relacionadas às eleições municipais deste ano; O levantamento trouxe o confronto direto entre Djalma contra a ex-prefeita Cida Oliveira (PODEMOS). Informações dão conta de que a pesquisa foi encomendada pelo grupo de oposição, que tem Cida como pré-candidata.

*********************************************

JOÃO NA REELEIÇÃO! –  O prefeito de Triunfo João Batista Rodrigues (PSB) enfrentaria uma disputa relativamente tranquila por um segundo mandato, mas continua na indefinição. Estrategicamente, vem ganhando tempo e evitando gastos… Para muitos, Batista tentará a recondução do cargo, mas só anunciará no momento certo. O ex-prefeito Luciano Bonfim (Avante) já anunciou que não pretende concorrer novamente à prefeitura, abrindo espaço de sobra para Batista. Caso decidisse não concorrer, Batista e Luciano teriam na linha sucessória os nomes da ex-primeira dama, Paula Xavier e do vereador e ex vice-prefeito, João Hermano. Como Batista está no direito natural de tentar a reeleição, há uma forte tendência de o atual Chefe do Executivo ir para a disputa. Batista, recentemente inaugurou algumas obras no município, um sinal pra lá de positivo para quem estava apático na avaliação de governo.

******************************************

EDUARDO MELO – Por falar nisso, Luciano Bonfim e João Batista bem que poderiam aproveitar o médico e ex-prefeito do município, Eduardo Melo (MDB) numa composição na chapa governista. Eduardo está entre as três lideranças de maior peso político em Triunfo. O cálculo político por trás da escolha do candidato a vice em uma chapa de prefeito, costuma levar em conta a contribuição que o nome pode trazer à campanha, o reforço ou complemento ideológico que significa e a amplitude do eleitorado que poderá ajudar a alcançar. Nesse contexto, Eduardo Melo seria no momento, o melhor nome para compor com Batista, Paula Xavier ou mesmo Luciano Bonfim. Uma chapa Bonfim e Melo seria talvez o fato novo da política triunfense…

******************************************

ILDETE E ELIETE COM TÁSSIO – O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Santa Cruz da Baixa Verde selou apoio ao prefeito Tássio Bezerra (PTB) que deverá anunciar oficialmente seu candidato à sucessão nos próximos dias. Sob o comando da ex-vereadora Eliete do Icó, o MDB decidiu apoiar o pré-candidato de Tássio para dar continuidade ao seu trabalho. Além de Eliete, a psicóloga e ex-primeira dama, Ildete Diniz, também faz parte do MDB na terra da rapadura. Acredita-se que o prefeito tenha comemorado os novos reforços no time governista já que ambas se integraram enxergando a necessidade de Santa Cruz continuar avançando.

……Coluna FinFa…..

Obras –  O Governo Municipal de Custódia, através da Secretaria de Obras, inicio a construção da passagem no sitio Malhadinha, e a restauração da passagem molhada localizada na Pindoba do Ingá, principal via de acesso entre Custódia ao distrito da Maravilha. Segundo o secretário de Obras, José Rivaldo, o prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), tem se preocupado muito com os estragos que as chuvas deixaram. “Estas obras são de extrema importância para os moradores dessas localidades e adjacências, pois em época de inverno ficaram alguns dias ilhados, devido ao aumento do nível do rios que cortam a região”, pontuou o secretário.

Pagou – A Prefeitura Municipal de Iguaracy-PE, efetuou ontem (29), o pagamento de todos os servidores municipais, referentes ao mês de Julho/2020.

Nota de R$ 200 – O Brasil terá uma nova cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará. Ela deverá entrar em circulação no final de agosto. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma cédula de novo valor. A nota, porém, provocou piadas e memes nas redes sociais, pedindo a troca do lobinho pelo vira-lata caramelo. O lobo-guará foi o 3º colocado em uma pesquisa em 2001. Venceu a tartaruga-marinha, usada na cédula de R$ 2; seguida pelo mico-leão-dourado, incorporado na cédula de R$ 20.

Despedida – Na reunião da Comissão de Finanças, o dia foi de despedida. O presidente do Colegiado, deputado Lucas Ramos, do PSB, anunciou que vai assumir na próxima segunda-feira (03) a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, ele deve se licenciar, ainda nessa quinta-feira, do cargo de deputado e deixar a Presidência do grupo. Ramos agradeceu o apoio recebido dos colegas. “Quero dizer a vocês que sou muito grato por todo o apoio que tive incondicionalmente, seja dentro do ambiente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação ou ainda no Plenário da Assembleia Legislativa, nas discussões calorosas [que] permitiram, assim, a gente debater e aprovar projetos que mudaram e que transformaram a vida dos pernambucanos”.

Lançou – O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, lançou ontem (29), oficialmente em videoconferência, o selo para o trade turístico. “O turismo é uma das atividades que mais sofreu com a pandemia da Covid-19. E o selo Turismo Seguro chega justamente neste momento em que começamos a reabrir as praias, restaurantes e serviços em algumas regiões. A intenção é destacar quem segue os protocolos de segurança, tão necessários a este retorno do turismo. Ao mesmo tempo, queremos transmitir um conforto aos turistas que vão viajar dentro de Pernambuco ou os de fora, que começam a planejar uma vinda. O selo assegura que há segurança, de que estamos seguindo todos os protocolos e cuidados para o retorno do turismo”, disse o secretário Rodrigo Novaes.

Disse –

“Assim se evitaria de utilização da magistratura e do poder imparcial do juiz para fazer demagogia, aparecer para a opinião pública e depois se fazer candidato”, afirmou. “Quem quer ser candidato, tem que deixar a magistratura, tem que deixar o Ministério Público. E há que haver um período de inelegibilidade, sim”.(Ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo que o Congresso aprove um prazo de oito anos para que juízes e membros do Ministério Público possam se candidatar a cargos políticos)

Operando sem sua totalidade – A Auto Viação Progresso, devido a Pandemia, não vem operando com todas suas linhas Intermunicipais e Interestadual, sua normalidade só volta quando as autoridades do combate co Covid-19, liberar. Então confira as linhas que a Progresso está operando.

Perguntar não ofende – Com a decisão que foi publicada de que Victor Oliveira, será candidato a prefeito em Serra Talhada, como fica a relação com Sebstião Oliveira e Carlos Evandro?.

Jovem morre após acidente entre envolvendo moto, carro e caminhão no Cariri

……Blog Edmar Lyra….

Patrícia Domingos é dada como certa na disputa de novembro 

Grande sensação no campo oposicionista neste período pré-eleitoral, a delegada Patrícia Domingos, pré-candidata do Podemos, deverá ser oficializada como candidata do seu partido nas convenções. O sentimento é crescente tanto no âmbito governista quanto na oposição de que sua candidatura é prego batido e ponta virada.

Há um sentimento de que a delegada não é uma candidata nem do campo da direita nem do campo da esquerda, mas sim de um segmento cada vez mais crescente na sociedade daqueles que rejeitam os políticos tradicionais. Este é o principal combustível da postulação da delegada, que tem crescido nas pesquisas e nas redes sociais.

Para o neófito Podemos, do deputado federal Ricardo Teobaldo, que estava completamente fora do processo eleitoral do Recife, a chegada de Patrícia faz do partido uma agremiação competitiva no Recife, onde pode eleger de três a quatro vereadores se Patrícia mantiver o desempenho que tem obtido nas pesquisas, e o resultado irradiar para outras regiões do estado devido à importância da disputa na capital pernambucana.

Ainda que não saia vitoriosa, a delegada será imprescindível num eventual segundo turno se ficar de fora dele, exercendo a função de fiel da balança, bem como se projetará para 2022 onde poderá ser deputada estadual ou federal a depender da posição que seu partido entender ser melhor.

Guerra – A guerra interna está aberta e declarada no Ministério Público Federal (MPF). O chefe da instituição, Augusto Aras, fez duras críticas às forças-tarefa da Lava Jato, em evento com advogados, nesta segunda (28). A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) rebateu em nota. “A alegação feita pelo PGR de que haveria uma atuação clandestina, ilegal, não transparente, coloca em indevida suspeição todos os membros”, rebateu a associação de procuradores do MPF. Sérgio Moro também saiu em defesa dos procuradores da Lava Jato, no Twitter.

TCU – Ana Arraes recebeu muita solidariedade de seus pares e de todo o Tribunal de Contas da União (TCU), após um servidor, durante um julgamento, usar palavras inadequadas em referência à ministra. O servidor, que era assessor de um dos procuradores, nem poderia falar durante o julgamento, mas seu áudio vazou na transmissão ao vivo. Ana Arraes segue muito prestigiada no Tribunal e assumirá a Presidência em dezembro deste ano. O servidor vai ser investigado pela corregedoria do TCU.

Jóias – Vinte joias que pertenciam ao ex-governador Sérgio Cabral foram arrematadas por R$ 4,5 milhões em um leilão nesta quarta (29). As cinco barras de ouro e 15 pedras de diamante leiloadas foram apreendidas pela Lava Jato. Cabral é o político preso que teve a maior pena no país, mais de 200 anos de prisão.

Live – O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), é o nosso convidado da live desta quinta-feira. O tucano está no terceiro mandato e busca o quarto mandato à frente do município. O encontro será em nosso Instagram através do @edmarlyra, a partir das 19:30 horas.

Inocente quer saber – Como ficarão os espaços do PDT nas gestões do PSB com a pré-candidatura de Túlio Gadêlha no Recife?

Banco Central  lançará cédula de R$ 200

 Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma cédula de novo valor. O anúncio do lançamento da nova nota provocou vários memes nas redes sociais.