~~~~Giro pelos Blog’S—( Quinta-feira 10.09.2020)~~

Queiroz dá sinais de moribundo

De última hora, surpreendendo aliados e eleitores, o deputado José Queiroz, pré-candidato do PDT a prefeito de Caruaru, mudou do dia 12 para o dia 16, data limite do calendário eleitoral, a convenção destinada a homologar a sua postulação. Há quem desconfie de que foi a primeira sinalização de que não será candidato. E existem muitos motivos para a desconfiança.

Beirando os 80 anos, já tendo sido prefeito por quatro mandatos, Queiroz está preso em casa, sem sair para lugar nenhum, refém da pandemia do coronavírus. Pela longa estrada de vida, seu grande referencial são as campanhas de rua, o contato direto com o povo, nunca as redes sociais, canais por onde desfilarão os candidatos a prefeito e a vereador nas eleições em tempos de Covid-19.

Eleições sem aperto de mão, sem comício, sem um mínimo contato do eleitor com o povo. Mesmo que esteja com a melhor equipe em redes sociais do mundo, este não é o mundo de Queiroz no qual ele rende, produz e ganha votos, amplia seu eleitorado e reina absoluto. Como acreditar num candidato que, temendo a morte, não põe os pés além da porta da casa?

Por tudo isso e outras cositas, não creio que Queiroz seja candidato. Entre as outras cositas, está a falta de apoios, de alianças consistentes. Queiroz só sairia forte, verdadeiramente, mesmo num quadro ao qual se impôs a tantas restrições em preservação à saúde, se tivesse um leque novo de forças por trás do seu projeto eleitoral.

Refiro-me ao deputado Tony Gel (MDB). Inelegível, este, que na eleição passada disputou o segundo turno com Raquel, viabilizaria a ida dele ao segundo turno se firmasse uma aliança indicando o vice. Mas, o que se diz em Caruaru é que Gel é candidato sub judice, ou seja, com risco de ser eleito, mas não assumir pela inelegibilidade imposta pela Justiça.

Até que convença com gestos e ações do contrário, Queiroz, insisto, não é candidato a prefeito. A não ser que tenha mudado a data da convenção para reabrir uma negociação com Tony Gel. Se prosperar, estará no jogo, mesmo sendo este jogo quase uma sentença de morte, graças ao favoritismo de Raquel para emplacar a reeleição logo no primeiro turno.

DUCHA FRIA  O anúncio da suspensão dos testes clínicos da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, foi recebido no Palácio do Planalto como “um balde de água fria”, nas palavras de um auxiliar do presidente Jair Bolsonaro. A vacina, que está sendo desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, era considerada a principal aposta de Bolsonaro e do governo brasileiro para imunizar a população contra o novo coronavírus. A suspensão dos estudos deixou o presidente e integrantes da equipe bastante preocupados.

REAÇÃO  Agora, sem essa alternativa, o Palácio do Planalto aguarda a avaliação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para decidir o que fazer. Em nota, o Ministério da Saúde informou que foi notificado por e-mail pela AstraZeneca, mas disse estar mantido “o compromisso em garantir uma vacina segura e eficaz em quantidade para a população brasileira”. A pasta também procurou adotar tom de cautela, sob o argumento de que a pausa no estudo clínico é um “procedimento padrão de avaliação de segurança”, na tentativa de investigar quaisquer reações adversas. “A pausa no estudo significa que não haverá inclusão, neste momento, de novos participantes. Entretanto, aqueles já incluídos seguem em acompanhamento para avaliação da segurança e eficácia”, diz a nota.

O FUTURO DE LULA  A posse de Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal, hoje, inaugura o processo de decisões judiciais do longo e tenso calendário eleitoral brasileiro, o da sucessão presidencial de 2022. No alto da lista de providências está a aprovação do grid de candidaturas e, nele, a dúvida na escuderia PT: estará ou não sob a direção de Luiz Inácio Lula da Silva? A configuração do Supremo será peça fundamental nas decisões que darão vantagem ou desvantagem ao Partido dos Trabalhadores. A ascensão de Fux é uma desvantagem. Na divisão do STF, o novo presidente se alinha à Lava Jato e é titular absoluto no grupo dos punitivistas, em oposição aos garantistas.

SUSPEIÇÃO DE MORO  Na Segunda Turma do STF, no entanto, onde se julgará, ainda sem data marcada, o habeas corpus impetrado por Lula arguindo a suspeição do então juiz Sérgio Moro nas decisões que o tornaram inelegível, o PT enxerga uma vantagem. Tanto se o ministro Celso de Mello reassumir seu posto no STF antes da aposentadoria, em novembro, quanto se não voltar. Celso teria comunicado a alguns colegas que amanhã estará no trabalho. O PT torce para que o decano participe da decisão sobre Lula. Relembra que, ao julgar caso semelhante em processo do Banestado, em que também foi questionada a imparcialidade de Sérgio Moro, Celso de Mello foi veemente ao admitir a falta de isenção do juiz. Agora, a argumentação seria ainda mais densa que a anterior.

CONFUSÃO DE TERRENOS  O promotor Flávio Falcão, representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Fernando de Noronha, fez uma série de recomendações ao Governo do Estado sobre a política habitacional na ilha. Entre elas, estão a elaboração de nova lista dos contemplados, excluindo pessoas que já tenham moradia ou que não residam no arquipélago. A relação de beneficiados com Termo de Permissão e Uso (TPU) dos terrenos, elaborada pela Administração da Ilha, em conjunto com o Conselho Distrital, tem 322 nomes. A entrega dos lotes está suspensa, desde novembro do ano passado, por causa de uma ação impetrada pelo Ministério Público.

CIDADE DO LIXO  A Prefeitura de Timbaúba, na Mata, decretou situação de emergência e calamidade por estar, desde o fim de semana, sem coleta de lixo. O problema ocorre devido a um impasse entre o Executivo e a Câmara de Vereadores. A população segue colocando os sacos de lixo nas calçadas para que a equipe da coleta leve quando o caminhão passar. Segundo os moradores, há vários dias, os resíduos não são retirados das ruas da cidade, causando um acúmulo no local. O serviço de varrição, no entanto, não foi afetado, mas os funcionários, com carroças, levam só folhas, galhos, garrafas e pequenos resíduos deixados. O lixo doméstico não é coletado.

Perguntar não ofende: Quando a Polícia Federal voltará a fazer operações na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado? 

 

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Recebeu – O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, recebeu a visita do capitão Wilson, que veio fazer uma inspeção na sede própria do Tiro de Guerra 07/018 de Serra Talhada. “Em 2018 tivemos a grande satisfação de entregar uma sede para a unidade, que atualmente tem instalações mais amplas e com mais estrutura para a formação dos nossos jovens engajados no serviço militar”, disse Duque.

PSD em Iguaracy – Esse ano o PSD montou chapa proporcional na cidade de Iguaracy-PE, com apoio à reeleição do prefeito Zeinha Torres. Maria Advana, candidata à Vereadora, recebeu o apoio de Francisco Antônio Souza Papaléo, Superintendente Regional da Funasa, com atuação na fazenda Humaitá/Duas Barras no município. Maria Adivana é de Jabitacá, distrito de Iguaracy , aonde teve uma atuação bastante destacada como Conselheira Tutelar, sendo uma das apostas do PSD mulher nas próximas eleições. A convenção acontecerá no próximo sábado em conjunto com a do PSB.

Continua – O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde da cidade Mãe do Pajeú, juntamente com Equipe de apoio e enfrentamento ao Coronavírus e Equipe de Bombeiros Civis, com apoio da Secretaria de Assistência Social, continua realizando os serviços nas Barreiras Sanitárias, em dois pontos de entradas do município. Segundo a Secretária Fabiana Torres, o principal objetivo, é orientar a cerca dos cuidados necessários de higienização, uso de máscara , assim como identificar pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal, que necessitem ser encaminhadas para as UBS’s e viajantes que necessitem ser monitorados.

 

Vai ser implantado – Durante a live e entrevista no “Conversa boa com blogueiro J. Campos”, a secretária municipal de saúdedacidade de Itapetim-PE, Jussara Araújo, informou que provavelmente inicio do mês outubro, será implantado e entrará em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS) em nosso município. “Em suas diferentes modalidades o CAPS realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar, para os mais de 500 pacientes da nossa cidade”, pontuou a secretária.

Novo presidente do Supremo -O ministro Luiz Fux tomará posse nesta quinta-feira (10) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber será a vice. A cerimônia será restrita em razão da pandemia do novo coronavírus.

Perguntar não ofende – Qual foi o assunto da conversa do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota com o ex-prefeito Didi, em uma restaurante em São José do Egito?

Tabira: Josete Amaral declara apoio a pré-candidatura de Nelly Sampaio

A política de Tabira no Sertão do Alto Pajeú ferve! A novidade da vez é o apoio que Josete Amaral, ex-prefeito declarou à pré-candidatura da vereadora Nelly Sampaio (PSC) à eleição de prefeito em novenbro deste ano. Nas redes sociais, Maria Helena, sua sobrinha, que é pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Nelly Sampaio comemorou o apoio do médico que comandou o município por duas vezes.

“É revigorante receber o apoio do meu tio Josete Amaral, um homem de luta, que dedica a sua vida a cuidar das pessoas, apaixonado por Tabira e que tanto fez por nosso povo, como médico e como prefeito da nossa cidade. Obrigada, meu tio! Estamos juntos por uma nova Tabira!” escreveu a pré-candidata Maria Helena em sua poágina no facebook.

Lindão desiste de concorrer vaga na Câmara de Afogados da Ingazeira

O vigilante Antônio Estevão, Lindão não disputará a eleição para o legislativo de Afogados da Ingazeira. Informações dão conta de que Lindão lamentou a decisão e disse que apenas prorrogou a intenção de ser vereador na cidade polo do Pajeú. Filiado ao MDB, Lindão é um considerado filho do ex-prefeito Totonho Valadares. O autônomo não declarou apoio a nenhum dos pré-candidatos do MDB, mas com certeza seguirá a orientação de Valadares.

~~Coluna da Folha ~/ Edmar Lyra~~

A persistência de Mendonça lhe fez candidato no Recife 

Deputado estadual, secretário, deputado federal, vice-governador, governador e ministro, Mendonça Filho possui um currículo que poucos políticos apresentam no Brasil, pois além da experiência em cargos públicos, Mendonça é administrador de empresas pela UPE com especialização em Gestão Pública em Harvard.

Quando muitos deram sua carreira política como encerrada quando não se elegeu senador nem conseguiu voltar à Esplanada dos Ministérios, eis que Mendonça conseguiu o apoio formal de pelo menos quatro partidos, o PL, PTB, PSDB e Democratas e poderá receber mais alguns apoios até o próximo dia 16.

Diferentemente de 2008 e 2012 quando tentou a prefeitura contando apenas com seu partido na primeira ocasião e com o nanico PMN na segunda, Mendonça vai para o jogo com a expertise de ter sido ministro da Educação e com uma ampla frente política. Será uma oportunidade ímpar de virar o jogo em relação aos quatro pleitos majoritários anteriores e fazer jus a sua persistência, que é uma virtude na política, uma vez que time que não joga não tem torcida.

Mendonça apostará na experiência como gestor e na capacidade de ser o prefeito do pós-Covid-19, que exigirá da próxima gestão muita capacidade de fazer mais com menos e manter a roda girando depois de um ano péssimo para o mundo e no Recife não foi diferente.

Gesto – Com dimensão para postular um cargo majoritário em 2022, Anderson Ferreira poderia, na ótica de alguns observadores da política, convencer o deputado federal André Ferreira a formalizar uma aliança com Carlos Andrade Lima, levando o PSC para apoiar o nome do PSL.

Reciprocidade – O gesto de apoio ao PSL pode garantir reciprocidade em 2022, quando Anderson poderia contar com o partido de Luciano Bivar na tentativa do governo ou do Senado. O óbice neste momento é a postulação do Coronel Alberto Feitosa, que será oficializado no dia 14 pelo PSC como candidato a prefeito do Recife.

Posse – Luiz Fux será empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta (10). Toda a carreira de Fux foi como magistrado, começando como juiz de direito concursado de primeira instância no Rio de Janeiro. Antes da magistratura, Fux atuou como promotor do Rio de Janeiro, também por concurso. Ao contrário de Dias Toffoli, que deixa a presidência, Fux é mais alinhado à Lava Jato.

Repasse – Em recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público aponta ilegalidade no repasse de recursos do fundão eleitoral para candidaturas que não fazem parte da coligação. “É evidente que candidatos e partidos que recebam recursos públicos, decorrentes da representatividade de sua ideologia, não podem usá-los para financiar seus adversários”, defende o recurso. Caso o entendimento prevaleça, os partidos não poderão repassar recursos para candidatos que não estejam oficialmente na coligação.

Resposta – O deputado federal Raul Henry disse que a comissão do MDB em Santa Maria da Boa Vista era provisória, foi nomeada e destituída a pedido do senador Fernando Bezerra Coelho, principal liderança do partido no sertão.

Inocente quer saber – Quando o deputado federal Eduardo da Fonte oficializará o destino do PP no Recife?