~~~~Giro pelos Blog’S–( Sexta-feira 25.09.2020)~~~~

Seletiva – Com o objetivo de incentivar a leitura dos estudantes da rede Municipal de Quixaba, a Secretaria Municipal de Educação, promoveu esta semana a Seletiva Municipal do ‘Concurso Ler Bem’, direcionada aos estudantes do 4º ano, vencedores da fase escolar. Os mesmos foram avaliados nos critérios espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Nesta seletiva, Ariane Ledite Marques de Sousa Carneiro, estudante da Escola Municipal São Miguel, localizada no Sítio Gatos, foi selecionado para representar o município na etapa regional. “Este concurso é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (ASPA) em parceria com as Secretarias de Educação, visando desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos”, pontuou o Secretário Municipal de Educação, Danilo Cordeiro Nunes.

Coletiva – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nesta sexta-feira (25/09), às 10h, entrevista coletiva sobre a campanha eleitoral que, de acordo com a legislação, começa no próximo domingo (27/09). Participarão da entrevista o presidente e o vice-presidente do Tribunal, desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes. Além deles, estarão presentes os três juízes da Propaganda Eleitoral no Recife – José Júnior Florentino, Virgínia Gondim e Nildo Nery Júnior – e o diretor-geral do TRE, Orson Lemos. A entrevista acontecerá no Pleno do TRE-PE. Todo o ambiente será controlado para evitar risco de contágio pelo novo coronavírus.A entrevista também será transmitida pelo canal do TRE no YouTube. (https://www.youtube.com/c/TribunalRegionalEleitoraldePernambuco/featured)

Boletim – Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano no agreste pernambucano, foi registrado 01 (um) caso positivo de Covid-19, 06 (seis) casos recuperados.

Agenda – O Governador Paulo Câmara, estará nesta manhã, na cidade de Santan Cruz do Capibaribe, acompanhado do deputado estadual Diogo Moraes, onde terá uma agenda extensa, confira: 9 horas – Inauguração da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário; Ação de reflorestamento do Rio Capibaribe e Apresentação da obra da Adutora do Alto Capibaribe, Local: ETE Rio Capibaribe – Bairro: Oscarzão; 11:15 horas – Visita às obras da ponte sobre o Rio Doce (Ponte Velha), Local: Ponte que faz a ligação da Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho com a Avenida João Francisco Aragão , 11:50 horas – Visita às obras do Novo Atacadão, Local: Rod. PE 160 / Km 12 (ao lado do Moda Center)

Calumbi – A Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (25) haverá atendimento médico e de enfermagem no Posto de Saúde MORADA; na próxima quarta-feira (30) haverá moldagem, prova e algumas entregas de próteses dentárias no Posto de Saúde da comunidade do Tamboril, na quinta-feira 1º de Outubro, moldagem, prova e algumas entregas de prótese dentárias na UBS de Roças Velhas.

Cirurgia – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24) para fazer uma cirurgia na bexiga nesta sexta-feira (25) no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista. O presidente tem um cálculo vesical, uma pedra que se acumula na bexiga. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro dará entrada no Einstein na manhã desta sexta. A cirurgia será feita pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para 10h30. Um cardiologista acompanhará o procedimento e a data de saída do hospital será avaliada após a cirurgia.

Perguntar não ofende – Por que tem político que muda de posicionamento de um dia para outro?

Dando a volta por cima

Após cair ao longo do primeiro ano de Governo, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou neste mês, na comparação com dezembro do ano passado, segundo pesquisa do Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que a fatia da população que considera o governo ótimo ou bom é de 40%, 11 pontos a mais do que em dezembro de 2019 (29%). O índice é o maior desde o início do mandato.

A avaliação negativa, ou seja, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima caiu de 38% para 29% em nove meses. Entre uma pesquisa e outra, o País enfrentou a pandemia de covid-19, que matou quase 140 mil pessoas até quarta-feira passada, de acordo com dados de levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Nesse período, o Governo liberou um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais e desempregados. Bolsonaro, porém, foi criticado pela postura em relação à crise sanitária.

O Ibope também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o País. Nesse quesito, a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu de 41% para 50%, voltando ao patamar observado em abril de 2019 (51%). Foram consultadas duas mil pessoas em 127 municípios no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em relação à primeira pesquisa do Ibope no Governo Bolsonaro, em abril de 2019, a avaliação positiva do Governo está maior. O presidente tinha 35% de ótimo e bom no início da administração e agora tem 40%. Entre os entrevistados, 29% considerando a gestão do chefe do Planalto como regular. Numa leitura a grosso modo, é possível que esta recuperação tenha explicação com o ajuda dos R$ 600 a mais de 60 milhões de brasileiros.

Na estratificação da pesquisa, entretanto, há uma satisfação também identificada entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, segmento mais crítico e que não depende de nenhum programa social ou assistencialista, se assim for considerado, o que dá ao presidente a certeza de que o seu Governo está, finalmente, em sintonia com a população em geral.

Olho no futuro – O Ibope também perguntou às pessoas sobre o futuro do governo Bolsonaro. Para 36%, o restante da gestão será ótima ou boa. Para 30%, será negativa (ruim ou péssima). No combate ao desemprego, o Governo é aprovado por 37% dos entrevistados, uma oscilação negativa em relação ao índice de dezembro do ano passado, de 41%. Nas eleições de 2018, o presidente teve 46% dos votos no primeiro turno. Está faltando, portanto, muito pouco para recuperar a confiança daqueles que votaram nele, entrando, assim, numa zona mais confortável para brigar pela reeleição em 2022.

Sem adversário – Em crescente recuperação da sua popularidade, conforme pesquisa do Ibope contratada pela CNI, na qual sua avaliação positiva subiu de 29% para 40% em nove meses, o presidente Bolsonaro ainda não tem adversário para 2022, quando tentará a reeleição. Mesmo que recupere seus direitos políticos, o ex-presidente Lula não será páreo e o ex-ministro Sérgio Moro, que largou a pasta para pavimentar sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas não consegue decolar, patina entre 3% a 4%. Também Ciro Gomes, do PDT, que projeta uma aliança com o PSB, está lá embaixo, com apenas 6%.

Cenário paulista – O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) lidera a disputa para a Prefeitura de São Paulo com 29% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Em segundo lugar está o atual prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), com 20%. Guilherme Boulos (Psol) tem 9% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) tem 8%. A pesquisa foi realizada, presencialmente, de 21 e 22 de setembro, com 1.092 eleitores. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e está registrada sob o número 06594/2020. O levantamento mostra que Jilmar Tatto (PT), Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram apenas 2%. Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PC do B) e Filipe Sabará (Novo) tiveram 1% das intenções. Antônio Carlos Silva (PCO) não pontuou.

O fujão recuou – O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, desistiu de furar o debate da UFPE, o primeiro a ser realizado entre os postulantes da capital pernambucana. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira. João tinha usado como justificativa, compromissos da agenda de campanha no mesmo horário da sabatina, que será realizada das 19h30 às 21h30. Depois das críticas sofridas pela ausência, decidiu confirmar presença no debate. Na verdade, ele queria ficar de fora por orientação dos seus marqueteiros, mas candidato que usa esse tipo de estratégia é o que se encontra em posição privilegiada nas pesquisas, o que não é o caso do socialista.

CURTAS

INTIMADO – A 15ª Zona Eleitoral do Cabo determinou a coleta do depoimento à Polícia Federal do candidato a prefeito, delegado Antônio Resende (Podemos), por crimes de atentado à honra do candidato à reeleição Lula Cabral (PSB). “Temos vivido uma campanha marcada por fake news. Isso é algo que não podemos aceitar de nenhuma maneira. A justiça está sendo implacável e isso é muito bom para o processo eleitoral. Não podemos aceitar um processo eleitoral marcado por mentiras, atentados à honra. Vamos continuar comemorando decisões assertivas como essa, para o bem do processo eleitoral na nossa cidade”, disse Luiz Pereira, coordenador geral da campanha da Frente Popular do Cabo.

LIVE COM MINISTRA – A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, confirmou, ontem, sua presença na live deste blog da próxima quarta-feira, através do nosso canal no pelo YouTube com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, entre 18 às 19 horas. Na pauta, o agronegócio, que tem segurado o crescimento do PIB no País, e a polêmica da alta do arroz. Vamos tratar também das políticas da sua pasta para o Nordeste, especialmente para as áreas de sequeiro e irrigada, com destaque para os projetos de irrigação no polo Petrolina-Juazeiro.

Perguntar não ofende: O que dirá a TV-Globo diante da pesquisa do Ibope mostrando a recuperação da imagem de Bolsonaro?

~~Coluna da Folha / Edmar Lyra~~

O arsenal de obras de Geraldo Julio no Recife 

Prestes a completar oito anos à frente da prefeitura do Recife, Geraldo Julio que não é candidato nas eleições deste ano tem realizado as entregas das obras executadas pela sua gestão. Ontem entregou o ginásio esportivo Geraldão, na Imbiribeira, que passou por uma grande requalificação e beneficiará a comunidade esportiva da cidade. O equipamento soma-se ao Complexo Esportivo Santos Dumont e a diversos Compaz que juntos possuem grande atuação social nas classes de maior vulnerabilidade.

O prefeito também entregará mais um equipamento de grande impacto na vida das pessoas, que é o Hospital do Idoso em Areias, que junto com as Upinhas e o Hospital da Mulher, ajudará a revolucionar a saúde do Recife, deixando um importante legado para as próximas gerações.

Além de intervenções com impactos sociais na Saúde e na Educação, o prefeito também tem duas obras de grande impacto para mostrar, que é a recuperação do Teatro do Parque, que deverá ser concluído até dezembro e a Nova Conde da Boa Vista, que já foi entregue aos recifenses.

Este arsenal de obras com grande influência na vida das pessoas será um ativo do prefeito Geraldo Julio na condição de principal eleitor do Recife e que tentará repetir Jarbas Vasconcelos em 1996 e João Paulo em 2008, para fazer de João Campos o seu sucessor na prefeitura do Recife.

Cota – Questionado por partidos políticos, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu esclarecer como deve ser aplicada a reserva de recursos do fundão eleitoral para candidatos negros. “Do total de recursos destinados a cada gênero é que se separará a fatia mínima de recursos a ser destinada a pessoas negras desse gênero”, explicou Lewandowski. O ministro tinha dado uma liminar, mandando aplicar a nova cota em 2020. Agora, detalhou os critérios.

Depoimento – O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestar depoimento por escrito no inquérito sobre a suposta interferência política na Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sérgio Moro. A questão será submetida ao plenário virtual, com previsão de resultado em 9 de outubro. Decano do STF, Celso de Mello queria que o depoimento fosse pessoal. O decano está de licença-médica.

Surubim – O ex-deputado estadual Dr. Valdi oficializou sua candidatura a prefeito de Surubim pelo PSC. Ele já foi prefeito de Vertente do Lério e agora enfrentará a atual prefeita Ana Célia e outros três candidatos na disputa pelo comando da cidade.

Visita – O presidente Jair Bolsonaro virá a Pernambuco na próxima semana para visitar o Ramal do Agreste, perto de Arcoverde. A informação foi dada em primeira mão com exclusividade em nosso blog na tarde de ontem.

Inocente quer saber  Algum candidato a prefeito do Recife vai a Arcoverde pra tirar foto com Bolsonaro?

~~COLUNA DO ITAMAR FRANÇA~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MAIOR TEMPO GUIA 

Entre os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira nas eleições deste ano, o candidato da Frente Popular, Alessandro Palmeira (PSB), Sandrinho, nome da sucessão do prefeito José Patriota (PSB) que está no seu segundo mandato é o que terá direito ao maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio, que começará a ser veiculada no dia 9 de outubro. Na coligação de Palmeira estão os partidos PSB, MDB, PDT, PSD, PV e PT, que concorrerão na majoritária e na proporcional, além de outras agremiações partidárias que não participarão ativamente do pleito com candidaturas, como é o caso Avante, Cidadania e Patriota.

*********************************

“PREVISÓLOGOS”

De olho em uma das 13 vagas na futura Câmara de Afogados da Ingazeira, representantes dos nove partidos  PSB, MDB, PSD, PSC, PDT, PTB, PV, PT e Podemos se motivaram a irem para o corpo a corpo com os eleitores, para ocuparem as cadeiras do legislativo municipal. Pelas projeções dos chamados “previsólogos” o PSB e PSD elegerão 6 vereadores, sendo 3 em cada legenda, o PDT elegerá 1 vereador direto, o MDB também 1 vereador, o Podemos elegerá 1 vereador, o PV possivelmente elegerá um vereador e o PTB um vereador. Há uma perspectiva de 2 a três vagas da Câmara serem disputadas na média, ou seja, na sobra das coligações…

*********************************

NÓS COMENTA…

Escrevendo o que quer, ainda que não queiram, o Repórter do Pajeú, Itamar França ganhou a participação no programa diário matinal apresentado pelo comunicador Léo Brasil, na Rádio Ingazeira FM. Colunista do blog do próprio produtor autor, Itamar comenta sobre a política nacional, estadual e municipal, abordando temas atuais e fazendo uma síntese da conjuntura política de várias regiões do estado. Basta sintonizar a rádio Ingazeira FM de 8 às 11h.

*********************************

BOLSONARO EM SERTÂNIA

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sem partido, deverá estar em Sertânia-PE, quinta-feira, dia 1º de outubro, para cumprir agenda de inauguração. De acordo com informações, falta apenas confirmar o horário, mas acredita-se que seja na parte da manhã. O presidente deverá participar de dois eventos no município. Inaugurará a adutora do Pajeú e abrirá as comportas da 1ª etapa da adutora do Agrestes, ambas em Sertânia. A primeira fica às margens da PE-275, na estrada que liga Sertânia a Albuquerque Né (Oportunidade para o presidente Bolsonaro ver como está aquela rodovia) e a outra é nas proximidades da PE-265, estrada que liga Sertânia a Cruzeiro do Nordeste. A informações são de fontes ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional e do pessoal que está à frente dessas obras. Vamos aguardar o anúncio oficial!

*********************************

COM QUE CARA?

Com que cara vai ficar a vereadora Célia Galindo (PSB) ao subir no palanque do empresário Wellington Maciel (PSB) candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito (PSB) que tem o Delegado Israel Rubis (PP) na composição como candidato a vice-prefeito? No plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Célia chegou a afirmar que a autoridade policial era um “camarada descarado”.  Rubis teria coordenado uma operação que desencadeou na prisão de um dos filhos da vereadora. Dias depois, ele foi transferido para Vitória do Santo Antão.

*********************************

DESAFIO

O ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcante (PTB) terá um grande desafio na campanha eleitoral deste ano, quando concorre a prefeitura municipal: manter a frente sobre o empresário Wellington Maciel (PSB), candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito. Com uma média de 16% de frente do seu principal oponente, Zeca enfrenta a máquina administrativa, apesar de a prefeita continuar mal avaliada pela população. Pesa sobre o petebista, o desgaste por já ter um bom tempo na política e o voto ainda como deputado a favor da terceirização e do Teto dos Gastos Públicos. A posição tomada por Zeca na Câmara dos deputados será muito explorada no período de campanha eleitoral. O petebista ainda assim no momento é o favorito do pleito.

*********************************

TIRA-TEIMA

Em Inajá  o ex-prefeito Leonardo Martins (PP) que disputa a prefeitura nas eleições deste ano precisou recorrer a uma pesquisa conferindo entre alguns nomes quem seria o melhor vice, na antevéspera da sua convenção partidária. No final, a composição da chapa oposicionista foi celebrada entre Leonardo Martins candidato a (prefeito) e Lafrank candidato a (vice-prefeito).

*********************************

CONTAGEM REGRESSIVA

…Vereáveis e vereadores de mandato tem apenas 4 dias para se apresentar ao eleitor na tentativa de convencê-lo do seu precioso voto. Detalhe: antes da oficialização da ‘temporada de caça aos votos’, candidatos seguem em pré-campanha. A verdade é que a largada já foi dada.