~~~Giro pelos Blog’S—(Quarta-feira 07/10/2020)~~

A doutrina Eduardo Campos

A reação nas pesquisas do candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, tem explicações. Sustentado por duas máquinas, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, sua campanha, em comparação as demais, é a que tem mais musculatura financeira, maior número de candidatos a vereador cabalando votos, a mais ampla aliança partidária e mais visibilidade de rua.

Só de largada, conforme antecipamos ontem, a direção nacional do PSB remeteu R$ 5,5 milhões para o caixa de João, grana proveniente do fundo partidário. Desconheço que outro candidato de capital filiado à legenda tenha recebido tratamento tão distinto, nem mesmo Márcio França, ex-governador de São Paulo, que agora briga pela Prefeitura da capital. Isso só se explica pelo desespero do PSB estadual, de eleger João a qualquer custo.

Evidentemente que, do ponto de vista estratégico e de importância econômica para o PSB, São Paulo é incomparável a Recife. Acontece que o núcleo do PSB pernambucano manda e desmanda na executiva nacional e entende que manter a Prefeitura do Recife é primordial para 2022, quando o que estará em jogo é o Governo do Estado, já em poder da legenda socialista há 14 anos.

Há quem desconfie das pesquisas e entenda que o noticiário adverso ao PSB e ao próprio João, como as operações da Polícia Federal na Prefeitura do Recife, possam servir de motivo para engessar qualquer crescimento do candidato apoiados pelas forças governistas. Teoricamente, isso é compreensível, tanto que as pesquisas apontam um alto percentual de reprovação de Geraldo, superando a casa dos 52% de péssimo e ruim.

Mas máquina bem azeitada moendo na direção dos ventos pesa muito. Neste particular, o PSB aprendeu todas as lições do seu mestre, iluminador e fonte permanente de inspiração, o ex-governador Eduardo Campos. Este ensinou que para se chegar ao poder, o céu é o limite. Seus discípulos, portanto, são fiéis e aplicados seguidores da sua doutrina, que consideram infalível.

Sem chances – O cenário para o PSB em São Paulo, maior colégio eleitoral, é bastante adverso. Ali, o quadro é de empate técnico entre o candidato do Republicanos, Celso Russomano, e o prefeito Bruno Covas (PSDB). Embora tenha sido um governador bem aprovado, o socialista Márcio França aparece em quarto lugar, com apenas 7%. O que se diz por lá é que está fora do páreo, que o pleito será polarizado entre Russomano, agora com o apoio do presidente Bolsonaro, e o prefeito, que estava muito mal avaliado, mas que vem se recuperando, com uma gestão com mais índice de aprovação do que desaprovação.

ACM arrebenta – Já em Salvador, a pesquisa Ibope trazendo o quadro da disputa pela Prefeitura de Salvador mostra Bruno Reis (DEM) na frente da corrida eleitoral. Candidato do atual prefeito ACM Neto, Reis tem 42% das intenções de voto. Em seguida aparece o Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%. Dos entrevistados, 17% informaram que irão votar em branco ou nulo. Outros 8% não sabem ou não responderam. Graças ao altíssimo ibope da sua gestão, diferente do que ocorre no Recife, o prefeito ACM Neto coloca seu candidato numa posição de franco favorito. Bruno Reis, atual vice-prefeito, é pernambucano de Petrolina, com família também na baiana Juazeiro.

Ex-laboratório petista – Já em Porto Alegre, outrora laboratório do modo petista de governador, a legenda do ex-presidente Lula não tem nem candidato no páreo pela Prefeitura. Pesquisa Ibope mostra que Manuela D’Avila, do PCdoB, lidera com 24% das intenções de voto. Em segundo lugar, empate técnico entre José Fortunati (PTB) e Sebastião Melo (MDB), considerando a margem de erro de três pontos percentuais. Fortunarti tem 14% das intenções de voto e Melo aparece com 11%. Em terceiro, está Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 9% das intenções de voto.

Menos um – O juiz da 3ª zona eleitoral do Recife, Auziênio Cavalcanti, indeferiu o pedido do registro da candidatura de Charbel Maroun para prefeito do Recife pelo Partido Novo. O motivo é que o prefeiturável não teria se desincompatibilizado do cargo de procurador do município no prazo exigido pela legislação eleitoral. Por meio de nota, o Diretório Municipal do Partido Novo de Recife afirma que “houve um equívoco por parte do juiz que analisou o pedido” e que recorrerá da decisão. O texto ressalta que o procurador segue como candidato, realizando seus atos de campanha.

CURTAS

BOA NOTÍCIA – Nos nove primeiros meses de 2020, o número de MEIs (microempreendedores individuais) no Brasil cresceu 14,8%, quando comparado com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros, de acordo com o Portal do Empreendedor. Segundo o SEBRAE, o país deve registrar, neste ano, o maior número de empreendedorismo da sua história. Em razão da crise ocasionada pela pandemia do coronavírus, os brasileiros estão buscando, na atividade empreendedora, uma alternativa de renda. Assim, conforme pesquisa feita pelo SEBRAE, até 25% da população adulta, aproximadamente, vai estar envolvida até o fim do ano, na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.

PAREDÃO DA CULTURA – Na largada do Paredão da Cultura, série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Caruaru promovida pela Rádio Cultura em parceria com este blog e a página do Caruaru Face, na última segunda-feira, Marcelo Gomes, do PSB, deu alfinetadas de leve na prefeita Raquel Lyra (PSDB), mas não mostrou disposição para o nocaute. O convidado de amanhã, no mesmo horário, das 19 às 20h30, é o candidato do PSD, Raffiê Dellon. As sabatinas estão sendo ancoradas pelo radialista César Lucena com a participação da jornalista Elaine Dias e deste blogueiro. Prossegue na próxima semana: terça-feira tem o Delegado Lessa, candidato do PP; na quinta-feira Marcelo Rodrigues, do PT, e na sexta, por fim, a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Perguntar não ofende: Qual prefeito sairá das urnas com a maior votação em Pernambuco?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

O fator juventude como diferencial na política 

Adversários do candidato a prefeito do Recife João Campos estão fazendo críticas à pouca idade do parlamentar para ser prefeito do Recife, uma vez que terá 27 anos caso venha a sair vitorioso. E seus aliados entendem que a sua juventude pode ser um diferencial em caso de João ser eleito prefeito do Recife.

Um aliado de João sublinha que dos quatro principais candidatos a prefeito do Recife, três possuem menos de 40 anos, o que evidencia a sintonia do eleitorado com novas caras na política e que elas estejam antenadas com a nova realidade do mundo.

Este mesmo aliado lembra que seus adversários começaram cedo, Mendonça Filho aos 27 anos já tinha sido deputado estadual, secretário de Agricultura e deputado federal, tendo sido eleito vice-governador de Pernambuco com apenas 32 anos, e isso não atrapalhou a trajetória de Mendonça na vida pública. Marília Arraes aos 27 anos já era vereadora do Recife e assumiu a secretaria de Juventude. João por sua vez, tem a experiência de ter sido auxiliar do governador Paulo Câmara, o deputado federal mais votado de Pernambuco e desempenhar um mandato sintonizado com as causas populares, representando um legado de defesa daqueles que mais precisam, construído por Miguel Arraes e Eduardo Campos.

Ele prossegue com a avaliação de que hoje em dia jovens de 20 anos revolucionam o mundo com startups em tecnologia e que agora é a vez da geração de João Campos na política, vide o exemplo de Miguel Coelho em Petrolina que aos 24 anos era deputado estadual e aos 26 se elegeu prefeito de uma das cidades mais importantes de Pernambuco, com chances de uma reeleição consagradora após o primeiro mandato aprovado por quase 90% dos petrolinenses. “A juventude de João Campos não é defeito, é virtude, ele tem toda condição de oferecer um grande futuro para o Recife com uma gestão moderna, sintonizada com a nova realidade mundial e sobretudo com aqueles que mais precisam”, finalizou o aliado.

Infidelidade – O PSDB foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, requerendo que a perda do mandato por infidelidade partidária se aplique também aos detentores de mandato eletivo majoritário (presidente, senadores, governadores, prefeitos e vices) que se desfiliarem, sem justa causa, do partido pela qual foram eleitos. O relator será o ministro Luís Roberto Barroso. Atualmente, apenas deputados e vereadores que trocam de partido podem perder o mandato por infidelidade partidária.

Palmares – Candidato a reeleição, o prefeito Altair Júnior (MDB) compôs uma chapa com a empresária  Karla Dimensão (PSB) e conta com o apoio do deputado estadual Clóvis Paiva (PP). Com dez candidatos a prefeito, o gestor acabou beneficiado pela fragmentação da oposição. Em Palmares não há segundo turno, o mais votado é eleito.

Condenado – O ex-senador Valdir Raupp (MDB-RO) foi condenado, nesta terça (6), pelos supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por três votos a dois.

Inocente quer saber – Quando a eleição do Recife vai pegar fogo?

Coluna do FinFa

Live debate – Em reunião com a empresária Carol Brito do Hotel Brotas e Wally Filmagens, este blogueiro fechou  toda a infraestrutura para a realização da Live Debate com os candidatos aprefeito de Afogados da Ingazeira, Capitão Sinney (PSC), Sandrinho Palmeira (PSB) e Zé Negão (Podemos), que será realizada no próximo dia 14 de outubro às 20 horas, transmitida pelo Youtube /juniorfinfa e pelo Facebook @blogdojuniorfinfa, e também pela Rádio Pajeú.

Hoje – A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur anunciam a reabertura dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), nesta quarta-feira (07). Cinco dos seis CATs mantidos pelo Governo do Estado voltam a funcionar já para o feriado de 12 de outubro. O secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (foto), estará no CAT do Aeroporto do Recife, a partir das 10h, para entrevistas. Na ocasião, poderá falar ainda sobre a expectativa para o feriadão e os bons números da aviação do Estado nesta retomada do turismo, em especial, com relação ao feriadão.

Você sabia – Que do jeito que vai a confusão interna no PT, a candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife tende a perder força, a ponto da petista ir se distanciando da briga real por vaga no segundo turno.

Agenda 1 – Miguel lidera minicarreata no bairro Cosme e Damião e visita comércio no Santa Luzia A agenda do candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB), terá nove compromissos nesta quarta (07). A programação terá uma visita ao comércio no bairro Santa Luzia e o ‘Vumbora 15’ no Cosme e Damião, às 16h30. Miguel participará também de entrevistas e reuniões em diversos bairros com apoiadores e candidatos a vereador da coligação ‘Petrolina com força e união’.

Agenda 2 – O candidato a prefeito de Recife João Campos(PSB), tem agenda administrativa e a noite política nesta quarta-feira (07): 9:30 horas – Reunião de Plano de Governo/Crédito Popular, na Rua Silveira Lôbo, 141, Casa Forte, às 18 horas, Reunião com o grupo do vereador Eriberto Rafael (PP) no Jardim das Festas, Bairro do Zumbi.

E o prefeito?  – Não se sabe se há motivos internos ou se é mesmo porque a “briga eleitoral” em Afogados da Ingazeira é só para o legislativo. Mas é certo que a grande maioria dos adesivos e publicações dos candidatos a vereador, o candidato a prefeito não aparece. Fui informado que já tem gente escalada pra fiscalizar e cobrar os “esquecidos”.

Frase – “Estamos muito satisfeitos em trabalhar nessa parceria entre as secretarias de Educação e Esportes e a de Saúde para constituir esse novo centro de testagem, agora, voltado para os profissionais da educação”. (Secretário Estadual de Educação de Pernambuco, Fred Amancio)

Dia das crianças – Em comemoração ao dia das crianças, o Shopping Serra Talhada irá promover uma apresentação musical da Trupe Tindolelê, com o tema circo. Seguindo todas as medidas de biossegurança, a apresentação vai começar às 19 horas e acontecerá na Praça de Alimentação. É importante lembrar que todas as crianças devem estar de máscara e permanecerem sentadas durante a apresentação.
Sem cara nova – Em Salgueiro, maior colégio eleitoral do Sertão Central cinco candidatos concorrem no pleito de 15 de novembro. São as “mesmas caras de sempre”: o ex-prefeito Marcones Libório, o atual prefeito, Clebel Cordeiro, o ex-presidente da Câmara Márcio Nemédio, o ex vice -prefeito Dr Cacau e o ex-prefeito Paulo Afonso.

Disse – “A primeira coisa, eu acho que um sentimento que o ser humano precisa ter é gratidão, em 2016 nós colocamos Victor sem pedir nada a ele, só acreditando em um possível trabalho dele, e Carlos Evandro foi quem apresentou ele a Serra Talhada, mas eu tenho identidade própria, tenho muita honra de ser casada com Carlos Evandro. Deus não poderia ter escolhido um pai melhor, um homem honrado para ser o pai dos meus filhos e avô dos meus netos. Eu tenho muita honra da história de vida de Carlos, ele é um homem guerreiro. Deixou tudo para fazer medicina para servir ao próximo, ele poderia está numa zona de conforto, mas continua atendendo a população carente de Serra Talhada, ele continua exercendo a profissão dele por amos e a população entende isso”. (Candidata a prefeita de Serra Talhada, Socorro de Carlos Evandro, na sabatina desta terça-feira (6), na Rádio Cultura FM,rebatendo Victor Oliveira (PL), que no último debate, fez acusações contra Brito)

Adesivaço – O vereador e candidato a reeleição de Serra Talhada, Zé Raimundo, realiza nesta quarta-feira (07), às 19 horas, no Comitê Estação 13, em frente a Fafopst, um adesivaço. “Esse é um momento importante para nossa campanha, vamos conversar e mostrar um pouco mais das nossas propostas e firmar o compromisso por uma Serra Talhada melhor”, disse Zé Raimundo.

Perguntar não ofende – Por que tem candidato que não olha o serviço da sua assessoria. Pode lhe prejudicar ainda nesta campanha!