~~~Giro pelos Blog’S—(Terça-feira 17/11/2020)~~~

Coluna do Finfa 

Marcou história – O prefeito eleito no último domingo (15) de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares (DEM), entrou para história política do Estado da Paraíba. Ele foi eleito com uma votação histórica, obteve 1.992 que equivale a 84,41% dos votos válidos, sua opositora Irmã Paula (PSD), obteve 368 votos, 15,59% . Outro fato inédito, foi que Dr. Augusto, conseguiu eleger todos os 9 vereadores do seu partido.

Somente de um partido –

O prefeito eleito da cidade Quixaba no Sertão do Pajeú, Zé Pretinho-foto (Avante) pela quinta vez, com uma margem de 72,53% (3.459) votos. Vai administrar seu município com os novos 9 vereadores eleitos, todos do seu partido o Avante. Isso mostra que a oposição não conseguiu eleger nenhum, o veternado Antônio Pezão opositor ferrenho de Zé Pretinho, não conseguiu se eleger.

Frase –

“A oposição de Carnaíba teve um crescimento enorme nesta eleição de domingo, agora o prefeito de Carnaíba terá que deixar de subestimar seus adversários”. (Um carnaíbano comemorando a votação do Gleybson Martins)

Irmãos – No Pajeú, a partir de Janeiro 2021, duas cidades serão administradas por dois irmão. Luciano Torres em Ingazeira e Zeinha Torres reeleito na cidade de Iguaracy. Eles foram eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), além do outro irmão Chico Torres que foi reeleito vereador em Iguaracy.

Afogadense eleito –

A última vaga para a Câmara de Vereadores de Caruaru-PE, foi conseguida por um afogadense, o Irmão Ronaldo-foto (PROS), foi eleito com 858 votos. Irmão Ronaldo, Cabeleireiro e Barbeiro, nasceu em Afogados da Ingazeira em julho de 1985.

Disse –

“Quero agradecer a população de Quixaba, em especial ao prefeito Tião Gaudêncio, pelo empenho e dedicação durante toda campanha. Esta vitória não é minha e sim de todos os quixabense. A continuidade que o prefeito Tião deu da minha gestão eu darei da gestão dele” . (Prefeito eleito de Quixaba Zé Pretinho em conversa com este blogueiro)

Você sabia – Que na cidade do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, o vereador do PL Irmão Flávio (foto), foi reeleito vereador, mesmo ainda preso no Cotel. O vereador foi acusado de rachadinha.

Preocupação – Segundo um jornalista do Sertão, a maior preocupação dos prefeitos eleitos é com obras inacabadas e dívidas deixadas por seus antecessores, como é o caso de Salgueiro, por exemplo.

Errou feio – Alguns institutos de pesquisas davam como certa as vitórias de Bruno Pereira em São Lourenço da Mata e Silvano Duarte em Garanhuns, erram feio, Vinícius Labanca foi eleito na cidade da Arena de Pernambuco e Silvano Albino desbancou o grupodo atual prefeito Izais Regis.

COVID-19

Faleceu no início desta manhã, no Hospital Memorial Arcoverde, o ex-vereador de Carnaíba-PE, Rubeval Lira aos 70 anos. Segundo seu irmão, o ex-vereador e advogado Clóvis Lira, Rubeval já vinha fazendo hemodiálise e há cerca de 2 meses contraiu a Covid-19. Seu seputalmento será ainda hoje na cidade de Carnaíba.

Perguntar não ofende –

Quem será o novo Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira?

 

Ninguém quer João

Nenhum dos partidos ou lideranças que se opuseram ao candidato do PSB no Recife, João Campos, sinalizou até o momento em fazer a derivada positiva para o socialista na disputa de segundo turno. Majoritariamente, a tendência é Marília Arraes. Ouvi os principais interlocutores da oposição. A ordem é derrotar o PSB. Derrotar o PSB é dar uma chance a mudar Recife, carcomida, violentada, deteriorada, jogada às traças por uma gente com culpa no cartório das maldades.

O tabelião é Geraldo Júlio, pior prefeito da história do Recife, malfeitor, incompetente, vendedor de ilusões da revolucionária mauricéia. Seu aspirante cartorialista, o príncipe João Campos, já está entronizado na mente dos recifenses como aquele que seria o último dos moicanos da destruição completa da cidade. Com ele no poder, seria a instalação da era dos horrores. Recife não aguenta mais PSB. Ninguém deseja tanto mal à cidade.

Quem conclui não sou eu, é o povo na rua, sábio e protestante. O recado das urnas foi dado no último domingo. Não fosse o imoral e corroído processo de manipulação de pesquisas, Marília certamente teria chegado em primeiro lugar no primeiro turno. Mas Ibope e Datafolha erraram. E erraram feio, imoral, dando o príncipe bem distanciado de Marília.

Abertas as urnas, apenas 1% separou João do cartório da concorrente Marília, atestando que Ibope e Datafolha se queimaram e precisam de tempo para recuperarem credibilidade. Se a credibilidade se perde numa falha, então não se tinha credibilidade nenhuma. Credibilidade se conquista ou se perde de acordo com atitudes e resultados. O Ibope, principalmente, passou atestado de insanidade.

Ninguém quer João. Por quê? O candidato do PSB é a transformação do Recife na perpetuação de um grupo monárquico, liderado por Geraldo, a ruína da cidade. Recife está feia, fede, agoniza. Não tem mobilidade urbana, nem obras viárias, o até então charmoso e poético bairro Antigo virou uma pocilga. É convite a assalto em plena luz do dia. Está entregue aos que, com arma na mão, implantam o terror, decretam o território do crime.

De todas as mazelas do reinado socialista a pior, longe de errar, é a da estampa da corrupção: seis operações da Polícia Federal investigando dinheiro desviado da Covid. Só o Ministério Público Federal investiga desvios da ordem de R$ 34 milhões, pagamentos a médicos e profissionais fantasmas da área de saúde. Recife não merece PSB. As urnas não dão recado nenhum, no máximo anotam o recado que a população registra nelas. Mas, domingo passado, o principal recado das eleições foi o tamanho da rejeição aos que querem se perpetuar no poder mentindo, agredindo, usando de todos os instrumentos nocauteadores do bom senso.

Pela mudança – O PTB tem uma resolução que proíbe alianças com o PT, mas o ex-senador Armando Monteiro Neto, presidente de honra da legenda no Estado, fará uma declaração no campo pessoal em favor da candidatura de Marília Arraes. A delegada Patrícia Domingos, caroneira do Podemos, assistirá, sem direito a protestos, ao presidente do seu partido, Ricardo Teobaldo, também manifestar apoio à petista. O PSB até que tentou o Podemos, mas Teobaldo, que sai vitorioso da sua principal base, o município de Limoeiro, também almeja que Recife encontre o seu Norte, livre das garras destruidoras do PSB.

Meia derrota – Não é verdadeira a versão de que o presidente Bolsonaro saiu derrotado nas eleições de primeiro turno. Pleito municipal não tem tabela com federal. Quando se escolhe um prefeito ou vereador o que está em jogo é a rua asfaltada, a melhoria do abastecimento de água, o lixo acumulado, etc. De longe, não é inflação, alta do dólar, preço de combustível. Isso é da alçada federal, da próxima eleição, a de 2022. Quanto a Bolsonaro, evidentemente que ele tombou em São Paulo no apoio a Russomano, e no Recife, quando levado a apoiar a delegada.

Barba e cabelo – Em Floresta, a prefeita eleita Rorró Maniçoba derrotou com uma só cajadada os Novaes e Ferraz juntos, mostrando ao secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, que a donatária dos votos veste saia. Rorró volta ao poder alicerçada em 7.926 votos, enquanto Favinho Ferraz, candidato do prefeito pelo Avante, teve 6.935 votos. Gustavo Novaes, bancado pelo secretário, teve apenas 3.154 votos. Rorró e seu filho, o ex-deputado Kaio Maniçoba, levaram o fel à boca de Rodrigo também em Itacuruba, reelegendo o prefeito Bernardo Maniçoba.

Cadê a delegada? – Quem dá notícias do paradeiro da deputada Gleide Ângelo, a mais votada nas eleições passadas para a Assembleia Legislativa? Quem ela apoiou? Pode onde andou na campanha? Quem adivinhar vai ganhar doces e quitutes, de preferência um chocolate bem recheado. A política tem de tudo, inclusive a capacidade de produzir fenômenos eleitorais que mais parecem castelos de areia. Como Patrícia Domingos, rabo de gata na disputa pela Prefeitura do Recife, Gleide é delegada, um fenômeno que as eleições municipais começaram a banir.

CURTAS

ADOTADO – Afogados da Ingazeira, minha terra natal no Sertão do Pajeú, ganhou um representante na Câmara de Vereadores de Caruaru. Trata-se do Irmão Ronaldo, eleito na rebarba da coligação do PROS, com 858 votos. Ele é cabelereiro e já disputou uma vaga na Câmara da capital do Agreste, sem sucesso, nas eleições passadas. É o segundo sertanejo adotado pelo povo caruaruense. Rogério Menezes, do PT, o primeiro, poeta dos bons, chegou a ser presidente da Câmara.

DEBATE NA BAND – O primeiro debate entre João e Marília na TV deve ocorrer na próxima quinta-feira, se a afiliada da Band no Recife vier a promover o encontro, como está anunciando São Paulo e Rio de Janeiro. De largada, João já rejeitou um debate: o do Diário de Pernambuco, mas provavelmente não poderá fugir do primeiro confronto em TV.

Perguntar não ofende: Raquel Lyra, Anderson Ferreira ou Miguel Coelho, quem dos três será candidato a governador?

Candidato do MDB em Jambeiro (SP) fez campanha com número errado

Candidato a vereador faz campanha com número errado e só descobre na hora da votação

O aposentado Alaor José Machado, de 63 anos, digitou o número que recebeu no santinho da própria candidatura a vereador no município de Jambeiro (SP).O objeto informava que o número dele era 15.413, mas, para a Justiça Eleitoral, o correto era 15.412. “Estou tentando saber o que aconteceu. Não sei se o partido [MDB] passou errado para a gráfica ou se a gráfica que errou na hora de imprimir”, contou Alaor, de acordo com relatos publicados pelo portal G1.

 

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

DIFÍCIL TAREFA – Eleito prefeito de Afogados da Ingazeira, o escritor, psicólogo e atual vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB) terá outra tarefa difícil pela frente que é montar a sua equipe de governo. Não se sabe qual o percentual do aproveitamento dos antigos ocupantes de cargos de confiança de Coimbra. Acredita-se que alguns secretários devem se manter, ao passo em que outros novos nomes serão indicados para compor sua primeira equipe de governo, se é que pensa em reeleição. Para muitos, a escolha dos nomes, deve passar pelo critério técnico.

QUEM ENTRA E QUEM SAI?

Uma incógnita, isso porque a esquipe da gestão de Palmeira deverá ter alguns personagens diferentes do time montado por Coimbra. Do lado técnico, há quem diga que a Secretaria de Assistência Social pode vir a ser ocupada por Madalena Leite, esposa do atual prefeito José Patriota. Do lado político, pode haver algum espaço para Igor Mariano, Augusto Martins ou mesmo Luiz Besourão que já não farão parte da nova legislatura. Além destes, ainda temos o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) que pode repetir a indicação de uma vaga na equipe de Palmeira. O perfil de Augusto Martins por exemplo estaria mais voltado para a parte administrativa ou meio ambiente, nesse caso Palmeira teria que criar a secretaria do meio ambiente, da mulher, de desenvolvimento econômico e talvez uma diretoria da juventude. Só assim desafogaria as demandas administrativas (pedidos) de todo início de administração.

************************************************************

NÃO SE REELEGERAM – A renovação da Câmara de Afogados da Ingazeira nessas eleições foi praticamente 50%. Com isso, menos da metade dos atuais vereadores conseguiram se reeleger para a próxima legislatura, que vai até 2024. Nomes como Augusto Martins (PSD) é um exemplo de vereadores conhecidos que saíram derrotados nas urnas. Além de Martins, Wellington JK (PSD), Rivelton (PSB) e Luiz Besourão (PSB) não renovaram seus mandatos.

************************************************************

ASSUSTOU – Candidato a prefeito pela oposição em Carnaíba, o vereador Gleybson Martins (PODEMOS), cresceu de forma exponencial nas últimas três semanas e passou a “assombrar” seu concorrente o médico e atual prefeito Anchieta Patriota (PSB). As urnas do distrito de Ibitiranga e do povoado de Novo Pernambuco foram determinantes, não fossem elas, Martins teria dado um sufoco ainda maior no Patriota que obteve 53,67% dos votos contra 46,33% de Gleybson. A diferença foi bem diferente dos que apontavam os institutos de pesquisa. Na disputa pela Câmara Municipal, merece deferência o desempenho do vereador Neudo da Itã (DEM), que obteve 1.147 votos se configurando novamente como o grande campeão de votos.

************************************************************

ARROCHADA – O resultado das urnas em algumas cidades de Pernambuco reforçaram a máxima de que, em uma democracia, cada voto pode fazer a diferença. Alguns eleitos para o cargo de prefeito no Estado venceram os concorrentes com uma quantidade mínima de votos. O caso mais extremo é o de Ouricuri, onde a escolha do novo prefeito foi definida por 56 eleitores. Essa foi a diferença de votação entre Ricardo Ramos (PSDB), que venceu o pleito com 48,52% dos votos, e Victor de Botinha (SD), que ficou em segundo, com 48,37%.

************************************************************

856 votos – Em Arcoverde, Wellington LW (MDB) foi eleito prefeito com uma diferença de 826 votos em relação ao segundo colocado, Zeca Cavalcante (PTB). Nesse caso, o que chama a atenção é a diferença percentual entre os dois candidatos, que foi de 2,23 pontos. LW conseguiu os votos de 48,21% dos eleitores, enquanto Zeca obteve 45,98%. A vereadora Cybele Roa (Avante) que disputava na 3ª via obteve 5,32%, tendo desidratado na reta final da campanha.

************************************************************

ESTRELA BRILHOU – Ao contrário de cidades como Ouricuri e Arcoverde, os resultados das urnas em Belo Jardim deram larga vantagem para Gilvandro Estrela (DEM) que acabou derrotando Isabelle Mendonça (PSB) com margem significativa de votos. Ele obteve 50,25% dos votos, enquanto Isabelle teve 29,50%. A diferença prol Estrela foi de 9.146 votos, resultado que surpreendeu o próprio candidato, pois a disputa estava acirrada no início da campanha.

************************************************************

MENOS MAL – Por falar em Cybele Roa, esta não obteve êxito nas urnas na disputa majoritária, mas na proporcional, o médico Rodrigo Roa, esposo de Cybele, se elegeu vereador na coligação. Ele obteve 914 votos e terá assento na Casa Legislativa em substituição a Cybele. O que deixou muita gente encucada, ou seja, com uma grande interrogação no quengo é sobre o rumo dos votos da candidata. Devido às rusgas com a prefeita Madalena Brito (PSB), os eleitores da médica teriam a maior tendência de migrarem para Zeca Cavalcante, mas a coisa ao que parece se deu ao contrário. Pesou sobre Zeca também o fato de sua atuação na Câmara dos Deputados, quando votou duas vezes contra o sentimento de grande parte do eleitorado arcoverdense. Pelo menos foram os relatos de entrevistados dos institutos de pesquisa…

************************************************************

VOLTA POR CIMA – O advogado Luciano Pacheco (MDB) que disputou uma das cadeiras da Câmara Municipal de Arcoverde nas eleições municipais deste ano retorna a Casa Legislativa como o vereador mais votado do pleito. Ele obteve 2.257 votos, sendo o campeão de votos na terra do Cardeal. Luciano deu a volta por cima, já quem em 2016 não conseguiu se reeleger. Protagonista de algumas polêmicas, nas quais tiveram sérias acusações à presidenta da Mesa Diretora da Casa, Célia (PSB), Luciano agora irá dividir espaço com a parlamentar. Não se sabe, se ambos vão fazer um mandato ameno, sem polêmicas e sem troca de acusações…

************************************************************

ELIZINHO – Em Carnaubeira da Penha a disputa foi também acirrada. O candidato oposicionista Elizinho (MDB) se elegeu com 4.853 votos (50,96%). Ele recebeu 183 votos a mais do que o concorrente, Dr. Manoel (PL), que angariou 4.670 votos (49,04%). Manoel tentava a recondução do cargo, mas esbarrou na má avaliação da gestão e no grande índice de rejeição.

************************************************************

 ELEITO COM 5 VOTOS – O atual prefeito de Assú no Rio Grande do Norte Dr. Gustavo venceu com apenas 5 votos de vantagem sobre o segundo colocado Ivan Junior. Dr. Gustavo recebeu 16.823 votos (49,12%), contra 16.818 (49,11%) de Ivan Junior.

************************************************************

França anuncia vacinação gratuita a partir de janeiro

Vacina da Pfizer pode começar a ser aplicada se for eficaz e segura.

Rússia discute local para produzir vacina Sputnik V no Brasil, diz diplomata russo

“No Brasil, é um trabalho pela linha de estados brasileiros de forma direta. E ele já saiu dos limites da simples troca de intenções. Está em curso a conversa sobre parâmetros concretos”

Reino Unido espera distribuir vacina da Pfizer contra coronavírus antes do Natal

A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock. “Estaremos prontos para lançá-la assim que chegar, estaremos prontos a partir de primeiro de dezembro”

Anvisa vai à China inspecionar fábricas de vacinas contra Covid-19

Com diretor bolsonarista, a Anvisa irá para a China para verificar a fabricação de vacinas no país. A agência irá para as instalações das empresas Sinovac Life Sciences Co e da Wuxi Biologics Com.

Pfizer diz que vacina contra a Covid-19 pode chegar ao Brasil até março

Empresa afirma ter criado alternativa para transporte em baixa temperatura e diz estar em negociações avançadas com o governo barsileiro.