Stª Terezinha / Sepultamento de Vanin de Danda acontece neste sábado

Vanin é o primeiro prefeito a falecer vítima da Covid-19 no Estado.

Por André Luis/Nill Junior

O sepultamento do prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda, acontece neste sábado (21), às 10h da manhã no Cemitério Municipal. A informação é do blogueiro Marcello Patriota, ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.

Segundo Marcello, o corpo do gestor estará saindo do Recife no início da noite e o caixão será lacrado e não poderá ser aberto. Isto para cumprir os protocolos preconizados pela OMS e autoridades da Saúde.

O corpo de Vanin será velado na quadra de esportes da Escola José Paulino de Siqueira. Em nota, a família Martins pede a quem for visitar o corpo do prefeito, que usem máscaras faciais para ter acesso ao local, que será controlado pelas autoridades sanitárias.

Informação extraoficial, diz que pelo fato do laudo de óbito de Vanin não constar a Covid-19 como causa da morte, o velório teria sido liberado pela Vigilância em Saúde.

Vanin de Danda faleceu, aos 51 anos, por complicações da Covid-19 na madrugada desta sexta-feira (20), no Hospital Alfa, no Recife, onde estava internado desde o dia 5 de novembro. Foram 18 dias de luta contra a doença.

Vanin foi vereador do município de Santa Terezinha por quatro mandatos. Também chegou a presidir o Legislativo Municipal.

Primeiro prefeito a morrer vítima da Covid-19 em Pernambuco, a morte de Vanin, também se caracteriza como uma tragédia familiar, visto que este ano, também morreram o pai e o avó do político.

Este ano, Vanin concorreu à reeleição, mas foi derrotado por Delson Lustosa do Podemos, que volta a comandar o Executivo Municipal. Em nota o concorrente se solidarizou com familiares e amigos.

“A disputa eleitoral não é maior que a perda de um filho da terra e prefeito constitucional do nosso município.  Vale aqui lamentar profundamente a morte do senhor Geovane Martins e me solidarizar com familiares e amigos”, Afirmou Delson.

A morte do gestor, também liga o alerta sobre a imprevisibilidade da doença. Ele vinha reagindo bem ao tratamento, mas nos últimos dias seu estado se agravou e a doença mostrou o seu lado mais perverso.

A morte do gestor causa grande comoção em Santa Terezinha e no meio político. São dezenas de mensagens lamentando a sua precoce partida.

O prefeito em exercício, que assumiu na quarta-feira (18), Adarivam Santos e o Presidente da Câmara de Vereadores, Doutor Júnior, decretaram luto oficial por seu falecimento.