~~Giro pelos Blog’S —( Terça feira 01/12/2020)~~

Primeiro cenário de 22

Como no Brasil a próxima eleição começa quando acaba a última, já é possível delinear um cenário para 2022 em Pernambuco? Ao manter a Prefeitura do Recife em sua estrutura de poder, evidentemente que o PSB saiu fortalecido. Seu candidato natural a governador é o prefeito Geraldo Júlio, que tem pela frente problemas que fogem da alçada política derivando para a judicial. São seis operações da Polícia Federal em seu lombo, que andam, com graves consequências.

Geraldo tem a seu desfavor também sua fraca e inoperante gestão, passando dos 60% de reprovação, sem tempo hábil para se recuperar. Vai depender do desempenho de João Campos no seu primeiro ano, que não será nada fácil diante da situação de dificuldades financeiras da Prefeitura. Some-se a isso o fato de não contar com apoio do Governo Federal e a má vontade do presidente Bolsonaro.

Do lado da oposição, três nomes saíram fortalecidos das urnas: Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina; Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru; e, por fim, Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Ainda incipiente, sem fazer nenhum tipo de movimentação, nem assumir a possibilidade, o ministro José Mucio Monteiro, que antecipou em um ano e nove meses sua aposentadoria do Tribunal de Contas da União, é uma alternativa corrente apenas hoje nos bastidores.

Bom gestor, revelação política no Estado, Miguel Coelho tem dois grandes desafios a enfrentar: a questão política-geográfica (um nome do Interior e de município distante, no Vale do São Francisco, já divisa com a Bahia) e a sorte do pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, que deve ir à reeleição, mas não se sabe por onde. Anderson também é fato novo em gestão pública, mas seu grupo ainda é pequeno e precisa de mais amplitude, acima do universo evangélico.

Já Raquel Lyra, geograficamente, está bem mais próxima do eleitorado urbano da Região Metropolitana e sairia forte numa região com cerca de 1,5 milhões de eleitores, o entorno de Caruaru. Pesa o fato de ser mulher, filha de ex-governador, bem avaliada como gestora. Por fim, Marília Arraes merece um capítulo à parte. Saiu derrotada eleitoralmente, mas conquistou um capital político: 348,126 mil votos na capital.

Armando Monteiro e Mendonça Filho, o primeiro sem partido e o segundo do DEM, são nomes presentes na memória do eleitor, com densidade eleitoral, mas talvez estejam fora de 2022 por virem de seguidas derrotas eleitorais no Recife e no Estado. Certamente, entretanto, serão atores importantes na discussão de um projeto alternativo da oposição.

Mas tem pela frente a necessidade, se quiser de fato a entrar no jogo, de mudar de legenda. O PT foi o seu grande inimigo e está, literalmente, varrido do mapa do poder no País. Para onde ela iria, eis a grande questão. Teria que optar por uma legenda de centro-esquerda e começar a trabalhar, em tese, a unidade das oposições.

Abstenção – A abstenção geral nas eleições de segundo turno foi de 29,5%, a maior da história do País. Entre as capitais, a que teve maior abstenção foi Goiânia (GO), onde 36,75% dos eleitores não foram às seções de votação no domingo. Venceu o candidato Maguito Vilela (MDB), que está internado desde outubro devido à covid-19. “Tradicionalmente [a abstenção] é maior no 2º que no 1º turno. O ideal é que a abstenção tivesse sido menor, mas a verdade é que quando tudo começou se imaginava uma abstenção colossal”, declarou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

Golpe – O jornal britânico Financial Times repercutiu os resultados das eleições municipais no Brasil e disse que a escolha dos prefeitos foram um “golpe” para o presidente Jair Bolsonaro. A publicação ainda afirma que o PT também foi derrotado. Escreveu que o “establishment voltou”. “Partidos tradicionais do centro e centro-direita ganharam os grandes prêmios nas eleições municipais do Brasil”, diz o trecho inicial da reportagem, que destacou a vitória de Bruno Covas (PSDB) sobre Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo.

Sinal verde do STF – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a dizer que não será candidato a um novo mandato à frente da Casa porque a Constituição não permite. Não falou, porém, se não será candidato mesmo que o STF (Supremo Tribunal Federal) o libere para concorrer. “Não trabalho por hipótese”, declarou. Segundo informações de bastidores em Brasília, o Supremo já tem votos suficientes para permitir que ele e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), candidatem-se novamente. As eleições nas Casas estão marcadas para fevereiro.

Mapa partidário – Dos 33 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos a participar da disputa, 29 conseguiram eleger ao menos um prefeito. As quatro legendas que saíram das urnas sem sequer uma vitória para o Executivo municipal foram UP, PCO, PCB e PSTU. Já outros quatro partidos conquistaram apenas uma única prefeitura cada: Novo, PTC, DC e PMB. A análise considera o resultado de todos os municípios do Brasil onde o nome do próximo prefeito já está definido – em Macapá (AP), as eleições foram adiadas por causa da falta de energia.

CURTAS

SEM LOCKDOWN – O prefeito eleito no Rio, Eduardo Paes (DEM), disse, ontem, que, a princípio, descarta o lockdown no Rio. Segundo ele, as medidas a serem adotadas serão terapêuticas em um primeiro momento. Em sua avaliação, o isolamento total seria “extremo e desnecessário”. Paes disse ainda que tem conversado com o futuro secretário de Saúde, Daniel Soranz, justamente pela preocupação com a Saúde, agravada nesse momento pela pandemia.

MENOS VOTADOS – Os prefeitos Marcelo Crivella (Republicanos), Hildon Chaves (PSDB) e Emanuel Pinheiro (MDB) receberam menos votos no 2º turno de 2020 do que haviam obtido em 2016. Eles disputaram a reeleição no Rio, em Porto Velho e em Cuiabá, respectivamente. Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), conseguiu mais votos do que há quatro anos.

Perguntar não ofende: Quem sai mais perdendo na eleição municipal: Bolsonaro ou Lula?

MDB e PP crescem e ocupam 2ª e 3ª posições

Um levantamento feito pelo G1 mostra que o mapa dos partidos que governam as cidades de Pernambuco sofreu mudanças após o fim das eleições 2020. O PSB, do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife Geraldo Julio, continua com o maior número de prefeituras, assim como nas eleições passadas, mas elegeu 15 prefeitos a menos em comparação com 2016, saindo de 68 para 53.

O MDB teve um crescimento após o resultado das urnas e se tornou o segundo partido com maior número de prefeitos eleitos no estado. No país, o partido lidera o ranking de prefeitos eleitos, seguido pelo PP e PSD.

O Republicanos, o Avante e o PP foram os partidos que mais cresceram percentualmente em Pernambuco, desde as eleições em 2016.

Veja a relação de prefeitos eleitos por partido em Pernambuco:

O PSB tinha 68 prefeituras em 2016, agora tem 53; o MDB tinha 17, agora tem 22; o PP cresceu de 4 em 2016 para 16; o PSD reduziu de 17, para 14; o Republicanos não tinha nenhuma prefeitura em 2016, este ano fez 12; o Avante também não fez nenhum prefeito em 2016, no pleito deste ano ficou com 10; o PL caiu de 20, para 9; o DEM subiu de 4, para 9 prefeituras; o PTB caiu de 17, para 5; o PSDB, também caiu, de 17, agora tem 5; o PT caiu de 7, para 5; o PSL tinha 1, agora tem 5; o PDT tinha 6, agora tem 3; o Podemos, não fez prefeitos em 2016, este ano, fez 3; O SD tinha 3, caiu para 2; o Cidadania saiu de 0 para 2; o PCdoB também, de 0, para 2; o PSC não fez prefeitos em 2016, agora tem um; O PMN tinha 2, ficou sem nenhuma após o pleito deste ano; o PRP também tinha 2 e não fez prefeitos este ano; o PTC, o PHS e o Patriota, tinham  1 prefeito cada um, nas eleições deste ano não fizeram nenhum prefeito.

O resultado aponta um crescimento de partidos considerados do “Centrão” ou com inclinação à direita. Também houve quedas de partidos tradicionais como PSDB, PTB, PDT e PT.

O levantamento não considera os candidatos a prefeito sub judice, que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Seis cidades de Pernambuco estão nessa situação: Tuparetama, Palmares, Capoeiras, Palmeirina, Itamaracá e Pesqueira.

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência.

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

            Coluna do FinFa 

Tarefa árdua – Este blogueiro tem escutado vários relatos sobre o novo secretariado do prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira. Especulações é o que não faltam, nomes como Lucivaldo Leite, Madalena Patriota, Evângela Vieira, estão na bolsa de aposta, para integrar o primeiro escalão de Sandrinho. Por outro lado, fala-se como o prefeito eleito Sandrinho, vai alocar os vereadores que não obtiveram êxito no pleito de 15 de novembro como, Augusto Martins, Luiz Bizourão e Rivelton Santos. Será uma tarefa árdua para o prefeito eleito, até porque tem ainda nomes indicados pelo atual prefeito José Patriota e pelo ex-prefeito Totonho Valadares. Agora o que não falta, são pessoas tomando Rivotril imaginando perdeu a boquinha. Vamos aguardar os próximos acontecimentos!

Comemorando – Moradores da 1ª Travessa Sete de Setembro, no Bairro São Francisco de Afogados da Ingazeira, estão comemorando a pavimentação desta via pública. A Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou ontem os serviços de nivelamento.

Visitou – O prefeito reeleito de Iguaracy Zeinha Torres, acompanhado do Secretário Municipal de Administração, MArcos Melo, receberam ontem (30), a visita do Desembargador do Tribunal de Justiça-PE, o Dr. Alberto Virgínio Nogueira, em vista de cortesia, o magistrado foi parabenizar o prefeito pela conquista do seu segundo mandato.

Na Funasa – O Superintendente da Funasa em Pernambuco, Francisco Papaléo, recebeu a visita do Prefeito de São José do Egito , Evandro Valadares, acompanhado do secretário de saúde do município Paulo Jucá Filho.
A Funasa executa obras de saneamento básico importantes para São José do Egito , cidade que tem uma importância especial para Papaléo, pois foi lá que nasceu a sua mãe, Salete Souza Papaléo.

Você sabia – Que segundo matéria do ‘O Globo’, a candidata derrotada a prefeita do Recife, Marília Arraes, nem sequer cumprido o ritual de ligar para o primo João Campos, admitindo a derrota. É amostra que a disputa deixará sequelas na esquerda pernambucana e na família Arraes.

Frase – “Chego aqui com sentimento de dever cumprido. Vencemos eleições porque tivemos coerência na caminhada, tivemos capacidade de dialogar e unir”.(Prefeito eleito do Recife, João Campos)

Três nomes – Informações chegadas a este blogueiro, indicam que a disputa da Presidência da Câmara de Vereadores de Iguaracy, tem no momento três pretendentes, os vereadores, Fábio Torres, Jorge Soldado e Chico Torres. Segundo a fonte, destes sairá o novo presidentepara o biênio 2021/2022.

Substituto a altura – Uma fonte afirmou a este blogueiro, que o atual Secretário Municipal de Infraestrutura de Afogados da Ingazeira, Silvano Queiroz, o conhecido Bombinha, não mais tem interesse de continuar na pasta. Esse é um grande imbróglio para o prefeito eleito Sandrinho, conseguir um substituto com o perfil de Bombinha, ’24 horas no ar’. “Já pensei para todos os lados e não vejo ninguém neste momento para substituir Bombinha, Sandrinho terá que pelo menos encontrar uma pessoa com a disponibilidade de Bombinha. Esta pasta tem muitas demandas e requer tempo”, disse um governista.

Perguntar não ofende – Quando o PT vai entregar os cargos no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife? Chegou a hora!

Coluna da Folha/ Edmar Lyra

Sinalização de João Campos reforça distanciamento do PT 

O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), ainda no domingo sinalizou que o Partido dos Trabalhadores não faria parte da sua gestão caso lograsse êxito na disputa contra sua prima Marília Arraes (PT), a declaração se repetiu após João ser confirmado como o novo prefeito do Recife a partir de primeiro de janeiro de 2021.

O sentimento externalizado pelo futuro chefe do executivo municipal ganha ressonância entre aliados da Frente Popular também no âmbito estadual, onde o PT ocupa a secretaria de Desenvolvimento Agrário, órgãos subordinados à pasta e também a presidência da EPTI com a ex-primeira-dama Marília Bezerra, esposa do vereador João da Costa.

Eles aguardam ansiosamente pela reciprocidade do apoio ofertado ao PSB na disputa pela prefeitura do Recife. De acordo com um parlamentar em reserva, o PT deveria fazer esta reflexão e colocar os cargos ocupados à disposição do governador Paulo Câmara já no sentido de deixar o comandante estadual a vontade para avançar com uma minirreforma administrativa visando os próximos dois anos de governo.

Para este mesmo parlamentar, não há mais clima para o PT permanecer na Frente Popular, que agora é composta por PSB, PDT, PP, MDB, PSD, PROS, PCdoB, Avante, Republicanos e Solidariedade, partidos que estiveram do início ao fim ao lado do projeto vitorioso liderado por João Campos na capital pernambucana.

Suplementares – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso definiu a questão dos eleitos “sub judice” como “um problema”. A decisão definitiva sobre os “sub judice” pode gerar a redefinição do quociente eleitoral, no caso dos vereadores, ou gerar eleições suplementares para prefeito. As eleições suplementares, caso necessárias, serão feitas em 2021. Nestes municípios, a regra será o presidente da Câmara de Vereadores exercer interinamente o cargo de prefeito até a nova eleição.

Facada – A Defensoria Pública da União (DPU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar Adélio Bispo, autor do atentado a faca contra Jair Bolsonaro, da penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A DPU pede que Adélio seja transferido para um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico em Minas Gerais, onde possa dar início ao tratamento de saúde que necessita. A decisão caberá ao ministro Nunes Marques, primeiro indicado por Bolsonaro para o STF.

Consultoria – O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, foi anunciado como novo diretor de empresa de consultoria americana. É o mesmo escritório que atua como administradora judicial da Odebrecht, empreiteira investigada pela Lava Jato. Como juiz no Paraná, Moro conduziu os processos da Lava Jato. “Não é advocacia, nem atuarei em casos de potencial conflito de interesses”, justifica Moro. O ex-ministro segue cotado para a presidência em 2022.

Disparou – No início da campanha eleitoral, João Campos (PSB) tinha 150 mil seguidores no Instagram. Porém a campanha eleitoral fez com que ele se aproximasse dos 300 mil seguidores. O prefeito eleito do Recife tem forte presença e engajamento nas redes sociais.

Inocente quer saber – Quando o PT entregará os cargos que ocupa nas gestões do PSB?