~~Giro pelos Blog’S (Terça feira 05/01/2021)~~

Geraldo gastador

Na primeira reunião do secretariado, num pleno domingo após as festas de fim de ano, o novo prefeito do Recife, João Campos (PSB), deu ênfase à decisão de promover um amplo enxugamento da máquina, para reduzir despesas. Quando se prioriza cortes é sinal de que o dinheiro está escasso e que o antecessor não deixou o caixa transbordando saúde financeira. Gastou muito além da conta e isso não é do agrado para quem sucede.

Como João recebeu a herança, que se nega a dizer maldita, de um aliado fervoroso, não pode, evidentemente, jogar aberto, comunicando quanto tem disponível em caixa e o volume de restos a pagar, os pepinos. A ampla maioria dos prefeitos eleitos no campo da oposição fala logo que encontra um quadro bem mais grave do que imaginava, sem enxergar uma luz no final do túnel.

Se gastou em excessos, se endividou o município, se deixou a folha de pessoal acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, Geraldo, certamente, nem de longe, pode ser enquadrado como gestor zeloso na questão fiscal. Recife, entretanto, precisa de saber uma apenas uma coisita: se João vai meter a tesoura e economizar, isso é atestado público de que Geraldo é extremamente perdulário?

Ser perdulário é gastar em excesso, esbanjador, desregrado, tirar o leite da vaca todo de uma vez. É muito difícil acreditar no que os políticos dizem. Na campanha, a gestão de Geraldo, embora o próprio prefeito tenha sido escondido na propaganda eleitoral de João, não era perdulária. Quanto Geraldo gastou além da conta que João não mostra? O Recife precisa saber, para ter noção do tamanho do estrago.

Os dias podem ser difíceis para o herdeiro político de Eduardo em se tratando de finanças para gerir o Recife. Só quem de fato sabe mesmo o tamanho do estrago e da mão sem limites de Geraldo são os fornecedores da Prefeitura, muitos com até quatro meses de faturas em atraso. Estes, certamente, já batem à porta do gabinete do novo prefeito.

Políticos em geral, infelizmente, com raras exceções, não conhecem nem o ódio nem o amor. São conduzidos, em sua grande maioria, pelo interesse e não pelo sentimento.

Resmungo e ameaça – “A forma como o partido foi tratado e está sendo tratado pelo prefeito não foi nem é de aliado. O partido foi usado”, desabafou o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, numa conversa com a colunista Renata Bezerra de Melo, da Folha de Pernambuco. A fala corajosa dele está dando o que falar, até pela disposição revelada de entregar a pasta com a qual foi contemplado, a esvaziada Secretaria de Habitação. O resmungo de Dudu, como é mais conhecido, tem outras razões: o governador também não cumpriu, até hoje, com a promessa de tirar do PT e entregar ao PP a Secretaria de Agricultura.

Saneamento – Conforme Renatinha apurou, ainda durante a campanha eleitoral, a pasta que estava no radar dos progressistas era Saneamento. Ela, até então, era ocupada pelo PT, mas Oscar Barreto, entregou o seu comando em meio ao imbróglio entre PSB e PT durante a eleição. Na sequência, a secretaria acabou hipotecada ao PP, que optou, no entanto, por esperar a reforma do secretariado para fazer a indicação de uma vez só. Resultado: ao PP, agora, acabou sendo oferecida Habitação, cuja dimensão é menor do que Saneamento. O PP não viu com bons olhos.

Os dissidentes – O PSB não é mais um partido que seus filiados seguem rigorosamente as orientações do seu comando. Na eleição para escolha da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados, em 1 de fevereiro próximo, pelo menos 15 dos 32 parlamentares que integram a bancada tendem a votar em Arthur Lira (PP-AL), o candidato de Bolsonaro, e não em Baleia Rossi (MDB-SP), como deseja o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. “Aproximadamente 15 deputados do PSB votam em Lira”, confirma o rebelde Felipe Carreras.

O reincidente – Na primeira rebeldia contra o PSB, o voto a favor da reforma da Previdência, Carreras recebeu uma dura punição: um ano sem poder sem designado pelo partido sequer para integrar as comissões temáticas da Casa. “Eu voto com a minha consciência, sou um deputado independente e melhor para Câmara é Lira”, diz ele. Não se assuste com a valentia: quando deputado em despedida para assumir a Prefeitura, João Campos também declarou que votaria em Arthur Lira.

CURTAS

PT RACHA – A bancada do PT, a maior da Câmara, decidiu, ontem, apoiar o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para presidência da Casa.  A decisão, porém, passou longe de ser unanimidade. Dos 52 deputados do partido, 27 foram favoráveis a Baleia. Outros 23 queriam lançar uma candidatura própria da sigla. Alguns deputados petistas queriam adiar o encaminhamento e decidir sobre apoiar Baleia ou lançar uma candidatura em uma data mais próxima da eleição. Essa tese, porém, não prosperou.

CANDIDATO – O PT já faz parte do bloco no qual está Baleia, mas cogitava lançar candidato próprio –não há regra que impeça haver mais de uma candidatura no mesmo bloco. A principal função desses grupos é fazer número para conseguir cargos importantes na Casa, que são divididos proporcionalmente à quantidade de deputados eleitos do bloco.

Perguntar não ofende: O PSB vai punir os deputados eleitores de Lira na eleição da mesa da Câmara?

Coringa – O secretário Ney Quidute é um verdadeiro coringa no baralho da Frente Popular de Afogados da Ingazeira. Ele já foi titular de Finanças nos governos Totonho e Patriota, agora foi nomeado para a Administração e coordenou as campanhas de todos eles. Uns questionam, mas a capacidade o credencia.

O silêncio de Zé Negão – O anuncio do secretariado de Sandrinho Palmeira quebrou as redes sociais e movimentaram as rodas políticas no município. Principal nome da oposição, Zé Negão só observou até o momento.
Resmungo e ameaça – “A forma como o partido foi tratado e está sendo tratado pelo prefeito não foi nem é de aliado. O partido foi usado”, desabafou o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, numa conversa com a colunista Renata Bezerra de Melo, da Folha de Pernambuco. A fala corajosa dele está dando o que falar, até pela disposição revelada de entregar a pasta com a qual foi contemplado, a esvaziada Secretaria de Habitação. O resmungo de Dudu, como é mais conhecido, tem outras razões: o governador também não cumpriu, até hoje, com a promessa de tirar do PT e entregar ao PP a Secretaria de Agricultura. (Magno Martins)
MPPE – O governador Paulo Câmara escolheu o promotor Paulo Augusto Freitas de Oliveira para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco. Ele havia sido o mais votado da lista tríplice que foi enviada ao governador e ficará no cargo pelos próximos dois anos.
Djalma Alves anuncia e se reúne com equipe de governo – Conforme prometido no seu discurso de posse, o prefeito de Solidão, Djalma Alves (PSB), divulgou nesta segunda-feira, a relação dos secretários e demais integrantes da equipe de governo. Dos secretários da sua primeira gestão, o prefeito modificou somente a Secretaria de Assistência Social, com a entrada da primeira dama, Irene Espinhara, definindo Silvia Almeida como Secretária Executiva de Assistência Social. Confira a lista do secretariado e demais integrantes do primeiro escalão do governo Djalma Alves: Secretário de Administração – Maurício Batista; Secretária de Educação – Aparecida Ramos; Secretária Executiva de Educação – Márcia Assunção; Secretária de Saúde – Damiana Alves; Secretária de Assistência Social – Irene Espinhara; Secretária Executiva de Assistência Social – Silvia Almeida; Secretário de Obras – Claudeci Paulino; Secretário de Transportes – Damião Alves; Secretário de Cultura, Turismo e Juventude – Antônio Correia; Secretária de Agricultura – Safira Luisa; Secretária de Finanças – Elizete Pereira; Tesouraria – Mônica Morais; Procurador Municipal – Juvânez Júnior; Controle Interno – Emannuelle Winni; Comandante da Guarda Municipal – José de Anchieta Júnior; Setor de Convênios – Aparecida Silva.
Pesqueira – Enquanto o STE não decide o destino do prefeito eleito de Pesqueira, no Agreste, Cacique Marquinhos (Republicanos), o vereador Bal de Mimoso (Republicanos), novo presidente da Câmara Municipal e que responde interinamente pela prefeitura, vai nomeando seu secretariado. Até agora cinco pastas já têm seus titulares: Esportes, Administração, Infraestrutura, Agricultura e Controladoria. Resta saber se, caso saia vitorioso no tapetão, Cacique Marquinhos manterá esses nomes.
Inocente quer saber – Quando Sandrinho Palmeira vai anunciar segundo escalão ?

Coluna da Folha /  Edmar Lyra

Vereadores apostam na capacidade de Romerinho Jatobá 

Com uma trajetória meteórica na política, Romerinho Jatobá tem apenas 34 anos de idade e está no terceiro mandato como vereador do Recife, tendo ocupado a secretaria de Habitação na primeira gestão de Geraldo Julio, e na legislatura passada ocupou a primeira-secretaria da Casa José Mariano.

A passagem pela primeira-secretaria entre 2019 e 2020 foi suficiente para fazer de Romerinho Jatobá um nome de credibilidade entre os pares. A forma como atendeu às demandas dos colegas no período em que ocupou o posto na mesa diretora cativou os demais parlamentares e o credenciou para ser eleito na última sexta-feira como presidente da Casa José Mariano.

Um colega em reserva faz observações em relação ao perfil do ex-presidente Eduardo Marques e do novo presidente Romerinho Jatobá, onde o primeiro era centralizador e não possibilitava diálogo com os colegas, diferente de Romerinho que é bastante solícito a todos aqueles que lhe procuram, buscando dar uma solução imediata, sendo transparente com o vereador quando pode ou não atender a solicitação.

A expectativa dos colegas é de que Romerinho Jatobá desempenhará uma gestão diferenciada à frente da Câmara Municipal do Recife, devolvendo o protagonismo à Casa e possibilitando aos vereadores a condição de serem ouvidos e efetivamente representados pela mesa diretora nas demandas que aquele poder apresentará ao executivo e à sociedade como um todo.

Em defesa da educação – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) segue viabilizando recursos para os municípios pernambucanos. O parlamentar destinou mais de R$60 milhões para a educação. Os recursos serão utilizados para construção de escolas e creches, com objetivo de melhorar a qualidade de ensino e ampliar as vagas para os estudantes.

MPPE – O governador Paulo Câmara escolheu o promotor Paulo Augusto Freitas de Oliveira para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco. Ele havia sido o mais votado da lista tríplice que foi enviada ao governador e ficará no cargo pelos próximos dois anos.

Destaque – Após boa passagem pela Embratur, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, deverá intensificar uma série de ações voltadas para fomentar o turismo no Brasil, em especial no Nordeste, onde ele sempre teve atuação no setor privado.

Crescimento – Ao tomar posse para o segundo mandato como prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) prometeu que sua cidade terá o maior crescimento econômico de Pernambuco. Miguel poderá deixar a prefeitura em 2022 para disputar o governo de Pernambuco.

Ressurreição – O prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), assumiu pela terceira vez o comando da cidade, após ter uma passagem pela Câmara dos Deputados e não conseguir se reeleger em 2018. Marinaldo ressurge das cinzas e conta com grande expectativa para a sua gestão que se iniciou na última sexta-feira.

Simbolismo – O prefeito João Campos fez questão de realizar sua primeira agenda pública na comunidade Irmã Dorothy, no bairro da Imbiribeira onde assinou uma portaria para beneficiar cerca de 10 mil pessoas garantindo a propriedade dos imóveis da comunidade.

Inocente quer saber – Como está a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

SEGUNDO ESCALÃO – Com um primeiro escalão formado, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) trabalha na montagem do segundo. Conciliando indicações partidárias com escolhas técnicas, Palmeira ainda não anunciou nenhum secretário adjunto, mas conta com Arlindo Júnior que pode ser adjunto de Madalena, na Assistência Social, Ademar Oliveira, que pode ser adjunto de Rivelton Santos, na Agricultura. A chefia da Guarda Civil Municipal – GCM e a Diretoria de Trânsito ainda estão vacantes. Apesar de serem cargos com remuneração considerada baixa, se for bem executadas as ações, geram visibilidade.

*************************************************

A DISPOSIÇÃO – Com dois profissionais de segurança que foram candidatos a vereador nas eleições de 2020 pela Frente Popular e tiveram votação expressiva, Palmeira tem a disposição nomes com capacidade para ocupar as supracitadas chefias. Não se sabe, se o Chefe do Executivo tem em mente outros felizardos. Gleydson é Subtenente e Edson do Cosmético é Cabo, ambos lotados no 23º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Afogados da Ingazeira.

*************************************************

FLÁVIO MARQUES – Noticiado na imprensa como nome do prefeito Sandrinho para gerir  a Guarda Municipal e o Trânsito, o tabirense Flávio Marques não foi anunciado na composição da equipe de governo, pelo menos no primeiro escalão. Ao governo resta dialogar com Flávio, que pode ser nomeado secretário executivo, ou mesmo fazer um trabalho de consultoria.

*************************************************

GRATIDÃO – Eleito para o quinto mandato, o prefeito de Quixaba, José Pereira Nunes, Zé Pretinho (Avante), nomeou o ex-prefeito, Tião de Gaudêncio como seu Chefe de Gabinete. Num ato de lealdade, Gaudêncio se absteve de disputar a reeleição em novembro de 2020, mesmo com uma gestão bem avaliada e com a promessa de todo apoio da oposição, o que culminaria em uma eleição com chapa única no município. Grato pela oportunidade de ter sido indicado por Zé em 2016, ele não pensou duas vezes em passar o bastão de volta.

*************************************************

PERDAS – O prefeito de Tacaratu Washington Ângelo e o vice-prefeito, Givaldo Crente, ambos do MDB perderam suas mães, no final do mês de dezembro de 2020. A mãe de Givaldo foi vitimada pela Covid-19 e dias antes da posse, Washington perdeu sua genitora. Os emebistas lamentaram as perdas no dia em que foram empossados novos gestores de Tacaratu.

*************************************************

DESPERTAR – A surpresa e o acirramento na disputa pela prefeitura de Carnaíba nas eleições  de 2020 podem despertar o desejo de vários nomes de concorrer o pleito em 2024 pela oposição. Nomes como do vereador Neudo da Itã, do primo Nildo da Itã, dentre outros, podem figurar como pré-candidatos a partir de 2022. Com o nome requentado de uma disputa contra a continuidade da atual gestão, o ex-vereado Gleybson Martins (Podemos) deverá lutar até o último minuto da convenção para ser o candidato. Também pudera, o camarada foi para o sacrifício em 2020, quando poderia ter disputado a recondução do cargo no legislativo municipal.

*************************************************

RINDO À TOA – O PSD está rindo a toa em Afogados da Ingazeira. Com uma votação expressiva em 2020, elegeu quatro vereadores, doravante fez a presidência da Câmara, emplacou dois secretários na equipe de governo do prefeito, Sandrinho Palmeira (PSB) e de quebra ainda pode ter outras nomeações em cargos comissionados. Fortalecido como está, e pelo o andar da carruagem pode apresentar nomes para compor a majoritária lá em 24.

*************************************************

DE PREFEITO A SUPLENTE DE VEREADOR … – O voto para vereador é bicho difícil da molesta! Não foi desta vez que o ex-prefeito de Lagoa Grande, Robson Amorim conseguiu retornar a um cargo público. Apesar de ter conseguido 379 votos, não entrou na Casa. Candidato a vereador pelo DEM, o ex-prefeito era contado para disputar a prefeitura contra o atual prefeito Vilmar Capellaro (MDB), mas acabou indicando Henrique Diniz (DEM) que acabou sendo derrotado nas urnas por Capellaro. Robson Amorim ficou na terceira suplência. Outro ex-prefeito que não se elegeu vereador foi Dhoni Amorim, filho de Robson que também governou Lagoa Grande. Dhoni disputou o legislativo pelo PSB e conseguiu apenas 95 votos.

*************************************************

DE UMA CAJADADA SÓ... – De uma cajadada só a ex-prefeita Madalena Brito (PSB) tirou da cena política o ex-prefeito e ex-deputado federal Zeca Cavalcante (PTB) e a ex-vereadora Cybele Roa (Avante). Mesmo com uma gestão insossa, capengando num marasmo de insatisfações, ela reverteu o quadro na escolha do seu candidato a sucessão. Empresário bem sucedido e bem quisto na terra do cardeal, Wellington da LW (MDB) deu a Madalena uma vitória que ficará na história política de Arcoverde. Outra grande aquisição de Madá foi o Delegado Israel Rubis (PP) que teve importante participação na composição da chapa situacionista

Coluna do Adriano Roberto

Coluna do Adriano Roberto de terça, 05/01/2021Ou a oposição entra logo em acordo, ou perde de novo em 2022

Entramos numa divisão de águas políticas com o início de 2021. O governador Paulo Câmara, em entrevista ao comunicador Aldo Vilela ontem deixou bem claro que o PSB será o protagonista das eleições governamentais de Pernambuco. Claro que o candidatíssimo é Geraldo Júlio (PSB), para sacrificar a única vaga do senado, que seria do atual governador Paulo Câmara, em prol de algum outro partido aliado da futura coligação.

Eu apostaria minhas fichas no PDT de Ciro Gomes, para indicar o novo senador do Geraldo. Mas isso não é um detalhe importante para a oposição agora. O importante é prestar atenção como os comandantes da situação estão todos organizados para o próximo pleito e já começam a trabalhar em cima da chapa praticamente toda formada para as eleições 2022.

E a oposição? …

Bem, a oposição vem se destruindo com muita competência há vários anos. Seja em ano eleitoral ou não, as brigas regadas com muita vaidade, arrogância e egoísmo acontecem, em meio a enganações e mentiras. Políticos oposicionistas engabelando outros políticos oposicionistas e nesse cenário eles se destroem deixando órfãos muitos pernambucanos que clamam pela mudança no Estado.

Portanto, não adianta vir com os mesmos nomes de sempre para apresentar aos eleitores que já estão cheios dos Mendonças, Bezerras, Coelhos, Ferreiras e Lyras da vida! Que venha um novo nome, ungido e aceito por todos. E que venha rápido, senão vai perder novamente para a máquina de captar votos que se chama PSB de Pernambuco.

Decepção na Terra da Laranja – Mais triste do que ver o ex-prefeito de Sairé, empresário muito bem sucedido Fernando Pergentino, deixar atrasar a folha da prefeitura no final do seu mandato é saber que deixou também o Hospital sem condições de atender na emergência. Mais ainda, até os pneus dos veículos da prefeitura foram trocados por velhos sem condições de rodar. Tudo por não conseguir eleger seu candidato, Vergonha!

Presidente novamente – Para a felicidade deste blogueiro cidadão triunfense, o vereador que me indicou ao título de cidadão, aprovado por unanimidade pela Câmara, está novamente eleito como presidente da casa. Anselmo Martins será o presidente da Câmara Municipal de Triunfo para o biênio 2021 a 2023. Parabéns meu vereador.

Alcolumbre só adiou – Ao decidir arquivar todos os 36 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal e dois contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado Davi Alcolumbre só retardou um desejo de muitos dos seus pares da casa. Diante da ação na despedida do atual presidente, o senador Girão (Podemos-CE) afirmou que todas a denúncias serão apresentadas novamente depois do dia 1º de fevereiro.

Novo procurador geral de PE – O Promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira foi o mais votado da Lista Tríplice para Procurador Geral do Estado e acabou sendo confirmado para o cargo pelo Governador Paulo Câmara. Quem está muito feliz é o cunhado, Tarcizinho Calado, que me passou em primeira mão ontem, no final da tarde, a informação.

Lira e a 2ª instância – O candidato a presidência da Câmara Federal, Arthur Lira disse que vai pautar a prisão em segunda instância caso seja o presidente da casa. Já seu opositor, Baleia Rossi, não firmou compromisso em pautar o impeachment de Bolsonaro, exigência do PT para apoiá-lo,

Quem responderá – Quem vai chamar para si já, a liderança da oposição em Pernambuco?

Coluna do FinFa

Trocou somente um – O prefeito reeleito de Custódia-PE, Emmanuel Fernandes (Manuca), que teve um vitória consagradora no último dia 15 de novembro, aem contato com este blogueiro,  confirmou que seu secretariado, somente haverá uma mudança, que foi na Secretaria de Obras, saiu  Zé Rivaldo e foi nomeado o suplente de vereador Berg Lira. As outras sete secretarias permanecem os mesmo secretários.

Obras – O prefeito de Flores, Marconi Santana , assina às 10 horas desta terça-feira (05), ordens de serviços e o início de mais 04 (quatro) obras no munícipio do Carro de Boi. Serão iniciadas ainda hoje, a construção da Academia da Saúde do Povoado Tenório, e Academia da Saúde do Bairro Alto Pedro de Souza, o calçamento de ruas no Bairro da AABB, e a requalificação do prédio da Prefeitura Municipal. Em contato com este blogueiro o prefeito Marconi, assegurou que serão ainda anunciadas mais 30 obras daqui até o final do mês de fevereiro.

Frase – “Existia gente que com ou sem mandato, mandava na câmara, e isso acabou”.(Novo Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Djalma das Almofadas, ontem em entrevista na Rádio Cidade Fm ao radialista Anchieta Santos)

Novo Diretor –  O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, apresentou ontem (04), o novo Diretor de Esportes, trata-se do jovem MAtheus Veras, professor de educação física e treinador de escolinha de base no municípi

Acabou – Este blogueiro constatou que nos dois últimos sábados (26.12.2020 e 02.01.2021), não está havendo fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira,  na feira livre, quanto ao uso da máscara. Por outro lado, observamos pessoas circulando pelo quatro cantos da feira, sem máscara. Os casos positivos de Covid-19 aumentaram na cidade, por que acabou a fiscalização? Com a palavra o Ministério Público, o prefeito Sandrinho Palmeira e o secretário de saúde Artur Amorim!

Ampliaçãoo nos leitos COVID-19 – Nesta segunda-feira (04), o Hospital Regional Emília Câmara (HREC) passou a contar com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Com essa ampliação, o HREC passa a contar com um total de 30 leitos exclusivos para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria. Além de receber pacientes moradores da cidade, a unidade é referência para a população dos municípios de Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Cravei – Postei nesta Coluna que Wilton Confecções, Drª Rayane Ciprino, Catarina Arthemens (foto), Maria da ESMAR, José Batista, Gleyson Rodrigues, estariam no secretariado da prefeita de Tabira-PE, Nicinha Melo. A gestora anunciou ontem todo o seu secretariado e este nomes constam na sua equipe de Governo.

Procurador Geral – O governador Paulo Câmara oficializou, nesta segunda-feira (04.01), durante reunião no Palácio do Campo das Princesas, o promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira no cargo de procurador-geral de Justiça do Estado para o biênio 2021-2023. A posse acontecerá no próximo dia 14 de janeiro.

Perguntar não ofende – Quando será que o prefeito Sandrinho Palmeira vai anunciar seu segundo escalão?