Secretaria de Cultura de Tuparetama realizou oficina de produção audiovisual para documentários

A cidade de Tuparetama é conhecida por sua potência e representatividade cultural, reafirmada pelo talento dos seus artistas. Destaque no cenário nacional da dramaturgia, o tuparetamense Flávio Rocha, de passagem por sua terra natal, ministrou a Oficina de Filme e Documentário promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. Os 10 participantes da oficina tiveram 44 horas de muito aprendizado e a oportunidade de conhecer o extenso trabalho e a vivência do ator nas diferentes linguagens audiovisuais do teatro, cinema e TV.  Flávio afirmou que o objetivo da formação foi despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual e da narrativa documental.
“Ao ser convidado pela Secretaria de Cultura, sugeri repassar um pouco do que aprendi e ainda aprendo no decorrer da minha profissão. A intenção é que o participante possa desenvolver um novo olhar sobre a cidade e identificá-la como cenário para a documentação, pois o vídeo documental junta tudo dentro da sua narrativa e possibilita a expansão, divulgação e propagação da memória e dos costumes locais.”, afirmou. Para Fernando Marques, secretário de Cultura, a formação traz ainda a experiência e o conhecimento que o ator acumulou ao longo da carreira. “Flávio é um orgulho tuparetamense e foi na Casa da Cultura que ele deu os primeiros passos na arte da interpretação. É uma honra que o menino lá da Cacimbinha possa retornar e compartilhar essa bagagem rica em conteúdo.”, concluiu.
Saiba mais sobre Flávio Rocha
Flávio Rocha Silva é natural de Tuparetama, formado em jornalismo pela UFPE é também ator, diretor e roteirista de televisão, cinema e teatro brasileiro. No teatro, atuou em mais de vinte peças, dirigiu duas leituras dramáticas encenadas, adaptou e roteirizou dois livros para o palco. No cinema, fez trabalhos como ator, diretor e roteirista. Atuou em quatro longas, dirigiu dois curtas, um média e um longa e roteirizou dois curtas. Na televisão, atuou em três novelas, três minisséries e um telefilme, todos como ator.