~~Giro pelos Blog’S ( Sexta feira 08/01/2021)~~

Maia, Bolsonaro e delírios

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou sua conta no Twitter, ontem, para atacar o presidente Jair Bolsonaro por uma declaração dada mais cedo pelo chefe do Executivo. Bolsonaro disse a apoiadores que se as eleições de 2022 não tiverem voto impresso o Brasil passará por situação semelhante à dos Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste em dizer que a eleição que perdeu para o democrata Joe Biden em novembro de 2020 foi fraudada –versão propagada por Bolsonaro. O americano nunca apresentou provas, e já perdeu diversos processos judiciais sobre o assunto.

Na última quarta-feira, manifestantes trumpistas invadiram o Congresso do país e impediram temporariamente a realização da cerimônia que certificaria a vitória de Biden. O tumulto deixou ao menos quatro mortos em Washington D.C., capital americana.

Bolsonaro insiste que as urnas eletrônicas, usadas no Brasil desde a década de 1990, são suscetíveis a fraudes. O presidente afirma, inclusive, que a eleição que o levou ao Palácio do Planalto foi fraudada. Caso contrário teria ganho no 1º turno. Em março ele chegou a dizer que mostraria provas para suas afirmações, mas nunca o fez.

“Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump”, escreveu Rodrigo Maia. “A frase do presidente Bolsonaro é um ataque direto e gravíssimo ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e seus juízes”, declarou o presidente da Câmara. Maia também afirmou que “os partidos políticos deveriam acionar a Justiça para que o presidente se explique”.

Canalha – O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional (TV Globo), William Bonner, é “sem-vergonha” e “o maior canalha que existe”. A declaração foi feita a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, quando o presidente falava sobre a aquisição de seringas para imunizar a população contra a covid-19. Na 4ª feira-feira, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem sobre a suspensão da compra dos insumos pelo Governo Federal. A TV mostrou o diretor do Instituto Questão de Ciência, Paulo Almeida, dizendo que a situação mostra que o governo falhou no planejamento.

O desabafo – “Atenção, imprensa sem vergonha. William Bonner sem vergonha. Vai ter seringa para todo mundo. William Bonner, por que seu salário foi reduzido? Porque acabou a teta do governo. Vocês têm que criticar mesmo, quase R$ 3 bilhões por ano para a imprensa e, em grande parte, para vocês”, disse Bolsonaro. Procurados, a TV Globo e William Bonner não comentaram até o fechamento da coluna. Durante a edição do JN, Bonner leu, na íntegra, uma fala do presidente Bolsonaro e reproduziu os trejeitos do político. Foram mais de 100 mil menções no Twitter ao nome do apresentador na noite de quarta-feira.

Vice bolsonarista – O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, disse, ontem, que o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) poderá ser o primeiro-vice-presidente da Casa. “Marcelo será meu vice-presidente na chapa da mesa diretora, se tivermos a primeira escolha”, declarou Lira em Manaus. Ele está em viagem pelo Norte em busca de votos de deputados locais e do apoio de governadores. A escolha do primeiro-vice-presidente da Câmara não é como em uma eleição nacional, em que ao votar no presidente se está votando também no vice.

Renovação – Em São Lourenço da Mata, a renovação na Câmara não foi apenas maior do que se esperava, mas se deu também na composição da mesa diretora com a escolha do vereador Arllan Dourado, da bancada do PSB. Terceiro mais votado, 36 anos, servidor público e estudante de Direito, Dourado conseguiu também ser escolhido primeiro-secretário da Casa, que elegeu Leonardo Barbosa como presidente, também da legenda socialista. O comando da casa Jair Pereira de Oliveira está em boas mãos.

CURTAS

BOLSAS – O Governo do Estado anunciou, ontem, a distribuição de mil bolsas de estudo de R$ 500 para alunos de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior. A iniciativa faz parte do Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE), lei assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB). Em coletiva transmitida pela internet, o chefe do Executivo pernambucano afirmou que os recursos estão assegurados para 2021.

LUTO – O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, em Recife. O artista estava internado por complicações causadas pela Covid-19. Com seu estilo peculiar e identificado com as raízes regionais do Nordeste, Genival Lacerda gravou 70 discos e fez sucesso nacional em sua carreira.

Perguntar não ofende: A Globo vai radicalizar a briga com Bolsonaro?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar“SERVIÇOS ESSENCIAIS” – Com a lista dos integrantes do primeiro escalão anunciada pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), agora o Chefe do executivo se prepara para se reunir com lideranças políticas que o apoiaram na campanha eleitoral para acordos e desacordos. Algumas pastas já foram compostas por secretários executivos (adjuntos) e outras estão em estudo pelo prefeito. Palmeira deve está analisando o perfil técnico de cada um. A prioridade no momento é ficar a par das coisas e tocar somente os serviços essenciais. Palmeira tem muitos desafios pela frente. Uma das articulações que tem dado muito “pano para manga” é a que envolve o tabirense, Flávio Marques que foi anunciado pela imprensa como responsável pela Guarda Municipal em paralelo com o trânsito. No final, Flávio não foi anunciado como integrante da equipe de Palmeira, muito embora esteja nas metas do gestor socialista melhorar a mobilidade urbana nos três primeiros meses de governo…

*********************************************************

HAJA PACIÊNCIA… – Com os postos titulares já definidos, nota-se que o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira tem evitado o máximo tratar de assuntos que não estejam na sua pauta prioritária. Mas o inevitável acontece com o registro de uma túia de ligações diárias. Pelo andar da carruagem, não vai demorar muito para o novo Chefe do Executivo se estressar com as demandas para acomodar quadros políticos, ou mesmo, indicados de lideranças políticas. A verdade é que Palmeira terá que ter habilidade para resolver o “agora e o depois”…

*********************************************************

TOMANDO PÉ DA COISA – O presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD) começou de fato a se inteirar da realidade financeira e administrativa do Legislativo. Sem ter noção de como será o duodécimo para os seus dos anos a frente do comando da Casa, o parlamentar terá que ter habilidade de amadurecimento para que possa manter compromissos, como serviços administrativos e folha de pagamento. Levando em consideração os últimos dois anos a Câmara de Afogados, Rubinho teria até condições de devolve ao Executivo as “sobras”, ou seja, dinheiro que não foi utilizado durante o ano, mas, se o percentual for reduzido, aí terá que se virar nos trinta para sanar os compromissos.

*********************************************************

SEM OPOSIÇÃO NA CÂMARA – Eleito para o quinto mandato, o prefeito de Quixaba, José Pereira Nunes, Zé Pretinho (Avante) irá governar sem qualquer tipo de oposição na Câmara Municipal . Os nove vereadores que ocupam as cadeiras de 2021 a 2024 pertencem a apenas um partido político: o Avante. O Partido Socialista Brasileiro – PSB desapareceu desta composição do Legislativo. Único vereador eleito pela oposição nas eleições de 2016, o ex-prefeito Antonio Ramos, Pezão (PSB) não conseguiu ser reconduzido ao cargo em 2020.

*********************************************************

DESAFIOS PELA FRENTE – O clima é de expectativa no município de Quixaba, já que o antecessor do prefeito Zé Pretinho, o ex-prefeito Tião de Gaudêncio (Avante) fez uma gestão tão satisfatória que surpreendeu o próprio Zé Pretinho. A torcida da população quixabense é que Zé Pretinho faça uma administração semelhante ou mesmo superior a do primo Gaudêncio.

*********************************************************

SE ORGANIZAR – Único representante da oposição em atividade em Quixaba, o comerciante Dé de Cândido (PSB) que disputou a prefeitura em 2020 afirmou que irá fazer um trabalho de organização para fortalecer o grupo de oposição. Nem bem terminou o pleito e Dé de Cândido já se coloca como pré-candidato a prefeitura em 2024. Sem nenhum parlamentar na Câmara Municipal para fazer oposição, Dé garante que fará esse papel, mas de forma propositiva.

*********************************************************

VENDAS DISPARARAM – A venda de materiais de construção foi bem maior do que em outras atividades no ano de 2020. Embora o isolamento social tenha impactado o comércio, o setor se sobressaiu além do esperado superaram a pandemia. Na maior parte das cidades, o setor foi considerado como comércio essencial. Ilma Válerio, atribui o desempenho das vendas aos consumidores que estão muito mais tempo em casa. Ela declarou que o comércio não apostou muito nesse desempenho e acabou não investindo o necessário. “Durante a quarentena, o consumidor sentiu necessidade de fazer reparos em casa e isso aumentou a demanda por materiais de construção, registrando uma procura maior”, explicou a empresária.

*********************************************************

ASSUMIU – Assumiu o cargo de secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Ibimirim a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, Rozanea Rodrigues. Durante o período de pandemia do coronavírus, Fofa pretende viabilizar o atendimento à distância e o presencial e dá mais visibilidade ao enfrentamento da violência para que as mulheres saibam exatamente onde procurar atendimento e fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra a Mulher. A intenção da nova secretária é também sensibilizar e capacitar os profissionais que compõem a pasta na busca de um atendimento cada vez mais humanizado.

*********************************************************

VISITOU – Acompanhada da Secretaria Municipal de Saúde Genedy Brito e da Diretora do Hospital Maria de Lourdes Brito, a prefeita passou por todos os setores, conversou com os pacientes sobre o serviço prestado. “Eu não medirei esforços para que a nossa amada cidade tenha a MELHOR saúde de todos os tempos”, afirmou a prefeita Nicinha Melo.

*********************************************************

CORONAVAC – No contrato firmado entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan está definido o valor de R$ 2,6 bilhões para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac. A dose custará R$ 58,20 aos cofres públicos — aproximadamente US$ 10.

*********************************************************

SENTENÇA – Pegou a Covid-19 e foi intubado? Pronto! Recebeu uma sentença de óbito. Não tenha dúvida. Enfiou o tubo de “Goela Abaixo” o percentual daqueles que sobrevivem é mínimo.

Gás de cozinha está 6% mais caro a partir desta quinta – A Petrobras elevou o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, em 6% a partir desta quinta-feira (6). Com o reajuste, o valor praticado pela Petrobras irá a R$ 35,98 por 13kg. Em nota, a empresa reiterou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido pela Petrobras às distribuidoras a granel. “Por sua vez, as distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final”, frisou a empresa.

Canalha – O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional (TV Globo), William Bonner, é “sem-vergonha” e “o maior canalha que existe”. A declaração foi feita a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, quando o presidente falava sobre a aquisição de seringas para imunizar a população contra a covid-19. Na 4ª feira-feira, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem sobre a suspensão da compra dos insumos pelo Governo Federal. A TV mostrou o diretor do Instituto Questão de Ciência, Paulo Almeida, dizendo que a situação mostra que o governo falhou no planejamento.
O desabafo – “Atenção, imprensa sem vergonha. William Bonner sem vergonha. Vai ter seringa para todo mundo. William Bonner, por que seu salário foi reduzido? Porque acabou a teta do governo. Vocês têm que criticar mesmo, quase R$ 3 bilhões por ano para a imprensa e, em grande parte, para vocês”, disse Bolsonaro. Procurados, a TV Globo e William Bonner não comentaram até o fechamento da coluna. Durante a edição do JN, Bonner leu, na íntegra, uma fala do presidente Bolsonaro e reproduziu os trejeitos do político. Foram mais de 100 mil menções no Twitter ao nome do apresentador na noite de quarta-feira. (Magno Martins)
Imunização – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, hoje, a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para o fornecimento de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 – 46 milhões até abril e outras 54 milhões de doses até o fim do ano. Segundo o ministro, toda a produção do Butantan será incorporada ao Plano Nacional de Imunização, para distribuição em todo o país. De acordo com Pazuello, o valor da dose é de pouco mais de US$ 10. A informação foi do G1.
Inocente quer saber – Teremos mudanças na equipe do governador de um prefeito da região nos próximos dias?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

A esperança da vacinação no Brasil após eficácia da Coronavac 

O Brasil teve uma notícia bastante alentadora com a confirmação da eficácia da Coronavac para a COVID-19, a vacina é produzida no país através de uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. Inclusive o pedido de utilização emergencial será apresentado, o que gerou grande expectativa para que ainda em janeiro tenhamos o início da vacinação em nosso país.

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, anunciou um contrato entre o governo federal e o Instituto Butantan para a compra de 100 milhões de doses da Coronavac, o que aumentou ainda mais a esperança em dias melhores. Evidente que apesar de termos uma luz no fim do túnel com a perspectiva de iniciarmos a vacinação no país, ainda é cedo para projetar que estaremos livres da pandemia bem como dos cuidados com a COVID-19, mas é sem sombra de dúvidas uma grande notícia.

A partir de agora precisaremos de união entre as autoridades do país para facilitar a logística da vacinação dos brasileiros e com isso avançarmos de forma efetiva a imunização da nossa população ao longo de 2021 para que o próximo ano seja marcado pela volta da normalidade.

Interna Corporis – O Supremo Tribunal Federal (STF) irá discutir a possibilidade de controle pelo Poder Judiciário das normas regimentais das câmaras de vereadores, assembleias legislativas e Congresso Nacional. Em sua manifestação, o relator Dias Toffoli destacou que o tema está relacionado à “preservação da independência e da harmonia entre os Três Poderes”. É comum parlamentares irem à Justiça, alegando que as mesas das casas legislativas não seguiram regras do regimento interno, mas os magistrados costumam negar os pedidos, alegando ser matéria “interna corporis” que não pode ser analisada no Judiciário. Em dezembro, a situação ocorreu na Câmara do Recife.

Derrotados – Candidatos não eleitos em 2020 e partidos políticos têm até 8 de março para apresentarem presencialmente a documentação comprobatória das prestações de contas eleitorais. A contagem do prazo de 60 dias teve início nesta quinta (7). Não apresentar a prestação de contas pode deixar os ex-candidatos inelegíveis.

Pioneirismo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), teve grande atuação no sentido de avançar com a produção da Coronavac. As 100 milhões de doses contratadas pelo governo federal são é um reconhecimento tácito de que Doria fez o dever de casa.

Vacinação Já – O deputado estadual Antonio Fernando (PSC) está usando as suas redes sociais para defender a urgência da vacinação contra a COVID-19 em Pernambuco e no Brasil. Lançou até uma campanha virtual para incentivar a população a reivindicar a imunização maciça contra o Coronavírus. O mote é “VACINAÇÃO JÁ”. O parlamentar está correto e nós apoiamos a iniciativa!

Inocente quer saber – Teremos mudanças na equipe do governador Paulo Câmara nos próximos dias?

Coluna do FinFa

Lançou – O Governo Municipal de Custódia, lançou o ‘CUSTÓDIA DIGITAL’, uma nova plataforma desenvolvida para aproximar à população com a administração pública. “Agora a população terá uma ferramenta que aproxima os custodienses com o nossa gestão, teremos a maior satisfação de atender nosso povo, o CUSTÓDIA DIGITAL, só tem como facilitar as demandas para nossa gestão executar”, disse o prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca).

Depositado hoje – O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2021 será feito realizado nesta sexta-feira, 8 de janeiro. Serão repassados aos cofres municipais R$ 5.400.014.834,63, valor nunca antes visto, desde de 2003, quando a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou a série de levantamentos mensais do fundo.

De imediato – O novo Secretário de Obras da cidade Mãe do Pajeú, Ingazeira-PE, Arquimedes Pereira, neste primeiro dias da gestão do prefeito Luciano Torres, tem mostrado serviços, ontem (07),iniciou a limpeza de entulhos na comunidade Santa Rosa. “Recebi uma solicitação dos moradores para realizarmos este serviço, como já estava nosso organograma que é manter a cidade limpa, autorizei o serviço. Agora precisamos que a população também colabore, evitar colocar lixo e entrulhos nas vias públicas”, pontuou o secretário.

Reuniu – O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve reunido ontem (07), com os servidores da saúde da Unidade de Saúde Genésio Francisco Xavier. Segundo o prefeito o teor da reunião foi de planejamento, onde foi cobrado, pontualidade, postura profissional, compromisso, zelo e tratamento humanizado com os que procuram o atendimento na unidade. A nova Secretária Municipal de Saúde, Madalena Brito, participou da reunião.

Defendendo – Tarso Genro, liderança histórica do PT, ex-prefeito de Porto Alegre, defendeu a construção de uma Frente Ampla de esquerda “contra o fascismo e a morte”. O petista incluiu o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entre as lideranças que fariam parte do grupo. Outros nomes como o governador do Maranhão, Flávio Dino; do Ceará, Camilo Santana; do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, também foram incluídos.

Você sabia – Que em uma cidade do Pajeú, tem vereador que imaginava que iria ser atendido rapidamente pelo prefeito, com demandas de interesse próprio, foi logo descartado, coisa que nunca imaginava.

Disse – “Vamos garantir, já em 2021, mil bolsas para os nossos alunos da rede pública, para que possam fazer cursos em estabelecimentos privados com a garantia da mensalidade e de que ele vai ter sua formação de nível superior nos padrões adequados, em instituições de qualidade e terá a oportunidade de realizar sonhos. Aproveitamentos para colocar em prática outra ação fundamental, com a ampliação do Fundo Inovar-PE”.(Governador de Pernambuco Paulo Câmara)

Participou – O Presidente da Facape, Antônio Habib, participou nessa quinta-feira (07) em Recife, da solenidade de sanção das leis do PROUNI Pernambuco e da adequação de operacionalização do Fundo Inovar. Participaram da solenidade, a Vice Governadora, Luciana Santos; Eduardo Queiroz, Diretor Financeiro e Planejamento da AGE; Pedro Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco; Fernando Jucá, Diretor Presidente da FACEPE; Stephanie Vilela, Presidente da União dos Estudantes de Pernambuco; Margarete Bezerra, Presidente da Associação de Empresas do Polo Pernambuco-Paraíba; Ana Gleide, Presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco. O PROUNI – PE é um programa de auxilio financeiro criado para alunos egressos da rede pública e estadual que desejam ingressar no ensino superior, sejam autarquias municipais, instituições comunitárias de educação superior e instituições privadas com sedes em Pernambuco. O programa já tem inicio imediato com orçamento garantido para o ano de 2021.

Prefeito de Ouro Velho-PB firma Termo de Adesão ao Garantia Safra 2020-2021

Na tarde desta quinta-feira (07/01) o Prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares (DEM), assinou Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2020-2021, que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuvas.

A assinatura do termo de adesão firma parceria entre o Município de Ouro Velho e o Governo do Estado da Paraíba para garantir renda mínima aos agricultores familiares que aderiram ao Programa Garantia Safra e que tenham perdido pelo menos 50% das suas lavouras no ano agrícola 2020/2021.

Todos os procedimentos legais foram organizados pelo Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Jorge, e o Adjunto, Edijunior Cassiano, na presença do Coordenador Geral do Município, o médico Dr. Júnior.

Perguntar não ofende – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, já deu puxão de orelha em alguns secretários?

Coluna do Adriano Roberto

Yes, nós temos vacina!

Finalmente o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, assinou nesta quinta-feira (7) um contrato com o Instituto Butantan para a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac. Quarenta e seis milhões de doses serão entregues até o mês de abril e as demais 54 milhões no decorrer do ano de 2021.

Durante uma coletiva (que propositalmente não repercutiu em nenhum grande órgão de imprensa), Pazuello disse que “todas as vacinas que estão no Butantan, serão, a partir desse momento do contrato incorporadas ao Plano Nacional de Imunização”. Isso cala mesmo principalmente a Rede Globo que vai ter que procurar agora outra narrativa para atacar o governo federal.

Segundo o ministro, a decisão assinada pelo presidente da República Jair Bolsonaro possibilita a “contratação de vacinas e de insumos destinados à vacinação, antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Anvisa”. Sobre as seringas e agulhas o ministro Pazzuello disse que não vai faltar, pois o governo já tem em estoque o bastante para iniciar a vacinação em todo território nacional.

Durante pronunciamento em rede nacional na noite de quarta-feira (6), Pazuello já havia anunciado que a CoronaVac faria parte do Plano de Vacinação federal e que o país tem 354 milhões de doses asseguradas (254 mi de Oxford, 100 mi da CoronaVac). Dória e os lacradores em geral fizeram beicinho!

Obra do desrespeito – Uma falha muito grande e uma falta de respeito com todos os motoristas que usam a BR 232, principalmente no trecho de pior conservação, entre Gravatá e Caruaru, o decreto do governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, assinaram para a triplicação da rodovia aqui na região metropolitana. A via está um caos de depressões e buracos e no lugar de consertarem o trecho citado, tratam de fazer obras dentro do Recife.

Sairé com frota deteriorada– A situação dos veículos da prefeitura de Sairé, deixada pela gestão anterior, é de total destruição. O atual prefeito, Gildo Dias, encontrou quase toda frota completamente deteriorada. Os ônibus escolares tiveram pneus arrancados e peças extraviadas. Mas não parou por aí, muitos remédios, nos postos de saúde foram encontrados com prazo de validade vencido.

Hoje Trump e amanhã você – O Facebook e o Instagram anunciaram que a conta do presidente Donald Trump foi banida das duas plataformas até que ele deixe a Casa Branca. O Twitter já tinha suspendido a conta de Trump. Se fizeram isso com o presidente da maior potência do mundo, imagina com os pobres mortais.

Lóssio pai e Lóssio filho – O ex-prefeito (gente boa), Júlio Lóssio e seu filho, Lóssio Filho, aguardam ansiosos pelo pleito do ano que vem. É que o espólio de mais de 15 mil votos, que Julinho obteve na eleição para prefeito pode ser a largada para uma candidatura dupla na família. Corre a boca miúda em Petrolina que o pai pode vir para Deputado Federal e o filho para Estadual. Confirmação ainda não há, mas a torcida é grande.

Fraude nas eleições do Brasil – O ex-senador Cristovam Buarque, pernambucano que já se elegeu governador e senador pelo Distrito Federal, está exigindo dos ministros do TSE que cobrem de Bolsonaro as provas que embasem a declaração do presidente, de fraude nas eleições de 2018. “Se o STE não exigir do Bolsonaro as provas das fraudes na eleição de 2018, estará deixando a ele o argumento que precisa para não reconhecer derrota em 2022”. Postou Cristovam.

Quem responderá – Quem vai ter coragem de tomar a vacina da China comprada pelo Dória?

Radar Político(08/01)–A novela PSB, PT e PP


O imbróglio que envolve tirar o comando  da Secretaria de Desenvolvimento Agrário das mãos do PT para repassar ao PP segue se estendendo.

Não é segredo para ninguém que para o PSB a ampliação de espaços do PP é vista como um grande sacrifício. Isso não se dar em razão de desconfiança da fidelidade do PP à Frente Popular, já que o partido tem se portado como aliado, mas sim por saber que o seu presidente, Eduardo da Fonte, tem expertise em potencializar os espaços oferecidos, que consequentemente têm refletido em resultados eleitorais positivos para a sigla, e isto é motivo de muita ciumeira.

É compreensível as razões do PSB em querer manter rédeas curtas nos partidos que compõem a Frente Popular, mas dentro de um contexto aliancista fica difícil entender a manutenção do PT no governo. Não custa lembrar que a sigla de Lula quase tirou o PSB da prefeitura do Recife.

CAFEZINHO – Marcada para ontem (07/01), a reunião entre o governador Paulo Câmara e o deputado federal Eduardo da Fonte foi adiada. A expectativa é que os dois tomem um cafezinho no início da próxima semana.

PÉ NA ESTRADA – Conhecido sempre prestigiar e dá atenção aos aliados, o deputado federal André de Paula (PSD) esteve ontem em Jaqueira, na Mata Sul, visitando a prefeita Ridete Pellegrino (PSD). Na oportunidade o parlamentar se comprometeu em mobilizar esforços para garantir o envio de recursos para o município.

CAOS – O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSL) recebeu das mãos do seu antecessor Pastor Marcos José (PSB) o município na UTI. Isso não é apenas pela falta de medicamentos e o caos na saúde, mas também pelo sucateamento da frota, acúmulo de lixo, dívidas com a Celpe, INSS, aluguéis e fornecedores. “Uma falta de respeito com o povo”, disse Gadelha ao Blog.

ATÉ QUE ENFIM -Para quem enfrenta o congestionamento diário na BR 232, no trecho que compreende a entrada e saída do Recife nos horários de pico, a notícia sobre o início da primeira etapa que possibilitará a desapropriação de áreas para promover a triplicação da via surge como uma boa notícia.

ATÉ QUE ENFIM 2 – O anúncio, feito pelo governador no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença do prefeito João Campos, que tem na obra uma das promessas de campanha, além da vice-governadora Luciana Santos e da secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

MÃO NA MASSA – O prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira (PP), tem imprimido um jeito bastante incomum neste início de mandato. Vestido de farda, Carlinhos é comumente visto acompanhando de perto as obras e ações que a prefeitura tem empreendido. Em alguns casos ele mesmo coloca a mão na massa e ajuda os funcionários na realização das tarefas.

ESCALADO PARA– Gabriel Leitão, ex-secretário Executivo do Governo na gestão de Geraldo Júlio, já tem nova missão na Prefeitura do Recife. Ele vai comandar a Companhia de Serviços Urbanos (CSURB). O órgão é responsável por cuidar das feiras e mercados públicos do Recife.  A escalação de Leitão mostra que João Campos já deu o start  da montagem do 2º escalão da Prefeitura do Recife.

…O TIME – Dada em primeira mão por nosso Blog, a notícia da escolha de Gabriel Leitão para esse posto estratégico pegou muita gente de surpresa. Havia quem esperasse que a vaga seria ocupada por um ex-vereador.

Quais ex-vereadores João Campos irá convocar para assumir cargo no 2º escalão?