~~Giro pelos Blog’S (Terça feira 12/01/2021)~~

15 milhões de muito obrigado!

Há 15 anos, completados em abril próximo, fui rotulado de maluco quando criei meu blog, o primeiro do Nordeste, o terceiro do País, dois anos após Ricardo Noblat se apresentar como o pioneiro no plano nacional. Naquela época, quando predominava fortemente a cultura da notícia em papel, seja em jornal ou revista, foi uma ousadia e tanto.

A semente do futuro foi plantada e deu frutos, graças a Deus. Ontem, recebi relatório do Google Analytics, que mede a audiência dos principais sites do mundo, apontando um crescimento do meu blog em 21%, de 2019 para 2020. Saímos de 12 milhões para 15 milhões de usuários únicos, com uma marca extraordinária: só em um único mês, o novembro da reta final das eleições municipais, fomos visitados por 2,5 milhões de leitores.

O crescimento foi linear, com mais presença no público jovem, de 16 a 24 anos, alcançando 31%. Pelos sites de buscas, o Google deu um banho nos demais quando novos leitores quiseram buscar informações em nossa plataforma política: 8,5 milhões de almas vivas espalhadas no mundo inteiro, com destaque para o Brasil.

Faço a ressalva que o levantamento oficial do Google Analytics não incluiu as redes sociais do blog e o meu face pessoal. Somadas as duas páginas do Facebook, a do blog e a minha, alcançamos mais de 40 mil seguidores. Já no Instagram, rede xodó da classe média formadora de opinião, são mais de 42 mil seguidores, além do Twitter, onde atingimos quase 20 mil seguidores.

Ainda engatinhamos no YouTube, rede social que chegamos por último, mas em menos de dois meses já temos cerca de 7 mil inscritos e nossa meta é atingir 100 mil seguidores. Para isso, uma campanha será lançada com direcionamento para o canal do blog. Se você deseja nos seguir no YouTube, anote aí: www.youtube.com/blogdomagno

Por fim, nossos números são dignos de uma grande comemoração, com direito a champanhe, porque o meu blog não pega carona em nenhum site nacional, ou seja, tem voo solo e não compartilhado. Os leitores que nos acessam não chegam por variantes em outros sites, como a maioria dos blogs, mas entrando diretamente no nosso endereço ou procurando nos sites de buscas, como o Google.

A você, caro leitor, razão desse estrondoso sucesso, o meu muito obrigado!

Sigilo do voto – A eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado está marcada para o próximo dia 1, em pelo recrudescimento da pandemia, mas os postulantes não querem nem ouvir falar em sessão remota. Candidato a presidente da Câmara, o alagoano Artur Lira (PP) acha que governadores e presidentes de partidos poderiam coagir deputados a votar conforme as instruções partidárias. “O que impede que uma bancada seja convocada por um governador ou presidente de partido bote dentro de uma sala para votar virtualmente?”, adverte. Segundo ele, isso quebraria o sigilo do voto.

Péssima notícia – A montadora americana Ford deu, ontem, a pior notícia para o início deste ano: o fim de uma história de um século de produção de carros no Brasil. A montadora, que já tinha encerrado, em 2019, a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no País: Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka; Taubaté (SP), que produz motores; e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller. Serão mantidos no Brasil a sede administrativa da montadora na América do Sul, em São Paulo, o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia, e o campo de provas de Tatuí (SP).

BB murcha – Outra notícia ruim: o Banco do Brasil anunciou, ontem, um plano de reorganização administrativa com fechamento de 361 unidades de atendimento e demissão de cinco mil funcionários. As medidas foram publicadas em fato relevante. De acordo com a estatal, a expectativa é que seja possível economizar R$ 535 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025 com as medidas adotadas. A revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional devem ser feitos no primeiro semestre deste ano. A intenção, segundo o comunicado, é dar ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento no País. No saldo, o banco terá 347 agências a menos.

Lupércio 2022 – Reeleito em Olinda num pleito que o PSB e a estrutura do Governo foram contra, apoiando o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o Professor Lupércio (SD) é um quadro que se apresenta com alento para 2022. Tem o chamado voto urbano, cheiro de povo e sua gestão, inovadora, está servindo de referências para os novos prefeitos que saíram eleitos em 15 de novembro do ano passado nas diversas regiões do Estado. Seu nome, para o Governo do Estado, já está na lista em que aparecem também Miguel Coelho, de Petrolina, Raquel Lyra, de Caruaru, e Anderson Ferreira, de Jaboatão.

CURTAS

SERRA – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, a nova prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), disse que o antecessor Luciano Duque (PT) passou o cargo com a folha de pagamento em dia, inclusive o 13º salário, e um leque de obras a ser inaugurado em breve. Destacou que Duque fez um belo governo graças ao apoio que recebeu da bancada federal, através de emendas e parcerias com o Governo Federal.

VACINA – Sobre a vacina de imunização contra a covid, Conrado informou que já enviou uma carta de intenções ao Instituto Butantã para comprar diretamente com recursos do tesouro municipal. Segundo ela, a doença já tirou a vida de 82 pessoas, mas a situação de hoje, apesar de uma média diária de 40 casas, está sob controle.

Perguntar não ofende: Por que Artur Lira, o candidato governista, se recusa agora a usar o DNA de Bolsonaro na campanha para presidente da Câmara?

Coluna do FinFa

Recebeu – O prefeito de Iguaracy-PE, Zeinha Torres (PSB), recebeu ontem (11), a visita do Gerente Regional do IPA em Afogados da Ingazeira, Petronio Ramos. Em contato com este blogueiro, o prefeito afirmou aproveitou a visita do Gerente do IPA, e foi assinado o termo de adesão para execução do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que será executado no município através da parceria com o IPA. Acompanharam a visita o Secretário Municipal de Administração, Marcos Melo e o Técnico Gilelio Leite, que estará coordenando o programa na terra de Maciel Melo.

Definiu equipe – Em entrevista concedida ontem (11), no Debate das Dez ao comunicador Nill Júnior da Rádio Pajeú, a nova Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira-PE, Madalena Leite, foi perguntada por este blogueiro se já teria definido os novos integrantes dos órgãos vinculados sua secretaria, Madalena Leite, informou: No Abrigo Institucional, Aline Souza; Bolsa Família, Zulene Alves; CREAS, Márcia Siqueira; CRAS, Socorro Martins; e no serviço de fortalecimento de vínculos, Andréa Oliveira.(Foto:Cláudio Gomes)

Adjuntos – O Assistente Social, Arlindo Júnior, será o Secretário Adjunto da Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira,  como também, o ex-secretário Municipal de Turismo Edgar Santos, foi convidado para ser o adjunto da Secretaria de Administração, que englobar neste novo formato do prefeito Alessandro Palmeira, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Segundo este blogueiro apurou, Edgar ficaria exclusivo com a pasta de Turismo, do qual fez o excelente trabalho, sendo muito elogiado, inclusive pelo Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

No TCE-PE – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB),acompanhado do novo prefeito de de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, esiveram ontem uma reunião com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) Dr. Dirveu Rodolfo. O prefeito fez um pequeno balanço das metas que serão iniciadas neste primeiros dias de gestão, além de afirmar que na sua administração será transparente, e com parceria com os Órgãos de controle, como o TCE-PE.

Acaba o mistério – O mistério do nome do novo Secretário Municipal de Saúde de Serra Talhada, finalmente será anunciado nesta terça-feira (12), às 9 horas em coletiva de imprensa no prédio da Secretaria de Saúde. Segundo um fonte governista a prefeita Márcia Conrado, deverá escolher entre estes três nomes: Breno Araujo (Esposo), Lisbety Cantarelli (Sogra) e o médico Dr. Fonseca.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado que os professores municipais da cidade de Santa Terezinha-PE, até agora não foram pago os sálarios referente ao mês de Dezembro/2020. “Era de obrigação do ex-gestor Adarivan Santos, de pagar, até porque o novo prefeito Delson Lustosa, tomou posse no dia 1º de Janeiro, tenho certeza que o novo prefeito deve está tentando organizar a sua gestão, porque tem muita coisa errada da gestão passada. Disso tenho certeza”, pontuou a fonte.

Entregando – O prefeito de Flores, Marconi Santana, iniciou ontem (11), a entrega de a entrega de novos computadores e impressoras, para diversos setores da administração municipal. “Eles vão dar mais agilidade em todos os serviços, facilitando a vida do cidadão, dos servidores e melhorando ainda nossos atendimentos”, disse o prefeito.

Primeira reunião – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, participou ontem (11), da primeira reunião do ano com a equipe da Secretaria de Educação. Segundo o prefeito em contato com este blogueiro, a reunião tratou sobre o planejamento de 2021, calendário escolar, as atribuições de funções de cada um e sobre algumas mudanças de cargo. “Vamos trabalhar para deixar nosso município entre as três cidades de melhor educação do Estado e inovar sempre, dando total condições para que todos trabalhem da melhor forma possível”, disse o prefeito.

Perguntar não ofende – Quando será que o PT vai entregar os cargos do Governo de Pernambuco ou vai esperar serem exonerados?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

SEGURAS – Embora tenham tomado posse há poucos dias, as secretárias municipais anunciadas pelo prefeito Sandrinho Palmeira, Wiviane Fonseca (Educação), Flaviana Rosa (Trânsito, Mobilidade Urbana e Transportes) e Lúcia Gomes (Finanças), demonstraram conhecimento de muitos problemas relacionados as respectivas pastas. Em entrevista a Rádio Pajeú, na manhã desta terça-feira (12), o trio de três respondeu uma série de perguntas sem deixar a desejar. Desenvoltas, elas prometem atender as expectativas do povo afogadense.

*******************************************

PARA ONDE??????? – Para onde foi a ex-secretária de Assistência Social, Joana Darc Freitas? Pelo menos na composição do secretariado de primeiro escalão, Joana não foi anunciada. Informações dão conta de que a ex-secretária poderá ficar de fora também da lista do segundo escalão, o qual está sendo montado pelo prefeito Sandrinho Palmeira (PSB). Em algumas pastas do governo, titulares foram transferidos, o que não foi o caso de Joana…

*******************************************

QUARTO MANDATO – Eleito com 73,45% dos votos, nas eleições municipais de 2020, o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante) comanda pela quarta vez os destinos da turística, Oásis do Sertão.  Médico anestesista, Luciano Fernando de Sousa, disputou seu primeiro pleito em 2000. Em 2008 foi eleito prefeito novamente e reeleito em 2012. Nas eleições de 2020 recebeu a outorga do povo triunfense para o mandato que vai de 2021  a 2024. Político e médico do povo, Luciano Bonfim tornou-se um mito imbatível na política triunfense.

*******************************************

ESPERTO – Por falar em Triunfo, o vereador Nego Rico foi esperto ao desistir de concorrer a prefeitura contra Bonfim nas eleições de 2020. Ele havia colocado o nome a disposição, mas foi tirado de tempo com a pretensão de Genildo da Água (Patriota). O grupo de oposição declinou apoio a Genildo, o que acabou levando Nego Rico para os braços do ex-prefeito João Batista. Filiado ao PSB, o vereador foi reconduzido ao cargo com 499 votos. Em 2016, Nego Rico foi eleito vereador pela primeira vez com o apoio do empresário e ex-vereador Lula Baião.

*******************************************

OPOSIÇÃO – Único vereador eleito do partido Patriota, Djaci Marques fará oposição ao governo do prefeito Luciano Bonfim (Avante). Historicamente, sempre combateu a alternância de poder das famílias Bonfim e Melo. Acredita-se que o parlamentar deverá fazer uma oposição propositiva, responsável e sem medo de tocar em pontos sensíveis da gestão. A oposição de um homem só na Câmara poderá ser de cobranças, isso se Djaci mantiver o mesmo perfil.

*******************************************

FAMILIARES – Não se livraram das críticas oposicionistas, os prefeitos dos municípios de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos) e Quixaba José Pereira Nunes, Zé Pretinho (Avante) por terem nomeado parentes na composição da equipe de governo. Nas duas cidades do Pajeú, a oposição aproveitou o embalo para questionar e descer a macaca nos novos gestores.

*******************************************

VOLTA POR CIMA – Com uma campanha inicial desacreditada, o empresário Irlando Parabólica (Progressista) deu a volta por cima, numa eleição que surpreendeu não somente o povo de Santa Cruz da Baixa Verde, mas todo o Sertão do Pajeú. Irlando venceu o candidato apresentado pelo prefeito Tássio Bezerra (PTB) depois de ter disputado o cargo por duas vezes na terra da rapadura sem êxito. Muitos fatores colaboraram para a derrota do policial militar, Felipe de Nael (PTB), entre eles a ruptura de Tássio com o empresário Cristiano Marques, articulador político de longas datas da família Bezerra, o anúncio do tio de Tássio aderindo à campanha de Irlando e o excesso de confiança. Com isso, campanha de Irlando tomou corpo e no final, já não havia mais tempo para o grupo situacionista reverter o quadro. O progressista venceu a eleição e terá quatro anos para devolver a confiança a ele depositada nas urnas…

*******************************************

PERDEU – Numa enquete realizada na página de Ciro Gomes (PDT) no Facebook, o placar estava adverso ao pré-candidato a presidente da República. Pelo menos até às 6h30 desta segunda-feira, 54% tinham respondido que não votam no ex-ministro, contra, 46% que admitiram o voto. Alguns aproveitaram a postagem dos seguidores de Ciro para defender o nome de Lula ou Haddad e teve até quem lembrou que o ex-governador do Ceará em 2018 fugiu para Paris no segundo turno, facilitando a vitória de Bolsonaro. Se até em sua página oficial, Ciro não consegue maioria dos votos, como vai conseguir se eleger presidente?

*******************************************

VOTOU CONTRA DILMA… – Candidato do PT para presidir o Senado, Rodrigo Pacheco (ex-MDB), atual DEM-MG) votou a favor do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, da PEC do Teto de Gastos e da Reforma Trabalhista. Mas o PT nem está aí para isso. Êpa! o PT… mas… tem deputados com a “mulesta dos cachorros” com a decisão do partido.

RADAR POLÍTICO – Heranças são desafios para novos prefeitos

Escrito por Wellington Ribeiro


A situação  financeira caótica em que alguns prefeitos receberam os municípios repercute em todo o estado. Em Barreiros, município da Zona da Mata Sul, o prefeito Carlinhos da Pedreira (PP) foi à Rádio Litoral expor o abacaxi que recebeu das mãos do seu antecessor Elimário Farias (PSB).

Ao lado do secretário de Finanças, do Procurador e da secretaria de Saúde, Carlinhos revelou que encontrou a principal conta da prefeitura com míseros R$ 46,00. O prefeito reclama que não houve transição e que estaria com sérias dificuldades de ter acesso aos documento da prefeitura, já que, com raras excessões, os computadores estariam danificados, inclusive alguns sem HD. Salário de dezembro e 13º dos funcionários em atraso, e empréstimos consignados sem repassar, também foi lembrado como herança deixada pelo antecessor.

Em uma das muitas frases ditas por Carlinhos para retratar a forma com que encontrou a estrutura física dos prédios públicos, situação de equipamentos e frota de veículos, o gestor vociferou: “Foi como se tivesse passado um furacão e levado tudo”.

Embora tivesse utilizado grande parte do seu tempo na entrevista para expor os problemas, o novo prefeito também fez questão de dizer que estará concentrando esforços para garantir dias melhores para o município. “Barreiros tem jeito e nós vamos tirar Barreiros do buraco”.

DESAFIO – De volta à prefeitura de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP) tem pela frente o desafio de fazer com que o município volte a ocupar o lugar de protagonismo na Mata Norte que foi perdido na gestão de Ulisses Felinto. Conta a favor de Marinaldo a sua capacidade de trabalho e articulação.

RECESSO CANCELADO – Com o objetivo de analisar a prorrogação por 180 dias, do decreto de calamidade pública no Estado e em municípios, a Assembleia Legislativa de Pernambuco instala, nesta terça-feira (12/01), às 10 horas, reunião de autoconvocação. As reuniões e votações serão de forma remota. Está é a segunda vez que a ALEPE cancela o recesso para votar medidas relacionadas a pandemia.

TRAMPOLIM 1 – Eleito com 4.300 votos em 2016 e reeleito em 2020 com 8.459 votos o vereador recifense licenciado Rodrigo Coutinho (SD), ganhou musculatura para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Agora a frente da Secretaria Municipal de Esportes, Coutinho tem a faca e o queijo na mão para pavimentar seu caminho para a ALEPE.

TRAMPOLIM 2 – Ver vereadores da capital conquistando vaga no Legislativo Estadual já virou regra. Em 2018 quem conseguiu tal façanha foram Wanderson Florêncio, Marco Aurélio e Romero Albuquerque. O próprio pai de Rodrigo Coutinho, o deputado federal Augusto Coutinho, sai da Casa de José Mariano em 1998 e assumiu mandato na Casa de Joaquim Nabuco em 1999.

TRAMPOLIM 3 – Os deputados estaduais Eriberto Medeiros, Francismar Pontes, Waldemar Borges e Priscila Krause, também já tiveram passagem pelo Legislativo recifense antes de conquistar mandato na ALEPE.

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Foto: Rodolfo Loepert

João Campos sinaliza prioridade na zeladoria da cidade 

O prefeito do Recife João Campos (PSB) em pouco mais de dez dias à frente da capital pernambucana, evidenciou a necessidade de se cuidar dos equipamentos públicos da cidade. Ele tem atuado na requalificação dos 99 canais que cortam o Recife, bem como ampliando a oferta de calçadas cuidadas, sinalizando que irá priorizar a zeladoria do Recife, para que volte a ser exemplo de urbanismo e limpeza, posto que há décadas foi perdido.

Uma cidade bem cuidada eleva a autoestima dos cidadãos e contribui para evitar que se coloque em prática a teoria da janela quebrada, que consiste em quanto mais abandonado o local ficar mais depredado ele será. Atuando na limpeza, na mobilidade e na iluminação, João Campos mostra que está antenado com os anseios dos recifenses.

Porém, é preciso que a população também faça sua parte, parando de jogar lixo nos canais e denunciando quem mantiver esta prática. Uma cidade bem cuidada é sempre sinal de bem-estar para toda a população e isso traz efeitos sociais e econômicos que criam um círculo virtuoso na vida das pessoas.

Pandemia – Em função do “aumento de casos da covid-19 no Estado”, o Ministério Público do Trabalho (MPT) suspendeu, a partir desta segunda (11), suas atividades presenciais em Pernambuco. A informação foi divulgada no site oficial do órgão federal, vinculado ao Ministério Público da União. As denúncias ao MPT agora deverão ser feitas pelos canais eletrônicos na Internet.

Lentidão – Em nota oficial, a Procuradoria Geral da República (PGR) rebateu uma reportagem, de jornal de São Paulo, que dizia haver “inação” do órgão em inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). “Apenas a título de exemplo, no intervalo de um ano – de setembro de 2019 a setembro de 2020 –, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou mais de 22 mil manifestações em matéria criminal para o STF e o STJ”, justifica a chefia do Ministério Público Federal (MPF).

Urnas – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, não gostou das novas falas de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre supostas fraudes no processo eleitoral de 2018. “A vida institucional não é um palanque, e as pessoas devem ser responsáveis pelo que falam. Se alguma autoridade possuir qualquer elemento sério que coloque em dúvida a integridade e a segurança do processo eleitoral, tem o dever cívico e moral de apresentá-lo. Do contrário, estará apenas contribuindo para a ilegítima desestabilização das instituições”, disse o ministro do TSE. Bolsonaro se manifestou após a recente crise nos Estados Unidos, decorrentes de falas do presidente Trump.

Partido também  – Como futuro líder do PSB a partir de fevereiro, o deputado federal Danilo Cabral trabalha para buscar a unidade da bancada, que rachou em três partes: defensores do apoio a Baleia Rossi, a Arthur Lira e tem ainda quem defenda que o PSB apresente candidato à presidência.

Inocente quer saber – O Twitter agiu corretamente ao censurar Donald Trump?

Coluna do Adriano Roberto

Eles só podem achar que somos trouxas!

Não devemos nos deixar enganar por esses políticos profissionais (em fim de carreira) que insistem achar que todos são burros e só eles são os espertos. Será que ninguém viu ou acompanhou as diversas irregularidades – pra não chamar de outra coisa – que foram cometidas pelo ex-prefeito do Recife, que deixou o cargo, mas continua sendo o número dois da hierarquia dos caciques do PSB. Todos sabem que foi Geraldo quem coordenou todas as campanhas de Paulo Câmara, para o Governo do Estado e do garoto João Campos, para prefeitura ano passado. É ele quem só se reporta a Viúva na hora de prestar contas de suas ações e é ele mesmo quem vai ter responder por todas a falcatruas apontadas pelos órgãos reguladores do Estado de Pernambuco.

No âmbito nacional os lacradores de plantão acham também que o povo é burro e não percebe o quanto estão politizando essa história da vacinação. Começando pelo fato de o Corona vírus ter origem na China e esses políticos aproveitadores do dinheiro público querem nos enfiar pra dentro do nosso organismo uma vacina chinesa sem eficácia. Além de termos que assistir as autoridades mundiais e nacionais de saúde mudar de orientação a todo momento, ora dando importância, ora não, para os relatos científicos de acordo com os íntimos interesses deles.

E no cenário internacional? Estamos a mercê de uma coisa chamada nova ordem mundial, onde as tradicionais empresas de comunicação nos empurram para uma vida cibernética de refém, nos prendendo em redes sociais, nos fisgando e nos acostumando com uma vida social online e depois querem ditar o que devemos ou não postar nas nossos próprios aplicativos deixando-nos reféns de suas armadilhas .

Chega!

Para cada político que me decepciona terei outro para colocar no lugar, para cada vacina chinesa terei uma outra, de outro lugar, para tomar, para cada plataforma que me banir terei outra para me inscrever e me comunicar. Mas principalmente: para cada esperto que quiser me enganar terei um banana para lhe dar e um voto pra depositar contra ele nas próximas eleições. Não desperdice sua melhor arma, o voto.

Ford sai do Brasil – A montadora divulgou a notícia em nota e justificou que a pandemia provocou aumento a capacidade ociosa das fábricas, em movimento inverso às vendas, que caíram fortemente em 2020. A empresa tinha operações há mais de um século no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari, na Bahia; Taubaté, em São Paulo; e a fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará. Apesar dos oportunistas tentarem colocar a conta no colo de Bolsonaro, os espaços físicos das fábricas brasileiras, de uma Ford quebrada mundialmente, já estão sendo requisitados por outras montadoras.

Coronavac em baixa – Estou com uma mania de ficar perguntando pra todo mundo que fala comigo, se tomaria a vacina chinesa? Como a grande maioria de pessoas as quais eu me relaciono são de centro ou de direita, o Coronavac tá descartado. Muitos dizem que vão esperar mais um pouco e ver os resultados de quem quer servir de cobaia. O mais engraçado é que as pessoas de esquerda, com quem tive contato, todas me disseram o contrário. Estão esperando com o braço estendido pela vacina o mais rápido possível.

Sairé sem FPM – Além dos problemas com a frota completamente sucateada, problemas na área da saúde, o atual gestor de Sairé, Gildo Dias – PL, não teve disponível um centavo sequer, do primeiro repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pago dia 08/01.  Isso aconteceu, porque a gestão anterior, do prefeito Fernando Pergentino – PSB, deixou de repassar R$ 297.212,79 (duzentos e noventa e sete mil, duzentos e doze reais e setenta e nove centavos) ao INSS. Dívida esta, que impede o repasse do FPM. Herança maldita.

Deputados sem recesso na Alepe – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instala nesta terça-feira (12), às 10 horas, a reunião de autoconvocação para análise da prorrogação, por 180 dias, do decreto de calamidade pública no Estado e em municípios. As reuniões do período extraordinário ocorrerão de maneira remota e suspendem o recesso legislativo constitucional do mês de janeiro. Essa é a segunda vez que a Alepe cancela o recesso dos deputados para apreciar medidas voltadas para a pandemia do coronavírus.

Impeachment por atrasar vacina – Sem noção e perdendo completamente o senso do ridículo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a demora do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil pode levar à abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Na entrevista a um site esquerdista, ele disse que a pressão popular vai fazer com que o impeachment aconteça.

Quem responderá – O que vai acontecer com as denuncias do TCE se chegar ao Tribunal de Justiça de Pernambuco?