~~Giro pelos Blog’S ( Sexta feira 15/01/2021)

O jogo do poder

Uma eleição que envolve as mais variadas conjecturas, que vão além das partidárias. Mais do que isso, não tem cor ideológica. Prevalece muito mais os pontos de negociações, com predominâncias sobretudo individuais. Assim é qualquer disputa que está em jogo o controle do Legislativo.

No caso do Congresso, a eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado, se apequena. Vai para a miudeza da política. Severino Cavalcanti, que Deus já chamou, é o mais legítimo exemplo do produto de um protesto coletivo do chamado baixo clero. Deputados anônimos impuseram uma derrota histórica a Lula na fase mais poderosa do seu Governo, elegendo Biu, como era tratado, presidente da Câmara.

Passadas duas décadas do efeito Severino, Arthur Lira e Baleia Rossi medem forças buscando voto a voto. Ambos são de centro direita, mas têm brigado pelos votos de governistas e oposicionistas, com um detalhe que chama atenção e que nunca foi objeto de pauta eleitoral na Câmara: a faca no pescoço para que, no caso de Baleia, de oposição, assuma o compromisso de abrir o processo de impeachment do presidente da República. Onde já se assistiu um absurdo de tamanha natureza!

Foi o PT que exigiu e Baleia teve que engolir, mas isso não tem a menor importância. Deputado petista por mais que acredite na palavra empenhada de Baleia sabe que afastamento de presidente são circunstâncias e não depende de presidente A ou B pôr em pauta. Mas essa eleição da Câmara que se avizinha tem de tudo.

E algo que chama muito mais atenção: a aposta de quem é mais governista ou bolsonarista entre Lira e Baleia. Difícil acertar. Baleia é cria do ex-presidente Michel Temer, é do MDB, partido da base e com histórico pessoal em votações favoráveis ao Governo. Lira é o chefe do Centrão. Precisa dizer mais alguma coisa?

Maioria – A maioria da bancada do PSDB no Senado decidiu apoiar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado. Dos sete senadores, quatro resolveram apoiar o candidato apoiado por Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Jair Bolsonaro. Outros três apoiarão Simone Tebet (MDB-MS). Com isso, Pacheco chega virtualmente ao número de votos mínimos necessários para vencer a eleição: 41. O voto, entretanto, é secreto, o que permite dissidências nas bancadas que já anunciaram apoios a um ou outro candidato. O PP por exemplo, que apoiou Pacheco, tem o senador Esperidião Amin (PP-SC) que declarou voto em Tebet.

Benesses – Ao menos três tribunais de Justiça, os de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, concederam benesses a funcionários em dezembro de 2020, segundo apurou o site Poder360. Houve acréscimo no valor do auxílio-alimentação, progressão de carreiras e concessão de licenças de servidores pelo Estado. Esses benefícios são concedidos em geral no final do ano porque é quando se constata que há sobras na previsão orçamentária. Em vez de devolver o dinheiro ao Tesouro do Estado, encontra-se uma brecha legal para a distribuição de pagamento entre funcionários.

Na contramão – Os analistas do mercado financeiro são unânimes ao analisar a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro quer demitir o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, que está no cargo desde o final de setembro. Eles acreditam que o episódio vai contra o discurso que ajudou a eleger Bolsonaro, de diminuição da máquina pública e gestão técnica das estatais, sem ingerência política. A proposta de fechar 112 agências e desligar cinco mil funcionários do BB irritou Bolsonaro por acontecer em um momento de busca de apoio para os candidatos do governo para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado.

Ranço ideológico – As rusgas do presidente Bolsonaro com o presidente do BB, André Brandão, começaram no campo ideológico. Em dezembro passado, o banco contratou o cantor Seu Jorge para fazer uma live para os funcionários no dia 5 de dezembro. Os ideólogos do governo criaram a maior confusão e reclamaram com o presidente, dizendo que Seu Jorge é ligado à esquerda e que o banco público contratar o cantor era um absurdo. O presidente concordou com as críticas e “anotou no caderninho”.

CURTAS

OAB OPOSIÇÃO – O advogado Almir Reis, especialista em legislação previdenciária, será o candidato da oposição na briga pela presidência da OAB, em eleição marcada para novembro. O jovem jurista é um dos mais gabaritados e respeitados da área que atua no País, com destaque no eixo Recife- Brasília-São Paulo. Articulado e respeitado, nos próximos dias começa um agendão de pré-campanha pelo Interior, a partir do Sertão do Pajeú.

DÍVIDAS – O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que promove o equacionamento das dívidas dos entes federados com a União e altera o RRF (Regime de Recuperação Fiscal). A medida permite que as unidades da Federação com baixa capacidade de pagamento possam contratar operações de crédito com garantia da União, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste fiscal.

Perguntar não ofende: No encontro que teve com Arthur Lira, candidato do Centrão à Presidência da Câmara, Marília Arras prometeu ou não votar nele?

Frase – “Sempre tenho conversado com a deputada Marília Arraes, e vejo que ela não deixa transparecer que vai deixar o PT” (Deputado Federal, Carlos Veras-PT, em entrevista numa emissora de Rádio do Recife)

Seminário – A Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira realizou ontem(14), Seminário de Acolhimento aos Vereadores Eleitos para a legislatura 2021/2024. A programação inclui palestra sobre as funções dos parlamentares, a ser ministrada pelo Advogado e vereador da cidade de Custódia, Cristiano Dantas, Especialista em Administração Pública e Direito Legislativo. O objetivo, de acordo com o presidente da Câmara Municipal Rubinho de São João é apresentar o funcionamento dos setores do Poder Legislativo, noções gerais sobre a Legislação Interna da Câmara e o palestrante abordou também a importância das cinco funções do vereador: legislar, fiscalizar, julgar, administrar, assessorar.

Samu – Os prefeitos Zeinha Torres (Iguaracy) e Luciano Torres (Ingazeira), participram ontem na cidade de Serra Talhada, da reunião realizada pelo CIMPAJEÚ, onde o Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, apresentou o plano de funcionamento do SAMU consorciado na região da III macrorregional em Serra Talhada, que envolve 35 municípios do Pajeú, Moxotó e Sertão Central, englobando 860 mil pessoas. Desses 35, quatro ainda não haviam assinado o termo de adesão: Tuparetama, Ibimirim, Quixaba e Iguaracy, mas assinaram o termo durante a reunião. Segundo este blogueiro foi informado, até o mês de Marco o SAMU entrará em funcionamento.

Visita – Estive ontem (14), visitando as novas instalações do Escritório de Mída de Pernambuco, onde fui muito bem recebido por Andréa Canto, Gorete VIeira e Edilza Araujo. Na oportunidade tivemos um reunião onde tratamos de assuntos relacionados a mídia no Estado de Pernambuco. O Escritório de Mída, presta um grande serviço com a imprensa pernambucana.

Já tem o plano de vacinação – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, em entrevista ao Programa Cidade Alerda, da Rádio Cidade FM de Tabira, ao radialista Anchieta Santos, afirmou que o seu munícipio, já está com o plano de vacinação contra a Covid-19 pronto. Adelmo disse que o município sempre atinge o percentual de cobertura em suas campanhas de vacinação e está confiante na repetição do sucesso na distribuição da vacina contra o Covid-19. O prefeito informou que nesta sexta-feira Itapetim receberá as seringas vindas do Governo do Estado e na próxima semana irá receber as vacinas, conforme prometeu o Ministério da saúde. Serão quatro etapas com 2,9 milhões de pessoas nos grupos prioritários.

Contraiu Covid –

O Padre Josenildo Nunes de Oliveira, Pároco da Paróquia da Penha, Serra Talhada, e Diretor Adjunto da Rádio Pajeú, testou positivo para Covid-19. Segundo o blogueiro Nill Júnior, Padre Josenildo acalmou fiéis e admiradores. Mantém-se isolado, mas sem sintomas graves da doença. Continua assintomático e teve apenas manifestações menos graves como perda de olfato e paladar.

Perguntar não ofende –  Quando será anunciado os substitutos dos petista que deixaram o Governo Paulo Câmara nesta quinta-feira (14)?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

TRAÇOU – A cidade de Afogados da Ingazeira está entre aquelas que valorizam a boa gestão dos recursos públicos. Eleito prefeito em 2020, Sandrinho Palmeira (PSB) já traçou um planejamento com o objetivo de superar os diversos desafios da sua gestão que vai até dezembro de 2024. Ousado, ele já deliberou a criação de um grupo de planejamento, que fará o monitoramento das ações a serem implementadas dentro do conjunto de políticas públicas, no sentido de viabilizar as metas previstas. A expectativa é de que faça uma ÓTIMA gestão.

*********************************

CAPACITAÇÃO – Vereadores de Afogados da Ingazeira passaram por uma capacitação nesta quinta-feira (14) durante o Seminário de Acolhimento dos Vereadores, ocorrido no plenário da Câmara Municipal. O palestrante foi o advogado, consultor em administração pública e vereador de Custódia, Cristiano Dantas, que apresentou o funcionamento da Casa para facilitar os parlamentares da atual Legislatura. Os eleitos já iniciarão os trabalhos munidos de informações. Um dos pontos destacados foi a utilização correta dos pronomes de tratamento, o uso corretos dos trajes masculino e feminino de acordo com a cerimônia, etiqueta e precedência.

*********************************

CONTRATOU – O prefeito de Ibimirim, Wellington Siqueira (PC-do-B) ampliou o atendimento na Casa de Saúde com a contratação de mais profissionais médicos para atender a demanda naquela unidade médica. Em visita ao local, Wellington comemorou o fato de pela primeira vez na história, a Casa de Saúde receber atendimento médico diariamente. ”Temos uma equipe de profissionais competentes, de diversos setores, de prontidão realizar um atendimento eficiente e de qualidade. Vamos transformar Ibimirim em uma cidade de referência na Saúde. Estamos trabalhando para garantir o melhor serviço e a melhor qualidade de vida para a nossa população”, escreveu o prefeito comunista em suas redes sociais.

*********************************

VISITOU – O prefeito de Tamandaré, Isaias Honorato da Silva Marques, Carrapicho (Republicanos) visitou na quarta-feira (13) a usina Cruangi na cidade de Timbaúba, uma filial da cooperativa do agronegócio (COAF-Usina) juntamente com Alexandre, presidente da COAF e também o secretário de agricultura Cícero Santos para buscar parcerias para reabrir a usina Santo André em Tamandaré. O objetivo do republicano é a geração de empregos direito na fábrica e no campo, sem falar nos trabalhos indiretos que giram em torno de uma unidade fabril.

*********************************

A FROTA DE HÉLIO – O ex-prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (Sem Partido) diz de peito cheio que o prefeito Gilvandro Estrela (DEM) herdará a maior frota de veículos da história belojardinense. Hélio disse que nunca se investiu tanto em frota própria na terra do Bitury. Mas ele citou entre as suas realizações que assumir a prefeitura em 2017, reergueu a cidade que se encontrava com a Biblioteca caída, Matadouro explodido, Hospital fechado, Central de Abastecimento abandonada e escolas sucateadas. Contabilizou Hélio a aquisição de 34 veículos, sendo 7 na Secretaria de Saúde ambulância, 7 caminhonetes L200, 2 micorônibus, 2 Van (Adaptadas), 1 Unidade Móvel do Samu, 1 Ônix. Na Assistência Social, 4 Mobi , 1 Spim, 1 Ônix, 1 Aircross. Na Secretaria de Educação, 4 Novos ônibus, Trânsito 3 Novas motos.

*********************************

SUCATEADOS – Alegando ter encontrado muitos serviços e equipamentos sucateados na prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Keko do Armazém (PL) esteve reunido com toda a equipe de governo nesta quinta-feira (14) para debater estratégias de melhoria dos índices do município. Segundo o Chefe do Executivo, o secretariado está trabalhando dia e noite para garantir o funcionamento de todos os serviços com excelência para a população.

*********************************

REIVINDICARAM – Preocupados com o número de acidentes nas estradas na região da Varjota e Serra Negra, a prefeita de Floresta Rorró Maniçoba (PSB) juntamente como o prefeito de Carnaubeira da Penha, Elizinho Soares (MDB) estiveram no gabinete da Secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, reivindicando a sinalização das estradas. Os dois gestores ainda solicitamos parceria com a Compesa para melhoria do abastecimento de água dos dois municípios, com atenção especial às comunidades da zona rural. Outra pauta importante foi a retomada das obras da PE 425, que liga Floresta à Carnaubeira da Penha. “Precisamos de todo esforço para que essa obra seja de fato finalizada”, disse Rorró.

*********************************

LARANJAS – A Justiça já recebeu 243 ações por suspeitas de fraudes com candidatas que tiveram poucos ou nenhum voto nas eleições de 2020. Isso é o resultado da “política de cotas” com obrigatoriedade de 30% para mulheres. Pelo menos no Pajeú não houve registro.

RADAR POLÍTICO – PT entregou o que não tinha


Ao contrário da imagem que o PT quer passar, o desembarque da sigla do Governo do Estado foi traumático. Esta cisão surgiu após o partido ser “convidado” a deixar o comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que foi entregue ao PP. O “convite” para deixar pasta, que até então era comandada por Dilson Peixoto, indicado do senador Humberto Costa, foi a centelha responsável pela explosão de insatisfação na hoste petista. Perder o comando da robusta secretaria e aceitar 
um espaço de menor expressão no Governo seria se submeter a imensa humilhação.

Tentando mostrar que o divórcio com PSB não foi por causa da diminuição do espaço do partido na estrutura do Governo do Estado, coube aos dirigentes petistas jogarem a culpa na forma como o partido foi tratado na eleição municipal do Recife, quando o PSB não poupou artilharia pesada e apostou no discurso antipetista. É o tipo de desculpa que nem eles acreditam.

FORTALECIDO – A saída do PT da Frente Popular fortalece ainda mais o PP, que agora, além de ampliar seu espaço de forma significativa no Governo do Estado, desponta dentro da base de apoio do PSB como a sigla que possui o maior tempo de televisão.

A BOLA DA VEZ 

Com tamanha força, o PP caminha para 2022 com grandes chances de emplacar uma vaga na chapa majoritária que será encabeçada por Geraldo Júlio. O presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, é visto como um excelente nome para a vice. Por sua vez, Eduardo da Fonte é forte alternativa ao Senado.

NAMORADOR –

 Já virou motivo de piada a quantidade de deputados estaduais e candidatos que o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, se comprometeu a apoiar em 2022. Ele está na lista de Rogério Leão, Romero Sales Filho, Fabrizio Ferraz, João Paulo Costa e Sileno Guedes.

PULOU UMA FOGUEIRA – Votado por Zé Martins e o ex-prefeito Sebastião Mendes em 2018, Clodoaldo Magalhães optou pelo apoio à candidatura a prefeito de Sebastião, que acabou perdendo. Ao que parece Clodoaldo deu o tiro certo, caso contrário estaria engrossando a lista dos deputados que Zé Martins tá enrolando.

EXPANSÃO – Por falar em Clodoaldo, o parlamentar ampliou de forma significativa a sua base. Ele saiu de 8 prefeitos para expressivos 15 e estaria com grupos de oposição em ao menos 20 municípios. A sua reeleição está bem encaminhada.

Coluna do Adriano Roberto

Que venham as vacinas e aqui torcemos para tudo dar certo

Com a aeronave levantando voo, direto de Recife para Índia, viajam com ela também nossas esperanças de que tragam os dois milhões de doses de vacina e que nós consigamos erradicar a pandemia em grande percentual até o meio deste ano. O governo da Índia anunciou hoje que iniciará a campanha de vacinação no país no sábado, 16 de fevereiro. A expectativa é imunizar cerca de 25% da população nos primeiros 8 meses.

Já em Israel, se iniciou o que as autoridades esperam ser o último bloqueio para restringir a proliferação do Corona vírus, ao mesmo tempo em que aceleram as vacinações a tal ritmo que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu diz esperar que o país consiga emergir da pandemia em março.

O ministro da economia, Paulo Guedes, disse que capítulo mais importante no combate à pandemia de covid-19 está para começar com a vacinação em massa. Em apresentação do balanço de fim de ano da pasta, Guedes defendeu a liberação de R$ 20 bilhões para o programa de imunização.

Enquanto estamos nessa expectativa grande, do início da vacinação, os tragi-políticos de plantão derramam suas criticas sem fundamento contra a equipe do governo que está em campo. Querendo colocar no colo do presidente os acontecimentos de Manaus, por exemplo.

Para estes pessimistas de ocasião fica uma só pergunta. O que foi feito de todo dinheiro federal que foi enviado para o combate à Covid-19 no Amazonas? Ao que me consta, segundo órgãos reguladores e a Polícia Federal foram desviados e colocaram na cadeia as autoridades envolvidas neste ato corrupto em Manaus. Que venham as vacinas e com ela a esperança de dias melhores!

Governador incompetente – Antes de colocar a culpa no Governo Federal sobre a falta de tubos de oxigênio no Amazonas, é preciso perguntar ao governador Wilson Lima (PSC), como ele deixou chegar a esse ponto. Nada justifica, até porque bem antes da pandemia a situação de vários hospitais de Manaus, por exemplo, já estavam bem ruins. A informação vem dos próprios médicos servidores do Estado.

Primeira Vacina – O ministro da Ciência e Tecnologia informa que a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), MCTI avaliam nesta sexta, 15 – a liberação comercial da vacina contra Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz). A vacina é da AstraZeneca e UniofOxford. Se aprovada, será a primeira vacina para Covid-19 liberada pela CTNBio.

Onde o Estado Falta entra as Forças Armadas – Como os gestores do Amazonas só sabem gritar contra o presidente e abandonam a saúde no local. O Exército, a Marinha e Aeronautica entraram em ação, as Forças Armadas transportaram 50 toneladas de equipamentos e materiais para montagem de Hospital de Campanha em Manaus. Ainda nesse final de semana as unidades já devem estar funcionando.

Fecha praias. E os ônibus? – O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC) usou suas redes sociais para criticar o possível fechamento das praias a partir da próxima semana, conforme foi anunciado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Na publicação, Feitosa cobra uma explicação do governador Paulo Câmara e de Longo sobre a falta de coragem de atuarem junto às concessionárias de transporte público coletivo para que aumentem a frota de ônibus que circulam pelo estado.

Demissão no Banco do Brasil – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a suspensão do fechamento das agências do Banco do Brasil como parte do plano estratégico da instituição financeira. O parlamentar destaca que o banco registra lucro e tem papel social sobretudo em cidades do interior. O documento, que também foi enviado ao ministro da Economia e ao presidente do Banco do Brasil.

Quem responderá – Porque os prefeitos estão marcando data da vacinação se quem determina é o Ministério da Saúde?