Mais cidades do Pajeú iniciam vacinação contra a Covid-19

Por André Luis/Blog Nill Junior 

Mais cidades do sertão do Pajeú iniciaram as suas vacinações contra o novo coronavírus.  Um dia histórico não só para os sertanejos, mas para todo o Brasil. A vacina representa a esperança de que o país possa finalmente começar a olhar com mais otimismo para o futuro.

Nessa primeira fase, estão sendo vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia. Também serão vacinados idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, povos indígenas e quilombolas.

Calumbi – A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Calumbi nesta terça-feira (19) foi a profissional de saúde Minervina Santos, 57 anos e 30 exercendo a profissão de técnica de enfermagem na unidade mista de saúde vereador Silvino Cordeiro, a mais antiga profissional no serviço. Minervina ficou agradecida por participar deste momento histórico.

Flores – Maria Luiza da Silva, Técnica em Enfermagem de 54 anos foi a primeira pessoa do município, que recebeu a dose da vacina – coronavac.

Ela tem atuado na linha de frente com combate à COVID-19, na Ala de Emergência Respiratória Dr. Manoel de Souza Santana-Dr. Nezinho.

Segundo a Prefeitura, outros profissionais de saúde estão recebendo as primeiras doses do imunizante e hoje mesmo será concluída a primeira etapa de vacinação.

Ingazeira – A vacinadora e coordenadora do PNI, Edilene Bezerra foi a primeira pessoa a ser vacinada no município de Ingazeira, nesta terça-feira (19).

Itapetim – A técnica em enfermagem, Maria Lúcia Paes de Andrade, que trabalha na Unidade Mista Maria Silva, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Itapetim. Lúcia tem 55 anos e há 30 exerce suas funções como profissional de saúde. Ela atua na linha de frente no combate ao coronavírus no município.

Itapetim recebeu apenas 158 doses da vacina e inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao vírus.

A secretária de Saúde, Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura e a coordenadora da Atenção Básica, Aline, estiveram acompanhando a aplicação da vacina.

Tabira – Com transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal de Tabira no Facebook, duas técnicas em enfermagem receberam as primeiras doses do imunizante.

Estavam presentes a prefeita de Tabira, Nicinha Melo, da Secretária Municipal de Saúde Genedy Brito e sua equipe.

“Hoje é um dia especial, um marco histórico em nossa cidade. Depois de um ano difícil, onde 19 tabirenses partiram vítimas da COVID-19, vemos a esperança. A vacina veio nos trazer a esperança de vida”, afirmou Nicinha Melo em suas redes sociais.

Triunfo – A primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19, foi enfermeira, Ailine Caroline Cabral de Souza. Ela tem 32 anos e atua na Unidade Mista Felinto Wanderley.

As primeiras doses da CoronaVac, chegaram ao município, na tarde desta terça-feira  (19). Foram 187 doses distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria de Saúde lembrou que a imunização, nesse momento, é apenas para os profissionais da saúde do município.