~~Giro pelso Blog’S (Quarta-feira 27/01/2021)~~

O pragmatismo de João

O PSB é um partido, no mínimo, estranho. De um lado, a maior autoridade do Estado, o governador Paulo Câmara, reafirma alinhamento à posição tomada pela bancada na Câmara em apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa, enquanto na outra ponta, o prefeito do Recife, João Campos, liderança em ascensão na seara socialista, embora não vote, como Câmara, está fechado com o candidato do Planalto, o deputado alagoano Arthur Lira (PP).

Baleia saiu do Recife, ontem, depois de um encontro com o governador, afirmando ter o sentimento de que terá a maioria dos votos da bancada. Pernambuco tem 25 votos nesse colégio eleitoral que definirá o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Pelos cálculos de Baleia, 13 votos estariam garantidos dos 25, sendo 12 de Lira. Já os aliados do deputado alagoano garantem que ele tem 15 votos na bancada.

Entre esses votos, contabilizam três dissidentes do PSB, os deputados Felipe Carreras, Gonzaga Patriota e Danilo Cabral, este, aliás, o próximo líder da bancada na Câmara, sucedendo a Alexandre Molon (RJ). Se o futuro líder não se dobra à decisão da executiva nacional, o que se pode dizer deste partido? Na verdade, o PSB perdeu o prumo desde a morte da sua principal liderança, o ex-governador Eduardo Campos.

Felipe, Patriota e Danilo têm lá suas razões e interesses para votar no candidato que o PSB não quer, por ser, sobretudo, alinhado ao Planalto, mas como explicar a euforia e o trabalho silencioso de João Campos, cabalando votos nos bastidores para garantir a eleição de Lira? O que se diz é que, eleito, Lira vai abrir a porta da esperança do Planalto para o prefeito, que herdou uma verdadeira massa falida de Geraldo Júlio.

Tem lógica. Como Lira iria recusar em ser a ponte formal e oficial de João com o Planalto, para Bolsonaro fazer jorrar recursos federais no Recife, capazes de viabilizar projetos produtos de tantas promessas de campanha na eleição que derrotou Marília Arraes? Como deputado, João seguiu cegamente a cartilha da esquerda e da oposição, batendo sistematicamente em Bolsonaro e no seu Governo.

Como prefeito do Recife, jamais poderia trilhar por esse mesmo caminho. Sabido igual ao pai, o que ele está fazendo, na verdade, é o exercício explícito e persistente do jogo pragmático do poder. O que está em jogo, desde que foi eleito, é a sua gestão, garantir o êxito e para isso tem que construir uma relação com o Governo Federal. Era assim que seu pai agiria se tivesse vivo. Afinal, do outro lado do balcão, o que teria Rodrigo Maia a oferecer sem o poder da caneta?

Apoio petista – Rompido da boca para fora com o Governo, o PT deu as caras, ontem, no Palácio das Princesas, para recepcionar o candidato do MDB à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (SP). Foi representado pelo parlamentar sertanejo Carlos Veras, aliado de primeira hora do senador Humberto Costa. A Baleia, Veras garantiu o seu voto, afirmando que segue fielmente o acordo fechado pela bancada na Casa de alinhamento ao grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Baleia não viu por lá Marília Arraes, a segunda representante do PT na bancada pernambucana.

Em quem vota? – Assessores de Baleia e ele próprio contabilizam também no PT o voto de Marília Arraes, que, na verdade, ainda não se definiu. Quando passou pelo Recife, há dez dias, o candidato do Planalto, Arthur Lira (PP-AL), teve um encontro reservado com Marilia no escritório do deputado Silvio Costa Filho. Este serve a dois senhores, em Brasília apoia Bolsonaro e em Pernambuco é, igualmente, governista, mas de linhagem vermelha, mesmo não tenho nem alma nem coração que combinem com o socialismo.

Aceno ao DEM – O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, disse, ontem, em Brasília, que espera ter maioria dos votos na bancada do DEM. Trata-se da sigla de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa e principal articulador da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP). Baleia disputa o cargo com Lira. “Espero ter a maioria no DEM e mais alguns partidos que não compõem ainda o nosso bloco”, declarou Lira. Ele falou depois de almoço com os deputados da bancada do Distrito Federal.

Choro de Maia – Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em reunião com deputados de diversos partidos no Rio de Janeiro, que o DEM pode ser visto como “partido da boquinha”. Também demonstrou que gostaria de mais empenho do presidente da sigla, ACM Neto, na eleição da Câmara. Maia é um dos principais apoiadores da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. Mas há mais deputados em seu partido que demonstram apoio ao adversário, Arthur Lira (PP-AL), que a Baleia.

Madeira de lei – Efetivado na Câmara na vaga aberta com a eleição de João Campos, o deputado Milton Coelho é voto contrário ao que seria dado pelo prefeito se ainda estivesse na Casa. Está trabalhando pela eleição de Baleia Rossi, a quem recebeu, ontem, nas Princesas, ao lado do governador. Histórico socialista, tendo já presidido o PSB no Estado, Coelho é da fauna rara hoje em dia, de palavra que se cumpre, jogando apenas num lado, o lado que milita desde que ingressou na vida pública, o campo da esquerda plural e democrática.

CURTAS

EM CAMPANHA – Já em campanha para deputado estadual nas eleições de 22, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), bateu o martelo no apoio ao seu projeto com a ex-prefeita de Calumbi, Sandra da Farmácia, também petista. Ele quer sair eleito da região do Pajeú e para isso já está em plena articulação com prefeitos da região.

COM MEU PAI – Já o deputado Gonzaga Patriota voltou a usar botas de sete léguas no contato com as suas bases no Sertão e Agreste. Em apenas três dias, passou por mais de 20 municípios numa disposição de fazer inveja. Sobrou até um tempinho para bater um papo com o meu pai Gastão Cerquinha, em Afogados da Ingazeira, quando rememoraram momentos de trabalho conjunto na Rede Ferroviária Federal.

Perguntar não ofende: Com quem, afinal, o DEM está na eleição da mesa diretora da Câmara?

Coluna da Folha | Edmar Lyra

Foto: Heudes Regis

Baleia Rossi ganha reforço na reta final 

O deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), que disputa a presidência da Câmara dos Deputados, esteve reunido com o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas e recebeu um importante reforço na busca pelos dissidentes do PSB. Na condição de vice-presidente nacional do partido, o posicionamento de Paulo Câmara poderá ajudar a diminuir as defecções na bancada do PSB, sobretudo em Pernambuco, onde o estado responde por uma das maiores bancadas na Câmara Federal com cinco parlamentares.

Além do apoio de Câmara, Baleia Rossi ganhou um corpo a corpo mais intenso por parte do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na busca por votos de indecisos nesta reta final. A expectativa dos aliados de Baleia é que Arthur Lira não seja eleito no primeiro turno, e com a ida do emedebista para uma segunda etapa, as chances de vitória aumentariam consideravelmente.

Visando fazer um contraponto ao seu adversário, que já recebeu o carimbo governista, Baleia afirmou que apesar de o impeachment de Jair Bolsonaro não ser uma plataforma de sua campanha, ele não abrirá mão de avaliar cada pedido separadamente, o que poderá ajudar a conquistar votos de indecisos nesta reta final.

Empréstimos – Os empréstimos do Tesouro Nacional (Governo Federal) às instituições financeiras federais (bancos públicos) por emissão direta de títulos públicos sem previsão em lei orçamentária são irregulares. Foi a conclusão do Tribunal de Contas da União (TCU) em julgamento este mês. Foram cerca de 20 operações realizadas entre 2008 e 2015, em um total de aproximadamente R$ 464 bilhões, principalmente para o BNDES.

Em casa – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), deu início ontem ao processo de vacinação contra a COVID-19 para idosos acima de 85 anos em casa. De acordo com a gestão, o contingente de pessoas nesta faixa etária é de aproximadamente 5.500 pessoas, que serão atendidas pela prefeitura.

Comunicação – Enxergando a comunicação como “fundamental para o desenvolvimento regional”, o deputado estadual Delegado Erick Lessa cobrou qualidade no serviço de telefonia móvel e internet oferecido pela operadora Tim em Caruaru e na região. Segundo ele, quedas de sinais da operadora são constantes, gerando transtornos. Sobretudo neste contexto de pandemia, a melhoria desses serviços deve ser priorizada.

Medicamentos – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), anunciou a aquisição de R$ 2,5 milhões em medicamentos para atender a população do município. O gestor pretende garantir uma rede de proteção para não deixar que os moradores da cidade fiquem sem remédios.

Prioridade – O partido Podemos acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja determinado ao Ministério da Saúde a “inclusão de todas as pessoas com deficiência e seus cuidadores ou responsáveis no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19”. O relator será o ministro Ricardo Lewandowski.

Inocente quer saber – O deputado estadual João Paulo Costa poderá ser convocado para uma nova missão?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

GABINETE NA RUA – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) dá sinais de que fará um governo de interação com a população. Com cheiro de povo, Palmeira poderá criar um projeto Gabinete nos Bairros, levando sua equipe para ouvir e saber as demandas da população, o que pode aumentar a capacidade resolutiva do município. Daí pode surgir registros pontuais sobre saúde, iluminação, pavimentação e esgotamento sanitário e outra túia deles. Se assim o fizer, será uma aproximação necessária porque muita gente não sabe como proceder para registrar uma reivindicação ou não pode ir até à prefeitura. Essa ação certamente renovará a fé na gestão por saber que está preocupada com os moradores e com o que eles pensam. Palmeira já prometeu que os bairros vão receber os devidos cuidados da gestão.

*******************************************************

PODER DE INTERLOCUÇÃO – Por falar em Sandrinho, o atual vice-presidente do Cimpajeú tem tudo para ser o prefeito com maior poder de interlocução com a população, dentre os mandatários das 17 cidades do Pajeú, por meio das redes sociais. Em pouco menos de um mês de governo, um mói de publicação varou o estado através dos perfis oficiais do socialista, Instagram e Facebook. Na mesma onda midiática do prefeito do Recife, João campos (PSB), Palmeira anunciou sua equipe de governo no Instagram, ganhando com isso grande alcance na publicação, sem contar que o citado post teve centenas de interações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Tem tudo para ser o gestor de maior propagação na internet. Dispõe de uma boa equipe de comunicação digital e um excelente time no campo político-administrativo.

*******************************************************

‘INTERNETIZADO’ – Outro gestor do Pajeú que entrou na onda da net, publicando conteúdos diversos sobre a preocupação com a pandemia do Coronavírus é o prefeito de Triunfo, o médico Luciano Bonfim (Avante). Com transmissões ao vivo, ele tem interagido com munícipes, pedindo que evitem aglomerações para a não propagação da Covid-19 no município. Bonfim já fez algumas publicações de encontros com lideranças regionais, nos quais buscou ações de melhorias para a cidade que governa. Quem pensou que o baixinho deixou a modernidade pra trás, se enganou redondamente. O danado está mais ‘internetizado’ do que muitos…

*******************************************************

JOÃO HERMANO – Por falar em Triunfo, o vice-prefeito João Hermano, representando o prefeito Luciano Bonfim (Avante), participou segunda-feira (25), da eleição para anova diretoria do CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, realizada na sede da entidade, situada na Rua Luciano Barbosa de Araujo, Bairro Manoela Valadares, em Afogados da Ingazeira. Ex vice-prefeito com mandato renovado na mesma composição com Luciano, João sempre teve papel atuante. Na verdade, o Chefe do Executivo esteve muito bem representado.

*******************************************************

APARECENDO – A prefeita de Tabira, Nicinha Melo (MDB) em pouco mais de 30 dias de governo apareceu na mídia muito mais que o ex-prefeito Sebastião Dias (Sem Partido) nos seus oito anos a frente do município. Ruim de mídia e sem uma boa interação com a imprensa, Bastião saiu sem deixar uma marca positiva como gestor. Poeta repentista renomado e com composições conhecidas nacionalmente, como gestor não tratou da imagem. Levando bordoadas de todo lado, não retrucou com ações positivas executadas pela gestão ao longo dos oito anos. Moral de história: Bastião saiu desgastado e não conseguiu fazer o sucessor.

*******************************************************

ATENTO – O prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSB), tem se destacado como administrador atento às necessidades do município. Fez uma gestão responsável e comprometida com a população de 2017 a 2020, sendo reconhecido nas urnas para um novo mandato que se estende até 24. Com ações significativas nas áreas da Educação, Obras, Saúde e Assistência Social, a gestão do socialista é de continuação de realizações que beneficiam e valorizam os munícipes. Zeinha afirma que mesmo diante das dificuldades, tem conseguido realizar os trabalhos com responsabilidade, cumprindo, assim, compromissos que fez com a população quando vencemos o pleito de 2016. “Nós já conseguimos realizar ações muito significativas em várias pastas, como Agricultura, Obras, Educação, Saúde e Assistência Social”, diz.

*******************************************************

OPORTUNIDADE – Eleito presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, o vereador Rubinho do São João (PSD) terá pela frente a oportunidade de mostrar sua capacidade de administrar. Como vereador, no primeiro mandato foi taxado por profissionais da imprensa, como o “político novo de práticas velhas”, que o diga o comunicador Nill Júnior, que ao vivo fez tais declarações, depois que o blogueiro que aqui escreve fazia um comentário sobre o parlamentar. Rubinho bem, que poderia ter pautado mais o seu primeiro mandato na defesa da classe evangélica. Foi bastante criticado por isso. Falhou em não ter tido uma atuação em defesa dessa bandeira, mas agora goza de privilégios ou facilidades devido ao cargo que ocupará até dezembro de 2022.

*******************************************************

PATRIOTA – A família do presidente da República Bolsonaro já teria feito a escolha pela filiação ao partido Patriota. A decisão considera, entre outras questões, os desgastes que teria em legendas maiores. O Patriota é comandado nacionalmente por Adilson Barroso. A expectativa é de que o partido, que hoje possui 10 deputados na Câmara, cresça com a filiação do presidente da República, que deve arrastar consigo os bolsonaristas de primeira hora.

Coluna do FinFa

Agenda – Os prefeitos de Iguaracy e Ingazeira, Zeinha Torres e seu irmão Luciano Torres respectivamente, terão nesta quinta-feira (28), agenda na capital pernambucana. Serão recebido pelo Superintendente da Fusana em Pernambuco, Francisco Papaléo e o Dnocs com Fernando Marcondes. Na pauta recursos para seu munícipio. Os mesmo ainda estão aguardandoagenda com o Governador Paulo Câmara.

Vai inaugurar – Em contato com este blogueiro, o prefeito de Quixaba-PE, Zé Pretinho, confirmou que em breve estará realizando inaugurações, será uma escola na sede do munícipio, modelo FNDE com 12 salas, e o Centro de Eventos.

Vai liberar – Em conversa com este blogueiro, o prefeito de Afogados da Ingazeira, confirmou que na próxima semana, estará liberando o tráfego da Avenida Manoel Borba, entre a Rua 15de Novembro e Barão de Lucena, que encontra-se interditado há meses, em virtude do pagamento do Auxílio Emergêncial na agência da Caixa Econômica.

Esclarecendo – A Prefeitura de Garanhuns, através da Procuradoria Geral do Município, vem esclarecer à população, que em nenhum momento foi dado aumento de salário a prefeito, vice-prefeito, secretários ou qualquer outro servidor, diferente do que vem sendo propagado por alguns meios de comunicação que buscam somente a acusação sem fundamentação. A atual gestão realmente revogou parte do Decreto Municipal N° 025/2020, no que trata dos pagamentos de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários, no entanto, no sentido de corrigir o erro da gestão anterior que deveria tê-lo feito em julho de 2020, quando voltou a pagar de forma integral os vencimentos destes cargos comissionados. Portanto, aquela gestão pagou de forma irregular, por seis meses, de julho a dezembro, já que o decreto que reduzia em 30% seus vencimentos não havia sido revogado.

Calendário de pagamento – Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas transmitida virtualmente, o governador Paulo Câmara informou que o pagamento terá início no próximo dia 11. Conforme o cronograma do programa estadual, os pagamentos referentes ao ano de 2020 acontecerão nos meses de fevereiro, março e abril, de acordo com a data de aniversário do beneficiário. A ação vai injetar R$ 154 milhões na economia do estado.

Frase – “Em trinta anos de atuação, a agência do Banco do Brasil de Flores, nunca apresentou prejuízo”. (Prefeito Marconi Santana, questionando ontem em reunião de videoconferência, da Amupe com representantes dos sindicatos de bancários para debater o fechamento de agências do Banco do Brasil em 22 municípios pernambucanos)

Você sabia – Que o Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), recomendou ontem (26), que os munícipios do Estado divulguem ao público a lista de pessoas que estão sendo vacinadas contra o coronavírus. A medida é para intensificar o processo de fiscalização da vacinação.

Reunidos – O Secretário de Educação de São José do Egito, Henrique Marinho, e a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Município Naldirene Barros, se reuniram com gestores das Escolas particulares. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. Na pauta da reunião, entrega do protocolo sanitário para volta das aulas na rede particular de ensino. No primeiro momento as aulas serão ministradas no formato híbrido, ou seja, com parte da turma frequentando presencialmente a escola, e outra parte assistindo as aulas remotamente. também foi solicitado que cada instituição faça seu próprio plano de enfrentamento a pandemia, plano esse, que será entregue a Secretaria de Educação.

Pagou – A Prefeitura de Ouruo Velho-PB, realizou o pagamento de todos os servidores municipai. O prefeito Augusto Valadares, dará continuidade de pagamentos em dia. “Nossos servidores terão em nossa gestão os pagamentos em dias, como fazia a nossa gestora anterior Natália de Dr.Júnior, disso podem esperar”, concluiu o prefeito Augusto.

Perguntar não ofende – Já foi anunciada a nova diretora da Escola Ana Melo em Afogados da Ingazeira?