Giro pelos Blog’s | Coluna do Sabadão ( 20/02/2021)

Água embala Bolsonaro

Se o presidente Bolsonaro conseguir cumprir até o final do seu mandado o calendário das obras hídricas no Nordeste que retomou dos governos passados, retomar o auxílio emergencial e ampliar o Bolsa-família será muito difícil a oposição impedir a sua reeleição. Quanto ao Nordeste, que por muito tempo foi santuário eleitoral de Lula, ele já percebeu que se consolida em cima da ação hídrica.

Água é o maior problema da Região. Bolsonaro confiou a um nordestino, o potiguar Rogério Marinho, a missão de resgatar todos os projetos hídricos inconclusivos na era PT, como a mega Transposição do Rio São Francisco. Ontem, em Sertânia, a 300 km do Recife, Bolsonaro acionou o sistema adutor do Ramal do Agreste, pelo qual a água do Velho Chico alimentará a Adutora do Agreste, outro feito hídrico fantástico, que vai matar a sede de 2,5 milhões de nordestinos.

Por onde passou no Nordeste nas últimas agendas cumpridas, o presidente não chegou de mãos abanando. Praticamente em todos os Estados, da Bahia ao Maranhão, falou de água, acionou novos sistemas, liberou recursos e mostrou que está em sintonia com a prioridade número um do Nordeste: água.

Só é perceptível o valor da água depois que a fonte seca. Se depender da programação que o ministro Rogério Marinho traçou, muitas fontes renascerão, a Transposição dará um salto de qualidade. Está na Bíblia: Deus usa a sede para nos mostrar o valor da água!

No Nordeste, atingido secularmente pelas secas inclementes, a indústria do carro pipa e a manipulação de obras eleitoreiras elegeram uma legião de oportunistas. O Nordeste cansou, daí a obstinação de Bolsonaro em concluir o que o PT abandonou. Está posto o seu desafio para “roubar” o eleitorado cativo de Lula no Nordeste.

Será reconduzido – Pela forma como o presidente tratou, ontem, em Sertânia, o seu líder no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), não resta nenhuma dúvida da sua recondução. Além de ser o principal cicerone, FBC fez um discurso que tocou o coração do presidente, arrancando aplausos dos que ali foram chamar Bolsonaro de “mito”. O líder mostrou ainda profundo conhecimento do programa hídrico do Governo e das ações tocadas pelo ministro do Desenvolvimento, Rogério Marinho.

Coitadinho – Embora anfitrião, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), não teve o mesmo privilégio de ficar no seleto grupo ao lado do presidente durante a cerimônia de acionamento do sistema adutor do Ramal do Agreste, ontem, em solo que o prefeito socialista canta de galo. Ferreira ficou na plateia com os convidados que batiam palmas para o “mito”. Sequer teve seu nome citado pelo locutor, diferente dos destaques dados aos prefeitos Miguel Coelho, de Petrolina, e Bruno Cunha Lima, de Campina Grande.

Aliados compareceram – Em sua passagem por Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não teve a presença do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), mas contou com a companhia dos seus aliados. O chefe do Executivo federal foi acompanhado pelo líder do Governo no Senado Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Pastor Eurico (Patriota), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), o deputado estadual Joel da Harpa (PP), o novo presidente estadual do PTB/PE, Coronel Meira, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Prisão mantida – A Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão em flagrante e sem fiança do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), detido desde a última terça-feira, no âmbito de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga notícias falsas (fake news), calúnias, ameaças e infrações contra o tribunal e seus membros. A decisão foi transformada em resolução promulgada na própria sessão. Foram 364 votos a favor do parecer da relatora pela Comissão de Constituição e Justiça, deputada Magda Mofatto (PL-GO), que recomendou a manutenção da prisão considerando “gravíssimas” as acusações imputadas ao parlamentar. Foram 130 votos contra e 3 abstenções.

Petrobras – O presidente Bolsonaro anunciou, ontem, a indicação do general Joaquim Silva e Luna, atual diretor da Itaipu Binacional, como novo presidente da Petrobras. Se confirmado, Luna e Silva substituirá o atual chefe da estatal, Roberto Castello Branco, indicado por Bolsonaro após as eleições de 2018. “O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, diz a publicação.

CURTAS

MULTA – A prefeitura de Ipojuca foi multada em R$ 20 mil pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) após esgoto sem tratamento ter sido lançado na areia da praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. A infração ambiental aconteceu na segunda-feira (15). O despejo de uma água escura e com mau cheiro, que saía de uma espécie de vala aberta na praia, chamou a atenção de turistas e moradores.

CIRURGIA – O vice-presidente Hamilton Mourão passou por cirurgia para retirada de catarata. Apesar de a informação ter sido divulgada ontem, de acordo com a assessoria de comunicação da Vice-presidência da República, o procedimento foi realizado na quinta (18). Segundo a assessoria, o vice-presidente voltará ao trabalho na segunda-feira (22).

Perguntar não ofende: por que o governador não dá um pio sobre o desconvite de Bolsonaro?

Coluna da Folha | Edmar Lyra

Miguel Coelho e Gilson Machado ventilados na visita presidencial 

A visita do presidente Jair Bolsonaro a Sertânia rendeu uma série de especulações com vistas a 2022. Em especial sobre a composição da chapa majoritária do palanque Bolsonarista em Pernambuco. Estiveram na companhia do presidente da República o senador Fernando Bezerra Coelho, o ministro do Turismo Gilson Machado Neto e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que fez questão de estar presente na visita presidencial.

A ida de Miguel foi interpretada no meio político, em especial entre os apoiadores do governo federal em Pernambuco, como uma sinalização de que o emedebista intensificará seu nome para consolidar-se como a única opção do presidente na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2022. Para isso, há quem aposte que estaria sendo gestada uma chapa que tenha Miguel Coelho candidato a governador com Gilson Machado Neto em outro cargo, que poderia ser o Senado ou a vice-governadoria.

A aliança entre o senador Fernando Bezerra e o ministro Gilson Machado Neto praticamente inviabilizaria a construção de outro nome no campo da oposição em Pernambuco e poderia, na avaliação de um aliado do presidente em reserva, por osmose, garantir que outros postulantes arquivem o projeto de ser governador em 2022.

400 recursos – Após o peticionamento e julgamento de mais de 400 recursos ao longo de dois anos de tramitação, o processo que trata da condenação do ex-presidente Lula (PT) pelo tríplex no Guarujá foi encerrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta (18). O caso agora vai para o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar outro recurso. “Pode-se dizer o que se quiser dos julgamentos do ex-presidente Lula, mas não que ele não teve suficiente exercício do direito a ampla defesa. 400 recursos em um processo criminal é demasiado em qualquer país”, registrou o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Saraiva.

Redes – Os perfis do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foram bloqueados no Facebook, no Instagram e no Twitter nesta sexta (19). A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cachimbo – O secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Filho conseguiu a proeza de juntar Kaio Maniçoba, Rodrigo Novaes e Fabrizio Ferraz num mesmo evento. Adversários figadais em Floresta, Kaio, Rodrigo e Fabrizio fumaram o cachimbo da paz.

Críticas – A ausência de máscaras por parte dos integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro durante a visita a Sertânia foi bastante criticada pela população nas redes sociais. Muitos cobravam o exemplo do presidente e seus aliados num momento em que o Brasil atingiu 10 milhões de casos e está próximo de 250 mil mortes por conta da pandemia.

Inocente quer saber – Como ficaria a situação de Anderson Ferreira se Miguel Coelho e Gilson Machado avançarem para a majoritária de Bolsonaro em Pernambuco?