Centenário de Zé Dantas, compositor parceiro de Luiz Gonzaga, terá programação especial em PE

Há cem anos nascia um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga, o compositor Zé Dantas, que, ao lado de Humberto Teixeira, compôs boa parte do universo da música gonzaguiana – canções como Xote das meninas e Imbalança. Para celebrar o centenário deste importante artista da música brasileira, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Secretaria de Cultura do Recife, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Museu Cais do Sertão, a TV Pernambuco e a Rádio Frei Caneca se uniram para realizar ações em torno da obra do compositor ao longo de 2021.
Para começar, essas instituições estão lançando uma programação inicial, de 26 de fevereiro a 6 de março, na qual se destaca produções audiovisuais e fonográficas sobre o “Dotô do Baião”. A programação será realizada durante os 10 dias com transmissões na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca, e nos canais no Youtube do Museu Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao) e Secult-PE (www.youtube.com/secultpe).
“Quando tivemos essa ideia de homenagear Zé Dantas, pensamos em possíveis parceiros como o Museu Cais do Sertão, que, como o próprio nome já anuncia, tem seu acervo voltado para o universo de Zé Dantas. A Fundação de Cultura Cidade do Recife seria uma parceria natural, tendo em vista possuir o Memorial Luiz Gonzaga. No caso da TV Pernambuco e da Rádio Frei Caneca, a parceria se consolidou na proposta de divulgação de produções audiovisuais e fonográficas que envolvem a obra de Zé Dantas”, explica Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE e um dos responsáveis pela programação.
Para o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, homenagear Zé Dantas é uma forma de confirmar a força de um modo nordestino de existir e resistir no mundo pela arte. “A arte sobrevive ao tempo e ultrapassa qualquer limite da geografia humana. Zé Dantas fez de sua arte o seu modo de falar com o mundo. Comemorar os 100 anos de seu nascimento é motivo de orgulho para qualquer povo. Carnaíba deu ao mundo a voz potente deste mestre da poesia sertaneja, pernambucana. Para o Recife, é uma honra festejar sua existência. Um poeta que escreve A Volta da Asa Branca, Acauã, Sabiá, Riacho do Navio conhece com profundidade a alma humana. Zé Dantas é um artista de infinitas dimensões”, celebra.
“Desde que fomos procurados pela Secult-PE nos engajamos no projeto, até porque divulgar a cultura pernambucana é uma das missões da TVPE. Zé Dantas foi um compositor que marcou toda uma geração musical. Diante de um artista tão grande e que contribuiu tanto para a música nordestina e brasileira, precisamos passar o ano de 2021 destacando o trabalho deste grande parceiro de Luiz Gonzaga”, destaca Ivan Júnior, diretor de Programação e Produção da TV Pernambuco.
“O Cais do Sertão produziu, neste mês de fevereiro, uma série de conteúdos que foram veiculados nas nossas redes socais com o objetivo de divulgar a música e o legado de Zé Dantas. Desde o começo do mês, publicamos pelo Instagram, Facebook e Spotify uma série de homenagens para ele. E chegamos agora com uma grande comemoração conjunta, com a Secult-PE, Rádio Frei Caneca e TV Pernambuco, que vão vincular, a partir do dia 27, uma extensa programação webnários e produtos audiovisuais e fonográficos”, ressalta Maria Rosa, gerente do Museu Cais do Sertão.
A programação conta com a transmissão de dois webnários gravados e editados pela TV Pernambuco, com debates sobre o legado artístico de Zé Dantas: O primeiro é o “Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas”, com a participação de Lêda Dias, gerente de Políticas Culturais da Secult-PE; José Dantas, filho de Zé Dantas; e Anselmo Alves, documentarista, colecionador e pesquisador.
O segundo, “Um Dedo de Prosa – A Poética de Zé Dantas” tem a presença de Diviol Lira, assistente de Música da Secult-PE. Padre Luiz Marques Ferreira, pároco de Carnaíba; Cacá Malaquias, músico e educador musical; e Daniel Bueno, cantor, compositor e escritor.
Dentre outros destaques da programação, haverá também a exibição do show Duetos, de Marina Elali, neta de Zé Dantas, que fará uma homenagem ao legado do avô. Já a partir de sábado (27), e ao longo de todo o ano, serão exibidos os programas “Pílulas do Zé”, na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca e redes sociais da Secult-PE e Cais do Sertão, contando um pouco sobre a vida e obra deste artista.
Também está prevista, no sábado (27), uma sessão do curta-documentário pernambucano “Psiu!”, trabalho autobiográfico sobre Zé Dantas dirigido por Antonio Carrilho, e com produção e codireção de Juliana Lima. O filme será exibido na TV Pernambuco, às 18h.
Com duração de 20 minutos, “Psiu!” retrata a vida e a obra de José de Souza Dantas Filho, nascido em Carnaíba, no Sertão do Pajeú pernambucano. No documentário, a trajetória dele é revista e conta com o suporte de imagens e gravações inéditas com a voz do compositor, além de depoimentos de nomes como Ariano Suassuna, Marina Elali, Yolanda Dantas (viúva), Geraldo Azevedo e demais parentes.
Ainda neste sábado (27), das 11h às 12h30, um debate ao vivo na Rádio Jornal, conduzido pelo comunicador Wagner Gomes e organizado em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Memorial Luiz Gonzaga, reunirá especialistas para tratar sobre a importância e perpetuidade da obra de Zé Dantas, que tão bem retratou toda beleza e dureza da vida no Sertão Nordestino.
QUEM FOI? – José de Sousa Dantas Filho, compositor e poeta, nasceu no município pernambucano de Carnaíba (27/2/1921) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) (11/3/1962). Em 1947, conheceu Luiz Gonzaga, de quem se tornou um dos principais parceiros musicais, ao lado do também compositor Humberto Teixeira. Três anos depois, em 1950, Luiz Gonzaga gravou algumas de suas composições, como Vem, Morena, A Dança da Moda, o xote Cintura Fina, entre outros, dando início a uma das parceiras musicais mais exitosas da música brasileira.
PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO ZÉ DANTAS
(De 26 de fevereiro a 6 de março)
Sexta-feira (26/02)
15h – Quadro Poética – Salada Pop / Especial ZéDantas
(O poética é um quadro veiculado diariamente no programa Salada Pop, apresentando um(a) poeta e alguma de suas obras declamadas na Rádio Frei Caneca).
Rádio Frei (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
Sábado (27/02)
10h – Lançamento dos webnários ‘Um Dedo de Prosa – 100 anos de ZéDantas’ e “Um Dedo de Prosa – A Poética de ZéDantas”
YouTube da Secult-PE (www.youtube.com/secultpe)
11h – Mesa de Bar, programa de rádio conduzido pelo comunicador Wagner Gomes e organizado pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife/Memorial Luiz Gonzaga, com pesquisadores/especialistas da obra de ZeDantas.
Rádio Jornal (90.3 FM, www.radiojornal.ne10.uol.com.br/ao-vivo/recife ou pelo app)
18h – Transmissão de ‘Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas’
Rádio Frei (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app) e Youtube do Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao)
18h – Exibições do curta-metragem “PSIU!” e do show Duetos da Marina Elali
TV Pernambuco (RMR: 46.1; Caruaru: 12.1; Petrolina: 13.1)
19h – Programação musical ZéDantas
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
Domingo (28/02)
Lançamento da playlist ‘ZéDantas’ no Spotify do Cais do Sertão
15h – Exibição de ‘Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas’
TV Pernambuco (RMR: 46.1; Caruaru: 12.1; Petrolina: 13.1)
Quarta-feira (3/03)
18h – Exibição de ‘Um Dedo de Prosa – 100 anos de ZéDantas’
Youtube do Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao)
Sábado (6/03)
18h – Transmissão de ‘Um Dedo de Prosa – A Poética de ZéDantas’
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
19h – Programação musical ZéDantas
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
ATIVIDADES EXTRAS
*A partir do dia 27/02 e ao longo do ano: Exibições das Pílulas do Zé, na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca e redes sociais da Secult-PE, Museu Cais do Sertão, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Cultura do Recife.