/ / ~~Giro pelos Blog’S ( Sexta-feira 05/03/2021)~~ / /

Prefiro ouvir Beethoven

Não dá para deixar de reconhecer que a pandemia chegou, depois de um ano de instalada no País, a um estágio dos mais graves e preocupantes, com UTIS saturadas, filas enormes para atendimento nas emergências, enfim, um quadro que, infelizmente, parece ser mais angustiante que se possa imaginar. Mais dramático se apresenta nos telejornais.

Ouço, no dia a dia, depoimentos de pessoas que não conseguem dormir depois de assistir ao Jornal Nacional, da TV-Globo. A linha adotada pela emissora beira ao terrorismo. Há muito, aliás desde março do ano passado, que não vejo TV. Embora jornalista, por ofício obrigado a me inteirar de tudo, prefiro buscar informações pela internet.

TV, do nível em que se encontra hoje a Globo, não me faz a menor falta. Não digo que a Globo é lixo para não me acusarem de bolsonarista, mas a sua linha editorial na pandemia me assusta, por isso mesmo prefiro manter distância. E quanto mais os tempos se agudizam mais assombração invadindo os lares de todos os brasileiros, sem distinção. “Quanto vejo o JN fico com a sensação que vou morrer”, confessou um colega de profissão.

Como não sou obrigado a pegar o controle na sintonização da poderosa, recorro aos melhores sites e portais do País, leio opiniões abalizadas, principalmente de médicos e cientistas, para me inteirar de tudo que na TV chega em versão apocalítica, anunciando o fim do mundo, que ninguém vai escapar da morte anunciada. Depois relaxo, leio bons livros, ouço música.

As pessoas me dizem que assistem ao JN ingerindo tranquilizantes e quando o telejornal acaba ficam extremamente tensas, veem a morte à frente, demônios e alucinações. Como não sou masoquista, prefiro um clássico de Beethoven. Cai como um bálsamo, suaviza a alma, o resumo da sua obra é a liberdade, um gênio, querubim que se ergue diante de Deus com as suas sinfonias.

Mais fiscalização – Diante da piora dos números da pandemia de Covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou, ontem, que vai reforçar a fiscalização para coibir o descumprimento de restrições para evitar o contágio. Serão 3,4 mil plantões a mais de policiais em todo o Estado. Em pronunciamento transmitido pela internet, o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, afirmou que, além do reforço no número de policiais nas ruas, foi combinado com os municípios do litoral uma fiscalização mais efetiva nas praias e parques.

Debaixo da cama – O presidente Bolsonaro se irritou ao ser questionado por um apoiador sobre a vacinação contra o coronavírus, ontem, em Uberlândia (MG). Bolsonaro criticou a imprensa e declarou que “não tem [vacina] pra vender no mundo”. Em conversa com apoiadores, ele também voltou a criticar as medidas de isolamento social que buscam conter o avanço da pandemia. “Eu tenho dito há muito tempo que os problemas temos que enfrentar, não adianta ir para debaixo da cama”, disse.

PEC emergencial – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, ontem, que pretende colocar a PEC emergencial em votação na Câmara na próxima semana. O texto foi aprovado no Senado, e, agora, deve ser analisado pelos deputados. “Não é justo que a PEC saia hoje do Senado e a Câmara tenha que votar hoje ou amanhã sem discutir. O Senado levou um tempo maior”, disse Lira. Segundo ele, a ideia é mostrar a proposta aos deputados para poder fazer a discussão em plenário na próxima terça-feira. E, se possível, votar a admissibilidade do projeto.

Carta de cobrança – Um grupo de 14 governadores enviou carta ao presidente Jair Bolsonaro cobrando a “imediata adoção de providências necessárias” para viabilizar a compra de vacinas contra a covid-19. Os governadores dizem que os Estados estão envidando todos os esforços para enfrentar o aumento de casos e mortes relacionadas ao novo coronavírus e que estão “no limite de suas forças e possibilidades”. Cobram do governo que aja com celeridade, afirmam que não há espaço para “procrastinar” ações e procedimentos e alertam que “o futuro não nos julgará com benevolência”.

Cronograma – Na entrevista que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, o presidente reconduzido da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), admitiu que o Governo Bolsonaro está super atrasado na administração da vacina contra a covid, mas disse confiar na palavra do ministro da Saúde, com quem teve uma videoconferência, no cumprimento do cronograma completo da compra de 415 milhões de doses. “O movimento municipalista espera que o Ministério da Saúde siga o pacto federativo e, consequentemente, fortaleça o SUS e o Plano Nacional de Imunização”, disse.

CURTAS

ESTOQUE – Patriota esclareceu, também, que os Estados e Municípios só poderão comprar vacina para doar ao estoque da União, dentro do Programa Nacional de Vacinação. “Estados e municípios não terão autonomia na realização da própria vacinação, que é atribuição da União”, alertou. Quanto aos prefeitos que aderiram ao consórcio para compra da vacina, informou que qualquer quantidade adquirida tem que ser repassada ao Conselho do Ministério da Saúde para reforçar o estoque em nível nacional.

PREFEITO RELAPSO – O cardiologista Edmilson Henauth (PCdoB), que disputou à Prefeitura de Bonito, no Agreste pernambucano, nas eleições passadas, foi às redes sociais, ontem, criticar o prefeito Gustavo Adolfo (PSB). De acordo com o médico, o atual gestor fechou uma Unidade de Pronto-Atendimento, que era utilizada para receber pacientes com suspeita de Covid-19. “O prefeito insiste em não cumprir a decisão judicial de fazer funcionar a UPA do nosso município”, afirma.

Perguntar não ofende: Por que o PSB faz vista grossa a Sileno no uso da máquina do partido para tentar se eleger deputado estadual?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

A “chapa dos sonhos” da Frente Popular 

A Frente Popular obteve mais uma importante vitória em 2020 com a eleição prefeito João Campos no Recife. O resultado potencializou o ex-prefeito e agora secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Além da vitória, o PSB reforçou os laços com Republicanos, Progressistas, PDT, MDB, PSD, PCdoB, Solidariedade e Pros com vistas ao próximo ano, que garantem à Frente Popular significativo tempo de televisão e uma ampla frente política com mais de 130 prefeitos.

O Progressistas, que recentemente assumiu a secretaria de Desenvolvimento Agrário com o deputado estadual Claudiano Filho, é um aliado de primeira hora do PSB desde 2006. Os partidos estiveram juntos nas quatro vitórias do PSB no governo de Pernambuco e em duas das três vitórias do PSB no Recife. Com onze deputados estaduais e com grandes chances de atrair novos quadros da oposição, o PP criou as condições de reivindicar uma vaga na majoritária em 2022, e o nome ideal seria o de Eriberto Medeiros, atual presidente da Alepe. Como candidato a vice-governador, Eriberto abriria bases para diversos deputados estaduais que teriam atrativo para ir para o governo, uma vez que está presente em quase 40 cidades pernambucanas.

A vaga de Senado, se destinada ao MDB e mais precisamente ao atual senador Fernando Bezerra Coelho, que foi aliado da Frente Popular em seis das últimas oito eleições, evitaria uma candidatura competitiva a governador de Miguel Coelho na oposição e seria perfeitamente entendida por outros postulantes ao Senado no governo, uma vez que além de implodir a oposição trazendo um de seus principais quadros, o PSB poderia ofertar perspectivas majoritárias para outros players em 2026, quando estarão em jogo duas vagas de senador.

Apesar de ser uma equação difícil de fechar completamente, Geraldo Julio governador, Eriberto Medeiros vice e Fernando Bezerra senador, seria uma chapa onde todos os envolvidos sairiam ganhando, inclusive a bancada federal que não teria em Fernando Bezerra um concorrente de peso em 2022 e o jogo da mesa diretora da Alepe em 2023 ficaria completamente aberto com a saída de Eriberto Medeiros para a majoritária.

Convocado – Desembargador do TRF da 5ª Região, Manoel Erhardt atuará como ministro convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado ocupará provisoriamente a vaga de Napoleão Nunes Maia Filho, que se aposentou em dezembro de 2020, até que um novo ministro seja empossado no cargo.

Vinícius Labanca – Após sofrer três perdas seguidas, com a derrota de Gino Albanez em 2016, a própria reeleição em 2018 e a morte do líder Ettore Labanca, Vinicius deu a volta por cima e venceu a prefeitura de São Lourenço em 2020, e agora está bastante animado para realizar uma gestão exitosa apesar dos desafios impostos pela pandemia.

Atividade – Ao lado do prefeito de Iati, Tonho de Lula, o deputado Tadeu Alencar teve diversas reuniões no Recife, sendo uma delas com o governador Paulo Câmara. Entre as pautas, a liberação do FEM, ações de infraestrutura urbana e de abastecimento de água, uma questão recorrente no município.

Inocente quer saber – Existe alguma possibilidade de Fernando Bezerra voltar à Frente Popular?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

FOCO NOS CEM DIAS – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB) foi um dos poucos gestores pernambucanos que ainda não foi a Brasília angariar recursos. O socialista bem que deveria ter ido visitar gabinetes e ministérios em busca de liberação recursos para o município, mas acredita-se que alguns entraves locais acabaram tirando tal possibilidade. Focado nas ações em andamento para os 100 primeiros dias de governo, Palmeira ainda deve ter uma túia de broncas para resolver, fato que o impossibilita no momento de trilhar o mapa mina… Tão logo resolva essa etapa, não há dúvidas de que deverá marcar audiências, reuniões e visitas a deputados federais, ministérios e aos senadores do estado de Pernambuco…

****************************************************

CRITICOU O LOCKDOWN – Em suas redes sociais (Facebook), a deputada federal Marília Arraes (PT) criticou o mais recente decreto do govenador Paulo Câmara (PSB) com foco no combate a pandemia do coronavirus. A petista questionou a atitude tomada pelo governo indagando se o decreto será suficiente para combater o cenário de calamidade do estado. Em outro post, Marília quer saber como o governo pensa em diminuir os impactos que o decreto acarreta para os setores econômicos que geram emprego e renda todos os dias? Ela finaliza dizendo que é preciso medidas que garantam a manutenção desses postos de trabalho.

****************************************************

BOA ATUAÇÃO – Com a missão de buscar e prestar esclarecimentos para os colegas, na condição de elo de ligação entre executivo e legislativo, o líder do Governo na Câmara Municipal de Arcoverde, o vereador Luciano Pacheco (MDB), tem honrado a confiança a ele depositada. Num ano de muitas discussões, por conta da cassação do prefeito e do vice, não tem sido fácil para o emedebista enfrentar na Casa Legislativa, as vereadoras, Célia Galindo (PSB) e Zirleide Monteiro (PTB) que têm tido uma atuação combativa a gestão, sem contar com as intervenções do vereador Rodrigo Roa (Avante), que na linha da independência tem alfinetado a gestão cobrando melhorias para diversas localidades de Arcoverde. Contudo, Pacheco vem dando conta do recado, desempenhando a função com eficiência as atribuições a ele delegadas.

****************************************************

NO OPOSTO – Depois de uma rápida passagem pelo Crato-CE, o técnico Pedro Manta que comandou o Afogados FC assinou contrato com o Central de Caruaru. Responsável pela classificação da Coruja por duas vezes seguidas na semifinal do certame estadual, Manta agora estará em lado oposto e no confronto entre os dois clubes pode figurar de herói a vilão.

****************************************************

TOMOU POSSE – O prefeito Luciano Bonfim (Avante) foi empossado pelo 1º Tenente José Carlos Gomes de Lima, como presidente da Junta do Serviço Militar n° 140, numa cerimônia cívico-militar, realizada no Gabinete da Prefeitura. O oficial é Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 07/002 (PRM). Luciano fez o juramento e assinou o Compromisso de Posse, que é de fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar, obedecendo a Lei do Serviço Militar.

****************************************************

****************************************************

E TOME LIXO! – Em 60 dias, cerca de 1.603 mil toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas de belo Jardim pelo Mutirão Cidade Limpa. Foi que disse o prefeito Gilvandro Estrela. O projeto de limpeza, executado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Obras), tem levado ações de varrição, catação, capinação, poda de árvores, pintura de meio-fio, recolhimento de lixo e retirada de entulhos e tantos outros reparos, para a cidade, distritos e Zona Rural.

ALTERNATIVA – A prefeitura de Tacaimbó estuda criar uma forma de renda alternativa para catadores que dependem do lixão e que será extinto. Na última terça-feira (02), o petista esteve reunido com secretários municipais e catadores com o objetivo de pra pensar coletivamente alternativas para mudar a realidade das famílias que sobrevivem do trabalho de reciclagem. De imediato foi firmado o compromisso de cestas básicas mensais e através de um projeto de lei criar uma bolsa para auxiliar na renda, o qual já foi encaminhado a Câmara Municipal.

****************************************************

PEGOU MAL – No página do facebook da vereadora Zirleide Monteiro (PTB), uma charge não pegou bem para o momento que ora vive a cidade de Arcoverde. A charge mostra o prefeito interino Weverton Siqueira, Siqueirinha (MDB) chutando o vice-prefeito afastado, Isral Rubis (PP). A figura é uma alusão a exoneração do progressista que atuava na gestão de Wellington da LW (MDB) como secretário municipal. Para muitos a charge pegou pesado, inda mais com os escritos contundentes. Ver parte do texto: “Siqueirinha se lembrou das falacias do até então candidato a vice prefeito na chapa do ex-prefeito (Cassado) Welington da LW, quando o mesmo chamava Siqueirinha de Maria FIFI, Pra os que não conhecem o termo MARIA FIFI, quer dizer que a pessoa é Fuxiqueiro, hoje Siqueirinha deu o pagamento a ele kkkkkkk ganhou de presente”. Vale informar que não foi a vereadora Zirleide quem fez o post. Pela figura, o leitor deve tirar suas conclusões até que ponto chegou o nível da política da nossa Arcoverde!

****************************************************

COMEMOROU – Por falar em Arcoverde, a vereadora Célia Galindo (PSB) comemorou a liberação do pagamento das gratificações do PMAQ aos servidores da Saúde. “O PMAQ foi viabilizado graças a nossa luta na Câmara, ainda em 2018, quando aprovamos a lei. Procuramos agilizar todo o seu processo de aprovação. Participamos das discussões e ao receber o projeto de lei, pedimos a urgência na votação inclusive com a dispensa regimental para que os servidores recebessem sua gratificação com efeitos retroativos na época. Assim fizemos com a aprovação do piso dos Agentes Comunitários de Saúde, quando mobilizamos os demais vereadores para que fosse votado, demonstrando a importância e o valor que a casa legislativa tem para promover a melhoria da cidade e dos servidores públicos.  Estamos fazendo nosso papel e a câmara de vereadores está de portas abertas para promover as discussões necessárias para que possamos ter as soluções aonde só tem a ganhar o povo de Arcoverde.

****************************************************

SESC EM PETROLÂNDIA – O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB) disse que a cidade poderá receber a instalação de uma unidade do SESC – Serviço Social do Comércio. A unidade terá atividades de lazer e cultura para os trabalhadores do comércio e seus familiares também. O petebista garantiu todo empenho para instalação da unidade no município.

Coluna do FinFa

Presente na obra – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado do Secretário de Obras Arkimeres Pereira e do Secretário de Agricultura Antônio Carlos, estiveram visitando o início das obras de pavimentação de ruas no Conjunto Miguel Arraes. “Mesmo com dificuldade, estamos realizando algumas obras, porque a gestão não pode parar e a população não poderá ser prejudicada, ela merece nossa maior atenção e estamos dentro do possível atendendo as demandas”, finalizou o Luciano.

Visitou – O Superintendente da Funasa em Pernambuco, Francisco Papaléo, recebeu ontem (04) a visita do prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando, acompanhado do seu assessor Alexandre Galvão.
“Irlando da Parabólica”, como é conhecido,foi reivindicar melhorias na área de saneamento e abastecimento de água na zona rural do município.

Visitou – O candidato à Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco-UVP, vereador Zé Raimundo (PP),acompanhado dos colegas vereadores Romerio Carro de Som e Rosimério de Cuca, estiveram ontem (04) na cidade de Iguaracy onde visitaram o prefeito Zeinha Torres e o Presidente da Câmara Chico Torres. Zé Raimundo não poderia ter uma notícia melhor, o apoio integral do prefeito e do presidente da Câmara. O Presidente Chico Torres foi enfático, “Estarei levando todos os 09 vereadores iguaracienses, para votar  em  Zé Raimundo, já falei com os colegas e vamos todos juntos”, finalizou Chico. Já o prefeito Zeinha Torres, foi direto, “não voto mais vou apoiar os vereadores de Iguaracy e também marcarei presença no dia da votação em Gaibú”.

No Blog – O vereador de Serra Talhada e candidato a presidente da UVP, Zé Raimundo, fez uma visita de cortesia à sede deste blog, acompanhado dos colegas vereadores de serratalhadense, Romerio Carro de Som e Rosimério de Cuca. Na oportunidade Zé Raimundo afirmou a UVP hoje passa por um problema sério, que é a concentração do poder do atual presidente. “Com ajuda dos colegas vamos ganhar a eleição, para darmos o apoio que os vereadores pernambucanos merecem e que hoje estão esquecidos”, pontuou Zé Raimundo.

Cronograma – O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (04) o cronograma de compras de vacina contra a covid-19. A medida se deu após o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, pedir publicidade das ações ao ministro Eduardo Pazuello, em reunião ocorrida na tarde de ontem, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo o cronograma enviado pelo ministério, até dezembro de 2021 já estão contratadas, aproximadamente, 415 milhões de doses, com 171 milhões até junho, provenientes de diferentes laboratórios como Sinovac/Butantã, AstraZeneca (Índia e Fiocruz), Biotech e do consórcio Facility. No entanto, existem mais 178 milhões de doses em processo de negociação com outros laboratórios.

Você sabia – Que mesmo com poucos dias à frente da Secretaria Municipal de Agricultura de Afogados da Ingazeira, o secretário Rivelton Santos, tem recebido muitos elogios da população afogadense, principalmente dos moradores da zona rural em geral. “Agora o prefeito Sandrinho acertou, Rivelton tem demonstrado a preocupação com nós da zona rural, realizando recuperação das estradas, bueiros, entre outras, diferente do secretário anterior, que não tinha esta preocupação, nós viviamos implorando para os serviços serem executados, agora não é imediato”, disse um morador da Carnaubinha.

Anunciou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, anunciou em sua rede social, o número da Ouvidoria da Prefeitura. “O contato funciona apenas por mensagem enviada para o WhatsApp (87) 99610-8053. “O serviço fica na Secretaria de Controle Interno com Jarleide Lopes, e está disponível para a população fazer reclamações, dar sugestões e participar da nossa gestão de forma ativa e democrática. O horário de atendimento é de 07h às 13h, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer hora que serão lidas e atendidas durante o expediente da Prefeitura”, escreveu Adelmo.

Reunião – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, e o Secretário Municipal de Administração Marcos Melo, participaram ontem de uma reunião virtual, com equipe do IBGE, onde a pauta foi o Processo Seletivo Simplificado para Agente Censitário e Recenseador, ficando determinado, que o município terá disponível 13 vagas. 01 Agente Censitário Municipal, 01 Agente Censitário Supervisor e 11 Recenseadores.

Frase – “É preciso parar de “frescura” e “mimimi” em meio à pandemia e até quando as pessoas “vão ficar chorando? Idiotas são as pessoas que vêm pedindo que o governo seja mais ágil na compra de vacinas” .(Presidente Bolsonaro)

Ótimo Serviço – O serviço de mototaxista no Brasil, se consolidou muito bem, em Afogados da Ingazeira não é diferente, um dos grupos mais antigos é o ‘Comando Mototaxi’,que fica localizado na Praça Monsenhor Arruda Câmara esquina com a Travessa Major Antônio Cesar, onde tem seus profissionais: Cicinho, Paulo, Wellington, Alexandre, Vanda, Peba, Kel e Alan, prestando um serviço de qualidade.

Boletim –

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde da cidade de Quixaba-PE, Informa 1 caso em investigação, de paciente do sexo masculino,46 anos, que apresenta sintomas gripais leves. Informa que estão sendo retirados da investigação, 1 exame realizado em 20 de novembro, 1 realizado em 27 de novembro e 1 realizado em 15 de dezembro, para os quais não sairam resultados, e pacientes não quiseram realizar teste rápido, Quando localizados pela vigilancia. Informa 3 casos descartados, de pacientes do sexo masculino, 2 e 27 anos e paciente do sexo feminino, 2 meses.

Perguntar não ofende – Já tem ex-prefeito no Pajeú, recebendo mau atendimento de alguns secretários municipais?

Blog Elielson Lima

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello participou de uma reunião, ontem, com a CNM (Confederação Nacional dos Munícipios) e todas as Associações Municipalistas dos Estados. Na videoconferência, o ministro fez algumas promessas: primeiro, dobrar o número de envio de vacinas para Estados e Municípios; depois, vacinar 50% da população brasileira até o mês de junho.

Segundo o ministro, o maior gargalo no momento é a falta de vacinas disponíveis no mercado. Ele também falou dos consórcios de vacinas e enquadrou dizendo que todos que adquirirem antes da fase 4, ou seja, da vacinação do grupo de risco terão que fazer doação para o PNI (Plano Nacional de Imunização), para só depois ser redistribuído. Inclusive, essa questão vale para a iniciativa privada.

Em outras palavras, mesmo os prefeitos que aderiram a esses consórcios terão que esperar de todo jeito a distribuição via Ministério ou essas doses serão confiscadas.

SOCORRO AO SETOR DE EVENTOS – A Câmara dos Deputados aprovou ontem um projeto que prevê ações emergenciais para o setor de eventos, o dos que mais sofreu com o fechamento devido a pandemia. A proposta, além de favorecer o financiamento de dívidas, está a prorrogação, apenas para empresas da área, de programa que permite a redução de salário e jornada de trabalho. O texto vai ao Senado.

RECORDE – Os leitos de UTI em Petrolina atingiram 95% de ocupação, esse é o maior número desde o início da pandemia em março do ano passado. Preocupado com a situação, o prefeito Miguel Coelho gravou um vídeo pedindo a colaboração da população para manter o isolamento social.

FÉ E VÍRUS – Vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, André Ferreira (PSC) apresentou um projeto para adicionar as igrejas entre os serviços essenciais. A matéria causa muita polêmica e as opiniões são diversas.

RÁPIDAS

CONTAS – O prefeito Marcelo Gouveia (Paudalho) comemorou muito mais uma conta aprovada no Tribunal de Contas do Estado. Agora no exercício de 2017, com essa aprovação o gestor já contabiliza duas contas aprovadas no pleno. A decisão final cabe a Câmara de Vereadores.

FISCALIZAÇÃO – Chegando mais um final de semana, o PROCON e a Polícia Civil prometem intensificar a fiscalização para que os bares e restaurantes cumpram as determinações do Governo. Na semana passada, um restaurante em Carpina foi interditado.

PINGA-FOGO: A Oposição vai se entender para 2022?