Clínica Médica
Dr. Robson Stênio

Auto Unidos
Miss Dourada

Dr. Fred Barros
Gordo Construções
AC- Assessoria Contábil e Tributária
Odonto Center
Supermercado Queiroz
PASC – Mais Saúde
Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus
BMG Correspondente Antônio Filho
Clínica Santa Lúcia
Casa Shopping Center
ADRIANTUR
Costa Lira
Farmácia Boa Saúde
Centro Clinico
Deixe Seu Like

~//~~~Giro pelos Blog’S ( Segunda Feira 05/04/2021) ~~//~

Secretária mentirosa

No primeiro mandato, o governador Paulo Câmara (PSB) teve dois secretários de Infraestrutura, pasta que cuida da manutenção das estradas. O primeiro, o atual deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), foi tão ruim que ganhou o apelido de “Isaltino Buracão”, em razão da malha viária ter se transformado em sua gestão numa grande cratera.

Deputado federal, com passagem também no Governo Eduardo Campos, Sebastião Oliveira (Avante) bateu de longe Isaltino, mas mesmo assim não conseguiu ficar mais tempo por questões de ingerência política. Isaltino e Sebá, como este é conhecido, não agradaram nem ao Governo, mas pelo menos não mentiam como a atual secretária, Fernandha Batista.

No Sertão, ela é conhecida como a Pinóquio de saia e eu sei a razão. Basta trafegar pela estrada que liga o distrito de Cruzeiro do Nordeste ao município de Sertânia. Ali, ela fez um arremedo de obra que envergonha o Governo, uma meia sola de asfalto de apenas 9 km, que parece um cascalho de tão precária qualidade.

O restante do trecho – algo em torno de 12 km – é um soco no estômago dos sertanejos, uma buraqueira infernal. Ora, o Governo Paulo Câmara é ruim, todo mundo sabe, mas a ponto de fazer uma estrada pela metade, mesmo assim de péssima qualidade, e deixar o restante do trecho sem o menor sinal de requalificação?

Passei o fim de semana em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, e penei para alcançar Sertânia. O carro corre risco de empenar a roda, estourar o pneu, sofre todo tipo de avaria, pondo em risco a vida de quem trafega por lá. Uma vergonha! Será que o governador sabe que a secretária está enganando-o? Ela é tão cara de pau que ainda aparece nos blogs da região e nas emissoras de rádio posando de tocadora de obra.

“Estamos em uma fase muito importante do andamento do Programa Caminhos de Pernambuco. Concluímos a primeira etapa da requalificação da PE-265, que sai da BR-232 e segue até a sede do município de Sertânia. É uma obra aguardada há 20 anos por quem trafega pela localidade e espera soluções estruturadoras. Concluímos também os projetos da segunda e terceira fase das obras dessa via, que receberá os serviços após o término do processo licitatório”, disse ela, numa emissora de rádio.

Pelo amor de Deus, que secretária mentirosa! Qual obra ela está se referindo como concluída? Um arranjo de 9 km? Passei novamente por lá, ontem, de volta ao Recife, e confesso que aquilo não é obra. Abra os olhos, governador! A Fernandha mente descaradamente. Pergunte aos próprios aliados do PSB que têm um pezinho naquela região se aquilo pode ser chamado de requalificação? E pergunte também onde ela botou o restante dos R$ 3,8 milhões reservados para recuperação de todo o trecho, porque não há sinal nenhum de canteiro de obras em toda a extensão da estrada.

SEM SINALIZAÇÃO – O governador deveria exigir da secretária Pinóquio o mesmo tratamento que deu na requalificação do trecho entre Sertânia e Albuquerquené. Ali, sim, é obra de verdade, que dá gosto de se ver. O asfalto é de ótima qualidade, falta apenas a sinalização. A dona inverdade, porém, até o momento não deu nenhum prazo para concluir o trecho. Sem sinalização, andar por ali à noite é um perigo. Muita gente já foi vítima de acidentes envolvendo animais, como jumentos e cavalos, encontrados no meio da pista. Como o sertanejo sofre, meu Deus!

AGRADANDO TÁBATA – Segundo o bem informado colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o prefeito do Recife, João Campos, uma das principais lideranças do PSB no Estado, sucessor de Eduardo Campos, não quer ouvir falar em recomposição com o PT, mesmo que Lula desponte como favorito na corrida presidencial de 22. Está inclinado a cumprir o acordo de levar o PSB a apoiar a candidatura de Ciro Gomes, que foi leal a ele na campanha, participando de vários atos presenciais no Recife. A postura de João pró Ciro agrada a futura primeira-dama do município, Tábata Amaral, que não foi expulsa ainda do PDT por causa da mão protetora de Ciro.

ORÇAMENTO AVANÇA – O Congresso e a área econômica do Governo chegaram a um acordo sobre o Orçamento deste ano, segundo a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF). Ela disse ao jornal O Globo que o “acordo político foi fechado”. No entanto, o valor exato do corte ainda será definido. No fim de semana, houve conversas dos integrantes da equipe econômica com Flávia Arruda, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o relator do Orçamento, Márcio Bittar (MDB-AC). O presidente Jair Bolsonaro deixou para depois do feriado de Páscoa o desfecho do assunto. A data limite para aprovar ou vetar o documento é 22 de abril

PROVOCAÇÃO – O presidente Bolsonaro reproduziu em sua conta no Twitter um vídeo em que o apresentador de TV Sikêra Jr. faz críticas ao governador Paulo Câmara, a partir de cifras retratadas em seu programa como verbas da União destinadas ao Estado. “Paulo Câmara, esse dinheiro não é teu, é para salvar vidas”, provocou o apresentador após citar números que ele atribui a repasses do governo federal. “Senhores governadores, criem vergonha na cara. Digam ao seu povo quanto receberam para cuidar das vidas, e não tomar essas vidas, não matar as pessoas”, acrescenta Sikêra Jr.

O NOVO PODEROSO – As mudanças nos Ministérios trouxeram à tona a influência de um amigo do presidente desde o tempo da Escola de Cadetes do Exército. O general da reserva Luiz Eduardo Ramos operou, em parceria com o também general Walter Braga Netto, a missão dada por Bolsonaro de demitir a cúpula das Forças Armadas e consolidar a aliança com o bloco dos partidos integrantes do Centrão. Foi num encontro na casa de Braga Netto, em Brasília, que Bolsonaro decidiu substituir o ministro da Defesa, general Luiz Fernando Azevedo e Silva, e o comandante do Exército, Edson Pujol. Ramos estava presente à conversa. A troca abalou a caserna e alterou as posições de poder no governo. Braga Netto foi nomeado para a pasta militar e Ramos herdou a cadeira do amigo na chefia da Casa Civil.

CURTAS

RESPOSTA – Em resposta a Bolsonaro, Câmara postou o seguinte: “Difícil acreditar que em um dia como hoje, domingo de Páscoa, sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do Presidente da República. Em lugar de disseminar fake news, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?”. E completou: “Nossa maior missão é salvar vidas. Infelizmente, de alguém que trata a dor do outro como mimimi e o luto como fraqueza, não se pode esperar muito.”

IGREJAS – O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, pediu, ontem, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que se manifeste com urgência sobre a decisão da véspera do ministro da Corte Kassio Nunes Marques que liberou a realização de cultos e missas no País, apesar de o Brasil atravessar o pior momento da pandemia de covid-19.

Perguntar não ofende: Por quanto tempo os sertanejos vão sofrer com as estradas mal conservadas pelo governador?

 

Blog Ponto de Vista

 

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, maior colégio eleitoral do Agreste Meridional com mais de 90 mil eleitores, deve participar ativamente das eleições de 2022. Para ele está reservada a missão de ajudar a consolidar o projeto socialista na região que agrega mais de 455 mil eleitores, o que inclui também o lançamento de uma candidatura competitiva do PSB à Assembleia Legislativa. Embora evite tratar sobre o assunto, preferindo concentrar neste primeiro momento esforços para tornar a sua gestão uma vitrine para os demais municípios da região e até do estado, Sivaldo sabe da tarefa que terá lá na frente, principalmente porque ela é uma estratégica peça do tabuleiro de manutenção e ampliação de poder que ele está inserido.

A frente de um sólido grupo político que foi responsável por impor uma fragorosa derrota em uma só tacada aos ex-prefeitos Izaías Régis e Dr. Silvino na eleição municipal de 2018, Sivaldo Albino ainda não decidiu o nome para encarar o desafio, mas há quem aposte que Cayo Albino, o seu filho, deve ser o escolhido para defender os interesses da “Cidade das Flores” na disputa por uma vaga no Legislativo Estadual.

FORÇA – Por falar no Agreste Meridional, a região sempre consegue manter o seu espaço de influência na ALEPE. No momento representam a região neste Poder os deputados Marcantonio Dourado Filho (PP), Álvaro Porto (PTB), Doriel Barros e Romário Dias (PSD). Mais votado no Meridional na eleição de 2018, Claudiano Martins Filho está licenciado e comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

RANKING – Segue a ordem dos mais votados na região: Claudiano Filho (32.100), Álvaro Porto (28.053), Doriel Barros (18.440), Sivaldo Albino (17.062), Marcantonio Filho (16.678) e Romário Dias (10.028).

NÃO QUERO! – Tão logo foi anunciada pela Mesa Diretora da Câmara Federal o aumento do reembolso de até R$ 135.400,00 das despesas de saúde dos deputados federais, Pastor Eurico (Patriotas) publicou um vídeo em que se diz contrário à decisão, comprometendo-se inclusive a não utilizar de tal privilégio.

SERÁ QUE CONSEGUE? – Candidato a deputado federal, Mendonça Filho já caiu em campo para estimular candidaturas a deputado estadual para realizar dobradinha em municípios. Uma delas estaria sendo acertada com o ex-prefeito de Barreiros, João Baleia. O principal questionamento nesta articulação é se João Baleia conseguirá sair das garras da Lei da Ficha Limpa para ficar elegível. Desde 2012 ele tenta sem sucesso a liberação da Justiça Eleitoral para disputar eleições.

SALDO NEGATIVO – No ano passado Baleia alimentou a possibilidade de substituir o então prefeito de Barreiros e seu aliado Elimário Farias na disputa, porém a ideia não prosperou por conta das pendências na Justiça. O resultado da eleição foi catastrófico para o seu grupo que levou uma surra nas urnas de Barreiros para o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PP) e amargou o terceiro lugar em São José da Coroa Grande com a candidatura da sua esposa Elianai Baleia (PSB), ex-prefeita.

AMBULÂNCIAS – Os municípios de Carpina, Aliança, Itapissuma e São José da Coroa Grande, terão um reforço na frota de ambulâncias graças a destinação de emenda parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros. Os recursos, que já foram liberados, possibilitarão a compra de duas ambulâncias para cada município.

Elielson Lima blog

Coluna da segunda | João Campos se projeta para ser o principal “cabo eleitoral” do PSB em 22

No comando do maior colégio eleitoral do Estado com mais de 1 milhão de eleitores, o prefeito do Recife João Campos (PSB) terá em suas mãos um peso diferenciado na sucessão de Paulo Câmara. A sua gestão tem tudo para se transformar no espelho do PSB na campanha para consolidar mais um projeto majoritário. A vacinação acelerada e a série de ações de zeladoria na cidade dão a João discurso de sobra para ser o grande cabo eleitoral de 22.

Se ele conseguir manter os índices de boa avaliação que sua gestão tem neste momento, o candidato do PSB, que deve ser mesmo o ex-prefeito do Recife e secretário Geraldo Júlio, sairá da capital com uma ampla vantagem diante dos demais. Sem falar no exército aguerrido que a Frente Popular prepara a cada eleição. A prova é tanta que não perdem o Governo desde 2006.

Por fim, com essa liderança no Recife há uma grande possiblidade de mexer no tabuleiro e nos jogadores que pretendem ser candidatos na Oposição. Porque existe uma máxima na politica pernambucana: “ter Recife é ter metade da eleição estadual encaminhada” e neste ponto João Campos vem fazendo o dever de casa.

BANCO DE RESERVA – Diante da possiblidade de ter Daniel Coelho disputando na chapa majoritária no próximo ano, um aliado do prefeito de Vicência Guiga (Cidadania) revelou à Coluna que ele se animou para uma possível candidatura proporcional. “Se Daniel subir, Guiga está pronto para ser o substituto”, disse fonte. O gestor faz uma das gestões mais bem avaliadas da Mata Norte e foi o prefeito mais votado do Estado proporcionalmente na eleição passada.

ENVAGÉLICOS… – O ex-candidato ao Senado em 18, pastor Jairinho vem pregando literalmente às lideranças evangélicas que já é preciso ter uma chapa conservadora disputando a eleição em Pernambuco. Ele tentou ser candidato em 20 para prefeito do Recife, porém foi rifado por seu partido ao compor com Marília Arraes. Segundo Jairinho, Pernambuco possui 3,5 milhões que se declaram evangélicos e isso já o suficiente para ter uma chapa confessional.

….MIRAM ELEIÇÃO – Quem também está de olho no voto religioso é o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Ele se reuniu ontem com o pastor Silas Malafaia para tratar da eleição do próximo ano. O objetivo do presidente é duplicar a bancada evangélica tanto na Câmara quanto no Senado na eleição de 22. A estratégia está sendo batizada de “cinturão evangélico” que terá como objetivo segurar o Governo.

RÁPIDAS

TERRA DE CANDIDATOS – A cidade de Limoeiro, no Agreste, se prepara para ter múltipla candidaturas de “filhos da terra”. Com apoio do prefeito, Ricardo Teobaldo vai correr para mais uma reeleição na Câmara Federal, por sua vez o ex-prefeito Joãzinho (PSB) e segundo colocado na eleição Marcelo Mota (Avante) também poderão disputar o pleito para esquentar os nomes para 24.

CANDIDATÍSSIMO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à emissora RTP, de Portugal, que será candidato à presidência em 2022 “se for necessário”. Os petistas aqui escondem o jogo e ainda falam em Haddad, porém Lula não se conteve e já se lançou.

PREVISÃO CATASTRÓFICA – Dimas Covas, do Butantan, disse que não espera aceleração da vacinação e prevê um cenário catastrófico com 5 mil mortes por dia: “Os próximos 15 dias serão dramáticos” no Brasil.

SEMANA DECISIVA – Os principais candidatos à presidência da União dos Vereadores, Zé Raimundo e Léo do Ar terão uma semana decisiva para fechar os últimos apoios. A eleição da UVP está marcada para o próximo dia 12 de abril, no Cabo de Santo Agostinho.

PINGA-FOGO: Humberto Costa será candidato a governador ou levará o PT de volta ao ninho socialista em Pernambuco?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

André de Paula poderá ser opção para o Senado em 2022

Em 2022, o deputado federal André de Paula estará completando 40 anos de vida pública, quando iniciou sua trajetória ainda estudante de Direito na UFPE em 1982 como integrante do segmento jovem do PDS. Nas eleições de 1988, já filiado ao PFL, elegeu-se vereador do Recife, cargo em que ocupou por apenas dois anos quando assumiu mandato de deputado estadual em 1991. No ano seguinte, foi candidato a prefeito do Recife, ficando em terceiro lugar, sendo reeleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco em 1994.

No executivo estadual, André ocupou os cargos de secretário de Desenvolvimento Agrário e das Cidades, e exerce seu sexto mandato na Câmara dos Deputados, tendo chegado a Brasília em 1998 pela primeira vez. André ainda presidiu o PFL por mais de vinte anos, e desde 2011 preside o PSD, partido que ajudou a fundar em Pernambuco, quando iniciou sua aliança com o PSB, partido de lidera a Frente Popular.

São essas credenciais que colocam André de Paula como uma das opções para disputar o Senado na Frente Popular em 2022. André transita muito bem no meio político, e por isso vez por outra também tem seu nome lembrado para disputar uma majoritária. Nas vezes em que é questionado sobre o projeto, André não coloca como uma obsessão ser senador, mas também não descarta por completo a hipótese.

O fato é que André tem sido extremamente correto com o PSB, em 2020 por exemplo, foi um dos que mais se dedicaram para que João Campos fosse eleito prefeito do Recife, e por ter trânsito com todos os partidos e lideranças políticas, poderá ser uma escolha sem traumas na construção da chapa majoritária da Frente Popular.

JARBAS EM TRIUNFO – Luciano Bonfim, prefeito de Triunfo, registra que nesse momento agudo da pandemia, fez um apelo ao senador Jarbas Vasconcelos para desembaraçar dois respiradores pulmonares afim de atender situações mais críticas de pacientes de Covid no município. Ontem, os equipamentos foram entregues pelo Ministério da Saúde. Jarbas quando governador requalificou a estrada Triunfo/Flores, e restaurou o Cine Theatro Guarany. Esse ano conquistou via emendas, uma retroescavadeira, e recursos adicionais para atendimento a saúde básica da cidade.

Federal – O ex-ministro Mendonça Filho (DEM) já se prepara para ser deputado federal. Ele, que teve expressiva votação para prefeito do Recife, elegeu aliados em Belo Jardim, Bezerros e Cupira, que o apoiarão na tentativa de voltar à Câmara dos Deputados em 2022.

Destino – Na atual conjuntura da legislação eleitoral que representou o fim das coligações proporcionais, o PP deverá ser o destino de muitos nomes que tentarão mandato na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual da sigla, já iniciou conversas para atrair parlamentares para o partido.

Wolney Queiroz – O deputado federal Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, também é tido como opção para compor a chapa majoritária da Frente Popular em 2022. Tudo dependerá da conjuntura nacional para decidir qual cargo Wolney tentará no próximo ano.

Inocente quer saber – Quem é o pré-candidato a senador mais competitivo da Frente Popular?

Coluna do FinFa

Iniciada – O prefeito da cidade de Brejinho-PE, Gilson Bento, comunicou em sua rede social, que foi iniciada o levantamento topográfico para o ramal de 6 Km da Adutora do Pajeú para abastecer o município de Brejinho. O ramal pega o trecho do Ambó na Adutora do Pajeú até o município.

Pediu para sair – O Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco, Geovane Freitas (foto), que fazia um trabalho nunca visto naquele órgão, pediu exoneração do cargo na semana passada. Durante os cerca de cinco anos na SRT-PE, Geovane Freitas foi responsável pela implantação projetos importantes desenvolvidos ao longo do período e em parceira com dezenas de municípios e entidades a exemplo da CTPS Digital (Carteira de Trabalho); o ‘Comida na Mesa’, feito em parceria com o MPT de Alagoas, destaque no Programa Globo Rural e que durante a pandemia garantiu alimentos na mesa dos pequenos produtores rurais; a qualificação de 2.200 trabalhadores, numa parceria inédita com MEC; a primeira e única parceria de Superintendências do Brasil para executar um projeto chamado ‘Fomento Rural’ que levou R$ 2.400,00 por residência para 300 famílias de Garanhuns; e um grande programa de qualificação profissional em parceria com a Fecomércio, através do Bolsa Qualificação. Este blogueiro apurou que o motivo da sua saída é de ordem pessoal, Geovane vai tocar os seus empreendimentos na cidade de Belo Jardim.

Frase – “Nossa fiscalização tem trabalhado na observação das medidas restritivas e a avaliação, até agora, é de que a população vem colaborando com as orientações de evitar aglomerações”.(Governador Paulo Câmara, em pronunciamento, a abertura de mais 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a próxima sexta-feira-09)

Vacinando – O prefeito da Ingazeira-PE, Luciano Torres, está comemoranda a vacinação contra a Covid-19 no seu município, onde foi concluída a vacinação dos ingazeirenses com 65 anos. “Só vamos descansar quando vacinar todos os ingazeirenses”, disse o prefeito.

Campanha– O Governo Municipal da Quixaba-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo uma campanha publicitaria contra o Covid-19 para seus municípes. Faça sua parte: use a máscara corretamente, mantenha o distanciamento social e higienize as mãos com frequência.

Disse – “Partilhar aquilo que é pesado para nós, de alguma forma, nos alivia. Eu acho que é sempre uma forma de conscientizar o outro: ‘olha, a doença está aqui e ela esta levando quem nós amamos’. Não é uma brincadeira. Hoje meu coração sofrido é igual o de milhões e milhões de pessoas brasileiras e esparramadas pelo mundo afora. A minha mãe não é uma estatística”.(Padre Fábio de Melo em conversa ontem no Fantástico sobre a perda de sua mãe, Ana Maria de Melo, no dia 27 de março, em decorrência da Covid-19, aos 83 anos)

Isolamento rígido – O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste domingo (4) que a partir de 12 de abril será iniciada a retomada gradual das atividades não essenciais no Ceará. Até lá, o isolamento social rígido permanece em vigência. A decisão foi tomada após reunião com o comitê técnico científico do governo, autoridades sanitárias do estado e representantes do Ministério Público e setores da economia, em transmissão ao vivo, ao lado do prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT). O Ceará está em isolamento social rígido deste o dia 13 de março.

Perguntar não ofende – Quando o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, vai definir se será ou não candidato a deputado em 2022?