==//~~~Giro pelos Blog’S ( Terça feira 13/04/2021)~~~//==

Coluna da Folha /Edmar Lyra

Lula pode desencorajar opositores no estado em 2022  

Nas duas vezes em que foi presidente da República, Lula conquistou expressivas votações em Pernambuco, sobretudo na reeleição em 2006, quando havia garantido diversos investimentos para o estado como a refinaria, o estaleiro e a Hemobras que alavancaram o ambiente econômico e social de Pernambuco.  O seu legado ainda está cristalino na memória dos pernambucanos, e caso seja novamente candidato a presidente da República em 2022, é possível que ele tenha acima de 70% dos votos válidos. Fernando Haddad obteve 66% no segundo turno de 2018 mesmo com pouca identificação com Pernambuco, o que leva a crer que Lula terá votação recorde no próximo ano no estado se novamente for candidato a presidente. 

Esse movimento de Lula, que já emite sinais de reaproximação com o PSB, partido hegemônico em Pernambuco e que tentará continuar no comando do estado no próximo ano, poderá ter o efeito, segundo aliados, de afugentar projetos de nomes mais alinhados com o presidente Jair Bolsonaro em 2022. Para um integrante da Frente Popular, nomes como Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, que vez por outra são lembrados para disputar o Palácio do Campo das Princesas, na hora das definições pensarão duas vezes se oficializarão a renúncia de suas respectivas prefeituras e consequentemente eventuais candidaturas a governador no próximo ano. Este aliado de Paulo Câmara prossegue avaliando que com Lula no páreo será um fardo pesadíssimo de carregar para o candidato de oposição ter que defender Bolsonaro contra Lula na terra do ex-presidente.

CPI ampla – A tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro no Senado trabalha para a instalação de uma CPI que investigue todas as ações de estados, municípios e a união no combate à Covid-19. A contraofensiva se deu após o ministro Luís Roberto Barroso obrigar o Senado a abrir a CPI, mesmo tendo outras 70 engavetadas naquela Casa.

Vacinação
 – Moradores da cidade de São Vicente Férrer reclamam do cronograma de vacinação da Covid-19 em alguns bairros da cidade, onde alguns postos já atingem os 63 anos de idade e outros somente acima de 66 anos, o que não deveria acontecer, pois a vacinação deveria respeitar o cronograma do PNI e abrir idades menores somente quando tiver condições de atender todo o público-alvo da faixa etária.

Leão – A Receita Federal adiou, para 31 de maio deste ano, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, ano-base 2020. Anteriormente, a entrega estava prevista para o dia 30 de abril e foi adiada como maneira de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia.

Hacker – A Polícia Federal disse não ser possível “presumir” a autenticidade dos diálogos trocados entre procuradores da Lava-Jato, como Deltan Dallagnol, pelo aplicativo de mensagens Telegram, obtidas por meio de ataque hacker. A perícia não confirmou a autenticidade desses diálogos e disse que “constitui abuso de autoridade usá-los em investigações”.

Inocente quer saber – Quem toparia ser candidato a governador de todo jeito pela oposição mesmo tendo Lula no outro palanque?

Miguel e Anderson com Bolsonaro 

Dos três pré-candidatos a governador em 22, Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), gestor de Jaboatão, aparecem na linha de frente na ocupação estratégica do noticiário na mídia estadual. Também cotada para entrar na disputa, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não revela disposição para o embate.

Os que a conhecem e gozam da sua intimidade dizem, em off, que não será candidata em hipótese alguma, nem mesmo se o cavalo descer seladinho do céu para montar. Miguel e Anderson, a esta altura, embora não assumam, são vistos e apontados como alternativas bolsonaristas no Estado, ou seja, candidatos com plataformas e discursos em sintonia com o Governo do presidente da República.

Bolsonaro, entretanto, vive um momento em baixa, de governo mal avaliado, envolto numa crise após outra, com índices apáticos nas pesquisas para entrar na disputa pela reeleição, tendo sido já, numericamente, ultrapassado pelo ex-presidente Lula. O cenário não é bom para apadrinhar ninguém. Miguel e Anderson sabem disso.

Mas ambos não poderão fugir do vínculo por falta de alternativas. Lula, conforme este blog antecipou, ontem, é candidatíssimo numa aliança com o PSB, para arrastar em Pernambuco o desgastado Geraldo Júlio, o pior prefeito do Recife de todos os tempos. A polarização está latente, só não ver quem não quer.

Como, a princípio, não há cenário para o desaguadouro de uma terceira via na disputa presidencial, restando, no momento, apenas a candidatura de Ciro Gomes, Miguel ou Anderson, seja qual for deles o candidato, terá que assumir o discurso, as propostas e as teses bolsonaristas, além de defender com afinco o Governo Federal.

Nas entrevistas, nem Miguel nem Anderson têm agido assim. Receio de contaminação, aposta num cenário novo ou mesmo falta de coragem para assumir a defesa de um presidente enfrentando turbulências? Tem marqueteiro achando que não haverá a nacionalização da campanha. Posso até estar enganado, mas a campanha que se aproxima será plebiscitária: Bolsonaro ou mudança.

Nem Miguel nem Anderson escapará deste alinhamento.

Alinhamento – Por ser filho do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, o pré-candidato do MDB, Miguel Coelho não escapará do casamento da sua candidatura com a de Bolsonaro. Anderson, por sua vez, não tem vínculo não forte, mas o seu partido, o PL, é carne e unha com o presidente, relação que tem como principal ator o presidente nacional da sua legenda, Valdemar Costa Neto. Sem mandato, como o presidente do PTB, Roberto Jefferson, Valdemar tem um naco grande no Governo Bolsonaro, sendo aliado fiel.

No ataque – Lula voltou a ser o Lula verdadeiro, longe do estilo Lulinha, paz e amor. Ontem, destilou seu veneno contra o jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo. “Uma parcela da imprensa, muito grande, contribuiu para que a gente chegasse aonde chegamos (no Brasil). Um jornalista como o Merval (Pereira), que dá palpite o dia inteiro, e fala bobagem o dia inteiro, tem responsabilidade com isso”, atacou. Em seguida, irônico, insinuou que o comentarista é vaidoso e soltou um palavrão ao se referir à parte da imprensa que o desagrada.

Fala muita m… – “Eu não vou citar mais nomes aqui, só o Merval, porque ele gosta que cite o nome dele. Mas tem muita gente que fala m… a vida inteira”, acrescentou. Além de colunista de ‘O Globo’ e da rádio CBN, Merval Pereira é um dos principais comentaristas de política da Globonews e tem acesso direto aos Marinhos, donos do Grupo Globo. O jornalista já foi criticado também por Bolsonaro. Em suas participações nos telejornais da Globonews, o imortal da Academia Brasileira de Letras não economiza análises duras contra o atual presidente.

Governadores – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), prepara uma consulta à Secretaria-Geral da Mesa para questionar se é possível a ampliação da abrangência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a fim de incluir governos estaduais e municipais na investigação. O parecer da área jurídica servirá de base para Pacheco decidir se o Senado incluirá ou não nas apurações as condutas de governadores e prefeitos durante a pandemia. A dúvida principal deve-se a um trecho do regimento interno do Senado segundo o qual “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos Estados”, conforme consta do artigo 146.

Mudanças climáticas – O Fórum Nacional de Governadores articula o envio de uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre as mudanças climáticas. A iniciativa é liderada pelo coordenador do grupo, Wellington Dias (PT), o governador do Piauí, e por Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, entusiasta do tema. A peça, escrita com apoio do CBC (Centro Brasil no Clima), de instituições da sociedade civil, pesquisadores e cientistas, será enviada ao governo norte-americano até 20 de abril. No texto, os governadores brasileiros devem dizer a Biden que estão preparados para colaborar com os Estados Unidos para a preservação do meio ambiente no Brasil.

CURTAS

EMPREGOS – Das mais de 12 mil novas vagas de emprego criadas no Ceará em fevereiro, mais de 80% foram geradas por micros e pequenos negócios (MPE), com 9.961 vagas. Ao todo, no primeiro bimestre do ano, foram contabilizados 20.211 novos empregos formais pelos pequenos negócios. As informações são de um levantamento realizado pelo Sebrae, baseado nos dados do Caged, órgão do Ministério da Economia.

ASSINATURAS – O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) conseguiu assinaturas suficientes para a abertura de uma CPI que investigue também estados e municípios em relação à gestão da pandemia. A ação é uma resposta da base de apoiadores do presidente Bolsonaro, que vem protestando pela ampliação das investigações desde o anúncio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), de que instalaria a CPI da Covid-19 a pedido do STF. Na prática, a mudança tiraria o foco do Governo Federal.

Perguntar não ofende: Sem investigar os governadores e prefeitos que desviaram o dinheiro da Covid-19, para que servirá a CPI imposta pelo STF?

Blog do FinFa

Em Sertânia – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), estará nesta terça-feira (13), na cidade de Sertânia, acompanhando o o Secretário de Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que estará vistoriando as futuras instalações do COPE – Central de Oportunidades de Pernambuco, onde serão oferecidos serviços da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE) e Fomento.

Iniciou – O Governo Municipal da Ingazeira-PE, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou ontem (12), a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), para crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (pós-parto). “Esta ação tem o compromisso do prefeito Luciano Torres com estas crianças e gestantes, nossa meta tem tido elevados números na saúde com os ingazeirenses”, disse a Secretária Maria José.

Covid – A cidade de Custódia, através da secretaria municipal de saúde, emitiu Boletim Oficial da Covid-19, que nesta segunda-feira (13), o município apresentou 1342 casos confirmados de Covid-19 e 35 óbitos.

Bate papo – Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, a Secretaria de Turismo e Lazer destaca na série de encontros online Caso de Sucesso uma iniciativa ambiental muito bem-sucedida no Sertão do Pajeú. Sob o tema “O Segredo dos Jardins de Afogados da Ingazeira”, a live do programa Bora Pernambucar mostrará como o reúso da água pode ser uma medida positiva para o meio ambiente e para a economia, especialmente em se tratando do Sertão. O uso consciente da água pelo município de Afogados da Ingazeira tem servido de modelo no Estado devido à eficiência em atender às demandas hídricas da cidade. Através do sistema de reaproveitamento de água do esgoto, são tratados mais de 100 mil litros de água por dia. Interessados em acompanhar a apresentação sobre este caso de sucesso em Pernambuco, devem fazer a inscrição pelo link de acesso https://forms.gle/Pi6gJZAUmkiG5FCw8.

Em alta –

A Prefeitura Municipal de Ouro Velho vem promovendo uma saúde com qualidade e garantia de um serviço feito com responsabilidade no município. Em pesquisa realizada, a saúde de Ouro Velho obteve uma avaliação 92,2% ótima/boa de eficiência, o que dar uma posição de destaque entre os demais municípios.Com uma Saúde em alta, o município é avaliado com 92,2%, ótima/boa, regular 5,2% ruim/péssima, 0,9% e não sabe/não opinou 1,7%. Essa avaliação positiva se deu com o trabalho crescente, incluindo ações que foram desde a organização da rede municipal de saúde. O prefeito Dr. Augusto Valadares disse que compartilha essa nota com toda equipe, pois o trabalho e a vitória é de todos.

Paga hoje – A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira (13) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em abril e que não fazem parte do Bolsa Família. Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril. Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até 30 de abril.

Vacinando – Nessa segunda feira (12), a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, deu início a vacinação contra a Influenza h1n1. Os grupos prioritários nesse primeiro momento são crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e indígenas. A vacinação dos idosos começa a partir do mês de maio. Lembramos, que quem teve Covid-19 só pode se vacinar contra a Influenza h1n1 após 15 dias livre do vírus.
Frase – “A valorização dos profissionais da educação pública municipal, são resultado do compromisso assumido por este governo. Dessa forma, seguimos em frente, para fazer de Garanhuns a melhor educação do Ensino Infantil até o 9º ano do Fundamental do interior de Pernambuco”.(Prefeito Sivaldo Albino)

Sessão – Acontecenesta terça-feira (13), a9ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, será às 9 horas da manhã. Segundo o Presidente vereador Rubinho do São João, ainda está restrita a presença do público.

Perguntar não ofende – Tem prefeito no Pajeú que pegou um herança maldita do seu antecessor e até agora ainda não se ajustou?

Coluna O Linguarudo –

Augusto Valadares vem sendo considerado o melhor prefeito da Paraíba – Nestes primeiros 100 dias de governos nenhum prefeito paraibano tem recebido tantos elogios e aprovação quanto o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares. Na área de saúde por exemplo, vem promovendo com qualidade e garantia de um serviço feito com responsabilidade no município. Em pesquisa realizada, a saúde de Ouro Velho obteve uma avaliação 92,2% ótima/boa de eficiência, o que dar uma posição de destaque entre os demais municípios. Na ação social em plena pandemia apresentou serviços organizados por níveis de proteção social básica, controle social, concessão de benefícios, transferência de renda. A pasta também ressaltou sua luta para a melhoria da população mais carente.

Obra vai levar mais água para povoados de Tabira – Após articulação junto ao governo estadual para a construção da estação elevatória do município de Tabira, agora o deputado Clodoaldo Magalhães atuou junto à Compesa para a criação de um convênio que visa intervenção de tratamento e distribuição de água que vai atender os povoados de Araras e Brejinho, no município. Em reunião virtual com a prefeita Nicinha de Dinca e a presidente da Compesa Manoela Marinho, o deputado foi interlocutor de mais uma ação que irá beneficiar os moradores dessa região do Pajeú. Na ocasião, a Prefeitura de Tabira sugeriu a doação de um terreno e máquinas para que a Compesa possa realizar a construção da obra que vai levar água para essas comunidades. Já foi autorizado um estudo técnico para ver a viabilidade e valor dessa intervenção. (Por Anchieta Santos)

PF deflagra Operação Contrassenso visando combater desvios de recursos públicos na Secretaria de Educação de Petrolina – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, (13/04) a Operação Contrassenso, objetivando investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina/PE. As penas dos crimes investigados alcançam 31 anos de reclusão! As investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado. Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União – CGU participam do cumprimento de 33 (trinta e três) mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina/PE.

Carnaíba com mais uma obra quase pronta! – Mini ponte de Roça de Dentro, obra quase finalizada.

Emissão de documentos em Brejinho – A Secretaria de Ação Social informou que iniciou emissão de documentos, como RG e segunda vida de CPF.

Inocente quer saber! – Quem é o líder da oposição em Afogados e São José do Egito?

Coluna Fala PE –

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Na esteira do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que intensificou sua agenda na Região Metropolitana para ficar mais conhecido (tema da coluna Fala PE de ontem), o também prefeito Anderson Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, está fazendo o caminho inverso e mira o interior do estado, sobretudo, o Sertão e o Agreste. Anderson já começa a aparecer mais na mídia interiorana, hoje ele concede entrevista à uma rádio de Salgueiro.

A motivação de Anderson é a mesma de Miguel: ficar conhecido e se mostrar competitivo em uma candidatura majoritária para o eleitorado de uma região de Pernambuco distante da sua de origem. Mas há uma diferença nem tão sutil. Enquanto o prefeito de Petrolina goza de aprovação estratosférica no seu quintal, tendo deixado seus principais opositores com menos de 10% nas urnas, em 2020, o gestor jaboatonense, ao contrário, não é unanimidade nem na sua própria cidade.

Anderson se aventura no interior mas esquece de fazer o dever de casa em Jaboatão. Tanto, que viu sua oposição na cidade crescer ao ponto de projetar um adversário, o ex-vereador Daniel Alves, que, já no ano passado, teve 30% dos votos para prefeito, tirando todo o brilho da reeleição do atual gestor. Como é que Anderson quer voar se mal consegue correr? Está colocando o carro na frente dos bois!

Também diferente de Miguel, que terá para mostrar uma administração modelo, amplamente bem avaliada, Anderson vai se basear em uma gestão parca, tímida, sem muito o que gerar de pauta positiva. Mais focada no marketing do que, propriamente, no resultado. Se estiverem disputando a vaga do cabeça de chapa da oposição, os dois pré-candidatos têm um enorme fosso entre eles, com Miguel em muito mais vantagem no comparativo.

PLANO B – O clã dos Ferreira tem um plano B para caso o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, não consiga se viabilizar para concorrer ao Governo de Pernambuco. O gestor pode vir a ser o nome para o Senado do bloco oposicionista. Isso explicaria seu movimento de tornar-se conhecido no interior, estratégia que ele já deu o start. Um Plano C seria o responsável por lançar o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, à Casa Alta com o vereador Fred Ferreira (Recife), cunhado dos dois, disputando mandato na Câmara Federal. Essa possibilidade é até mais segura já que, para tal, Anderson não precisaria deixar o cargo de prefeito para se arriscar.

RMR – Falando em Região Metropolitana do Recife, os deputados Silvio Costa Filho (federal) e Eriberto Medeiros (estadual) tiveram agendas em municípios dessa área ontem. Em São Lourenço da Mata, os dois estiveram com o prefeito Vinicius Labanca entregando cestas básicas a alunos da rede municipal. De lá, seguiram para Camaragibe, onde, junto à prefeita Doutora Nadegi, entregaram cinco ônibus para transportar estudantes da rede municipal. Na ocasião, Silvio e Nadegi também assinaram convênio no valor de R$ 2 milhões para a mobilidade urbana. Os recursos da emenda serão utilizados na pavimentação e sinalização das vias.

OBRAS – Fernandha Batista tem ganhado notoriedade e destaque à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Suas ações estão em toda parte, pois são mais de 150 obras em execução por todo Pernambuco. O programa Caminhos de Pernambuco de requalificação de vias tem levado desenvolvimento por onde passa. São 5.5 mil quilômetros de estradas em renovação. Um investimento de 505 milhões, com previsão para término em dezembro de 2022.
Fernandha também está à frente do Programa Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas de Pernambuco, projeto que busca guiar a administração e no planejamento hídrico dos próximos 20 anos.

AUXÍLIO – Durante a live em comemoração aos 100 dias de governo, o Prefeito de Mirandiba, Evaldo Bezerra e o secretário de Agricultura, João do Pife, anunciaram o resgaste do programa Garantia-Safra no município. Trata-se de uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Essa é mais uma de muitas conquistas do governo que vem se destacando pela eficiência em um período tão curto de tempo.

O povo quer saber: é muito feia a briga entre dois figurões de um dos maiores partidos governistas em Pernambuco?

 

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COM TODO GÁS

É de se destacar o ritmo de trabalho do prefeito do Recife João Campos (PSB), que nesse início de gestão mantém uma rotina de ações que impressiona. João tá com um gás da gota e quem o acompanha nas redes sociais verifica que ele não “drome”, como diz o matuto, vistoriando obras e passando um pente fino na condução dos trabalhos, em continuidade as ações do Geraldo Júlio e traçando novas metas. Desde que assumiu o comando da Prefeitura de Recife, vem demonstrando que o carro chefe de sua gestão é justamente uma das áreas mais problemáticas do país: A Saúde. Em meio a pandemia do Coronavírus, vem investindo pesado neste setor conseguindo importantes recursos, beneficiando a Veneza Pernambucana. E assim, com um carisma sem igual, o galeguim de Eduardo vem conduzindo a gestão de vento em popa.

***********************************************

90% DO PLANO DE METAS

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB) e o vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) apresentarão em breve, o balanço de ações dos 100 primeiros dias de governo. Enfrentando um momento difícil por conta da pandemia, nesses 100 primeiros dias, 90% das metas apresentadas a sociedade afogadense foram realizadas. Até o dia 26, garantiu o Chefe do Executivo, que “Afogados vivenciará uma verdadeira maratona de inaugurações”.

***********************************************

DEBATE COM OS BLOGUEIROS

Os blogueiros afogadense Júnior Finfa, Mário Martins, Pedro Araújo e Itamar França estarão nesta terça-feira, 13, na Rádio Pajeú FM. Debaterão os primeiros 100 dias do governo do prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB). O Debate das Dez terá início às das 10h e será mediado pelo blogueiro e comunicador Nill Júnior.

***********************************************

SE REUNIU

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Cruz da Baixa Verde esteve reunido na manhã de domingo (11). Na pauta, a construção de um projeto inovador, altruísta e comprometido com o desenvolvimento do município e a promoção da dignidade a toda a população. “Estamos comprometidos em apresentar a nossa sociedade um modelo político diferente de tudo o que já foi experimentado. Um projeto de gestão focado em quatro vértices: Construção de uma nova vocação econômica para o município; Embelezamento urbanístico da cidade; Construção de novas lideranças políticas; Compromisso radical com a ética, a honestidade na gestão pública e zelo para com o erário público”, disse Paulo Silveira.

***********************************************

ATRIBUIU

A bancada de oposição atribuiu ao presidente da Câmara Municipal de Carnaíba, vereador Cícero Batista (PSB) a culpa pela NÃO aprovação do Projeto de Lei que denomina a mini ponte da comunidade de Roça de Dentro, de Luiz Leôncio da Silva. Ainda em fase de construção, os oposicionistas solicitaram prorrogar a data da votação para dar tempo à gestão concluir a construção. Ainda assim, o presidente colocou o projeto em votação, sendo este derrotado.

***********************************************

DUVIDOSA…

O vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Zé Lopes (DEM), por meio de requerimento, apresentado na sessão da última quinta-feira (08), solicitou informações ao Poder Executivo e ao Presidente do Fundo de Previdência Municipal sobre os investimentos aplicados, em quais instituições financeiras foram feitas as aplicações, quais as taxas remuneratórias de forma individualizada e quais os prazos de resgate. Insinuando que os fundos parecem duvidosos, o requerente acredita que o município foi lesado com as aplicações.

***********************************************

“NÃO DEI CHEQUE SEM FUNDO”

Se dizendo vítima de ataques pessoais, o vereador de Tuparetama, Joel Gomes (PSB) soltou o verbo na Rádio Comunitária Bom Jesus contra o filho do prefeito. Indignado, o parlamentar se disse ofendido pela pessoa, que havia insinuado que este andou passando cheque sem fundo. “Não dei cheque sem fundo, se quiser saber quem deve e que tem cheque sem fundo, eu tenho como provar, eu nunca vendi o que não era meu, não é nas hastes judiciais que consta meu nome em execução, de cheque sem fundo, então respeito é bom e eu gosto”, desabafou.

***********************************************

QUESTIONOU

Ao tomar conhecimento de que o ex-vereador poderá assumir a gerência do Terminal Rodoviário de Afogados da Ingazeira, o engenheiro Marcus Vinicius, questionou  a coluna com o seguinte texto: “A Gerência do Terminal Rodoviário? Existe esse cabide? Lá só tem uma lanchonete, um banheiro sujo e dois guichês da Progresso e Itapemirim. Não tem nem vigia. Vai gerenciar quem? Os cachorros de rua que dormem por lá? E as vezes… É muito cargo questionável”